sexta-feira, 25 de junho de 2021

As Profecias a respeito de Jesus Cristo. (Partes 3,4,5)


* Por Uilson Barbosa. (Partes 3,4,5)

PARTE  3

Nas duas reflexões iniciais, nós abordamos sobre os dois primeiros profetas que falaram a respeito do nascimento, da vida e das características de Jesus. Sendo que agora nós iremos citar o maior salmista musical da Bíblia, ou seja, o compositor Asafe. 

 “Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos” (Salmos 78:1, 2)

Esta  profecia nos mostra que as palavras de Jesus não seriam acessíveis a todos os ouvidos, ou seja, que nem todos estariam aceitando e abraçando os seus ensinamentos. Porque está mesma Bíblia nos mostram que somente os que são destinados para a vida eterna é que creram abertamente na Palavra de Deus: 

“ELE LHES RESPONDEU: A VÓS OUTROS VOS É DADO CONHECER O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS; MAS, AOS DE FORA, TUDO SE ENSINA POR MEIO DE PARÁBOLAS, PARA QUE, VENDO, VEJAM E NÃO PERCEBAM; E, OUVINDO, OUÇAM E NÃO ENTENDAM; PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES”                    (Marcos 4:11,12).

No início  do seu ministério terreno, Jesus não se utilizou de Parábolas; mas ensinava claramente como ocorreu no Sermão da Montanha. Mas com o passar do tempo, e devido à dureza do coração dos escribas e fariseus, Ele passou a adotar o recurso das parábolas; negando, com isso, o direito do livre-arbítrio daqueles que não estavam destinados para a salvação, e conforme foi visto na parte final do versículo; “... PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES”. 

Então, notadamente a profecia de Asafe fazia muito sentido.

Então , para nós refletirmos, eu te pergunto: Como a Palavra de Cristo tem chegado até você, de maneira clara ou por meio de enigmas? 

Espero que você não esteja na lista junto com os escribas e fariseus que foram impedidos de compreender o segredo e os mistérios do Evangelho da Salvação de Cristo. 

Que Deus te abençoe hoje e sempre!

* PARTE 4.

Profecias a Respeito de Jesus.       

Nesta nossa penúltima Reflexão desta série, nós estaremos conhecendo outro salmista que profetizou detalhes da peculiaridade da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

* TEXTO  ÁUREO: “Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre” (Salmos 69:21)

O escárnio   foi uma das grandes tônicas contra a vida de Jesus até a sua crucificação. Daí o motivo do profeta Isaías ter dito que ele é que sabia o que era sofrer: 

“ERA DESPREZADO E O MAIS REJEITADO ENTRE OS HOMENS; HOMEM DE DORES E QUE SABE O QUE É PADECER; E, COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDEM O ROSTO, ERA DESPREZADO, E DELE NÃO FIZEMOS CASO” (Isaías 53:3). 

A expressão   “homem de dores” indica que o espírito de tristeza perseguia implacavelmente a vida de Jesus. Porque mesmo sendo o Príncipe da Paz e fonte de toda alegria, Jesus tinha a sua alma angustiada pelo peso do pecado dos homens: 

“MAS EU SOU VERME E NÃO HOMEM; OPRÓBRIO DOS HOMENS E DESPREZADO DO POVO. TODOS OS QUE ME VEEM ZOMBAM DE MIM; AFROUXAM OS LÁBIOS E MENEIAM A CABEÇA” (Salmos 22:6, 7).

Sem  perceberem, todos os inimigos, algozes e escarnecedores de Jesus estavam cumprindo uma profecia. Logo, isto nos mostra o quanto a Palavra de Deus é fiel e verdadeira em todo o seu cumprimento: 

“REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E SOBRE A MINHA TÚNICA DEITAM SORTES” (vers. 18). Essa previsão profética se cumpriu literalmente sobre a vida de Jesus durante a sua Via Crucis ao ser demonstrado a sua total rejeição e escárnio por parte de seus adversários.

Por último, todo desprezo sofrido por Jesus foi fruto da previsão profética de alguns profetas do Velho Testamento. Até mesmo o detalhe da perfuração das mãos e dos pés de Jesus não foi esquecido; isto para que ficasse mostrado o intenso grau do seu sofrimento em favor de todos nós: 

“CÃES ME CERCAM; UMA SÚCIA DE MALFEITORES ME RODEIA; TRASPASSARAM-ME AS MÃOS E OS PÉS” (vers. 16). 

Conforme dito pelo profeta Isaías, o penoso trabalho de Jesus naquela cruz rendeu, no entanto, frutos de satisfação para Ele mesmo: 

“ELE VERÁ O FRUTO DO PENOSO TRABALHO DE SUA ALMA E FICARÁ SATISFEITO; O MEU SERVO, O JUSTO, COM O SEU CONHECIMENTO, JUSTIFICARÁ A MUITOS, PORQUE AS INIQUIDADES DELES LEVARÁ SOBRE SI” (Isaías 53:11). 

 Então, Jesus se alegrou em morrer por você. Entrega a tua vida para Ele agora! Amanhã, nós fecharemos esta série de reflexões. Que os efeitos da crucificação de Jesus alcancem a sua vida. E que Deus te abençoe hoje e sempre!

 * PARTE 5 

“Profecias a Respeito de Jesus”     (Parte 5) 

Fechando a série de reflexões desta semana, nada melhor que falarmos da intocável integridade que fez parte da vida de Jesus durante os seus 33 anos em que viveu como homem aqui na terra.  A teologia cristã crê e ensina que Jesus foi 100% homem, como também 100% divino. Ou seja, havia nele uma coexistência entre as duas naturezas. Daí a razão dele ter sido gerado por obra do Espírito Santo no ventre da virgem Maria, e como homem o fato de nunca ter cometido pecado. 

* TEXRO  ÁUREO: “Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” (Salmos 16:9,10

Quanro  à natureza divina de Jesus, o profeta Isaías anunciou que Ele seria o próprio Deus encarnado em pessoa: 

“PORTANTO, O SENHOR MESMO VOS DARÁ UM SINAL: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO E LHE CHAMARÁ EMANUEL” (Isaías 7:14). 

 Confirme   confirmado no livro de Mateus, o nome “Emanuel”, traduzido do hebraico, significa “Deus conosco”. E para reforçar ainda mais a natureza divina em Jesus, o mesmo profeta Isaías ainda acrescentou:

 “... E O SEU NOME SERÁ: MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ” (Isaías 9:6). 

Portanto a profecia dizia que Jesus seria um Deus Forte em todos os sentidos.

 Outro  profeta que anunciou que Jesus seria o Deus encarnado foi Miquéias: 

“E TU, BELÉM-EFRATA, PEQUENA DEMAIS PARA FIGURAR COMO GRUPO DE MILHARES DE JUDÁ, DE TI ME SAIRÁ O QUE HÁ DE REINAR EM ISRAEL, E CUJAS ORIGENS SÃO DESDE OS TEMPOS ANTIGOS, DESDE OS DIAS DA ETERNIDADE”    (Miquéias 5:2). 

Repara na última frase: “Desde os dias da eternidade”. Logo, Jesus como Deus possui também o atributo de ser eterno.

Por último , há uma declaração no livro de Atos dos Apóstolos que atesta claramente o cumprimento das profecias de que Jesus seria o próprio Deus encarnado na figura humana:

 “ATENDEI POR VÓS E POR TODO O REBANHO SOBRE O QUAL O ESPÍRITO SANTO VOS CONSTITUIU BISPOS, PARA PASTOREARDES A IGREJA DE DEUS, A QUAL ELE COMPROU COM O SEU PRÓPRIO SANGUE” (Atos 20:28). 

A qual  ele comprou com o seu próprio sangue”, ou seja, Jesus que é o próprio Deus e Senhor da Igreja após verter o seu sangue por ela na Cruz do Calvário. Tenha um excelente final de semana com Jesus. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

* Comunicado: 

Agora você pode acessar diretamente a minha Página no Facebook, basta clicar encima deste link: (https://www.facebook.com/Conhecendo-Melhor-a-B%C3%ADblia-109673067963832) - Coluna “Conhecendo Melhor a Bíblia”. Lá, você também encontrará os mais diversificados assuntos.

* Nota : As minhas Reflexões você agora também as encontra no         Blog do Pr. Uilson Barbosa –

www.pruilsonbarbosa.blogspot.com 

Ou as do Pastor Venilton Jesus.

 www.prvenilton.blogspot.com

- Acesse a página desejada, curta, comenta e divulga.

* Por Uilson Barbosa – Pastor e Professor de Teologia (Há 35 anos)

Leia As parte 1 e 2 deste maravilhoso estudo, clicando no Link Abaixo:

 http://prvenilton.blogspot.com/2021/06/as-profecias-respeito-de-jesus-cristo.html


7 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

* Por Uilson Barbosa. (Partes 3,4,5)
PARTE 3

Nas duas reflexões iniciais, nós abordamos sobre os dois primeiros profetas que falaram a respeito do nascimento, da vida e das características de Jesus. Sendo que agora nós iremos citar o maior salmista musical da Bíblia, ou seja, o compositor Asafe.

“Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos” (Salmos 78:1, 2)

Blog do Pastor Venilton. disse...

* PARTE 4.

Profecias a Respeito de Jesus.

Nesta nossa penúltima Reflexão desta série, nós estaremos conhecendo outro salmista que profetizou detalhes da peculiaridade da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

* TEXTO ÁUREO: “Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre” (Salmos 69:21)

O escárnio foi uma das grandes tônicas contra a vida de Jesus até a sua crucificação. Daí o motivo do profeta Isaías ter dito que ele é que sabia o que era sofrer:

“ERA DESPREZADO E O MAIS REJEITADO ENTRE OS HOMENS; HOMEM DE DORES E QUE SABE O QUE É PADECER; E, COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDEM O ROSTO, ERA DESPREZADO, E DELE NÃO FIZEMOS CASO” (Isaías 53:3).

Blog do Pastor Venilton. disse...

“Profecias a Respeito de Jesus” (Parte 5)

Fechando a série de reflexões desta semana, nada melhor que falarmos da intocável integridade que fez parte da vida de Jesus durante os seus 33 anos em que viveu como homem aqui na terra. A teologia cristã crê e ensina que Jesus foi 100% homem, como também 100% divino. Ou seja, havia nele uma coexistência entre as duas naturezas. Daí a razão dele ter sido gerado por obra do Espírito Santo no ventre da virgem Maria, e como homem o fato de nunca ter cometido pecado.

* TEXRO ÁUREO: “Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” (Salmos 16:9,10

Blog do Pastor Venilton. disse...

* Nota : As minhas Reflexões você agora também as encontra no Blog do Pr. Uilson Barbosa –

www.pruilsonbarbosa.blogspot.com

Ou as do Pastor Venilton Jesus.

www.prvenilton.blogspot.com

- Acesse a página desejada, curta, comenta e divulga.

* Por Uilson Barbosa – Pastor e Professor de Teologia (Há 35 anos)

Leia As parte 1 e 2 deste maravilhoso estudo, clicando no Link Abaixo:

http://prvenilton.blogspot.com/2021/06/as-profecias-respeito-de-jesus-cristo.html

Blog do Pastor Venilton. disse...

No início do seu ministério terreno, Jesus não se utilizou de Parábolas; mas ensinava claramente como ocorreu no Sermão da Montanha. Mas com o passar do tempo, e devido à dureza do coração dos escribas e fariseus, Ele passou a adotar o recurso das parábolas; negando, com isso, o direito do livre-arbítrio daqueles que não estavam destinados para a salvação, e conforme foi visto na parte final do versículo; “... PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES”.

Blog do Pastor Venilton. disse...

ELE LHES RESPONDEU: A VÓS OUTROS VOS É DADO CONHECER O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS; MAS, AOS DE FORA, TUDO SE ENSINA POR MEIO DE PARÁBOLAS, PARA QUE, VENDO, VEJAM E NÃO PERCEBAM; E, OUVINDO, OUÇAM E NÃO ENTENDAM; PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES” (Marcos 4:11,12).

Blog do Pastor Venilton. disse...

“REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E SOBRE A MINHA TÚNICA DEITAM SORTES” (vers. 18). Essa previsão profética se cumpriu literalmente sobre a vida de Jesus durante a sua Via Crucis ao ser demonstrado a sua total rejeição e escárnio por parte de seus adversários.