RADIO RESTITUI


sexta-feira, 20 de junho de 2014

O SERMÃO DA MONTANHA (Parte 3) Não andeis ansiosos.

O SERMÃO DA MONTANHA. (PARTE 3)
Não andeis ansiosos.
Texto:Mateus 6:25-34

"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
(Mateus 6:25-34)


INTRODUÇÃO.

DEFINIÇÃO.
A ansiedade significa “ter medo”
A ansiedade também é a percepção de um perigo.

No bom sentido a ansiedade é um mecanismo de defesa.

Necessitamos de um pouco de ansiedade para sobreviver,para  permanecermos saudáveis e em segurança.  Porém, a ansiedade não pode ser um transtorno psicológico em nossa vida,pois gera muitos problemas no espírito e também no corpo.


1) O CÉREBRO E A ANSIEDADE.

Como o cérebro age em relação a mesma?

Em nosso cérebro,a ansiedade ativa um mecanismo de auto-protecção através de hormônios  para nos alertar do perigo e proteger-nos do mesmo.

Num primeiro momento ela é benéfica.
Certas ansiedades são boas.



1.1) Distúrbios de Ansiedade.

A ansiedade transforma-se num distúrbio quando a pessoa se torna fisicamente, psicologicamente, emocionalmente ou espiritualmente sintomática. Tal sentimento faz tal pessoa temerosa ou perturbada pelo excesso de diversas ansiedades.


2) A ANSIEDADE NÃO É GENÉTICA.

A ansiedade não é uma herança genética.

Também não é uma enfermidade ou uma doença que contraímos.

2.1) Ansiedade é algo que criamos.

Criamos a ansiedade na forma como aprendemos a viver com nossos medos e com a maneira de interagir com o mundo e as pessoas que nós cercam.

Criamos a ansiedade quando vivemos de forma mais estressada e mais medrosamente do que os outros.

Neste momento  entramos  no nível da ansiedade temerosa ou perturbada.

Este comportamento  ansioso produz: Estresses,fobias,síndromes do pânico etc...



3)  SINTOMAS DA ANSIEDADE PERTUBADORA.

A ansiedade PERTUBADORA vem acompanhada de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, dormência em partes do corpo, tremores nas pernas,sonhos perturbadores, podendo ainda haver uma sensação de falta de ar.

A ansiedade patológica caracteriza-se por ter uma duração e intensidade maior que o esperado pra a situação, e além de não ajudar a enfrentar um fator estressor, ela dificulta e atrapalha a reação.

A pessoa pode sentir tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastro-intestinais, irritabilidade e facilidade em alterar-se. Esses sintomas podem ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses.

É muito difícil controlar a preocupação, o que pode gerar um esgotamento na saúde física e mental do indivíduo.

A própria Bíblia Sagrada já alertava para o fato em passagens no Antigo Testamento.

“A ansiedade no coração do homem o abate” (Provérbios 12.25)


3.1) O transtorno da ansiedade.

O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser uma preocupação exagerada que pode abranger diversas atividades da vida da pessoa e pode vir acompanhado de sintomas como: Irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono etc...

Este transtorno  costuma causar um comprometimento no funcionamento social(Isolamento) gerando assim, um grande  sofrimento.

A ansiedade crônica  impede que uma pessoa desenvolva seu potencial intelectual impedindo assim o desenvolvimento de seu  potencial pelo terrível sentimento de incapacidade.

O ansioso crônico perde sua capacidade de criação.


4) A ANSIEDADE AFETA NOSDO PODER DE CRIAÇÃO.

A Revista "Isto É" escreveu:
"A Ansiedade em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira.Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar."


5) COMO TRATÁ-LA?

5.1) Pratique exercícios.

"A dica  mais saudável e como se pode dizer, mas eficiente é praticando exercícios físicos. Dessa maneira além de você começar a ter uma vida muito mais saudável, ainda é uma ótima técnica de tratar a ansiedade excessiva. Pois, a prática de exercícios físicos aumenta a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer. Outra maneira de controlar a ansiedade é realizando sessões de massagens, acupuntura, além de meditação e ioga. Pois, essas são técnicas utilizadas para reduzir o estresse diário, que consequentemente ajuda a diminuir a ansiedade que costuma aumentar por conta do estresse."(Blog Mundo das mulheres)


5.2) "Outra maneira de controlar a ansiedade é respirar de maneira correta, ou seja, respirando e inspirando lentamente pelo nariz, sempre com a boca fechada."
"(Blog Mundo das mulheres)


5.3) "Evitar pensamentos negativos e catastróficos também é uma maneira de controlar a tal ansiedade, já que essas são características existentes em pessoas extremamente ansiosas.""(Blog Mundo das mulheres)


5.4) Dieta equilibrada.

E para finalizar mantenha uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis que também ajudam no controle da ansiedade, assim como os rico em triptofano, uma substância precursoracda serotonina, como exemplos o chocolate e a banana. Mas, lembre-se de consumir de maneira moderada, para não ganhar quilos extras, pois esses alimentos são bastante calóricos.


6) O ENSINO DE JESUS NO SERMÁO DA MONTANHA.

"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que as vestes?"


6.1) O site Universal.org adverte sobre os males da ansiedade.

 “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir.” (Mateus 6.25)

A mensagem prossegue fazendo ainda a ressalva de que, por mais ansiosa que a pessoa possa ser, ela não consegue acrescentar um só centímetro à sua estatura.

“Não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã trará a própria inquietude. Basta a cada dia o próprio mal.” (Mateus 6:34)

A ansiedade também impede as pessoas de usarem a razão, ao serem levadas por sentimentos incontroláveis que não as deixam aproveitar aquilo que realmente importa.


6.2) Marta e Maria.(Lucas 10:41)

Um exemplo disso ocorreu em uma ocasião na qual o Senhor Jesus foi até a casa de duas irmãs para visitá-las. Uma delas, Maria, procurou dar atenção ao convidado, ficando à disposição dEle, sendo criticada pela outra, Marta, que estava ansiosa e preocupada com os afazeres domésticos.

Observando tal comportamento agitado, o Senhor Jesus ressaltou:

“Marta, Marta, estás preocupada e agoniada com muitas coisas. Mas somente uma coisa é necessária; e Maria escolheu a parte boa, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:41)

A palavra de Deus é bem clara com relação a esse tipo de sentimento, orientando os cristãos a não andar ansiosos por coisa alguma.


7) NÃO ESTEJA ANSIOSO DE COISA ALGUMA.

- Pelo dia de amanhã.(Futuro)
- Pelo que haveis de comer.
- Pelo que haveis de vestir.

Em vez disso, o melhor a fazer é direcionar os nossos anseios e preocupações ao Criador, em oração.

Dedique tempo para ler e estudar a palavra de Deus.

Ocupe sua mente com Salmos e Louvores.

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração."(Col.3:16)

Busque o Reino de Deus  em primeiro lugar e todas as demais coisas lhe serão acrescentadas.


7.1) Troque a ansiedade pela alegria.

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." ( Filipenses 4:4-7)

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)


CONCLUSÃO:

Vivamos em NOSSO dia a dia este importante e atual ensino do Sermão Da Montanha,que mesmo depois de dois mil anos continua tão atual.

"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que as vestes?"


Receba esta palavra em nome de Jesus.

18/6/2014
Pr VENILTON G. JESUS
prvenilton@gmail.com










Postar um comentário