RADIO RESTITUI


quinta-feira, 5 de junho de 2014

O SERMÃO DA MONTANHA (PARTE 1) VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO.

O SERMÃO DA MONTANHA.(1) Vós sois a luz do mundo)
Atualidades do Sermão da montanha.

"Vos sois a luz do mundo..." (Mateus 5:16,17)
04/6/2014

1) INTRODUÇÃO

O Ministério de Jesus começou aos 30 anos.
Aos 12 anos ele já impressionava os doutores da lei.
Dos 12 aos 30 esteve na companhia de seus pais e era conhecido como:
Jesus, o filho do Carpinteiro.

Foi batizado por seu primo Joao Batista.
A seguir foi tentado por Satanás no deserto.(Mateus 4)
A seguir, entrou na Sinagoga de Cafarnaum reivindicando a missão messiânica.
(Is.61:1-3)(Lucas 4:18-20)

Após isso  chamou seus primeiros discípulos na Galiléia.(Mateus 4:19,20)

A seguir proferiu o célebre SERMÃO DA MONTANHA no monte da oliveiras.


2) MEU TESTEMUNHO.

Pessoalmente,estou  sendo muito confrontado com os princípios do Sermão da montanha que na verdade se referem aos mandamentos de Cristo.

O sermão da montanha fala de ensinamentos superiores tais como:
- Bem Aventurados os que choram,os perseguidos por causa do evangelho e os que tem fome e sede de Justiça. Bem aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus.

O sermão da montanha me ensina a caminhar a segunda milha com alguém.
A não fugir de quem deseja empréstimos.
A orar por quem me persegue e a dar a outra face ao meus ofensores.

Tenho lido o SERMÃO DA MONTANHA com temor referencial no meu coração no desejo de praticá-lo.


3) A IMPORTÂNCIA DA  LUZ.


"Sabemos que a maioria das cidades do mundo nasceu literalmente imersa na escuridão. Depois que o sol se punha, suas ruas ficavam escuras, pedestres noturnos tinham de andar com cuidado para evitar pedras e buracos.  Foi assim também nos dias de Benjamin Franklin nas ruas da Filadélfia, o qual decidiu dar um bom exemplo aos seus concidadãos colocando uma lanterna do lado de fora de sua casa. Ao transitarem pela rua à noite entre tropeções e quedas, as pessoas que chegavam a esse “oásis de luz” logo percebiam a bênção que ele era. Outros moradores logo começaram a colocar suas próprias lanternas. Assim, depois do pôr do sol, toda a aldeia se transformava num lugar iluminado e seguro."(Samuel Câmera)


Nesta ilustração do pastor Samuel Câmera somos lembrados continuamente de que vivemos num mundo espiritualmente imerso em trevas, tanto por nossas próprias tendências pecaminosas, como pelos noticiosos recheados de todo tipo de crime e desajuste social, e também por uma sociedade cada vez mais permissiva e acostumada com a imoralidade sem freios.

É fácil perceber que vivemos no meio de uma geração pervertida e corrupta.

Por esses motivos devemos iluminar nossa sociedade através da luz de nosso comportamento e bom testemunho.


3.1) No SERMÃO DA MONTANHA Jesus nos incentiva a ser Sal e Luz.

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

No mundo temos que salgar.

E nele que nossa luz deve brilhar.

Somos os luzeiros do mundo.


4) MEU TESTEMUNHO.

Houve uma época que eu desejei sai do trabalho porque lá havia muito palavrão,gente bêbada e devassa. Comecei  a desejar ser o ELETRICISTA da Igreja.

Eu queria morar no santo lugar.

"SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?"
(Salmo 15:1)

Eu a achava que na casa de Deus eu me veria longe dos ímpios.

Obs. Esta é a filosofia dos mosteiros.(Se isolar do mundo para se consagrar)


4.1) Até que um dia eu fui a um culto e o pregador falou:

"No seu emprego,escola ou faculdade,você é o sal da salada."

"Não adiante querer sair do trabalho,morar ou trabalhar na igreja."

"Você precisa salgar os pecadores do seu trabalho"

"Seu testemunho deve brilhar ente os pecadores."

Quase afundei na cadeira.(1983)

Deus falou comigo diretamente através daquela palavra.


5) QUAL O OBJETIVO DESTA MENSAGEM?

Incentivar você a ser sal e luz na sua família,trabalho,faculdade e vizinhança.

Jesus era conhecido como amigo dos pecadores.

“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e pecadores. Mas a sabedoria e justificada por suas ações.” ( Mt. 11:19 )

Jesus não era solidário aos pecados destas pessoas,porém ia até os mesmos com uma palavra de boas novas,salvação,perdão e libertação.

5.1) A mensagem de Jesus era clara:

"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois Ele me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. 20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele." (Lucas 4:18-20)


5.2) Jesus era amigo dos pecadores porque lhes oferecia refrigério e consolo.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
(Mateus 11:28-30)

Importante:
Não corra dos pecadores.
Vá até eles e leve o amor de Jesus a cada um deles.

Deus precisa do seu sal e sua luz neste mundo de trevas.

Tenha sal na sua vida.


6) VAMOS BUSCAR OS PERDIDOS.


"Naquele tempo, disse a Jesus um dos que estavam com Ele à mesa: «Feliz de quem tomar parte no banquete do reino de Deus». Respondeu-lhe Jesus: «Certo homem preparou um grande banquete e convidou muita gente. À hora do festim, enviou um servo para dizer aos convidados: ‘Vinde, que está tudo pronto’. Mas todos eles se foram desculpando. O primeiro disse: ‘Comprei um campo e preciso de ir vê-lo. Peço-te que me dispenses’. Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que me dispenses’. E outro disse: ‘Casei-me e por isso não posso ir’. Ao voltar, o servo contou tudo isso ao seu senhor. Então o dono da casa indignou-se e disse ao servo: ‘Vai depressa pelas praças e ruas da cidade e traz para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. No fim, o servo disse: ‘Senhor, as tuas ordens foram cumpridas, mas ainda há lugar’. O dono da casa disse então ao servo: ‘Vai pelos caminhos e becos e obriga toda a gente a entrar, para que a minha casa fique cheia. Porque eu vos digo que nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete." (Lucas 14:15-24)

A ordem do mestre é muito clara:  ‘Vai pelos caminhos e becos e obriga toda a gente a entrar, para que a minha casa fique cheia."

Desista de ir para o mosteiro.

Desista da reclusão.

Decida ser sal e luz nesta geração trevosa.

 "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como luzeiros no mundo." (Filipenses 2:14.15)


6.1) Tenha um testemunho santo diante dos ímpios.

Eles estão lhe observando.

Existem momentos de devoção e consagração?
Sim!
Tempos de Jejum?
Sim.

Porém nossa missão é para fora!

Seja sal e luz!!!


7) A MISSÃO DA IGREJA É PARA FORA.

A missão da igreja é para fora.
Disse Jesus: "Ide e pregai!"

Marcos 16:15-20 -  Mareus 28:18-20 - Atos 1:4-8

Saia da zona do conforto para evangelizar os perdidos.

Seja luz do mundo e sal da terra.

Brilhe seu exemplo.

Brilhe sua luz.

Seja um portador das boas novas.

Leve a boa palavra ao cansado.(Isaias 50:4)


Amém.

prvenilton@gmail.com
21-994194350



Postar um comentário