RADIO RESTITUI


domingo, 14 de abril de 2013

OS RABISCOS DE ISRAEL.

OS RABISCOS DE ISRAEL.
(Josué 11:21,22)

"Naquele tempo, veio Josué e extirpou os anaquins das montanhas de Hebrom, de Debir, de Anabe, de todas as montanhas de Judá e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades.
22 Nenhum dos anaquins ficou de resto na terra dos filhos de Israel; somente ficaram ALGUNS SUBSISTIRAM
(resto) em GAZA, em GATE e em ASDODE.
(Josué 11:21,22)

INTRODUÇÃO.

A ADVERTÊNCIA DE MOISÉS.
(Ex.23:33)

Anos antes,antes de morrer, Moisés deixou uma séria advertência a Josué e a toda a nação de Israel:
"Também enviarei vespões diante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti.29 Num só ano os não lançarei fora diante de ti, para que a terra se não torne em deserto, e as feras do campo se não multipliquem contra ti.30 Pouco a pouco Os Lançarei De Diante de Ti, até que sejas multiplicado e possuas a terra por herança.
31 E porei os teus termos desde o mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti.
32 Não farás concerto algum com eles ou com os seus deuses.
33 Na Tua Terra Não Habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente será um laço para ti.(Êxodo 23:28-33)
Importante:
"Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente será um laço para ti." (Ex.23:33)

Maus "Rabiscos" crescem e podem nos destruir no futuro.

1) O QUE ERAM RABISCOS?

No contexto bíblico, "os rabiscos" eram as sobras de uma colheita do tipo:
Uvas,trigo etc ...

No contexto da guerra, os "rabiscos" eram as sobras de um exército ou as poucas pessoas que não eram exterminadas ou mortas no combate.

Tais pessoas, normalmente eram sujeitas a trabalhos forçados, pela escravidão.

1.1) Alguns "rabiscos" foram poupados por ordem divina, por terem beneficiados a nação Israel de acordo com a promessa feita a Abraão.

"Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem..."
(Gn.12:1-4)V.3

1.1) Raabe e sua casa.

- Raabe e sua casa foram "rabiscos" poupados da destruição de Jericó, porque ela protegeu os emissários de Israel, enviados por Josué.

"E sucedeu que, tocando os sacerdotes a sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade! Porém a cidade será maldita ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos."
(Josué 6:16,17)

1.2) Raabe se casou com Salmom e gerou a Boaz.
Este se casou com Rute, a moabita, e ambos foram pais de Obede, pai de Jessé, pai do grande rei Davi.

Rute entrou na genealogia de Jesus Cristo.(Mateus 1:5)

* Boaz foi bisavó de Davi. (Mt.4:15-17)

2) JOSUÉ ABRIU OUTRAS EXCESSÕES.

(Josué 11:15-23)
"Nenhum dos anaquins ficou de resto na terra dos filhos de Israel; somente FICARAM ALGUNS  em Gaza, em Gate e em Asdode." (Josué 11:22)

* Importante:
Josué permitiu que uns poucos homens ou "Rabiscos" de Gaza, Gate e Asdode, antigos inimigos filisteus, sobrevivessem na terra.

Josué errou ao poupar os "RABISCOS" que deveria eliminar.

Aquilo que você suporta ou permite, terás de carregar.

2.3) O princípio do fermento.

"Um pouco de fermento leveda toda a massa."

Um resto de Filisteus, (Gaza, Asdode e Gate), sobreviveram em Israel pela PERMISSÃO de Josué.

* Josué não eliminou o fermento dos filisteus.

O que Josué não sabia ou talvez não atentou, é que estes "rabiscos" carregavan  em suas mentes e coraçōes, um sentimento em comum:
- O ódio contra Israel.

De Gate viriam os gigantes, inclusive o temível Golias de Gate; vencido por Davi.
(1 Samuel 17)

3) UM MAU COSTUME  PRESERVADO.

Este costume "de preservação de "rabiscos" iniciado por Josué, foi perpetuado nos tempos dos juízes.

3.1) A ORDEM DE MOISÉS.

"Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti."
(Êxodo 23:33)

3.2) No período dos juízes, estes POUCOS HOMENS OU "RABISCOS", que sobravam das batalhas vencidas, eram sujeitos a trabalhos forçados através da escravidão, pelo resto de suas vidas.

3.3) Lá na frente, isso se tornaria um grande problema para Israel.

Aquilo que você não destrói, poderá lhe destruir no futuro.

4) OS "RABISCOS" CRESCERAM E SE MULTIPLICARAM.

Conforme iam crescendo e se multiplicando,os inimigos espalhavam o ódio e um plano de vingança contra os judeus.

4.1) Os "rabiscos" os Heteus.

"E viram os espias um homem que saía da cidade e lhe disseram: Ora, mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos contigo de beneficência. E, mostrando-lhes ele a entrada da cidade, feriram a cidade a fio de espada; porém àquele homem e a toda a sua família deixaram ir.Então, aquele homem foi-se à terra dos heteus, e edificou uma cidade, e chamou o seu nome Luz; este é o seu nome até o dia de hoje."
(Juízes 1:24,25,26)

4.2) Os rabiscos de Benjamim.

"Porém os filhos de Benjamim não expeliram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitaram com os filhos de Benjamim em Jerusalém até ao dia de hoje."(Juízes 1:21)

4.3) Os rabiscos de Manassés.

"Nem Manassés expeliu os habitantes de Bete-Seã, nem dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e quiseram os cananeus habitar na mesma terra. E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários, porém não os expeliu de todo."
(Juízes 1:27,28)

4.4) Os Rabiscos de Judá.

"E foi o SENHOR com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expeliu os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.
20 E deram Hebrom a Calebe, como Moisés o dissera, e dali expeliu os três filhos de Anaque."
(Juízes 1:19,20)

5) PORQUE OS ISRAELITAS DEIXAVAM OS "RABISCOS"?

- Porque os israelitas  não os destruiram? 
- Porque pouparam  seus adversários?
- Porque desprezaram a ordem de Moisés?

"Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti." 
(Ex. 23:33)

- Porque fizeram de uma Excessão chamada RAABE, uma Regra para com seus inimigos mais tradicionais?

6) O ERRO DE JOSUÉ FOI PERPETUADO.

"Nem Manassés expeliu os habitantes de Bete-Seã, nem dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e quiseram os cananeus habitar na mesma terra.
28 E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários, porém não os expeliu de todo.
29 Tampouco expeliu Efraim os cananeus que habitavam em Gezer; antes, os cananeus habitavam no meio dele, em Gezer.
30 Tampouco expeliu Zebulom os moradores de Quitrom, nem aos moradores de Naalol; porém os cananeus habitavam no meio dele e foram tributários.
31 Tampouco Aser expeliu os moradores de Aco, nem os moradores de Sidom, nem Alabe, nem Aczibe, nem Helba, nem Afeca, nem Reobe; 32 porém os aseritas habitaram no meio dos cananeus que habitavam na terra; porquanto os não expeliram.
33 Tampouco Naftali expeliu os moradores de Bete-Semes, nem os moradores de Bete-Anate; mas habitou no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém lhes foram tributários os moradores de Bete-Semes e os de Bete-Anate.
34 E apertaram os amorreus aos filhos de Dã até às montanhas; porque nem os deixavam descer ao vale.
35 Também os amorreus quiseram habitar nas montanhas de Heres, em Aijalom e em Saalabim; porém prevaleceu a mão da casa de José, e ficaram tributários.
36 E foi o termo dos amorreus desde a subida de Acrabim, e desde a penha, e dali para cima."
(Juízes 1:27-36)

"Israel fez dos cananeus tributários,PORÉM NÃO OS EXPELIU DE TODOS."
(Juízes 1:28)

6.1) Consequências da permanência dos Rabiscos indesejáveis.

"Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins. 12 E deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles, e provocaram o SENHOR à ira. 13 Porquanto deixaram ao SENHOR e serviram a Baal e a Astarote. 14 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e os deu na mão dos roubadores, e os roubaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos.
15 Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para mal, como o SENHOR tinha dito e como o SENHOR lho tinha jurado; e estavam em grande aperto."
(Juízes 2:11-15)

7) OS RABISCOS DE GATE CRESCERAM.(Filisteus)

Os rabiscos de Gaza ,Gate e Asdode eram na verdade "gigantes adormecidos."
(Js.11:18,21-23)

Os rabiscos  que subsistiram e cresceram. (Josué11:22)

Estes, os filisteus, eram descendentes de Tubal Caim,o pai dos instrumentos cortantes.

7.1) Os pequenos rabiscos de Gate se multiplicaram rapidamente.

Os filisteus ressurgiram no cenário mundial.

A sede de vingança destes "rabiscos" era contra Israel.

Os filisteus cresceram e oprimiram Israel nos dias de Saul.

Nos dias de Saul os filisteus dominavam as armas cortantes.

"E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança.20 Pelo que todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, e a sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho. 21 Tinham, porém, limas adentadas para os seus sachos, e para as suas enxadas, e para as forquinhas de três dentes, e para os machados, e para consertar as aguilhadas. 22 E sucedeu que, no dia da peleja, se não achou nem espada, nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas, seu filho."
(1 Sm.13:19-22)

V.19 "E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança."

Os filisteus desarmaram a nação israelita.

7.2) Israel pediu ao profeta Samuel oração contra o poder e a tirania dos filisteus.

"Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus. Pelo que disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus."
(1 Sm. 7:7,8)

7.3) Davi e os filisteus.

Os filisteus deram muito trabalho a Davi.

Nunca deram sossego a Davi.

8) PARE DE ADIAR.

A Lição prática dos "Rabiscos."

Nunca deixe seu inimigo se fortalecer.

Não adie a solução de pessoas corruptas ou problemáticas.

Não reclame do que você permite.

Jamais se torne  refém de ninguem seja ele diretor, gerente, pastor, lider  ou liderado.

O vencido sempre será um escravo daquele que o venceu!

Aquele que peca com voce terminará pecando contra você.

9) DECIDA!

- Não deixe ninguém decidir nada por você.

- Não entregue as decisões de sua vida a terceiros.

Tome suas decisões e responsabilize-se por elas.

Pare de Transferir culpas e responsabilidades!

O culpado não foi o outro e sim, a sua ,ou a minha passividade!

Deixe de se vítimar.

Não multiplique em sua vida, casa, família e intimidade os rabiscos da maldade.

10) CORTE O MAL PELA RAIZ.

Corte o mal pela raiz enquanto é cedo.

Certos cortes serão doloridos, porém necessários.

Pare de caminhar com quem alimenta suas fraquezas, seja ele sócio, parceiro ou amigo.

* PERGUNTO-LHE:

Existe algum "rabisco do mau" em sua vida que ainda não morreu?

Existe algum pecado secreto ou algo errado que tem crescido em você?

Uma mentirinha pode gerar um hábito.

Um mau hábito pode nos destruir.

"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." (2 Coríntios 7:1)

(Apocalipse 3:1,2)
"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.
2. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer..."

Existe algum hábito o pecado secreto que precisa morrer e ainda não morreu em sua vida? V.2

"Consolide o que estava para Morrer." V.2

Mate a cobra antes que ela cresça!

* Hoje é o dia de cortar os maus rabiscos de nossa vida desde a raiz!

Alguns lugares e pessoas não nos pertecem e não nos foram dados.

Fique com o que é legítimo para sua vida.

Amém.

Pastor Venilton de Jesus.

prvenilton@gmail.com

Revisada em Julho de 2018.

Postar um comentário