quarta-feira, 9 de março de 2016

Bibliologia 5 As Cidades Perdidas da Bíblia. (Babilônia,Nínive e Ur)

As cidades perdidas da Bíblia. (Babilônia,Ninive e Ur dos Caldeus)

Texto: (Jeremias 51:7,8)

INTRODUÇÃO.

Antes do ano de 1889, ninguém acreditava que a cidade da Babilônia ou o rei Nabucodonosor tivessem existido.

A magnitude da Babilônia e seus Jardins Suspensos eram considerados Lendas da Bíblia.


A Grande Nínive e suas poderosas muralhas também era tido como uma fábula.

Ninguém poderia imaginar que um dia, a cidade de Ur dos Caldeus seria desenterrada.

Graças a persistência dos arqueólogos e as modernas técnicas de escavações,as cidades perdidas da bíblia estão vindo a tona,uma a uma.

"A Robert Koldewey se devem várias técnicas modernas de arqueologia, nomeadamente um método para identificar e escavar arquitetura de adobe."(Wikepédia)

Tais escavações confirmam a bíblia como livro irrefutável.

O Arqueólogo Claudios James Rich havia localizado as ruínas da Babilônia  cem anos antes da mesma ser  escavada em 1902.

1. A BABILÔNIA DE NABUCODONOSOR.

A Babilônia de Nabucodonosor.
(Jeremias 51:7,8)

Antes do ano de 1889, ninguém acreditava que a cidade da Babilônia ou o rei Nabucodonosor tivessem existido. 

1.1 ) As escavações de Robert Johann Koldewey.

Em 10 de Setembro de 1885,Nasceu Robert Johann Koldewey,em  Blankenburg,na Alemanha.

"Robert Koldewey foi um arqueólogo e arquiteto alemão famoso pelas suas escavações intensivas na antiga cidade de Babilónia, situada no que é hoje o Iraque, na cidade de All Hillah." (Wikepédia.com)

Por dezoito anos,entre 1889-1917,ele escavou as ruinas da Babilonia de Nabucodonosor no Iraque.

Koldewey liderou e perseverou nos trabalhos de escavações  e obteve resultados espetaculares.

Foi um arqueólogo praticante durante a maior parte da sua vida, tendo participado e liderado muitas escavações, nomeadamente na Ásia, Grecia e Iraque. 

Depois da sua morte foi fundada a Sociedade Koldewey, com o objetivo de registar, classificar e preservar os seus trabalhos de arquitetura.

2. O QUE KOLDEWEY ENCONTROU?

As ruínas de Babilônia foram encontradas proximas a cidade de Al Hillah,no Iraque.

"Al-Hillah (em árabe: الحلة; BGN: Al Ḩillah; também Hillah ou Hilla) é uma cidade situada na região central do Iraque, às margens do rio Eufrates, a cerca de 100 quilômetros a sul da capital do país, Bagdá."(Wikepédia)

A sepultura do profeta Ezequiel estaria localizada numa aldeia próxima a Al-Hillah.


2.1) Descobertas de Koldewey.

Durante os seus trabalhos foram descobertas nas ruínas da Babilônia, entre outras coisas, o corredor processional de Istar e Marduque,os Zigurates ou torres de "Babel" e diversas estátuas das "divindades" da Babilônia,entre eles: Bel, Merodaque, Istar e Marduque.

Os muros de Babilônia eram intransponíveis.


            Babilônia. (Ilustração)

2.2)  O museu de Berlim.

Em Berlim oriental estão as réplicas do que foi descoberto da Babilônia por Koldewey entre 1902 a 1914.

2.3) O portal de Istar.

Construído por volta de 575 a.C. a mando do rei Nabucodonosor II, na Babilônia, o Portal de Ishtar tornou-se a principal entrada da cidade da Babilônia  e foi dedicado à deusa acádia Ishtar, conhecida por eles como a "deusa" da fertilidade.

2.4) O Portal de Istar era uma das maiores maravilhas do Mundo Antigo.

                 * O Portal de Ishtar

"O Portal de Ishtar tinha um longo corredor adornado com azulejos azuis brilhantes, cobertos por dragões dourados e leões em tijolos com vidro. Com duplos portões em sua entrada, o portal abrigava uma vasta antecâmara, com teto e vidros."(Wikepédia)

2.5) A Réplica da Babilônia,no atual no Iraque.

Próximo a Bagdá,em "Al-Hillah,o ditador Sadam Housseim mandou reconstruir uma réplica da Babilônia,como mostra a foto abaixo.



Sadam Housseim tentou reconstruir Babilônia.

2.6) O juízo divino da Babilônia.

- Isaías 14:4/ 13:19.
- Isaías 14:22/ Isaías  21:1
- Jeremias 50:29
- Jeremias 51:1-13 V.13
- Apocalipse 18:1-4 



3. A CIDADE DE NÍNIVE.(700 a.C)


Outra cidade citada na Bíblia nos livros de Jonas e Naum foi Nínive,capital da Assíria.

(Jonas 1:1,2) "Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim."

* Obs. A Grande Nínive.

(Jonas 4:10,11) "Disse, pois, o Senhor: Tens compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu, e numa noite pereceu. 11. E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a esquerda, e também muito gado?"  - 

* Obs. 120 mil pessoas habitavam em Nínive nos dias do profeta Jonas.

A Cidade de Nínive do tempo do profeta Jonas foi chamada ao arrependimento, cem anos antes de sua destruição. (Jonas Cap.4)

A cidade de Nínive do profeta Naum, em 700 a.C, foi julgada pelos profetas Naum e Isaías.

4. LOCALIZAÇÃO DE NÍNIVE.     (Moçul, Iraque)


"Nínive (em acadiano: Ninua; neo-aramaico assírio: ܢܝܢܘܐ; em hebraico: נינוה, Nīnewē; em grego: Νινευη; em latim: Nineve; árabe: نينوى, Naīnuwa), uma "cidade excessivamente grande", como é chamada no Livro de Jonas." Wikepédia.org

"Ninive estava na margem oriental do rio Tigre, na antiga Assíria."
(Wikepédia.org)

"O rio tigre corta a cidade moderna de Moçul, no estado de Ninawa do Iraque." Wikepédia.org

4.1) A GRANDEZA DE NÍNIVE.

O rei Senaqueribe(700 a.C) foi o idealizador e o construtor da grande e poderosa Nínive.

"Ele projetou novas estradas e quadras e construiu o famoso “palácio sem rival”, cujo plano tem sido quas inteiramente recuperado e tem dimensões totais de cerca de 503 metros. Ele continha pelo menos 80 salas, muitas das quais eram preenchidas de esculturas. Um largo número de tabletes cuneiformes foram encontrados no palácio."

"A fundação sólida foi feita de blocos de calcário e tijolos de barro; tinha 22 metros de altura. No total, as fundações eram feitas de aproximadamente 2680000 metros cúbicos de tijolos (aproximadamente 160 milhões de tijolos)."


"As paredes no topo, feitas de tijolos de barro, eram uma altura adicional de 20 metros. Algumas da principais entradas eram ladeadas por figuras colossais de pedra em portas pesando cerca de 30000 quilos; entre elas estavam leões alados ou touros, com cabeça de homem." (Wikepédia)

4.2) A morte de Senaqueribe.

Nínive foi a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías. 
De acordo com as escrituras, Nínive foi também o lugar onde Senaqueribe morreu nas mãos de seus dois filhos,após derrota de seu numeroso exército (segundo a bíblia por apenas um anjo enviado por Deus. 
(2 Crônicas 32:21)

 2 Crônicas 32:10-21 
"Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém? 11. Porventura não vos engana Ezequias, para vos fazer morrer à fome e à sede, quando diz: O Senhor nosso Deus nos livrará das mãos do rei da Assíria?"

"Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que o vosso Deus vos possa livrar da minha mão? 16. E os servos de Senaqueribe falaram ainda mais contra o Senhor Deus, e contra o seu servo Ezequias. 20. Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu. 21. Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os principes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada." - Bíblia JFA.

5. A DESTRUIÇÃO DE NINIVE.

Naum profetizou a queda desta grande cidade.

 (Naum 2:8,9) "Nínive desde que existe tem sido como um tanque de águas; elas, porém, fogem agora: parai, parai, clama-se; mas ninguém olhara para trás. 9. Saqueai a prata, saqueai o ouro; pois não ha fim dos tesouros; abastança há de todas as coisas preciosas."

Nínive era a Capital do império Assírio. (2Reis 19:36).

"Nínive foi atacada pelos medas, que por volta do ano 625 a.C., aliaram-se aos caldeus e sussianos, e a atacaram novamente." (Wikepédia.org)

"Nínive caiu em 612 a.C., e foi arrasada até o chão."

"O povo na cidade, que não pôde escapar para as últimas fortalezas assírias no oeste, foi massacrado ou deportado. Muitos esqueletos não enterrados foram encontrados por arqueólogos no sítio."
(Wikepédia.org)

"O Império Assírio então acabou, e os Medas e Babilônios dividiram suas províncias entre si."
(Wikepédia)

* Cumpriu-se a palavra de Naum.

Naum 2:10  "Ela está vazia, esgotada e devastada; derrete-se o coração, tremem os joelhos, e em todos os lombos há dor; o rosto de todos eles empalidece."  




Ilustração da destruição de Nínive.

* A bíblia é a palavra de Deus!(Is.40:8)

6. A  DESCOBERTA  DE  UR DOS CALDEUS.


                  Ur dos Caldeus.
        (Atual Sítio Arqueológico) 

A Cidade de Ur estava localizada na Caldéia e era a terra dos pais de Abraão. 

"Em sua peregrinação, Abraão saiu de Ur e vai para Canaã; pois nessa época muitos clãs migravam para a região conhecida como Crescente Fértil.
(Gn 11.28-31; 15.7)."

(www.santovivo.net)

* As Ruínas de Ur.

"Provavelmente o lugar deve ser identificado com Uru da Babilônia, ou Ur dos Caldeus, que é hoje Mugheir (montículo de betume), sobre a margem ocidental do rio Eufrates, 240 quilômetros a sul do local da antiga Babilônia, e a 240 quilômetros a noroeste do Golfo Pérsico." (www.santovivo.net)

* Ruínas de Ur dos Caldeus

"Suas ruínas principais, que cobrem uma superfície de 61 hectares, foram escavados por J. E. Taylor (1854), por H. R. Hall (1919), e por C. Leonard Woolley (1932-1934)."

(www.santovivo.net)


Cidade de Ur (Animação)

* LEONARD WOOLLEY E UR DOS CALDEUS. (Wikepédia.org)

            (LEONARD WOOLLEY)

Ur dos Caldeus foi a terra onde Abraão e seus pais nasceram.

Atos dos Apóstolos 7:2-4 
"Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, (UR) antes de habitar em Harã, 3. e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrarei. 4. Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais."
 
7.1) Charles Leonard Woolley,o Arqueologo de Ur.

"Charles Leonard Woolley (Londres, 17 de abril de 1880 - 20 de fevereiro de 1960) foi um arqueólogo britânico muito conhecido por suas escavações em Ur e na Mesopotâmia. Ele é considerado como tendo sido um dos primeiros arqueólogos "modernos", tendo sido nomeado cavaleiro em 1935 por suas contribuições para a disciplina de arqueologia.

* Leonard Woolley (direita) e T. Lawrence E. em escavações do Museu Britânico em Carquemis, na Síria, na primavera de 1913

7.2) Nascimento e morte.

Seu nascimento: 17 de abril de 1880.
Local: Southwold Road Upper Clapton
Hackney, Londres, Inglaterra.

- Morte: 20 de fevereiro de 1960 (80 anos)

7.3) Atividade: 

Leonard Woolley se tornou conhecido(a) por suas escavações em UR DOS CALDEUS , Iraque, antiga Mesopotâmia.

Woolley foi um dos primeiros arqueólogos a propor que o Dilúvio descrito no Livro do Gênesis fora identificado posteriormente como uma região na Mesopotâmia (Ur e Kish).


Vídeo no YouTube: 

A descoberta de Ur.

7.4) Escavações modernas de Ur.(2013)


Arqueólogos descobrem complexo de 4 mil anos no Iraque.

"Arqueólogos britânicos divulgaram, a descoberta de um grande complexo perto de onde se situava a antiga cidade de Ur, no atual Iraque.
As construções datam de 4 mil anos atrás, mesma época em que Abraão viveu na cidade, de acordo com a Bíblia. Stuart Campbell, pesquisador da Universidade de Manchester que liderou o trabalho, disse que a descoberta é “de tirar o fôlego”. O complexo tem a área semelhante à de um campo de futebol, e descobertas tão grandes e tão antigas são consideradas raras."

 “Parece ser algum tipo de prédio público. Pode ter sido um centro administrativo, pode ter tido conexões religiosas ou pode ter sido usado para controlar a entrada de mercadorias na cidade de Ur”, explicou Campbell."

"Os objetos descobertos no local, assim como restos de plantas e animais encontrados nas ruínas, devem ajudar a contar a história das civilizações que ocuparam a região na Antiguidade."

"Ur foi a última capital da civilização suméria, surgida 5 mil anos atrás em uma região historicamente conhecida como Mesopotâmia, no Oriente Médio."

Por Vantuir Santos.

www.vantuirsantos.blogspot.com

* CONCLUSÃO:

A Bíblia  registrou a história ,o comportamento e o destino final das grandes cidades e dos grandes impérios mundiais.

A Bíblia  é a palavra de Deus.
(Isaías 40:8)

* Fontes de Consultas:

- Wikepédia.org
- www.vantuirsantos.
blogspot.com
- Novo Tempo TV
- www.santovivo.net
- Biblia JFA on line.
- Livro Bibliologia, Jesus Venilton.

Pastor Venilton de Jesus.


* Leia o Esboço da Aula Abaixo:

* Aula 11 - Jesus Cristo é o Tema Central da Bíblia.

Fim.

20 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

A Grande Nínive e suas poderosas muralhas também era tido como uma fábula.

Ninguém poderia imaginar que um dia, a cidade de Ur dos Caldeus seria desenterrada.

Graças a persistência dos arqueólogos e as modernas técnicas de escavações,as cidades perdidas da bíblia estão vindo a tona,uma a uma.

"A Robert Koldewey se devem várias técnicas modernas de arqueologia, nomeadamente um método para identificar e escavar arquitetura de adobe."(Wikepédia)

Tais escavações confirmam a bíblia como livro irrefutável.

O Arqueologo Claudios James Rich havia localizado as ruínas da Babilônia cem anos antes da mesma ser escavada em 1902.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A Babilônia de Nabucodonosor.
(Jeremias 51:7,8)

Antes do ano de 1889, ninguém acreditava que a cidade da Babilônia ou o rei Nabucodonosor tivessem existido.

1.1 ) As escavações de Robert Johann Koldewey.

Em 10 de Setembro de 1885,Nasceu Robert Johann Koldewey,em Blankenburg,na Alemanha.

"Robert Koldewey foi um arqueólogo e arquiteto alemão famoso pelas suas escavações intensivas na antiga cidade de Babilónia, situada no que é hoje o Iraque, na cidade de All Hillah."
(Wikepédia)

Por dezoito anos,entre 1889-1917,ele escavou as ruinas da Babilonia de Nabucodonosor no Iraque.

Koldewey liderou e perseverou nos trabalhos de escavações e obteve resultados espetaculares.

Foi um arqueólogo praticante durante a maior parte da sua vida, tendo participado e liderado muitas escavações, nomeadamente na Ásia, Grecia e Iraque.

Depois da sua morte foi fundada a Sociedade Koldewey, com o objetivo de registar, classificar e preservar os seus trabalhos de arquitetura.

Blog do Pastor Venilton. disse...

* O museu de Berlim.

Em Berlim oriental estão as réplicas do que foi descoberto da Babilônia por Koldewey entre 1902 a 1914.

* O portal de Istar.

Construído por volta de 575 a.C. a mando do rei Nabucodonosor II, na Babilônia, o Portal de Ishtar tornou-se a principal entrada da cidade da Babilônia e foi dedicado à deusa acádia Ishtar, conhecida por eles como a "deusa" da fertilidade.

O Portal de Istar era uma das maiores maravilhas do Mundo Antigo.

"O Portal de Ishtar tinha um longo corredor adornado com azulejos azuis brilhantes, cobertos por dragões dourados e leões em tijolos com vidro. Com duplos portões em sua entrada, o portal abrigava uma vasta antecâmara, com teto e vidros."(Wikepédia)

A Réplica da Babilônia,no atual no Iraque.

Próximo a Bagdá,em "Al-Hillah,o ditador Sadam Housseim mandou reconstruir uma réplica da Babilônia.

Blog do Pastor Venilton. disse...


Outra cidade citada na Bíblia nos livros de Jonas e Naum foi Nínive,capital da Assíria.

(Jonas 1:1,2) "Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim." - Bíblia JFA.
Obs. Grande Nínive.
(Jonas 4:10,11) "Disse, pois, o Senhor: Tens compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu, e numa noite pereceu. 11. E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a esquerda, e também muito gado?" - Bíblia JFA.
Obs. 120 mil pessoas.

A Cidade de Ninive do tempo do profeta Jonas foi chamada ao arrependimento, cem anos antes de sua destruição. (Jonas Cap.4)

A cidade de Nínive do profeta Naum, em 700 a.C, foi julgada pelos profetas Naum e Isaías.

* Aula ILUSTRADA com fotos dos Sítios arqueológicos das cidades.

Blog do Pastor Venilton. disse...


A Cidade de Ur estava localizada na Caldéia e era a terra dos pais de Abraão.

"Em sua peregrinação, Abraão saiu de Ur e vai para Canaã; pois nessa época muitos clãs migravam para a região conhecida como Crescente Fértil.
(Gn 11.28-31; 15.7)."
(www.santovivo.net)

* As Ruínas de Ur.

"Provavelmente o lugar deve ser identificado com Uru da Babilônia, ou Ur dos Caldeus, que é hoje Mugheir (montículo de betume), sobre a margem ocidental do rio Eufrates, 240 quilômetros a sul do local da antiga Babilônia, e a 240 quilômetros a noroeste do Golfo Pérsico." (www.santovivo.net)

* Ruínas de Ur dos Caldeus

"Suas ruínas principais, que cobrem uma superfície de 61 hectares, foram escavados por J. E. Taylor (1854), por H. R. Hall (1919), e por C. Leonard Woolley (1932-1934)."
(www.santovivo.net)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Charles Leonard Woolley,o Arqueologo de Ur.

"Charles Leonard Woolley (Londres, 17 de abril de 1880 - 20 de fevereiro de 1960) foi um arqueólogo britânico muito conhecido por suas escavações em Ur e na Mesopotâmia. Ele é considerado como tendo sido um dos primeiros arqueólogos "modernos", tendo sido nomeado cavaleiro em 1935 por suas contribuições para a disciplina de arqueologia.

* Leonard Woolley.(Foto)

Leonard Woolley (direita) e T. Lawrence E. em escavações do Museu Britânico em Carquemis, na Síria, na primavera de 1913

7.2) Nascimento e morte.

Seu nascimento: 17 de abril de 1880.
Local: Southwold Road Upper Clapton
Hackney, Londres, Inglaterra.

- Morte: 20 de fevereiro de 1960 (80 anos)

7.3) Atividade:

Leonard Woolley se tornou conhecido(a) por suas escavações em UR DOS CALDEUS , Iraque, antiga Mesopotâmia.

Woolley foi um dos primeiros arqueólogos a propor que o Dilúvio descrito no Livro do Gênesis fora identificado posteriormente como uma região na Mesopotâmia
(Ur e Kish).

Blog do Pastor Venilton. disse...

Arqueólogos descobrem complexo de 4 mil anos no Iraque.

"Arqueólogos britânicos divulgaram, a descoberta de um grande complexo perto de onde se situava a antiga cidade de Ur, no atual Iraque.
As construções datam de 4 mil anos atrás, mesma época em que Abraão viveu na cidade, de acordo com a Bíblia. Stuart Campbell, pesquisador da Universidade de Manchester que liderou o trabalho, disse que a descoberta é “de tirar o fôlego”. O complexo tem a área semelhante à de um campo de futebol, e descobertas tão grandes e tão antigas são consideradas raras."

“Parece ser algum tipo de prédio público. Pode ter sido um centro administrativo, pode ter tido conexões religiosas ou pode ter sido usado para controlar a entrada de mercadorias na cidade de Ur”, explicou Campbell."

"Os objetos descobertos no local, assim como restos de plantas e animais encontrados nas ruínas, devem ajudar a contar a história das civilizações que ocuparam a região na Antiguidade."

"Ur foi a última capital da civilização suméria, surgida 5 mil anos atrás em uma região historicamente conhecida como Mesopotâmia, no Oriente Médio."

Por Vantuir Santos.
www.vantuirsantos.blogspot.com

Blog do Pastor Venilton. disse...


A Bíblia registrou a história ,o comportamento e o destino final das grandes cidades e dos grandes impérios mundiais.

A Bíblia é a palavra de Deus.
(Isaías 40:8)

Blog do Pastor Venilton. disse...


Nínive era a Capital do império Assírio.
(2Reis 19:36).

"Nínive foi atacada pelos medas, que por volta do ano 625 a.C., aliaram-se aos caldeus e sussianos, e a atacaram novamente."(Wikepédia.org)

"Nínive caiu em 612 a.C., e foi arrasada até o chão."

"O povo na cidade, que não pôde escapar para as últimas fortalezas assírias no oeste, foi massacrado ou deportado. Muitos esqueletos não enterrados foram encontrados por arqueólogos no sítio."
(Wikepédia.org)

"O Império Assírio então acabou, e os Medas e Babilônios dividiram suas províncias entre si."
(Wikepédia)

Cumpriu-se a palavra de Naum.

Naum 2:10 "Ela está vazia, esgotada e devastada; derrete-se o coração, tremem os joelhos, e em todos os lombos há dor; o rosto de todos eles empalidece."
- Bíblia JFA.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Nínive foi a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías.
De acordo com as escrituras, Nínive foi também o lugar onde Senaqueribe morreu nas mãos de seus dois filhos,após derrota de seu numeroso exército (segundo a bíblia por apenas um anjo enviado por Deus.
(2 Crônicas 32:21)

2 Crônicas 32:10-21
"Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém? 11. Porventura não vos engana Ezequias, para vos fazer morrer à fome e à sede, quando diz: O Senhor nosso Deus nos livrará das mãos do rei da Assíria? 14. Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que o vosso Deus vos possa livrar da minha mão? 16. E os servos de Senaqueribe falaram ainda mais contra o Senhor Deus, e contra o seu servo Ezequias. 20. Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu. 21. Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os principes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada." - Bíblia JFA.


5. A DESTRUIÇÃO DE NINIVE.

Naum profetizou a queda desta grande cidade.

Naum 2:8,9 "Nínive desde que existe tem sido como um tanque de águas; elas, porém, fogem agora: parai, parai, clama-se; mas ninguém olhara para trás. 9. Saqueai a prata, saqueai o ouro; pois não ha fim dos tesouros; abastança há de todas as coisas preciosas."

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Nínive (em acadiano: Ninua; neo-aramaico assírio: ܢܝܢܘܐ; em hebraico: נינוה, Nīnewē; em grego: Νινευη; em latim: Nineve; árabe: نينوى, Naīnuwa), uma "cidade excessivamente grande", como é chamada no Livro de Jonas." Wikepédia.org

"Ninive estava na margem oriental do rio Tigre, na antiga Assíria."
(Wikepédia.org)

"O rio tigre corta a cidade moderna de Moçul, no estado de Ninawa do Iraque." Wikepédia.org

Blog do Pastor Venilton. disse...


Antes do ano de 1889, ninguém acreditava que a cidade da Babilônia ou o rei Nabucodonosor tivessem existido.

A magnitude da Babilônia e seus Jardins Suspensos eram considerados Lendas da Bíblia.

A Grande Nínive e suas poderosas muralhas também era tido como uma fábula.

Ninguém poderia imaginar que um dia, a cidade de Ur dos Caldeus seria desenterrada.

Graças a persistência dos arqueólogos e as modernas técnicas de escavações,as cidades perdidas da bíblia estão vindo a tona,uma a uma.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A Grande Nínive e suas poderosas muralhas também era tido como uma fábula.

Ninguém poderia imaginar que um dia, a cidade de Ur dos Caldeus seria desenterrada.

Graças a persistência dos arqueólogos e as modernas técnicas de escavações,as cidades perdidas da bíblia estão vindo a tona,uma a uma.

"A Robert Koldewey se devem várias técnicas modernas de arqueologia, nomeadamente um método para identificar e escavar arquitetura de adobe."(Wikepédia)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Nínive foi a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías.
De acordo com as escrituras, Nínive foi também o lugar onde Senaqueribe morreu nas mãos de seus dois filhos,após derrota de seu numeroso exército (segundo a bíblia por apenas um anjo enviado por Deus. (2 Crônicas 32:21)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Naum profetizou a queda desta grande cidade.

Naum 2:8,9 "Nínive desde que existe tem sido como um tanque de águas; elas, porém, fogem agora: parai, parai, clama-se; mas ninguém olhara para trás. 9. Saqueai a prata, saqueai o ouro; pois não ha fim dos tesouros; abastança há de todas as coisas preciosas."

Nínive era a Capital do império Assírio.
(2Reis 19:36).

"Nínive foi atacada pelos medas, que por volta do ano 625 a.C., aliaram-se aos caldeus e sussianos, e a atacaram novamente."(Wikepédia.org)

"Nínive caiu em 612 a.C., e foi arrasada até o chão."

Blog do Pastor Venilton. disse...

A DESCOBERTA DE UR DOS CALDEUS.

Arqueólogos descobrem complexo de 4 mil anos no Iraque.

"Arqueólogos britânicos divulgaram, a descoberta de um grande complexo perto de onde se situava a antiga cidade de Ur, no atual Iraque.
As construções datam de 4 mil anos atrás, mesma época em que Abraão viveu na cidade, de acordo com a Bíblia. Stuart Campbell, pesquisador da Universidade de Manchester que liderou o trabalho, disse que a descoberta é “de tirar o fôlego”. O complexo tem a área semelhante à de um campo de futebol, e descobertas tão grandes e tão antigas são consideradas raras."

Blog do Pastor Venilton. disse...

A DESCOBERTA DE UR DOS CALDEUS.

"Os objetos descobertos no local, assim como restos de plantas e animais encontrados nas ruínas, devem ajudar a contar a história das civilizações que ocuparam a região na Antiguidade."

"Ur foi a última capital da civilização suméria, surgida 5 mil anos atrás em uma região historicamente conhecida como Mesopotâmia, no Oriente Médio."

Por Vantuir Santos.
www.vantuirsantos.blogspot.com

Blog do Pastor Venilton. disse...

* A DESCOBERTA DE NINÍVE.

"O povo na cidade, que não pôde escapar para as últimas fortalezas assírias no oeste, foi massacrado ou deportado. Muitos esqueletos não enterrados foram encontrados por arqueólogos no sítio."
(Wikepédia.org)

"O Império Assírio então acabou, e os Medas e Babilônios dividiram suas províncias entre si."
(Wikepédia)

Cumpriu-se a palavra de Naum.

Naum 2:10 "Ela está vazia, esgotada e devastada; derrete-se o coração, tremem os joelhos, e em todos os lombos há dor; o rosto de todos eles empalidece."
- Bíblia JFA.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A DESCOBERTA DA BABILÔNIA DE NABUCODONOSOR.

A Babilônia de Nabucodonosor.
(Jeremias 51:7,8)

Antes do ano de 1889, ninguém acreditava que a cidade da Babilônia ou o rei Nabucodonosor tivessem existido.

* As escavações de Robert Johann Koldewey.

Em 10 de Setembro de 1885,Nasceu Robert Johann Koldewey,em Blankenburg,na Alemanha.

"Robert Koldewey foi um arqueólogo e arquiteto alemão famoso pelas suas escavações intensivas na antiga cidade de Babilónia, situada no que é hoje o Iraque, na cidade de All Hillah."
(Wikepédia)

Blog do Pastor Venilton. disse...

* A DESCOBERTA DA BABILÔNIA.

As ruínas de Babilônia foram encontradas proximas a cidade de Al Hillah,no Iraque.

"Al-Hillah (em árabe: الحلة; BGN: Al Ḩillah; também Hillah ou Hilla) é uma cidade situada na região central do Iraque, às margens do rio Eufrates, a cerca de 100 quilômetros a sul da capital do país, Bagdá."(Wikepédia)

A sepultura do profeta Ezequiel estaria localizada numa aldeia próxima a Al-Hillah.