domingo, 20 de março de 2016

Bibliologia 8 Os Mistérios da Bíblia.

A Bíblia através dos séculos.

(Questões difíceis  e polêmicas em relação a bíblia)

Texto:  (Deuteronômio 29:29).

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei."
 
INTRODUÇÃO.

A bíblia é um livro que trata do plano de Deus para o homem em relação a sua segurança,bem estar,salvação e destino eterno.

O tema central da Bíblia sagrada é a Salvação do homem caído através do messias,Jesus Cristo.
(Dt.18:18)(Lucas 24:44,45)

A bíblia não é um livro de Arqueologia, porém tem sido confimada pelas escavaçoes arqueológicas.

Não é um livro de ciências,mas está cheia de evidências científicas.

A bíblia ajuda explicar o passado,traz direção para o nosso presente e nos conforta em relação ao futuro.


1. A BÍBLIA TEM SEUS MISTÉRIOS.

 Deuteronômio 29:29. "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei."
 - Bíblia JFA.

Alguns mistérios serão revelados.
Outros nos pertencem.

Alguns serão pesquisados,escavados e estudados,pois nos pertecem.

Outros serão recebidos por fé.
(Hebreus 11:1-3)

* IMPORTANTE:
ALGUNS MISTÉRIOS NÃO NOS SERÃO REVELADOS!
(Dt.29:29)

1. ONDE ESTÃO AS DUAS ARCAS?

- Onde estão a Arca de Noé e a Arca da Aliança de Moisés?



1.1) A Arca de Noé.(www.rampona.blogspot.com)

"Um grupo de exploradores chineses e turcos dizem que descobriram restos de madeira no Monte Ararat, no leste da Turquia que são os restos da Arca de Noé. O grupo afirma que a datação por carbono 14 comprova que as relíquias tem 4800 anos de idade, o que significa que as datas batem. O Monte Ararat tem sido muito suspeito como o local de parada final da embarcação.  Yeung Wing-Cheung, do Ark Ministries International equipe de pesquisa que fez a descoberta, disse: "Não é 100 por cento que é a Arca de Noé, mas nós pensamos que é 99,9 por cento." "Houve várias descobertas relatadas dos restos da Arca de Noé ao longo dos anos, mais notavelmente a descoberta pelo arqueólogo Ron Wyatt, em 1987. Na época, o governo turco declarou oficialmente um parque nacional em torno de seu achado, um objeto em forma de barco esticado através as montanhas de Ararat."

(www.rampona.blogspot.com)

1.2) A Arca da Aliança.



"A Arca da Aliança é um recipiente que, segundo a Bíblia, guarda as tábuas de pedras na qual estão escritos os Dez Mandamentos, bem como a vara de Arão, um pote de ouro contendo ômer de maná."

www.insonia.com (Blog da Insônia)

"A arca foi mantida em Jerusalém até que os babilônios a saquearam e destruíram o templo. A partir de então, a Arca da Aliança entrou no domínio da lenda tendo desaparecido para todo o sempre. Algumas das teorias sobre o seu paradeiro são: ocultação deliberada pelos padres sob o Monte do Templo; remoção intencional de Jerusalém antes dos babilônios."

www.insonia.com (Blog da Insônia)

Outra teoria diz que foi levada pelo príncipe da Etiópia Menelik I. Alguns afirmam que está na Etiópia.

"Modernas escavações sob o Monte do Templo em Jerusalém encontraram alguns túneis, mas cavar nesse monte é absolutamente complicado por que existem enormes restrições. Um dos mais importantes santuários islâmicos, o Domo da Rocha, está em cima do local onde foi o primeiro Templo de Salomão, onde pensa-se que esteja a Arca."

www.insonia.com (Blog da Insônia)

Segundo a Bíblia, o rei Salomão, ao construir o templo, teve a Arca da Aliança colocada sobre uma plataforma que pode ser interpretado como um sistema de túneis, por isso, esse seria um local com mais probabilidade de ser encontrado a Arca da Aliança.

2. OS DINOSSAUROS EMBARCARAM NA ARCA DE NOÉ?



Eles existiram sim?
Os fósseis escavados ocomprovam que eles existiram.

Como eles desapareceram?
No Dilúvio? Não.

Eles Embarcaram na Arca de Noé?
Não,porque já estavam extintos.

Teoria científica para o desaparecimento dos dinos:

A ciência acredita que um grande meteoro caiu no mar,gerando um mega-tsunami na terra que extinguiu os dinossauros de uma só vez.

2.1) A bíblia faz alguma menção deles?

Sim.

O livro de Jó pode ser mais antigo que o Livro de Gênesis. Neste livro, em Jó, existe um ser que pode ser um Dinossauro.

 Jó 40:15-19 "Contempla agora o monstro do mar (Dannyn) , que eu criei como a ti, que come a erva como o boi. 16. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. 17. Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. 18. Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. 19. Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada."  

* ELE É UMA OBRA PRIMA DE DEUS!

* Obs.Monstro do Mar, Dragão, Tanniyn. (Hebraico)

Ao invés, usa a palavra tanniyn, vinda do Hebraico. Tanniyn é traduzida de algumas poucas maneiras diferentes nas Bíblias de língua inglesa; às vezes como “monstro do mar."

Na língua portuguesa "Tanniym" é traduzida como monstro do mar,serpente,dragão ou hipopótamo.

2.2) Universidade da Bíblia.com.

"O tema dos dinossauros na Bíblia é parte de um debate que se desenvolve dentro da comunidade cristã a respeito da idade da terra, da interpretação correta do Gênesis e de como interpretar as evidências físicas que nos cercam. Aqueles que acreditam em uma idade mais antiga para a terra tendem a concordar que a Bíblia não menciona os dinossauros, pois, de acordo com seu paradigma, os dinossauros desapareceram milhões de anos antes que o primeiro homem andasse sobre a terra. Os homens que escreveram a Bíblia não poderiam ter visto dinossauros ainda vivos."

"Aqueles que crêem que a terra é mais jovem tendem a acreditar que a Bíblia menciona os dinossauros, apesar de jamais haver usado a palavra “dinossauro”. Ao invés, usa a palavra tanniyn, vinda do Hebraico. Tanniyn é traduzida de algumas poucas maneiras diferentes nas Bíblias de língua inglesa; às vezes como “monstro do mar”, às vezes como “serpente”. É mais comumente traduzida como “dragão”. Tanniyn parece ter sido algum tipo de réptil gigante. Estas criaturas são mencionadas quase trinta vezes no Antigo Testamento e são encontradas tanto em terra quanto no mar."
(www.universidadedabiblia.com.br)

3. OS GIGANTES DE GÊNESIS  REALMENTE EXISTIRAM?
(taduvidando.blogspot.com)


* Golias de Gate realmente existiu?   (1 Sm.17)

Eles existiram? Sim.

 Gênesis 6:4 "Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade." - Bíblia JFA.

"Em vários lugares foram encontrados dezenas de fósseis, incluindo pegadas, que comprovam a existência de raças de homens gigantes. Como a que há nos arredores do Rio Paluxy, no Texas, EUA, que seria de uma mulher que possuía cerca de 3,05 m de altura e cerca de 454 kg de peso, ou o gigante fossilizado de 3,65 metros, que foi desenterrado durante uma operação mineira em County Antrim, Irlanda, ainda no século 19."

3.1) Por que essas descobertas não são divulgadas?

"É muito simples:  Tudo aquilo que não se encaixa na teoria evolucionista e funciona de alguma maneira para comprovar a veracidade bíblica é descartado. Primeiro, o que eles não puderem explicar vão tentar esconder, depois afirmar que é uma anomalia, e por último se calar e tentar calar a quantos puderem. 

O evolucionismo não explica satisfatoriamente a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar."

4. QUAL ERA O SINAL DE CAIM?

O sinal de Caim,o que era?

 Gênesis 4:13-16  "Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar. 14. Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á. 15. O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. 16. Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden." 

4.1) A passagem diz que Deus amaldiçoou Caim por ter matado seu irmão, e por isso ele seria fugitivo e errante na terra. 

"Caim disse: ...e da tua face me esconderei... e será que todo aquele que me achar, me matará"  (Gn 4:14). 

Obs. "Pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse' (Gn 4:15). 

* O SINAL DE CAIM ERA UMA MARCA DE PROTEÇÃO EM CAIM.(Salvaguarda)

Era uma marca de graça e proteção.

Era uma providencia divina ou uma "salvaguarda" para Caim, dizendo: 

"Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse" 

(Gn 4:15). Depois disso "saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node".

O nome Node que significa "errante". 

4.2) A Bíblia não diz qual era a natureza desse sinal ou marca.

Não sabemos que marca era esta porque a bíblia não nos informa.
É um mistério ! (Mistério)

4.3) Idéias absurdas e discriminatórias.

(Por Mario Persona - www.respondi.com.br)

"Ao longo das décadas, alguns já apresentaram algumas idéias mais ou menos absurdas, como dizer que Deus tornou a pele de Caim negra, ou que a marca seria uma tatuagem."

Outros dizem que era um chifre.

"Nada disso tem fundamento bíblico e ao nos ocuparmos com a identificação do aspecto físico de tal marca acabamos perdendo de vista seu significado."

"O que Deus estava fazendo com Caim era um ato de misericórdia e graça.
Era uma marca salvaguarda.Uma marca de graça e proteção."

* Por Mario Persona.

4.4) Cidades refúgio.

"Deus deu aos levitas seis "cidades de refúgio" que foram distribuídas pela terra de Israel."

"De qualquer modo, a marca colocada em Caim tinha o mesmo valor dessas 
As cidades de refúgio eram locais onde um homicida poderia se abrigar até ser julgado para determinar se era culpado ou não, sem que ali os familiares do morto pudessem exercer vingança e matá-lo."

Hoje a "cidade de refúgio" do pecador é Cristo, a quem ele pode ir para ficar abrigado do juízo eterno. 

"Mas Caim não devia ser destruído, pois 'pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse." (Gn 4:15). 

"O Senhor colocou um sinal em Caim, demonstrando que quem matasse Caim seria vingado sete vezes. Deus estava tratando com Caim e nenhum homem deveria interferir." (Por Mario Persona)


5. ERAM OS "DEUSES"ASTRONAUTAS?



Estou usando o nome deste livro de Erich Von Däniken, de propósito.

 Erich Von Däniken,suiço,lançou seu famoso livro em 1968,um ano antes do homem chegar a lua.

Este famoso autor dos anos 60 defendia  a existência de outros seres inteligentes no universo e propõe que extraterrestres tenham trazido grandes conhecimentos a Terra.

Seus livros estão em 25 idiomas e venderam 70 milhōes de exemplares no mundo.

Para ele,as pirâmides do Egito,as linhas de Nazca no Perú e as esculturas da ilha de Páscoa, foram obras de Alienígenas na terra.

5.1) A visão de Ezequiel segundo Erich Von Daniken.



* Segundo Erich Von Daniken, a Visão de Ezequiel 1, eram naves espaciais conduzidas por ETs, sobrevoando os ceús sobre o rio Quebar. (Ezequiel 1:4,16-21)

 Ezequiel 1:4,16-21
V.4 "Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo que emitia de contínuo labaredas, e um resplendor ao redor dela; e do meio do fogo saía uma coisa como o brilho de âmbar."

V.16. "O aspecto das rodas, e a obra delas, era como o brilho de crisólita; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e era o seu aspecto, e a sua obra, como se estivera uma roda no meio de outra roda. 17. Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam. 18. Estas rodas eram altas e formidáveis; e as quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor. 19. E quando andavam os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e quando os seres viventes se elevavam da terra, elevavam-se também as rodas. 20. Para onde o espírito queria ir, iam eles, mesmo para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam ao lado deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas. 21. Quando aqueles andavam, andavam estas; e quando aqueles paravam, paravam estas; e quando aqueles se elevavam da terra, elevavam-se também as rodas ao lado deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas."
 
5.2)  Enoque  e Elias.

Segundo este livro, os raptos de Enoque e Elias,foram produzidos por seres extra-terrestres.

Para Eric Von Deniken, a evidência dos ETs estaria nos achados arqueológicos, monumentos antigos, mapas e marcas intrigantes em solos rochosos, que analisou em várias partes do planeta.

 Ele comparou, por exemplo, fenômenos semelhantes ocorridos na cultura Maia (México) e em Nazca (Peru) com o enigmas do Egito Antigo.

5.3) A explicação bíblica. 

A Explicação de Ezequiel sobre o que viu no Capítulo primeiro de seu livro,tem sua explicação no capítulo dez do mesmo livro. (Ezequiel 10:4-12)

Regra de Hermenéutica:
A bíblia explica a própia bíblia.

 Ezequiel 10:4-12 "Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor. 5. E o ruído das asas dos querubins se ouvia até o átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala. 6. Sucedeu pois que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e pôs-se junto a uma roda. 7. Então estendeu um querubim a sua mão de entre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho, o qual o tomou, e saiu. 8. E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas. 9. Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como o brilho de pedra de crisólita. 10. E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham a mesma semelhança, como se estivesse uma roda no meio doutra roda. 11. Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse andavam; não se viravam quando andavam. 12. E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas, e as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos em redor." - Bíblia JFA.

5.4) Classificação dos Anjos.

Anjos.(Hb.1:13,14)
Arcanjos.(Judas 1:9)
Querubins.(Ezequiel  10:4-12)
Serafins.(Is.6:1-3)

5.5) Segundo a Bíblia, o que Ezequiel viu as margens do rio Quebar, (Rodas e Seres viventes), foram os Querubins da glória de Deus.

6. VIDA EXTRATERRESTRE,O QUE A BÍBLIA FALA?



A bíblia não fala nada sobre ETs.

REPETINDO:
A BÍBLIA NÃO FALA NADA!

A bíblia fala de um mundo físico.(Terra)

Também fala de um mundo espiritual.

(Efésios 3:10,15)(Efésios 6:12)

6.1) Ao introduzir o primogênito no mundo diz:

Que todos os anjos de Deus o adorem.
(Hebreus 1:1-14)

6.2) Jesus veio salvar os moradores deste mundo.
(João 3:16,17)

6.3) Jesus prometeu voltar a esta terra.

 Mateus 24:39,31 "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31. E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."
 - Bíblia JFA.

6.4) Arrebatamento.

O ensino sobre os Ets é uma preparação para negar o arrebatamento da igreja de Cristo.

"E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."(Mateus 24:31)
 
(1 Tessalonicenses 4:16,17) 
"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."

"Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor."
 
O ensinamento sobre os ETs visa negar o evento acima,chamado de rapto da igreja!

Música: O rei está voltando.

7. O QUE A CIÊNCIA FALA SOBRE A VIDA INTELIGENTE FORA DA TERRA?



Artigo: www.chamada.com.br

"Vida no espaço só seria possível em um planeta cuja superfície suprisse diversas condições. Ele deve ter a distância certa de seu sol para ser aquecido corretamente."  www.chamada.com.br

Importante:
De todos os planetas do nosso sistema solar,o único que possui a distância correta é a terra.

Todos os planetas são constantemente bombardeados por chuvas de meteoros e asteróides. No caso da terra,nosso irmão Júpiter atrai para si 99,9% dos meteoros e asteróides. (Será isso um acaso?)

"Até hoje, os astrônomos só acharam uma indicação de possível vida em um planeta em outro sistema solar. Ele orbita em torno da estrela Pégaso de nossa Via Láctea, distante 45 anos-luz de nós. Mas como ela está 20 vezes mais próxima de seu sol do que a terra, a vida lá seria impossível devido ao calor."  www.chamada.com.br

"Ainda é possível que existam planetas não descobertos entre os incontáveis sóis (um número formado por 1 mais 25 zeros). Mas é, no mínimo, improvável que eles atendam as condições que possibilitem a existência de vida."  www.chamada.com.br

"A simples existência de água ou gelo não é evidência clara da eventual existência de outras formas de vida, como foi publicado em muitos jornais, quando se dizia que na lua de Júpiter, chamada "Europa", eventualmente teria sido descoberto gelo."  www.chamada.com.br

7.1) Distâncias intransponíveis até outros planetas.

 www.chamada.com.br

"Mesmo aceitando-se que exista vida em algum lugar do espaço, uma visita de extraterrestres à Terra, como as sugeridas pelos relatos de OVNIs, seria impossível na prática. O principal impecilho são as distâncias inimaginavelmente grandes e, com isso, o longo tempo de viagem que se faz necessário. Já a estrela mais próxima da terra, chamada Proxima Centauri, fica a uma distância de 4,3 anos-luz, ou seja, 40.680.000.000.000 quilômetros (40,7 trilhões)."  www.chamada.com.br

"Os vôos do projeto Apolo levaram três dias para irem até a Lua, que fica a 384.000 quilômetros de distância. Com a mesma velocidade, seriam necessários 870.000 anos para se chegar a essa estrela vizinha."
 www.chamada.com.br

"Sondas espaciais não-tripuladas poderiam obviamente ser mais rápidas. Se existisse alguma força de impulsão que alcançasse um décimo da velocidade da luz, mesmo assim a viagem levaria 43 anos. Segundo os cálculos aproximados do físico nuclear sueco C.Miliekowsky, seriam necessárias quantidades enormes de energia para a propulsão. Elas equivaleriam à quantidade de energia elétrica consumida atualmente pelo mundo inteiro em um mês."  www.chamada.com.br

"Tudo isso torna uma viagem de eventuais extraterrestres até nós ou de nós até eles praticamente impossível."

8. ADÃO,EVA,ABEL E CAIM.

ABEL FOI MORTO.
QUEM FOI A ESPOSA DE CAIM?

"Tal pergunta quase nunca é feita pelos que têm o bom hábito de ler a Bíblia."

Esperamos que o leitor seja destes. Mas procuremos elucidar este passo bíblico. Primeiramente ajustemos a pergunta ao relato. Não diz o texto bíblico que Caim saiu para uma terra distante, e “lá casou-se”, como querem os que formulam a pergunta.

O relato diz simplesmente: - “ E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.  E conheceu a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque.”   (Gênesis: 4:16,17)

A região para onde Caim se mudou era chamada terra de Node, mas isto na ocasião em que Moisés escrevia o fato, isto é, cerca de 2.500 anos depois da criação do mundo.
Mas, surpreenda-se o leitor, o mundo já poderia ter na ocasião em que Caim prostrou morto seu irmão, segundo cálculos de grandes estudiosos, quase meio milhão de habitantes. Sabia disso? 

Então vejamos:
Segundo boas autoridades, o assassínio de Abel ocorreu no ano 128 ou 130 da criação do mundo. 

8.1) Porem Adão e Eva tiveram “filhos e filhas”. 
(Gênesis 5:4)

Ora, nós sabemos que além de Caim, Abel e Sete, os três primeiros filhos mencionados.

8.2) A genealogia de Adão comprova sua descendia.

Adão viveu 930 anos.

 Gênesis 5:4,5 "E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. 5. Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu." 
- Bíblia JFA.

Obs. Adão e Eva tiveram “filhos e filhas”.  (Gênesis 5:4)

9. AONDE JESUS ESTEVE DOS 12 AOS 30 ANOS?

Foi para a Índia?
Esteve no Tibet?
Resposta: Não.

9.1) A bíblia é muito clara sobre isso:
(Marcos 6:1-6)

 Marcos 6 -  1. Saiu Jesus dali, e foi para a sua terra, e os seus discípulos o seguiam. 2. Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos? 3. Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. 4. Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa. 5. E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6. E admirou-se da incredulidade deles. Em seguida percorria as aldeias circunvizinhas, ensinando. - Bíblia JFA.

9.2) Jesus era um cidadão de Nazaré.

Mateus 2:23 "Será chamado nazareno.

João 1:46 "De Nazaré poderá vir algo de bom?

João 7:52 "Da Galiléia nunca se levantou um profeta..."

Marcos 6:4 "Um profeta não tem honra em sua casa."


9.3) Jesus esteve no Egito até a morte de Herodes.

“Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.” (Mateus 2:14)
 
9.4) Disse Jesus: "Fui enviado a Casa de Israel."

Segundo as profecias do Velho Testamento, ele deveria começar seu ministério entre os judeus, pois a este povo foi dado o direito de primogenitura. Diante da mulher grega Jesus afirmou:

“Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” 
(Mateus 15:24)
 
Jesus sempre esteve em Israel.

Israel é a primícia.

Paulo foi o responsável por levar o cristianismo ao mundo.

10. O QUE ERA O ESPINHO NA CARNE DE PAULO?

 (2 Coríntios 12:7-10)
"E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8. acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9. e Ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte."  - Bíblia JFA.

10.1) O texto é claro:

O espinho na carne de Paulo era uma fraqueza.

Era algo que o humilhava.
Impedia que ele se exaltasse.
Levava-o a uma busca constante!

10.2) Teologos especulam:

Um temperamento forte e grande ira?
A lembrança da morte de Estevão?
Uma doença física?

10.3) O que realmente era este espinho?  Eu Não sei.

Eu tenho o meu.
Cada um de nós tem o seu espinho.

11. ONDE ESTAVA O JARDIM DO ÉDEN?

Segunda a bíblia ele estava entre rios.

 Gênesis 2 -  8. Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. 9. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. 11. O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; 12. e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo. 13. O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche. 14. O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.
 - Bíblia JFA

Obs. Entre quatro rios.
Dois deles eram o Tigre e o Eufrates.
Proximo a Babilonia e Ninive.
No Atual Iraque.

LOCALIZAÇÃO EXATA?
Ninguém sabe.

É um Mistério!

12. OUTRAS QUESTÕES  POLÊMICAS .

Josué orou e ao sol parou?

* Josué Capítulo 10

"O Senhor semeou no meio deles o terror diante de Israel, e este infligiu-lhes uma terrível derrota diante de Gabaon, e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Betoron, batendo-os até Azeca e Maceda.
11. Enquanto fugiam diante de Israel, na descida de Betoron, o Senhor mandou sobre eles do céu uma tempestade de granizo até Azeca; e foram mais numerosos os que morreram sob essa chuva de pedras do que os que pereceram pela espada dos israelitas.
12. Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gabaon, e tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.
13. E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro.
14. Não houve, nem antes nem depois, um dia como aquele, em que o Senhor tenha obedecido à voz de um homem, porque o Senhor combatia por Israel.
 
12.1 A ciência diz ser impossível parar o sol ou o universo,pois eles giram numa grande velocidade.

Leia esta matéria:

Revista Super Interessante:(1995)
"A velocidade que a Terra gira ao redor do Sol (translação) é cerca de 107 000 quilômetros por hora e a velocidade do movimento em torno de seu próprio eixo (rotação) é cerca de 1 700 quilômetros por hora na região do Equador, diminuindo quanto mais se aproxima dos pólos. "Existe ainda outro movimento que a Terra realiza junto com todo o sistema solar, que gira a cerca de um milhão de quilômetros por hora com relação ao centro da galáxia", explica o astrônomo Augusto Damineli, colaborador da SUPER e professor do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo."

12.2) O sol realmente parou?

Como posso crer nisso?
Pela fé! (Rm.1:17)

* OUTRAS POLÊMICAS.

Poderá uma virgem engravidar ou um burro falar?

Uma senhora de 100 anos pode ovular?

Houve de fato um dilúvio universal?

Matusalém e Adão viveram mais 900 anos?

Poderá um profeta permanecer no ventre do peixe?

Muralhas podem cair ao som de trombetas.

Moisés realmente abriu o mar?

As dez pragas realmente aconteceram?

Caiu pão do céu?

Onde estão Elias e Enoque?

Onde foi parar o corpo de Moisés?

A BÍBLIA É UM MANUAL DE FÉ E PRÁTICA. (HEBREUS 10:38)

* Disse Jesus a Tomé:
"Bem aventurados os que não viram e creram" (João 20:26-28)

(Lucas 18:7,8)
Quando vier o filho do homem achará fé na terra?

 Lucas 18 :6-8 "Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. 7. E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? 8. Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" - Bíblia JFA


CONCLUSÃO:

Na bíblia,muitas são as perguntas sem respostas.
Deus tem seus mistérios!(Dt.29:29)

Chegará um dia que conheceremos tal qual somos conhecidos.

As pesquisas,as escavaçōes e as cavernas de Qunram ainda nos revelarão muitas coisas.

Outras permanecerão como mistérios não revelados.
(Deuteronômio 29:29)

Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com

* Leia  a Aula 5.
As Cidades Perdidas da Bíblia.
(Ur dos Caldeus, Nínive e Babilônia)



* Escreva-me no e-mail acima, e receba Gratuitamente, 0800, um de meus livros. (Free)

Contribua com os Projetos Missionários do Pastor Venilton. (Índia, Publicação de livros, Programas de Rádio)

* Banco Bradesco.
* Agencia: 2801
* Conta: 27734-0


10 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

(Questões difíceis e polêmicas em relação a bíblia)
Texto: Deuteronômio 29:29.

Deuteronômio 29:29.
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei."

Blog do Pastor Venilton. disse...

A Arca de Noé.(www.rampona.blogspot.com)

"Um grupo de exploradores chineses e turcos dizem que descobriram restos de madeira no Monte Ararat, no leste da Turquia que são os restos da Arca de Noé. O grupo afirma que a datação por carbono 14 comprova que as relíquias tem 4800 anos de idade, o que significa que as datas batem. O Monte Ararat tem sido muito suspeito como o local de parada final da embarcação. Yeung Wing-Cheung, do Ark Ministries International equipe de pesquisa que fez a descoberta, disse: "Não é 100 por cento que é a Arca de Noé, mas nós pensamos que é 99,9 por cento."

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Caim disse: ...e da tua face me esconderei... e será que todo aquele que me achar, me matará" (Gn 4:14).

Obs. "Pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse' (Gn 4:15).

O SINAL DE CAIM ERA UMA MARCA DE PROTEÇÃO EM CAIM.(Salvaguarda)

Era uma marca de graça e proteção.

Era uma providencia divina ou uma "salvaguarda" para Caim, dizendo:

"Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse"

(Gn 4:15). Depois disso "saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node".

O nome Node que significa "errante".

Blog do Pastor Venilton. disse...

A Arca da Aliança é um recipiente que, segundo a Bíblia, guarda as tábuas de pedras na qual estão escritos os Dez Mandamentos, bem como a vara de Arão, um pote de ouro contendo ômer de maná."
www.insonia.com (Blog da Insônia)

"A arca foi mantida em Jerusalém até que os babilônios a saquearam e destruíram o templo. A partir de então, a Arca da Aliança entrou no domínio da lenda tendo desaparecido para todo o sempre. Algumas das teorias sobre o seu paradeiro são: ocultação deliberada pelos padres sob o Monte do Templo; remoção intencional de Jerusalém antes dos babilônios."
www.insonia.com (Blog da Insônia)

Outra teoria diz que foi levada pelo príncipe da
Etiópia Menelik I. Alguns afirmam que está na Etiópia.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Erich Von Däniken,suiço,lançou seu famoso livro em 1968,um ano antes do homem chegar a lua.

Este famoso autor dos anos 60 defendia a existência de outros seres inteligentes no universo e propõe que extraterrestres tenham trazido grandes conhecimentos a Terra.

Seus livros estão em 25 idiomas e venderam 70 milhōes de exemplares no mundo.

Para ele,as pirâmides do Egito,as linhas de Nazca no Perú e as esculturas da ilha de Páscoa, foram obras de Alienígenas na terra.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A bíblia não fala nada sobre ETs.

REPETINDO:
A BÍBLIA NÃO FALA NADA!

A bíblia fala de um mundo físico.(Terra)

Também fala de um mundo espiritual.
(Efésios 3:10,15)(Efésios 6:12)


6.1) Ao introduzir o primogênito no mundo diz:

Que todos os anjos de Deus o adorem.
(Hebreus 1:1-14)

6.2) Jesus veio salvar os moradores deste mundo.
(João 3:16,17)

6.3) Jesus prometeu voltar a esta terra.

Mateus 24:39,31 "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31. E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."

Blog do Pastor Venilton. disse...

ONDE ESTAVA O JARDIM DO ÉDEN?

Segunda a bíblia ele estava entre rios.

Gênesis 2 - 8. Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. 9. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. 11. O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; 12. e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo. 13. O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche. 14. O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.
- Bíblia JFA

Obs. Entre quatro rios.
Dois deles eram o Tigre e o Eufrates.
Proximo a Babilonia e Ninive.
No Atual Iraque.

LOCALIZAÇÃO EXATA?
Ninguém sabe.

É um grande Mistério!

Blog do Pastor Venilton. disse...

* Golias de Gate realmente existiu?(1 Sm.17)

Eles existiram? Sim.

Gênesis 6:4 "Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade." - Bíblia JFA.

"Em vários lugares foram encontrados dezenas de fósseis, incluindo pegadas, que comprovam a existência de raças de homens gigantes. Como a que há nos arredores do Rio Paluxy, no Texas, EUA, que seria de uma mulher que possuía cerca de 3,05 m de altura e cerca de 454 kg de peso, ou o gigante fossilizado de 3,65 metros, que foi desenterrado durante uma operação mineira em County Antrim, Irlanda, ainda no século 19."

Blog do Pastor Venilton. disse...

AONDE JESUS ESTEVE DOS 12 AOS 30 ANOS?

Foi para a Índia?
Esteve no Tibet?
Resposta: Não.

9.1) A bíblia é muito clara sobre isso:
(Marcos 6:1-6)

Marcos 6 - 1. Saiu Jesus dali, e foi para a sua terra, e os seus discípulos o seguiam. 2. Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos? 3. Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. 4. Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa."

Blog do Pastor Venilton. disse...

Na bíblia,muitas são as perguntas sem respostas.
Deus tem seus mistérios!(Dt.29:29)

Chegará um dia que conheceremos tal qual somos conhecidos.

As pesquisas,as escavaçōes e as cavernas de Qunram ainda nos revelarão muitas coisas.

Outras permanecerão como mistérios não revelados.(Deuteronômio 29:29)