sexta-feira, 25 de junho de 2021

As Profecias a respeito de Jesus Cristo. (Partes 3,4,5)


* Por Uilson Barbosa. (Partes 3,4,5)

PARTE  3

Nas duas reflexões iniciais, nós abordamos sobre os dois primeiros profetas que falaram a respeito do nascimento, da vida e das características de Jesus. Sendo que agora nós iremos citar o maior salmista musical da Bíblia, ou seja, o compositor Asafe. 

 “Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos” (Salmos 78:1, 2)

Esta  profecia nos mostra que as palavras de Jesus não seriam acessíveis a todos os ouvidos, ou seja, que nem todos estariam aceitando e abraçando os seus ensinamentos. Porque está mesma Bíblia nos mostram que somente os que são destinados para a vida eterna é que creram abertamente na Palavra de Deus: 

“ELE LHES RESPONDEU: A VÓS OUTROS VOS É DADO CONHECER O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS; MAS, AOS DE FORA, TUDO SE ENSINA POR MEIO DE PARÁBOLAS, PARA QUE, VENDO, VEJAM E NÃO PERCEBAM; E, OUVINDO, OUÇAM E NÃO ENTENDAM; PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES”                    (Marcos 4:11,12).

No início  do seu ministério terreno, Jesus não se utilizou de Parábolas; mas ensinava claramente como ocorreu no Sermão da Montanha. Mas com o passar do tempo, e devido à dureza do coração dos escribas e fariseus, Ele passou a adotar o recurso das parábolas; negando, com isso, o direito do livre-arbítrio daqueles que não estavam destinados para a salvação, e conforme foi visto na parte final do versículo; “... PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES”. 

Então, notadamente a profecia de Asafe fazia muito sentido.

Então , para nós refletirmos, eu te pergunto: Como a Palavra de Cristo tem chegado até você, de maneira clara ou por meio de enigmas? 

Espero que você não esteja na lista junto com os escribas e fariseus que foram impedidos de compreender o segredo e os mistérios do Evangelho da Salvação de Cristo. 

Que Deus te abençoe hoje e sempre!

* PARTE 4.

Profecias a Respeito de Jesus.       

Nesta nossa penúltima Reflexão desta série, nós estaremos conhecendo outro salmista que profetizou detalhes da peculiaridade da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

* TEXTO  ÁUREO: “Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre” (Salmos 69:21)

O escárnio   foi uma das grandes tônicas contra a vida de Jesus até a sua crucificação. Daí o motivo do profeta Isaías ter dito que ele é que sabia o que era sofrer: 

“ERA DESPREZADO E O MAIS REJEITADO ENTRE OS HOMENS; HOMEM DE DORES E QUE SABE O QUE É PADECER; E, COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDEM O ROSTO, ERA DESPREZADO, E DELE NÃO FIZEMOS CASO” (Isaías 53:3). 

A expressão   “homem de dores” indica que o espírito de tristeza perseguia implacavelmente a vida de Jesus. Porque mesmo sendo o Príncipe da Paz e fonte de toda alegria, Jesus tinha a sua alma angustiada pelo peso do pecado dos homens: 

“MAS EU SOU VERME E NÃO HOMEM; OPRÓBRIO DOS HOMENS E DESPREZADO DO POVO. TODOS OS QUE ME VEEM ZOMBAM DE MIM; AFROUXAM OS LÁBIOS E MENEIAM A CABEÇA” (Salmos 22:6, 7).

Sem  perceberem, todos os inimigos, algozes e escarnecedores de Jesus estavam cumprindo uma profecia. Logo, isto nos mostra o quanto a Palavra de Deus é fiel e verdadeira em todo o seu cumprimento: 

“REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E SOBRE A MINHA TÚNICA DEITAM SORTES” (vers. 18). Essa previsão profética se cumpriu literalmente sobre a vida de Jesus durante a sua Via Crucis ao ser demonstrado a sua total rejeição e escárnio por parte de seus adversários.

Por último, todo desprezo sofrido por Jesus foi fruto da previsão profética de alguns profetas do Velho Testamento. Até mesmo o detalhe da perfuração das mãos e dos pés de Jesus não foi esquecido; isto para que ficasse mostrado o intenso grau do seu sofrimento em favor de todos nós: 

“CÃES ME CERCAM; UMA SÚCIA DE MALFEITORES ME RODEIA; TRASPASSARAM-ME AS MÃOS E OS PÉS” (vers. 16). 

Conforme dito pelo profeta Isaías, o penoso trabalho de Jesus naquela cruz rendeu, no entanto, frutos de satisfação para Ele mesmo: 

“ELE VERÁ O FRUTO DO PENOSO TRABALHO DE SUA ALMA E FICARÁ SATISFEITO; O MEU SERVO, O JUSTO, COM O SEU CONHECIMENTO, JUSTIFICARÁ A MUITOS, PORQUE AS INIQUIDADES DELES LEVARÁ SOBRE SI” (Isaías 53:11). 

 Então, Jesus se alegrou em morrer por você. Entrega a tua vida para Ele agora! Amanhã, nós fecharemos esta série de reflexões. Que os efeitos da crucificação de Jesus alcancem a sua vida. E que Deus te abençoe hoje e sempre!

 * PARTE 5 

“Profecias a Respeito de Jesus”     (Parte 5) 

Fechando a série de reflexões desta semana, nada melhor que falarmos da intocável integridade que fez parte da vida de Jesus durante os seus 33 anos em que viveu como homem aqui na terra.  A teologia cristã crê e ensina que Jesus foi 100% homem, como também 100% divino. Ou seja, havia nele uma coexistência entre as duas naturezas. Daí a razão dele ter sido gerado por obra do Espírito Santo no ventre da virgem Maria, e como homem o fato de nunca ter cometido pecado. 

* TEXRO  ÁUREO: “Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” (Salmos 16:9,10

Quanro  à natureza divina de Jesus, o profeta Isaías anunciou que Ele seria o próprio Deus encarnado em pessoa: 

“PORTANTO, O SENHOR MESMO VOS DARÁ UM SINAL: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO E LHE CHAMARÁ EMANUEL” (Isaías 7:14). 

 Confirme   confirmado no livro de Mateus, o nome “Emanuel”, traduzido do hebraico, significa “Deus conosco”. E para reforçar ainda mais a natureza divina em Jesus, o mesmo profeta Isaías ainda acrescentou:

 “... E O SEU NOME SERÁ: MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ” (Isaías 9:6). 

Portanto a profecia dizia que Jesus seria um Deus Forte em todos os sentidos.

 Outro  profeta que anunciou que Jesus seria o Deus encarnado foi Miquéias: 

“E TU, BELÉM-EFRATA, PEQUENA DEMAIS PARA FIGURAR COMO GRUPO DE MILHARES DE JUDÁ, DE TI ME SAIRÁ O QUE HÁ DE REINAR EM ISRAEL, E CUJAS ORIGENS SÃO DESDE OS TEMPOS ANTIGOS, DESDE OS DIAS DA ETERNIDADE”    (Miquéias 5:2). 

Repara na última frase: “Desde os dias da eternidade”. Logo, Jesus como Deus possui também o atributo de ser eterno.

Por último , há uma declaração no livro de Atos dos Apóstolos que atesta claramente o cumprimento das profecias de que Jesus seria o próprio Deus encarnado na figura humana:

 “ATENDEI POR VÓS E POR TODO O REBANHO SOBRE O QUAL O ESPÍRITO SANTO VOS CONSTITUIU BISPOS, PARA PASTOREARDES A IGREJA DE DEUS, A QUAL ELE COMPROU COM O SEU PRÓPRIO SANGUE” (Atos 20:28). 

A qual  ele comprou com o seu próprio sangue”, ou seja, Jesus que é o próprio Deus e Senhor da Igreja após verter o seu sangue por ela na Cruz do Calvário. Tenha um excelente final de semana com Jesus. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

* Comunicado: 

Agora você pode acessar diretamente a minha Página no Facebook, basta clicar encima deste link: (https://www.facebook.com/Conhecendo-Melhor-a-B%C3%ADblia-109673067963832) - Coluna “Conhecendo Melhor a Bíblia”. Lá, você também encontrará os mais diversificados assuntos.

* Nota : As minhas Reflexões você agora também as encontra no         Blog do Pr. Uilson Barbosa –

www.pruilsonbarbosa.blogspot.com 

Ou as do Pastor Venilton Jesus.

 www.prvenilton.blogspot.com

- Acesse a página desejada, curta, comenta e divulga.

* Por Uilson Barbosa – Pastor e Professor de Teologia (Há 35 anos)

Leia As parte 1 e 2 deste maravilhoso estudo, clicando no Link Abaixo:

 http://prvenilton.blogspot.com/2021/06/as-profecias-respeito-de-jesus-cristo.html


terça-feira, 22 de junho de 2021

E a Pedro...(Marcos 16:7)

"Dizei a meus discipulos e a Pedro..."(Marcos 16:7)

INTRODUÇÃO

Na praia da Desilusão, Pedro decidiu voltar a velha vida. (João 21:1-3)

Ele Decidiu voltar a pescar.

Pedro se esqueceu de sua chamada, três anos antes.

"Farei de ti um pescador de homens serás..." (Mateus 4:19,20)

1) Quem era Pedro?

Um dos três líderes principais de Jesus Cristo.

* Dos doze discípulos, três se destacaram, e foram eles: Pedro,Tiago e João.

Pedro e André  foram, os primeiros a serem chamados por Jesus Cristo.

Logo a seguir, Jesus chamou a Tiago e João.

"Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.  Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram." (Mateus 4:19,20)

1.1) Pedro, um dos principais discípulos de Jesus Cristo.

"Pedro estava entre os três mais próximos de Jesus, e em muitas ocasiões agiu como porta-voz dos Doze." 

(Mateus 15:15; 18:21; Marcos 1:36); 8:29; 9:5; 10:28; 11:21; 14:29; Lucas 12:41).

2) Pedro andou sobre as águas.

"Pedro foi o discípulo que  pediu para encontrar Jesus, andando sobre as águas." (Mateus 14:28). 

2.1) Pedro subiu ao monte da transfiguração. (Mateus 17:1-8).

"Pedro, juntamente com Tiago e João, estiveram com Jesus no episódio do monte da transfiguração."          (Mateus 17:1-8)

2.2) Pedro foi o primeiro a reconhecer que Jesus era o Cristo, ou o Messias prometido.

"Indo Jesus para os lados de Cesárea de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?  E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo."     (Mateus 16:13-19)

2.3) Jesus Cristo mudou o sentido de seu nome.

 "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.  Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares  na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus."              (Mateus 16:16-19)

* No grego, Pedro é Petros ou Rocha.

2.4) Como você se sentiria?

Como você se sentiria se Jesus se referisse a você com tais palavras?

* Eu confesso que eu me Sentiria "O Cara".

* Você se sentiria Melhor do que os outros?

E  foi exatamente assim que Pedro se Sentiu.

* No imaginário de Pedro, os outros discípulos, perto dele, "eram fichinhas".

Por não compreender as palavras de Jesus Cristo, Pedro passou a sentir "imbatível e "indestrutível."

3) Uma cabeca a prêmio.

"Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;  mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. (Lucas 22:31-34)

* Esta passagem das Escrituras Sagradas, mostra Pedro  VAIDOSO e INCHADO!

*  Satanás pediu "a cabeça" de Pedro.

4) A ciranda de Punjab. (2014)

Eu já tive a experiência de ver uma indiana  "cirandar" o trigo.

Em 2016, em Punjab, na Índia, observei um senhora "cirandando" o trigo.

* Ela colocava um porção de trigo com casca em sua peneira e começava a rodá-la.Um potente ventilador ia expulsando as cascas.

* Depois de meia hora, o trigo estava livre das cascas. Após isso, ele era moído.

* Era exatamente isso que Satanás queria fazer com Pedro.

Satanás queria  cirandá-lo, ou colocá-lo na Roda.

Motivo: Seu orgulho e soberba.

4 1) Esta foi a condenação do diabo.

Em Ezequiel 28, e Isaías 14, lemos sobre a queda de Satanás.

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. 

Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo."

(Isaías 14:12‭-‬15)

* O orgulho fez de Lúcifer um Diabo!

4.2) Ainda hoje, muitos estão sendo derrubados pelo teimoso orgulho.

"A soberba produz a queda e a altivez de espírito precede a ruína."(Provérbios 16:18)

5) O ÁPICE DO ORGULHO DE PEDRO.

"Respondeu-lhe Pedro: Senhor estou pronto para ir contigo, tanto para a prisão como para a morte."    (Lucas 22:31-34)

* Detalhe: 

"Estou pronto para morrer contigo."

Pedro  achava que era o maior, o melhor e o mais forte de todos!

* Pedro, cuidado com o galo!

"Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces." (Lucas 22:31-34)

5.1) Eu já andei na rota de Pedro. Para minha vergonha o confesso 

Graças a Deus, porque ele tem me moldado.

* Hoje eu digo: "Que eu diminua, e Ele Cresça!"

"Dele, por meio Dele e para Ele, são todas as coisas." (Romanos 11:36)

5.2) Pedro se esqueceu do Salmo 39.

"Dá-me a conhecer, Senhor , o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.  Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade." (Salmos 39:4‭-‬5 )

* Obs. "Todo todo homem por mais firme que esteja é pura vaidade."(Salmo 39:5b)

6) Pedro nega Jesus.

* Pedro  descobriu que não era nada, do jeito mais difícil e mais dolorido.

6.1) Negando Jesus diante de uma Fogueira.

"Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote; e Pedro seguia-o de longe. E tendo eles Acendido o FOGO, no meio do pátio. E havendo-se sentado à roda, Pedro assentou-se entre eles." (Lucas 22: 54-61)

* O Fogo sempre prova o nosso caráter.

* No caso do Chá, revela cor, cheiro e gosto.

* Não ande apenas com quem já  matou um leão e um urso. Ande com quem ja caiu, venceu suas dores, e se colocou de pé novamente.

6.2) Uma serva  reconhence Pedro.

"Uma criada (serva), vendo-o sentado ao lume, fixou os olhos nele e disse: Esse também estava com ele. Mas Pedro o negou, dizendo: Mulher, eu  não o Conheço."

6.3) Daí a pouco, um outro o viu, e disse: "Tu também és um deles.  

* Mas Pedro disse: Homem, não sou. 

6.4) Uma hora depois...

"E, tendo passado quase uma hora, outro afirmava, dizendo: Certamente este também estava com ele, pois é galileu. Este teu modo de falar te denuncia."

* Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes."

6.5) E o galou cantou.

"E imediatamente estando ele ainda a falar, Cantou o Galo." (Lucas 22:60)

6.6) Pedro se lembrou das palavras de Jesus Cristo.

"Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás." (Lucas 22:61) 

6.7) Uma verdade sobre o Galo é que ele sempre canta!

* E canta para quebrar o nosso teimoso orgulho.

* Este galo, já cantou para mim algumas vezes.

* Hoje entendo que o meu nome é vaidade  (Salmo 39:5b)

7)  Pedro se transforma numa montanha  de lágrimas e soluços.

"E saindo dali, chorou amargamente." (Lucas 22:62)

* No choro amargo de Pedro, iniciou-se seu processo de cura.

- Verdade prática:

Nas vitórias somos soberbos, Nas derrotas nos tornamos humildes.

7.1) A lição aprendida por Pedro foi:

* Deus resiste aos soberbos.Mas concede sua graça aos humildes. "     (1 Pedro 5:5,6)

* Benditas são as lágrimas de um coração quebrantado!

Deus jamais desprezará um coração contrito e quebrantado.

"A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra."   (Isaías 66: 2)

8) Pedro voltou a pescar.                (João 21:1-3)

* Na praia da Desilusão, Pedro decidiu voltar a velha vida.

* Pedro se esqueceu de sua chamada, três anos antes. (Mateus 4:19,20)

"Pescador de homens serás..."

8.1) Pedro Estava desistido e frustrado com ele mesmo.

* Seus pensamentos íntimos eram:

"Eu fracassei!"

"Não sou digno do perdão de De Deus!

8.2) Assim estão muitos.

Muitos estão desistidos de si mesmos.

Fracassaram como marido, pai, esposa, empresário e até como pastor.

* Alguns, usados pelo diabo, ja lhe disseram: "Tudo que você coloca as mãos nunca prospera!"

Felizmente, Jesus nunca desiste de nós. (Mateus 11:28-31)

Jesus  nunca desiste de nós!

9) E a Pedro... (Marcos 16:7)

"Dizei a meus discipulos e a Pedro..."(Marcos 16:7)

Após ressuscitar, Jesus citou o nome de Pedro.

* E a Pedro...

* ESTE FOI O INÍCIO DA GRAÇA DE DEUS NA VIDA DE PEDRO.

* A graça de Deus nos restaura, nos dá uma nova chance, e levanta os desanimados.

10) Jesus aparece na praia da desilusão, e os chama a todos, de filhos.

"Filhos,Tendes algo para comermos?" (João 21:5)

* Jesus encontrou a Pedro, na praia de sua desilusão.

10.1) Ali, Jesus Cristo  fez Pedro  confessá-lo por três vezes

"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.  Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.  Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas."      (João 21:15‭-‬17) 

10.2) Na medida da queda será a restauração de Deus, ou seja:

- Pedro negou a Jesus três vezes.

- Na praia de sua desilusão, Pedro confessou que amava Jesus por  três vezes.

* Na praia da desilusão, o déficit emocional de Pedro foi zerado! 

10.3) Conhecendo o Local pelo YouTube.

Em Israel com Aline, somos levados ao local exato aonde aconteceu a restauração de Pedro.                   (João 21:15‭-‬17)

* Este local, recebe em média 8.000 pessoas por dia. 

Assista este pequeno Vídeo, clicando no Link ABAIXO:

https://youtu.be/kMENeV_stfo

11) Surge um novo Pedro.

Pedro se tornou um dos maiores líderes do Novo Testamento.

* A dor do fracasso, o curou definitivamente da maldita soberba, e da presunção de pensar ser ele, o melhor de todos.

12) A bênção da disciplina.

"Foi-me bom ter sido afligido para que eu aprendesse os teus caminhos."(Salmo 119:71)

A dor, o choro, a queda e a vergonha, me levam a depender do braço de Deus e não do homem.

* A dor nós humilha e quebra nosso orgulho como aconteceu com Pedro.

12.1) Meu zero atrai o favor de Deus.

Quando estou fraco,s ou forte.            (2 Coríntios 12:10)

Em tempos e dias de dor nós tornamos introspectivos e reflexivos.

A dor me obriga a pedir ajuda e me leva a depender de outros.

A dor me ensina a ouvir as instruções de outros.

Em dias de grandes triunfos não escutamos ninguém e não vemos ninguém a nossa frente.

Deus permite experiências com a dor para nos corrigir,nos moldar e nos amolecer!

A dor me leva a buscar respostas em Deus, através da oração.

Em tempos e dias de dor buscamos mais e oramos mais.

12.2) Deus trata conosco pelo critério de sua misericórdia.

(Salmo 103:9-14)"Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades."

"Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”  (Miquéias 7:18,19)

"A cana quebrada  não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça." (Isaías 42:3)

"Meus erros não fazem Deus me amar menos e Meus acertos não fazem ele me amar mais." (Max Lucado)

Deus permitirá as experiências dolorosas paramos corrigir.

* Um  novo Pedro

Após sua restauração  Pedro se tornou um pregador de arrependimento.

* Palavra Final.

Já idoso, Pedro ensinou sobre a importância da humildade.

"Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça." (1 Pedro 5:5 )

* Aos humildes Deus concede sua graça!

A mesma graça concedida a Pedro, está a seu alcance.

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo.

Pastor Venilton de Jesus 

prvenilton@gmail.com

* Me siga no Instagram:

 https://instagram.com/prvenilton?igshid=YmMyMTA2M2Y=


* ASISTA A LIVE DESTA MENSAGEM CLICANDO NO LINK ABAIXO:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4186170288088185&id=100000857646965


* Mensalmente estamos atingindo a Vinte Nações.

* Contribua com Projetos Missionários do Pastor Venilton. (Índia, Publicação de livros, Programas de Rádio)


* Bradesco.

* Agencia: 2801

* Conta: 27734-0


Amém



As Profecias a respeito de Jesus Cristo. (Isaías e Zacarias)

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5:39)

Introdução.                                                                                                                      Nesta mensagem, iremos continuar focando sobre a gloriosa pessoa de Jesus Cristo que representa a figura central de toda a Bíblia Sagrada.  

1) Todos os profetas falaram sobre ele.

"A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." (Lucas 24:44‭,45)

Conforme se costuma dizer na linguagem popular, Jesus não veio ao mundo descendo de paraquedas. Não! Ele foi fruto de várias profecias vindas dos antigos profetas que viveram no Primeiro Pacto, na Primeira Aliança. E é sobre este tema que nós iremos meditar durante toda esta semana. Ou seja, nós estaremos conhecendo com profundidade a forma como o cenário foi armado para que o mundo pudesse receber o Senhor da Glória.

2) Minha Pesquisa.

Fazendo uma apurada pesquisa, eu verifiquei que foram usados, pelo menos, cinco grandes profetas para que pudessem falar sobre o nascimento, a vida de Jesus, de sua missão e de suas características. 

  * O profeta Isaías. (Isaías 9:6).

 “PORQUE UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU; O GOVERNO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS; E O SEU NOME SERÁ: MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ” (Isaías 9:6).

 Esta  clássica passagem da profecia de Isaías não só anunciava o nascimento do Messias, como também sobre as virtudes que fariam parte do seu ministério terreno. 

Portanto mesmo trazendo consigo todas estas características proféticas, o povo judeu não soube identificar Jesus como sendo o Salvador que haveria de vir para implantar a justiça sobre a terra e perdoar o mundo de seus pecados: 

“PARA QUE SE AUMENTE O SEU GOVERNO, E VENHA PAZ SEM FIM SOBRE O TRONO DE DAVI E SOBRE O SEU REINO, PARA O ESTABELECER E O FIRMAR MEDIANTE O JUÍZO E A JUSTIÇA, DESDE AGORA E PARA SEMPRE. O ZELO DO SENHOR DOS EXÉRCITOS FARÁ ISTO” (Isaías 9:7).

Não havia motivos para que povo judeu rejeitasse o Messias que lhe fora enviado; já que as muitas provas e as claras evidências foram muitas que comprovavam que, de fato, a pessoa de Jesus preencheu por completo todos os requisitos que os profetas haviam falado sobre Ele. 

3) Neste ponto eu quero destacar o profeta Zacarias.

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zacarias 9:9)

Esta profecia que envolvia a vinda de um conquistador grego representava a transição também profética do Grande Rei e Senhor que haveria de vir, e que seria um personagem totalmente diferente, isto é, ele não visaria o seu próprio ganho, mas o de outrem: 

“E, ASSIM, TODO O ISRAEL SERÁ SALVO, COMO ESTÁ ESCRITO: VIRÁ DE SIÃO O LIBERTADOR E ELE APARTARÁ DE JACÓ AS IMPIEDADES. ESTA É A MINHA ALIANÇA COM ELES, QUANDO EU TIRAR OS SEUS PECADOS” (Romanos 11:26, 27). 

Foi através de sua entrada triunfal em Jerusalém que Jesus fez cumprir mais uma profecia a seu respeito. 

Ao contrário do que costumava acontecer com os grandes conquistadores que adentravam nas cidades montados em seus cavalos brancos, vistosos e cheios de pompa, 

O Rei dos reis, para surpresa de muitos, conquistou Jerusalém montado num jumentinho que ainda não havia sido montado: 

“ORA, ACONTECEU QUE, AO APROXIMAR-SE DE BETFAGÉ E DE BETÂNIA, JUNTO AO MONTE DAS OLIVEIRAS, ENVIOU DOIS DE SEUS DISCÍPULOS, DIZENDO-LHES: IDE À ALDEIA FRONTEIRA E ALI, AO ENTRARDES, ACHAREIS PRESO UM JUMENTINHO QUE JAMAIS HOMEM ALGUM MONTOU; SOLTAI-O E TRAZEI-O” (Lucas 16:29, 30).

4) Jesus, a maior referência de humildade.                                                                                                                Jesus foi à referência maior da humildade, e, por esta razão, Ele sempre usou as coisas mais simples e insignificantes da vida para realizar grandes sinais; como foi no caso dos pães e dos peixes que alimentaram uma multidão. 

A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém aconteceu debaixo dos gritos de “hosanas”, que traduzido quer dizer “salve-nos, Senhor”. 

Este episódio tem um teor profético que envolverá a volta do Messias: 

“TODOS OS QUE RESTAREM DE TODAS AS NAÇÕES QUE VIERAM CONTRA JERUSALÉM SUBIRÃO DE ANO EM ANO PARA ADORAR O REI, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, E PARA CELEBRAR A FESTA DOS TABERNÁCULOS. SE ALGUMA DAS FAMÍLIAS DA TERRA NÃO SUBIR A JERUSALÉM, PARA ADORAR O REI, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, NÃO VIRÁ SOBRE ELA À CHUVA”                (Zacarias 14:16,17).

4.1) Esta  profecia futurística representa a conquista final de Cristo sobre todas as nações da terra; pois Ele mesmo atrairá para si todos os inimigos de Israel e também da sua Igreja para que o seu nome seja exaltado e adorado em Jerusalém. Sendo que para aqueles que recusarem esta adoração – que se dará durante o Milênio -, a chuva será negada. Sendo que essa falta de chuva fala de escassez por falta de fertilidade. 

* Conclusão. 

Então, nós concluímos que esta chuva de graça foi rejeitada pelo povo judeu durante a vinda de Jesus. O que representou um longo período de sofrimento que se arrasta até aos dias de hoje. 

* A pergunta final é esta: 

“E você, deseja ou não se juntar com estes adoradores? 

* Que Deus te abençoe hoje e sempre!   

* CONTINUAMOS NOS PRÓXIMOS ESTUDOS.

* Nota: As minhas Reflexões você agora também as encontra no Blog do Pastor Uilson Barbosa –www.pruilsonbarbosa.blogspot.com ou as do Pastor Venilton Jesus – www.prvenilton.blogspot.com

* Acesse a página desejada, curta, comenta e divulga.

* Por  Uilson Barbosa – Pastor e Professor de Teologia (há 35 anos)


* Complete este maravilhoso estudo lendo as (Partes:3,4,5) no Link Abaixo:

http://prvenilton.blogspot.com/2021/06/profecias.html

O propósito das aparições de Cristo.

                       * RABONI!

"Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas." (João 20:15‭-‬18)

* Introdução 

Cada aparição de Jesus, após a sua ressurreição, teve a finalidade de revelar  um propósito ou desígnio para as pessoas pelas quais ele apareceu.

* Quais foram os propósitos e as finalidades das aparições de Jesus?

* Estas são perguntas que nós precisamos nos fazer.

1) A PRIMEIRA APARIÇÃO DE JESUS CRISTO. (Maria Madalena)

"Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: RABONI! (que quer dizer Mestre)!" (João 20:16) 

Jesus aparece primeiramente a Maria Madalena. (João 20:15-18))

* A pergunta de Jesus a Maria Madalena foi:  "Mulher, Porque choras?" (João 20:15)

Ao sair do interior do túmulo, Maria Madalena confundiu Jesus Cristo, com um possível  jardineiro. Maria Madalena  lhe pergunta: "Você sabe aonde colocaram o meu Senhor?"

1.1) O que essa pergunta  nos revela?

A exemplo de Maria Madalena, por vezes, achamos que estamos sozinhos, nos sentimos abandonados, e neste momento choramos.

Talvez você esteja chorando porque alguma coisa não  vai bem em sua vida. Quem sabe se o seu casamento, suas finanças, ou alguma coisa em sua vida não vai bem?

* E neste nomento, o Senhor também lhe pergunta: "Porque choras?"

Esta pergunta de Jesus Cristo, me traz o entendimento que Deus se importa com as nossas dores, e até mesmo com as nossas lágrimas 

O Senhor Jesus Cristo, deseja lhe perguntar através desta mensagem: Quais são as áreas do seu lamento?

1.2) A Resposta a um chamado.

Quando Jesus chamava alguém pelo nome, isso indicava  o seu chamamento para o ministério. 

E Maria Madalena não estava reconhecendo a Jesus Cristo.

Você precisa reconhecer quem está lhe chamando para atender ao seu chamado

1.3) Porque Jesus Cristo chamaria Maria Madalena?

Maria Madalena  era alguém que ninguém acreditava.

* Dela haviam saido sete demônios. 

Provalvemente, em seu passado, ela fosse uma prostituta.  

Apesar de todo este passado ruim,  ela foi a primeira pessoas a ver Jesus Cristo, após a sua ressurreição.

 1.4) Entenda quem lhe chamou.

Pare de dar desculpas para não exercer o seu chamado.

Inicialmente, Maria não reconheceu Jesus Cristo. Mas ao reconhecer, quem a estava chamando, ela imediantamente gritou:

- "Raboni!" ou "Meu Mestre!"

"Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: RABONI! (que quer dizer Mestre)!" (João 20:16) 

2) DEUS TEM UM CHAMADO EM SUA VIDA!

Ninguém pode exercer o seu chamado!

Somente você pode  dizer sim, e responder ao seu chamado!

Quando você entender quem é aquele que está lhe chamando, você não mais ficará colocando impecilhos diante daquele que lhe chamou!

A exemplo de Maria Madalena, Reconheça quem está lhe chamando.

2.1) O chamado do profeta Samuel.

Inicialmente, Samuel  teve dificuldades de identificar quem estava lhe chamando.

Por duas vezes ele foi até o sacerdote Eli, por nao saber distinguir quem estava lhe chamando.

Após entender quem  estava lhe chanando, Samuel disse: 

 "Fala que o teu servo ouve."

* Repito:

Você precisa reconhecer quem está lhe chamando para atender o seu chamado!

* Existe um chamado em sua vida.

Não é o jardineiro quem está lhe chamando.

É Jesus Cristo quem está lhe chamando, porque existe um chamado em sua vida!

* Chega de dizer que você não é capaz, e que você não tem tempo.

* Diga sim para o seu chamado!

* Diga hoje para Deus: 

Eu quero viver os teus sonhos e os teus propósitos para minha vida!

3)  A SEGUNDA APARIÇÃO DE JESUS CRISTO.

"Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes:   Paz seja convosco!" (João 20:19) 

* Os discípulos estavam trancados e amedrontados com medo dos judeus.

* Jesus é o príncipe da paz. 

Sempre que ele se manifesta, a paz o aconpanha, pois ele é o Príncipe da Paz. Disse Jesus Cristo: 

"Paz seja convosco!" (João 20:20)

Quando Jesus se manifestou entre os amedrontados discípulos, ele  ministrou paz, ao coração de cada um deles. 

"Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!" (João 20:19)

3.1) O Envio de Jesus Cristo aos apóstolos.

* Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: 

"Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio."      (João 20:21)

* "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio."

3.2) Deus tem um envio para a sua vida.

* Se o SENHOR chamou você, é certo que ele irá enviar você!

Prepare-se porque o seu envio está próximo!

Em alguma área, e de alguma forma, Deus, irá enviá-lo, e usá-lo oara a glória e louvor do seu Nome.

* Apresente-se a ele.   

"Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim." (Isaías 6:8)

3.3) A seguir, Jesus soprou o Espírito sobre eles e disse-lhes:

"Recebam o  Espírito Santo."           (João 20:22)

* Com um sopro,  Jesus enviou seus discípulos, agora cheios do Espírito Santo! (João 20:22)

O Espírito Santo lhe revestirá de PODER, e  irá contigo em sua missão e chamado. (Atos 1:8)

Quando você se torna cheio do Espírito Santo, você entende o propósito e a direção do seu chamado.

* Nós precisamos receber o Espírito Santo! (Lucas 24:49) (Atos 1:8)

3.4) O  mesmo Deus que lhe chamou, também lhe equipou, para que você cumpra o seu chamado, e fique cheio do Espírito Santo!

* Se deixarmos o Espírito Santo nos usar; nós teremos todas as ferramentas para sermos uma bênção nesta terra.

4) JESUS CRISTO APARECE PARA TOMÉ. (João 20:24,25)

* Tomé chegou atrasado e cheio de incredulidade. 

"Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei."(João 20:24,25)

4.1) Uma nova aparição de Jesus Cristo acontece.

"Passados oito dias..."

"Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!.Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:26-29)

* Nesta ocasião, a incredulidade de Tomé foi duramente censurada por Jesus! 

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:26-29)

4.2) Existe um legado para cada um de nós, que não vimos a Jesus Cristo pessoalmente.

Existe um galardão para aqueles que vivem pela fé. (Romanos 1:17)

A coroa da justiça da fé, será entregue a todos que se dispuseram a andar e a viver pela fé!

5) A ÚLTIMA APARIÇÃO DE JESUS CRISTO. (João 21:1-11)

Jesus apareceu novamente para alguns discípulos, ao amanhecer do Domingo, na praia do Mar da Galiléia.

"Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos." (João 21:1‭-‬2)

* Seus discípulos de novo; não o reconheceram!

* Estavam como Maria Madalena.

5.1)  Jesus lhes deu um comando: 

"Lancem as redes do lado direito!"

Após isso, uma nova pesca maravilhosa aconteceu!

* Ele continua sendo o Deus de toda a nossa provisão. (153 Grandes Peixes)

* Onde parece não ser provável, ele faz o impossível acontecer!

Onde parecia ser impossível, Ele seguir tornou tudo possível! (Lc.1:37)

6) A RESTAURAÇÃO DE PEDRO.

Logo a seguir, ele restaurou Pedro.(João 20:15-17)

Pedro o havia o negado três vezes.

Pedro estava arrassado e destruído emocionalmente.

* O amor "Fileo" ou o amor de um irmão,  restaurou Pedro completamente.   

6.1) Assim aconteceu a cura de Pedro.

"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres."(João 21:15‭-‬18)  

6.2) Pedro negou três vezes que conhecia a Jesus.

Nesta passagem ele confessa três vezes, o seu amor por Jesus Cristo.

* Porque Pedro teve que reafirmar o seu amor por Jesus Cristo três vezes?

* Porquê na medida do nosso erro, será a nossa restauração.

"Pastoreia as minhas ovelhas, apascenta as minhas ovelhas e apascenta os meus cordeiros "      (João 20:15-17)

7) PALAVRA FINAL.

Não se desvie do seu propósito.

Não confunda Jesus com o Jardineiro.

Libere o perdão que precisa ser liberado.

Deus quer liberar a sua vida através desta mensagem.

* Ele tem novas aparições para as nossas vidas!

Nós estamos alinhados e debaixo de um propósito neste lugar. 

Receba esta palavra em nome de Jesus.

Pastor Geordan Almeida.

Igreja Metodista Barra do Imbuí.

Teresópolis, dia 20/6/2021


quarta-feira, 16 de junho de 2021

A Segunda Pesca Maravilhosa e a cura de Pedro.

"Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele. Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes."                

(João 21:4‭-‬6) 

Introdução.

Esta pesca maravilhosa, também chamada de a segunda ou a última pesca de Cristo, se deu após a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,  e antecedeu sua subida aos Céus.

Antes de explorar esta passagem, precisamos conhecer os fatos que se deram antes deste evento.

Muitas coisas aconteceram entre a Pesca de Lucas 5, e a Pesca de João 21.

* Três anos separam estas duas pescas.

A primeira marca o início do Ministério de Jesus Cristo.            

(Lucas 5:1-11)

A segunda aconteceu após a sua ressurreição, antes de sua subida para os céus.  

(João 21:1-11)

1) O início do Ministério de Jesus Cristo.

Após ser batizado por João Batista, Jesus Cristo passou 40 dias no deserto orando e jejuando.

Após ser tentado pelo diabo, ele regressou, no poder do Espírito Santo, iniciando seu Ministério na Sinagoga de Cafarnaum, na Galiléia.

"Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos. Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir." (Lucas 4:14‭-‬21) 

2) O Primeiro Milagre de Jesus Cristo.

O primeiro milagre público realizado por Jesus Cristo, foi transformar a água em vinho.

* Tal milagre ocorreu num casamento, em  Caná da Galiléia. (João 2:1-11)

Assim João descreveu o primeiro milagre de Jesus Cristo.

"Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser."

"Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele."

(João 2:1‭-‬11) 

3) O Segundo Milagre Público de Jesus Cristo também aconteceu na Galiléia. 

(Lucas 5:1-11)

* Este milagre se deu numa praia.

* Este Milagre é conhecido como:

A  Pesca Maravilhosa. 

(Lucas 5:1-11)

Jesus estava com 30 anos de idade, iniciando seu ministério na Judéia.

3.1) Características deste milagre.

"Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes."

* O lago de Genesaré também é chamado de:

- Mar da Galiléia.

- Mar de Kinereth.

- Mar de Tiberíades.

O mar da Galiléia é formado pelas águas do rio Jordão, e logo depois desce para formar o mar morto.

* O mar morto é o ponto mais baixo da terra, e está a 500 metros abaixo do Mar Mediterrâneo.

* Este milagre aconteceu após a pregação da Palavra de Deus, numa praia da Galiléia, no Lago de Genesaré.

Após uma pregação sempre acontece algo de miraculoso.

A fé vem pela pregação da Palavra de Deus.

"E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo."

(Romanos 10:17)

3.2) Jesus pregou na praia da Galiléia, usando o Barco de Simão Pedro, como um Púlpito Flutuante.

"Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões."

* Jesus usou a força  do vento para propagar sua voz, e assim, atingir uma grande multidão.

3.3) Após despedir as multidões, Jesus convidou Pedro, Tiago e João para Pescarem.

"Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar."   

(Lucas 5:4)

3.4) Pedro, um pescador experiente, sabia que a hora e a maré, não eram propícios para eles pescarem.

* Apesar disso, optou por obedecer o comando de Jesus Cristo.

"Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes."

(Lucas 5:5)

* "Sob a tua palavra lançarei as redes." (Lucas 5:5)

Debaixo da Tua Palavra eu vou lançar as  minhas redes!

3.5) O grande milagre.

"Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes." 

(Lucas 5:6)

"Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique." 

(Lucas 5:7)

3.6) Pedro se prostra diante de Jesus Cristo.

"Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios." 

(Lucas 5:8,9)

3.7) Após isso, Pedro, Tiago e João abandonaram a vida de pescadores.

"Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram."

 (Lucas 5:11)

* Agora eles seriam Pescadores de Homens.  (Lucas 5:11)

Após o encontro com Jesus Cristo, a vida daqueles homens nunca mais seria a mesma.

De pescador de peixes, eles foram transformados em pescadores de homens.  (Lucas 5:11)

4) Os Doze apóstolos de Jesus Cristo.

Doze eram os discípulos de Jesus Cristo.

"Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu." 

(Mateus 10:2‭-‬4) 

4.1) Os Três Principais.                (Pedro, Tiago e João)

Pedro, Tiago e João foram os três principais apóstolos de Jesus.

Ambos, Pedro,Tiago e João, subiram ao monte da transfiguração, juntamente com Jesus Cristo.

"Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte.  E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz." 

(Mateus 17:1‭,2) 

5) A liderança de Pedro.

A liderança de Pedro entre os Apóstolos, logo foi evidenciada.

Pedro andou sobre as águas.    (Mateus 14:25‭-‬29) 

"Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus."

(Mateus 14:25‭-‬29) 

5.1) logo depois, Pedro confessou  Jesus como o Messias prometido da Casa  de Israel.

"Indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus."

(Mateus 16:13‭-‬17)

6) Pedro, capturado pela vaidade.

Quando Deus estiver lhe usando, jamais ouse tocar na Glória de Deus.

"Dele, por meio Dele, e para Ele, são todas as coisas." 

(Romanos 11:36)

O destaque entre os doze, fez Pedro ficar "inchado" e cheio de vaidades.

Pedro se sentia melhor do que todos os Apóstolos.

6.1) Jesus o alertou.

"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante." 

(Lucas 22:31‭-‬34) 

6.2) A queda de Pedro.

"Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. 

Pedro seguia de longe. E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço. Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou. E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu."

 "Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente."                   

 (Lucas 22:54‭-‬62) 

6.3) O choro da redenção.

"Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente." (Lucas 22:62) 

Neste momento Deus começou a trabalhar na vida de Pedro.

Nossa humilhação precede nossa exaltação.

7) A Segunda Pesca Maravilhosa. (João 21:1-11)

A Segunda Pesca Maravilhosa foi o último milagre de Jesus Cristo nesta terra.

Esta pesca aconteceu de madrugada, longe das multidões.

* Apenas onze discípulos presenciaram este milagre.

Judas Iscariotes havia se enforcado.

7.1) Assim aconteceu esta Segunda e Última pesca de Jesus Cristo.

(João 21:1-12)

"Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele. Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer?"

"Responderam-lhe: Não. Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar; mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados. 

Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor." 

 (João 21:1‭-‬12)

8) Jesus come com eles.

"Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor."   

(João 21:10-12)

153 grandes peixes era o resultado daquela Segunda Pesca Maravilhosa.

A primeira Pesca foi marcada por milhares de peixes e encheu dois barcos.

* Esta última pesca trouxe  153 grandes peixes.

8.1) Eu considero um peixe grande se for maior do que 3 Kilos.

* Já peguei Dois Robalos de 3 Kilos.

* Já peguei um Xareu de 5 Kilos.

8.2) Alguns peixes como o Marlin Azul podem pesar 400 Kilos.

Na série Monstros do Rio, existem peixes que podem engolir homens.

9) A Cura de Pedro.

Depois de negar Jesus Cristo, Pedro decidiu voltar a pescar.

Sua decisão era voltar a velha vida de pescador no mar da Galiléia.

* Isso não era mais possível, pois Jesus O chamou para ser um pescador de homens. 

(Mateus 4:19,20)

9.1) Assim aconteceu a cura de Pedro. (João 21:15‭-‬18)

"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres."(João 21:15‭-‬18)  

9.2) Pedro negou três vezes que conhecia a Jesus.

Nesta passagem ele confessa três vezes o seu amor por Jesus Cristo.

Na medida do nosso erro, será a nossa restauração.

10) Nasce um Novo Pedro. 

Após a descida do Espírito Santo, 

Pedro se levantou como o primeiro grande líder da Igreja Apostólica.

(Atos 2:1-4)

10.1) Em sua primeira pregação, Pedro  arrebatou Três Mil Pessoas para o Batismo  nas águas. 

(Atos 2:40‭,41) 

"Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas."  

(Atos 2:40‭,41) 

10.2) Pedro cura um coxo. (Atos 3:1‭-‬8)

"Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa."

"Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus." 

 (Atos 3:1‭-‬8)

10.3) A sombra de Pedro curava.   (Atos 5:12‭-‬16)

* E por último, a Sombra de Pedro curava! (Atos 5:12‭-‬16)

"Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. 

E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. 

E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. 

Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados."    (Atos 5:12‭-‬16)

* Todo esse processo de cura na vida de Pedro, começou no momento em que ele, depois de ouvir o canto do galo, saiu para o lado de fora, e chorou amargamente.

Naquele momento, Deus começou a quebrar a sua soberba, e começou a trabalhar seu caráter.

No final, Pedro se levantou como grande líder da igreja do Novo Testamento, a ponto de sua sombra curar os enfermos.

* Sua última declaração foi:

"Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte."          (1 Pedro 5:5‭,6)

"Deus resiste aos soberbos, contudo,aos humildes concede a sua graça." 

(1 Pedro 5:5‭)

Sejamos humildes!

* Palavra Final.

Da mesma forma, acontecerá conosco.

Deus está trabalhando em nossa vida, e em nosso caráter, para produzir grandes líderes, que trabalhem sempre para a glória de Deus.

* Líderes que aprendam a dar toda Honra, Glória e Louvor a Deus!

"Porque dele, por meio dele, e para ele são todas as coisas."            (Romanos 11:36)

Receba essa palavra em nome de Jesus Cristo!

Amém.

Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com


* ASSISTA A LIVE DESTE ESTUDO, NO LINK ABAIXO:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4166759516695929&id=100000857646965


sábado, 12 de junho de 2021

Os Dois Batismos.(Águas e no Espírito Santo)

"Eu vos batizo com agua para arrependimento.Aquele que vem após mim, cuja as sandálias não sou digno de desatar,  Este  vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."        (Mateus 3:11)

* Aqui fica muito claro que existem dois batismos!

A) O Batismo nas águas para arrependimento.

B) O Batismo com o Espírito Santo.

1) A origem de João Batista.

João Batista, o precursor do messias, apareceu proveniente do deserto da Judéia, para cumprir a profecia de (Isaías 40:3)

"Voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor."  (Isaías 40:3)

 João se vestia como Elias, morava no deserto, comia gafanhotos e bebia mel silvestre. 

* IMPORTANTE.

 João Batista não era a "reencarnação" de Elias

Ele agia no espírito e no  poder do profeta Elias. 

* Ele era ungido com a mesma unção e poder espiritual que repousava sobre o profeta Elias.

A pregação de João Batista era  dura e confrontadora. 

"Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?" (Lucas 3:7)

1.1) João Batista batizava as multidões com água.

Estas, as multidões, saiam ao seu encontro no rio Jordão, para serem batizadas, após confessarem seus pecados.

* Seu convite as multidões era para um arrependimento sincero, demonstrado pela mudança de comportamento.

"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

"Dizia João , pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? (Lucas 3:7)

"Sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados."    (Lucas 3:2‭,3) 

* importante.             "...Pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados."  

"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

* O Machado de Deus está posto!

"E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo." (Lucas 3:7-9)

2) Os Dois Batismos profetizados por João Batista.

João Batista, o precursor de Jesus Cristo, falou claramente sobre dois Batismos:

- O Batismo nas Águas.

- O Batismo no Espírito Santo.

"Eu vos batizo com agua para arrependimento. Aquele que vem após mim, cuja as sandálias não digno de desatar,  Este  vos batizara com o Espírito Santo e com fogo." (Mateus 3:11)

2.1) Bíblia Sagrada fala acerca de dois Batismos. 

* Águas.(Mateus 28:18-20)        * Espírito Santo.(Mateus 3:11)

O Batismo nas águas é uma ordenança de Jesus Cristo, e foi instituído na Grande Comissão, antes de Jesus, subir aos céus.

"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."              (Mateus 28:18‭-‬20)

3)  O Batismo nas águas é uma ordenança de Jesus Cristo.

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."
(Mateus 28:19‭-‬20)

* Batismo = Baptizó = Imergir em fluído. (Grego)

Os novos convertidos devem ser submergidos ou Batizados nas águas.

* Isso é uma ordem de Jesus Cristo na Grande Comissão de Mateus 28:18-20.

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15,16)

Ordens são dadas para serem cumpridas!

3.1) Quem pode ser Batizado nas águas?

Aqueles que se arrependem e crêem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

O Batismo nas águas é um Batismo de Arrependimento.

* Assim falou João Batista.

"Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."
(Mateus 3:11)

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus." (Atos 3:19‭-‬20)

4) Tipologia do Batismo nas águas: Morte, Sepultamento e Ressureição.

Quando entramos nas águas Batismais Morremos, somos Sepultados e Ressucitamos para uma nova vida com Deus

"Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.(Romanos 6:3‭-‬4)

4.1) Pedro falou sobre o Batismo nas águas 

"Os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo. (1 Pedro 3:20,21) 

* O DILÚVIO  DE NOÉ REPRESENTAVA O BATISMO NAS ÁGUAS!

4.2) Três mil batizados em um único dia.

Assim aconteceu em Atos, após a Primeira pregação de Pedro.

"Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas."
(Atos 2:40‭-‬41)

5) O Batismo do Eunuco.

"Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco." (Atos 8:35‭-‬38)

5.1) O Batismo do Carcereiro de Filipos.

"Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus." (Atos 16:31‭-‬34)

5.2) O Batismo de Lídia.

"Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se." (Atos 16:14‭-‬15)

* Após ouvir a pregação de Paulo, Lídia e toda a sua casa, foram BATIZADOS!

6) O Batismo no Espírito Santo é o Batismo do Céu. (Atos 1:4,5,8)

O Batismo no Espírito Santo, foi  profetizado por pelo profeta Joel.

"E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão."

(Joel 2:28,29) (Atos 2:15‭, ‬17‭-‬20)

7) Jesus Cristo foi batizado nas águas e no Espírito Santo.

"Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." (Mateus 3:13‭-‬17) 

7.1) Antes de Subir aos céus, Jesus Cristo lembrou-lhes a promessa do profeta Joel.

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

8) O Dia de Pentecostes. 

O Pentecostes era uma das três festas principais do calendário judaico, e acontecia cinqüenta dias após a Páscoa ou Pessah.

* Pente = Cinquenta.

* Cinquenta dias após a Páscoa ou Pessah, se dava o Dia de Pentecostes.

8.1) Neste dia festivo, a promessa de do profeta Joel, anunciada por João Batista,  e lembrada por Jesus Cristo, em (Atos 1:4,5), se cumpriu em Jerusalém.

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 

E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem."       (Atos 2:1‭-‬4) 

8.2) Pedro confirmou a Promessa de Joel.

No dia de Pentecostes,  Pedro pregando aos judeus, confirmou que a experiência vivida no Cenáculo, era o cumprimento da promessa do profeta Joel.

"Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. e acontecerá que nos ultimos dias, derramarei o meu Espírito sobre toda carne, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor." (Atos 2:15‭-‬20) 

8.3) Mais uma vez, Pedro reafirmou que este Batismo é a Promessa de Deus.

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a Promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.         (Atos 2:38,39)

* Sim, o Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus para seus filhos. 

9) Este Batismo é um revestimento de poder.

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

Poder para Falar.

Poder para sentir.

Poder para Agir.

"O reino de Deus não se consiste em palavras, e sim, na demonstração do poder  de Deus." (1 Coríntios 4:20) 

9.1) Precisamos deste batismo porque precisamos de poder.

(Atos 4:13) "Ao verem intrepidez de Pedro e Joao reconheceram que eles estiveram com Jesus."

9.2) Quem pode receber este Batismo?

Todos os filhos de Deus. Este Batismo é uma promessa para todo filho de Deus.              (Atos 2:38,39)

* A promessa é para todo filho de Deus!

"Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas."  (Atos1:8)

10) Condições para receber este Batismo:

* Uma Busca intensa.

"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"(Lucas 11:13) 

* O batismo acontece onde a palavra de Deus  é  pregada com poder.

"E Caiu o Espirito Santo, sobre todos os que ouviam a palavra." (Atos 10:44)

* Isso aconteceu em Cesáreia, na casa de Cornélio, um gentio, e oficial romano.

O Espírito Santo foi derramado entre os gentios!

11) Qual a  evidência do Batismo no Espírito Santo?

* O  Falar em Línguas Espirituais.

"Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem."        (Atos 2:4)

* Pela imposição de mãos podemos receber este Batismo!

"E impondo-lhe  as mãos veio o Espírito Santo sobre eles, e falavam em linguas e profetizavam."  (Atos 19:6)

11.1)  Quem é o batizador?

Jesus Cristo é quem nos batiza com o Espírito Santo.

"Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo." (João 1:33)

* Jesus Cristo é quem Batiza com o Espírito Santo.

Se você deseja esta promessa, peça a Jesus Cristo, o batizador, e Ele lhe batizará com o Espírito Santo.

* Esta é  uma promessa para todo  filho de Deus.

Você precisa desejar, pedir, bater e buscar.

12) Não Resista ao Espírito Santo.

* Infelizmente muitos resistem ao Espírito Santo.

"Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis." (Atos 7:51)

* Após proferir tais palavras, Estêvão foi apedrejado e morto por estes homens.

* Palavra Final.

Busquemos a promessa de Deus!

Busquemos o Batismo no Espírito Santo!

* Não resista ao Espírito Santo. 

Seja guiado pelo Espírito Santo.

* Deseje, busque, peça e receba a promessa do derramamento do Espírito Santo.

"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano."     (Salmos 143:10) 

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo.

Pastor Venilton de Jesus. 

Visite o meu Blog no Link abaixo:

www.prvenilton.blogspot.com


segunda-feira, 7 de junho de 2021

Voltando para casa do Pai

              Pastor Geordan Almeida.


Introdução.

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor."           (Salmos 122:1)

Estamos voltando para a casa do Pai.

Não  podemos perder a alegria e a dimensão de estarmos na Casa do Pai.

1) Estar na Casa do Pai nos traz alegria. (Salmo 122:1)

* A alegria por estar na casa do Pai é muito maior do tomar um copo de cerveja.

* A oração de Davi:

"Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo."(Salmos 27:4)

2) Benefícios de estarmos na Casa do Pai.

* Na Casa do Senhor eu recebo orientação e direção para minha vida espiritual.

* No dia da  adversidade ele me acolherá e me esconderá em seu pavilhão.

Alegre-se hoje por estar hoje na Casa do Pai.

"Não deixemos de congregar como tem sido o costume de alguns." (Hebreus 10:25)

3) Muitas pessoas estão perdendo a leitura daquilo que o inimigo tem lhes roubado. (Sua comunhão com Deus)

* Sim, uma coisa que estamos perdendo é a nossa comunhão com o Pai.

Deus deseja que você esteja de volta a sua casa, e anseia por reatar um relacionamento de intimidade com você.

Quando confessamos a Jesus como SENHOR e Salvador, fomos lavados e perdoados de todos os nossos pecados. 

Neste momento, conquistamos intimidade com Deus.

"A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."  (Salmo 25:14)

4) Um chamado para a unidade.

"Oh quão bom é agradável é viverem Unidos os irmãos."(Salmo 133:1)

Como igreja, fomos chamados a uma vida de comunhão e unidade.

O diabo sabe que onde há unidade, o SENHOR ordena e concede a sua bênção. (Salmo 133:1)

* Se há União e Comunhão, Deus ordenará a sua bênção.(Salmo 133:3)

5) É tempo de voltar.

Volte Hoje para a casa do Pai.

* Se você entender o poder de estar na Presença do Senhor, você também entenderá que o resultado de sua comunhão com Deus, será uma vida marcada pela bênção de Deus!

* Quem anda em comunhão com Deus terá a marca da Bênção de Deus em todas as áreas de sua vida.

6) A Casa do Pai é a nossa morada.

* Neste lugar o SENHOR já ordenou a nossa bênção.

Está na hora de voltarmos para a Casa do Pai.

Está na hora de voltarmos para uma vida de  comunhão com o Pai.

Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos.(Zacarias 1:3)

7) Volte Hoje para os braços do Pai.

Eu quero voltar ao primeiro amor.(Apocalipse 2:4)

Amém.

Pastor Geordan Almeida.

Em 06 de Junho de 2021.

Culto de Santa Ceia.

* Assista esta pregação no LINK ABAIXO:

https://youtu.be/JzKRlgFTwOo

domingo, 6 de junho de 2021

Os Meninos na Praça. (Parábolas de Jesus)

TEXTO ÁUREO: (Mateus 11:16,17).

INTRODUÇÃO. 

“MAS A QUEM HEI DE COMPARAR ESTA GERAÇÃO? É SEMELHANTE A MENINOS QUE, SENTADOS NAS PRAÇAS, GRITAM AOS COMPANHEIROS: NÓS VOS TOCAMOS FLAUTA, E NÃO DANÇASTES; ENTOAMOS LAMENTAÇÕES, E NÃO CHORASTES." (Mateus 11:16,17).

1) Esta Parábola teve por ocasião a rejeição do batismo de João Batista por parte dos fariseus. 

* E ela traz como lição que não devemos buscar falhas alheias. 

Porque ao comparar aquela geração a crianças, Jesus estava tentando mostrar o mau tratamento que Ele e João Batista recebiam dos religiosos hipócritas: 

“POIS VEIO JOÃO, QUE NÃO COMIA NEM BEBIA, E DIZEM: TEM DEMÔNIO! VEIO O FILHO DO HOMEM, QUE COME E BEBE, E DIZEM: EIS AÍ UM GLUTÃO E BEBEDOR DE VINHO, AMIGO DE PUBLICANOS E PECADORES!”      (Versos 18,19)

2) Por isso, Jesus compara os fariseus a um grupo de crianças impertinentes que não sabe do que irão brincar - o que demonstra indecisão. 

Depois também, os judeus esperavam por uma pessoa notória e de boa aparência, enquanto que João Batista era uma pessoa de hábitos simples e humilde; conforme nos mostra o contexto:

“QUE SAÍSTES A VER NO DESERTO? UM CANIÇO AGITADO PELO VENTO? SIM, QUE SAÍSTES A VER? UM HOMEM VESTIDO DE ROUPAS FINAS?ORA, OS QUE VESTEM ROUPAS FINAS ASSISTEM NOS PALÁCIOS REAIS."

3) Mais que um profeta!

* Jesus honrou João Batista. 

"QUE SAÍSTES A VER NO DESERTO? UM CANIÇO AGITADO PELO VENTO?

"MAS PARA QUE SAÍSTES? PARA VER UM PROFETA? 

SIM, EU VOS DIGO, E MUITO MAIS QUE UM PROFETA.

"Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele." (Mateus 11:11) 

4) Jesus estava comparando os murmuradores como crianças que ficam pela praça brincando e gritando entre si. 

Ademais, Ele estava sinalizando o quanto o povo daquela época era impressionantemente imaturo e nunca estava satisfeita com nada. 

Depois, o melhor desta Parábola está no seu último versículo: 

"MAS A SABEDORIA É JUSTIFICADA POR SUAS OBRAS” (Verso 19)

 Ou seja, a sabedoria que nós aplicamos nas nossas atitudes sempre será provada pelos bons resultados. 

* Palavra Final.

Enfim, esta parábola nos ensina o quão prejudicial é viver uma vida de queixas e reclamações. 

Que Deus te abençoe hoje e sempre!

                                                                  Por Uilson Barbosa, Pastor e Professor  de Teologia (há 35 anos)


* Comunicado: 

Agora você pode acessar diretamente a minha Página no Facebook, basta clicar encima deste link: 

https://www.facebook.com/Conhecendo-Melhor-a-B%C3%ADblia 109673067963832/?ref=pages_you_manage - Coluna “Conhecendo Melhor a Bíblia”. 

* Lá, você também encontrará os mais diversificados assuntos.

As minhas Reflexões você agora também as encontra no Blog do Pr. Uilson Barbosa –(www.pruilsonbarbosa.blogspot.com) - ou as do Pastor Venilton Jesus – (www.prvenilton.blogspot.com) 

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Seminário Completo Sobre a Bíblia Sagrada.

APOSTILA DE BIBLIOLOGIA.

01) A Bíblia Como o Livro de Deus.

http://prvenilton.blogspot.com/2016/01/a-biblia-atraves-dos-seculos-1.html


02) A Formação da Cánon Sagrado.

http://prvenilton.blogspot.com/2016/01/a-biblia-atraves-dos-seculos.html


03) Perseguições contra os Cristãos e a Igreja.

http://prvenilton.blogspot.com/2012/08/bibliologia-as-perseguicoes-contra.html


04) A Cronologia dos Livros da Bíblia.

http://prvenilton.blogspot.com/2012/08/bibliologia-4.html


05) As Cidades Perdidas da Bíblia.

(Ur dos Caldeus , Nínive e Babilônia)

 http://prvenilton.blogspot.com/2016/03/as-cidades-perdidas-da-biblia.html


06) Cronologia Bíblica.

http://prvenilton.blogspot.com/2016/02/a-biblia-atraves-dios-seculos.html


07) Alianças e Dispensações.

http://prvenilton.blogspot.com/2012/08/bibliologia-5.html


08) Os  Mistérios da Bíblia.

http://prvenilton.blogspot.com/2016/03/misterios-da-biblia.html


09) A Bíblia e o Êxodo.(Fato ou Mito?)

http://prvenilton.blogspot.com/2016/03/moises-e-o-livro-do-exido-fato-ou-mito.html


10) A Bíblia e os Concílios.

 http://prvenilton.blogspot.com/2016/04/a-biblia-os-concilios-e-suas.html


11) Jesus , o Tema Central da Bíblia.

http://prvenilton.blogspot.com/2016/01/a-biblia-atraves-dos-seculos-2.html


12) Curiosidadas Sobre a Bíblia.

http://prvenilton.blogspot.com/2016/04/bibliologia-12-curiosidades-sobre-biblia.html


* Este Seminário está baseado no meu livro : Bibliogia, Conhecendo o Livro de Deus.

Se você deseja recebé-lo  gratuitamente, 0800, FREE, em PDF, Basta me escrever solicitando seu livro no E-mail abaixo:

prvenilton@gmail.com

Pastor Venilton de Jesus .

* Acesse o Blog do Pastor Venilton.

Mensagens que Edificam.

www.prvenilton.blogspot.com