segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

COMO SUPERAR PERDAS "IRREPARÁVEIS"?

TEXTO:(Lam. Jeremias 2:1,2)

"Como cobriu o Senhor de nuvens na sua ira a filha de Sião! derrubou do céu à terra a glória de Israel, e no dia da sua ira não se lembrou do escabelo de seus pés. Devorou o Senhor sem piedade todas as moradas de Jacó."(Lam.Jeremias 2:1,2)

INTRODUÇÃO.

Esta mensagem tem como objetivo responder uma pergunta:
- COMO SUPERAR AS PERDAS IRREPARÁVEIS?

- Nenhum de nós gosta de perder.

- Fomos criados para a Vitória e para o êxito.

O primeiro decreto divino liberado sobre o ser humano foi: "Crescei-vos,multiplicai-vós, sujeitai e dominai a terra". (Gênesis 1:28)

As perdas nós entristecem, alteram nosso humor e até nos desestabillizam emocionalmente.

Perdas podem até matar.
Você concorda?

Conheci um homem, que ao longo de trinta anos de muito trabalho, conquistou uma poderosa rede de supermercados. 

Sem que ele se desse conta o mercado mudou, a concorrência aumentou e os gigantes estrangeiros da varejo, como Carrefour e Wall Mart, entraram no mercado nacional.

A globalização e a internet quebraram as fronteiras, e o livre comércio na América do Sul, facilitou a expansão comercial e a troca de tecnologia entre as naçōes.

Resumo da opera:

Em cinco anos, o negócio deste senhor faliu.

Não superando esta perda, ele entrou numa profunda depressão, adoeceu seriamente e meses depois, morreu.

1) A DOR DE JEREMIAS.

Jeremias nasceu na pequena cidade de  Anatote e cresceu na gloriosa Jerusalém, governada no passado, por reis como Davi e Salomão.

Por diversas vezes ele profetizou contra o pecado da nação e não lhe deram ouvidos. 

Jeremias foi amarrado no tronco, jogado numa cisterna de lama e até "apanhou na cara " acusado de traidor da nação.

Por ordem do SENHOR Jeremias profetizou a queda da cidade. (Jeremias 25:11)

Apesar de tudo isso, Jeremias amava Jerusalém e por ela intercedia constantemente.

"Tomara a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas, para que eu chorasse de dia e de noite os pecados da filha do meu povo! (Jeremias 9:1)

2) A DOR DE JEREMIAS.

Conforme havia profetizado, a queda da cidade aconteceu através do poderoso rei Nabucodonosor.

Ao ver a ruína de sua amada cidade,Jeremias escreveu um triste lamento, externando toda sua dor. (Lamentações de Jeremias 2:1-13)

"Como cobriu o Senhor de nuvens na sua ira a filha de Sião! derrubou do céu à terra a glória de Israel, e no dia da sua ira não se lembrou do escabelo de seus pés. Devorou o Senhor sem piedade todas as moradas de Jacó; derrubou no seu furor as fortalezas da filha de Judá; abateu-as até a terra. Tratou como profanos o reino e os seus príncipes. No furor da sua ira cortou toda a força de Israel; retirou para trás a sua destra de diante do inimigo; e ardeu contra Jacó, como labareda de fogo que tudo consome em redor."
(Lam. de Jeremias 2:1-3)

2.1) Verdades sobre as perdas:

- Perdas nos deprimem.
- Perdas geram revoltas.
- As perdas nós entristecem,alteram nosso humor e até nos desestabillizam emocionalmente.

* Também é verdade que as perdas nós humilham e nos humanizam.

Se as perdas nos humanizam, seremos beneficiados por elas, a longo prazo.

3) AS PERGUNTAS DAS PERDAS.

Algumas perdas geram revolta  contra Deus.

As perguntas nesta hora são as mais diversas:
- Porque Deus permitiu isso?
- Que mal eu fiz a Deus?
- Se Deus é bom, autor de toda boa dádiva e de todo dom perfeito, porque Ele permitiu esta tragédia?

3.1) Jeremias desistiu de chorar suas perdas.

"Minha alma ainda os conserva na memória, e se abate dentro de mim.
21. Quero a trazer à mente tudo que me pode dar esperança,portanto agora tenho esperança."
(Lam. de Jeremias 3:20-21) 


4) AS PERDAS DE NOEMI.

Noemi significa: Mulher ditosa e feliz.

Noemi trocou a cidade de Belém por Moabe.
Em Moabe Noemi perdeu seu marido e seus dois filhos.

* Suas perdas geraram em seu interior uma grande revolta contra Deus.

De volta a sua terra natal,ao ser saudada por suas amigas, disse-lhes:

"Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noemi, visto que o Senhor descarregou sua mão contra mim e o Todo-Poderoso me afligiu?" 
(Rute 1:20,21)

5) COMO LIDAR COM AS PERDAS IRREPARÁVEIS?

Este é o propósito desta palavra.

Como ser curado de lembranças dolorosas?

Como vencer sua revolta contra Deus?

A descrença de muitos tem este fundamento, ou seja ,  se adoeceram gravemente, se perderam algo, ou alguém que amavam muito morreu, eles se revoltam contra Deus e desistem de crer.

5.1) Pergunto novamente:

Como entender o plano e o propósito de Deus sobre questões que não temos as respostas?

Como vencer as perdas irreparáveis?

* Exemplos de perdas irreparáveis:

- Perdi meu  pai/mãe/irmão e não me recuperei.
(Estou revoltado contra Deus)

- Perdi minha noiva, minha mulher, meu marido, e não me conformo com isso.

- Perdi meu filho num acidente.

Meu filho(a) foi assassinado(a) por um motivo banal e por isso,  me desgostei da vida, e desisti de viver.

- Meus pais morreram e fiquei órfão.

- Fui expulso de casa.

* Pergunto-lhe novamente:

- Como lidar com isso?
- Como vencer esta dor?
- Como superar perdas tão significativas?

5.2)  Outras perdas:

Perdi um bom emprego e um excelente  padrão de vida.

Isso me trouxe uma grande revolta.

Meu sócio me roubou.

Fui a falência e estou endividado, envergonhado e quebrado.

Meus bens foram roubados.

Perdi tudo num incêndio, acidente ou enchente.

5.3) Três Biografias de Superação.

Quero destacar três histórias reais, de pessoas, que inicialmente, não souberam lidar com suas perdas , até que finalmente, entenderam o plano e o propósito de Deus em suas vidas.

6) O CORAJOSO.
A história Josh McDowell. 

Assisti o filme: "O CORAJOSO", de Buena Vista Filmes, baseado na biografia de Josh McDowell.

Ele mesmo narra sua história neste maravilhoso filme.

Josh Mcdowell se revoltou contra Deus na infância, por causa do pai violento e bêbado que tinha.

Em estado de embriaguês constante, ele maltratava o filho e batia na mãe.

Ainda menino, Josh fez uma oração de ódio contra Deus e renunciou sua fé.

Passou a juventude odiando a Deus e seu pai terreno.

Na adolescência passou a espancar seu pai frequentemente,
principalmente, quando via o mesmo espancando  sua mãe novamente.

Josh chegou a acorrentar seu pai no celeiro inferior de sua casa.

Em seu ódio contra o Criador, Josh estudou e leu quase tudo que os pensadores ateus de sua época, escreveram, no objetivo de provar que Deus não existia.

Josh se declarou ateu publicamente.

Odiava os crentes e os ridicularizava.

6.1) Certo dia conheceu um pastor, que respondeu seus questionamentos, e o
amou profundamente.

Discipulando-o na palavra de Deus, o conduziu  ao batismo nas águas.

Mesmo batizado, Josh não conseguia perdoar seu pai terreno.

Sua grande luta nos meses iniciais de sua conversão, foi saber que precisava  perdoar seu pai.

Orientado pelo Espírito Santo, procurou seu pai terreno, e ambos se perdoaram.

Até então, Josh, acumulara fracassos em todas as áreas de sua vida.

O ódio nos paralisa e nos empobrece.

6.2) Cansado de seus insucessos, Josh fez a seguinte oração:

"Deus eu entrego a ti todos os meus fracassos e as minhas perdas. Eu lhe peço o teu favor e graça para converter meus fracassos, em tremendas vitórias, que glorifiquem o teu nome."

Deus atendeu sua oração.

O restante desta história, você pode conferir no filme o Corajoso, de Buena Vista Filmes.

Veja o trailler do filme: ►
www.youtube.com/watch?v=0bUk5W8HQMw

7) BETHANY HAMILTON.

Em 2003, Bethany Hamilton, uma adolescente de apenas 13 anos, perdeu um de seus braços, enquanto surfava, atacada por um enorme tubarão tigre, de 4 metros.

Socorrida por amigos, foi levada imediatamente para o hospital onde perdeu muito sangue (60%) e a possibilidade de voltar a surfar. (O Surfe era sua grande paixão)

Inicialmente Bethany Hamilton se revoltou contra Deus, fazendo as seguintes perguntas:
- Porque você  permitiu que isso acontecesse comigo?
- Quem vai se interessar por uma garota sem um braço?
- Como poderei me casar?

7.1) No início,tudo era muito difícil.

Bethany era discriminada na vizinhança, na escola e no supermercado.

Coisas triviais como tomar banho, colocar um sutiã ou vestir uma calça comprida,  eram muito difíceis para ela.

Uma pergunta a atormentava:
Como poderei voltar a surfar usando apenas uma mão?

Sua história ganhou repercussão nacional.

Uma empresa ofereceu-lhe um "braço mecânico", porém ela recusou-se a usá-lo, pelo motivo que o mesmo dificultava a prática do Surfe, sua grande paixão.

7.2) Um versículo mudou sua trajetória.

(Filipenses 4:13)
"Tudo posso Naquele que me fortalece."

Ao ler este versículo biblico, Bethany HAMILTON decidiu voltar a surfar com apenas um braço.

Foi  um reaprendizado muito difícil e doloroso.

7.3) No primeiro campeonato após seu retorno, disputado no Hawai, chegou entre as cinco finalistas.

Na última onda recebeu  9,7 dos jurados e o aplauso do público presente.

Porém foi desclassificada por "pegar sua  última onda" fora do tempo estabelecido.

* Terminou em quinto lugar.
No momento da premiação, a campeã do torneio, a convidou para subir no lugar mais alto do podium e dividiu com a mesma, a taça de campeã.

7.4 No ano seguinte, Bethany HAMILTON  foi a legítima campeão mundial.

A partir dai, não parou mais de vencer e quebrar recordes, se tornando um dos maiores exemplos de superação da atualidade.

Hoje, 2014, Bethany HAMILTON está casada com um pastor, continua surfando e exercendo seu ministério em favor de pessoas mutiladas e amputadas.

Seu ensino baseado na história de sua vida, se resume nas seguintes verdades:

"Não quero saber se é facil, só quero saber se é possível."
(Bethany Hamilton)

"A vida é como surfe, quando você se embola numa onda, é preciso levantar rápido, porque nunca se sabe o que virá na próxima onda. Mas se você tiver fé, tudo lhe será possível."
(Bethany Hamilton)

Veja o vídeo abaixo:
www.youtube.com/watch?v=-DF1Clfb3Vc
(My Story - Soul surfer)

8) NICK VUJICIC.

Este filho de pastores nasceu sem os dois braços e sem as duas pernas.

Sua mãe se sentia desconfortável diante da igreja.

Durante quatro meses eles tiveram uma espécie de rejeição por seu filho.

Até que resolveram entregar ao SENHOR seus medos e desapontamentos.

Seus pais escolheram confiar em Deus e suas promessas acreditando que Deus tinha um plano e um propósito com seu filho.

8.1) Inicialmente, aos oito anos, Nick entrou em um grande conflito com Deus perguntando-lhe:

"Porque você tirou meus braços e minhas pernas?"

Sei que sou um pecador e que o SENHOR tem um plano em minha vida, mas até que o SENHOR me responda eu não lhe servirei."

Nick Sabia que tinha uma escolha:
- Ser grato a Deus pelo que tinha ou odiá-lo pelo o que não tinha.

Seus pais o amaram demais e sua mãe sempre lhe dizia:
"Deus vai usá-lo para sua gloria!"

8.2) Aos 15 anos Nick dedicou sua vida a Jesus.

Suas palavras hoje são:
"Eu não sou um mutilado sem braços ou pernas, sou um servo de Deus, um embaixador do rei, e um filho amado de  Deus."

"Não vivo mais focado no que não tenho, e sim, no que ele me deu.
Deus tem me usado para abençoar vidas e tenho levado sua palavra ao redor do mundo."

"Em seis anos vi duzentas mil pessoas se converterem através de meu testemunho de vida. Sou grato a Deus por minha vida."

8.3) Nick já pregou em 24 países, falando para mais de três milhões de pessoas.

Veja o vídeo abaixo:
www.youtube.com/watch?v=49S4_kTYaZM
(Dublado em Português)

9) AMANHÃ ENTENDEREMOS.

Há coisas que não entendemos hoje, mas entenderemos amanhã.

Disse José  a seus irmãos algozes:
" Não foram vocês que me venderam,mas Deus que me enviou na frente para que se conserve muitas vidas,inclusive a de nossa família." (Gênesis 45:8)

Mais tarde,após a morte de seu pai, reafirmou isso diante de seus irmãos:

"Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.
Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração. José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu cento e dez anos. E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José."
(Gênesis 50:20-23)

10) O PIOR, NO MELHOR.

Creia que Deus sempre transforma o pior, no melhor.

Disse Jesus:
"O que eu faço você agora não entende, porém mais tarde o entenderá”.
(João 13:7)

10.1) Nelson Mandela. (Madiba ou Pai da Pátria)
Chamado de (Madiba) ou  pai da pátria africana  esteve preso por 27 anos  acusado de traidor da pátria.

Sofreu demais e até pensou em se matar.

Alimentava sua alma pelo poema Invictus.

Morreu em 05/12/2013, aos 95 anos, idolatrado na nação,chamado de: 
O Pai da Pátria africana  e reverenciado por todo o mundo.

Deus sempre transforma o pior no melhor!

Creia que a intensidade de seu sofrimento, determinará o nível de sua honra futura.

(Romanos 8:18)
“Porque a mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

10.2) Ao invés de murmurar contra Deus, prefira acreditar no que a bíblia diz:

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória acima de toda a comparação…”
(2 Coríntios 4:17)

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos."
(2 Co.4:8,9)

(Salmos 126 : 5,6)
"Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos."

* Leia ainda:
(Salmo 30:5,
Jeremias 31:16 e
Isaías 61:7)

11) Meu testemunho.
(Pastor Venilton)

Algumas de minhas perdas e tragédias pessoais ainda estão sem respostas.

Porém eu prefiro crer nas palavras de Jesus:

"O que eu faço agora, voce ainda não entende, porém mais tarde  entenderá”.
(João 13:7)

Eu prefiro continuar acreditando que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.(Romanos 8:28)

11.1) Eu não tenho todas as respostas sobre o porque dos males e tragédias do mundo.
Não sei como responder o porquê de algumas perdas, tragédias, acidentes, desastres naturais e tantos outros males do mundo.

* Muitas coisas no mundo me deixam perplexos.

- Eu não entendo o ódio racial, a fome no mundo, a Xenofobia, a concentração das riquezas sobre 10% da população mundial e etc...

Há coisas que as pessoas me perguntam que eu não sei como responder.

Apenas digo:
"Todas  as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus."
(Romanos 8:28)

Acredito no que Paulo disse:
“Porque a mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.
(Romanos 8:18)

12) POEMA  DEIXE PARTIR.
DEIXE PARTIR O QUE NÃO TE PERTENCE MAIS.
DEIXE SEGUIR O QUE NÃO PODE MAIS VOLTAR .

DEIXE IR  EMBORA QUEM  A VIDA JÁ DESPEDIU.

DEIXE MORTO QUEM A MORTE JÁ SEPULTOU.

NÃO TENTE RESUSCITAR O QUE DEUS MATOU.

NÃO DEIXE MORRER O QUE DA MORTE RESSUSCITOU, POIS NÃO HÁ MORTE QUE NÃO GERE VIDA.

ABRA A PORTA E A JANELA , POIS SUA VIDA PRECISA CONTINUAR!

SEU FUTURO ESTÁ INTACTO!

RECUPERE O QUE VOCE PERDEU.

TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.

AS LÁGRIMAS DE HOJE SERÃO SUAS CANÇÕES DE AMANHÃ. OS QUE VIRAM O SEU CHORO VERÃO  A VITÓRIA EM SUAS MÃOS.

Importante:
Construí esta mensagem ao longo de dez horas de meditação, pesquisa e estudo da palavra de Deus.

E assim fiz, para a glória de Deus.

"Dele,por meio Dele e para Ele, são todas as coisas."
(Romanos 11:36)

* Se possível, passe esta palavra  adiante. Compartilhe-a com um amigo.

Muito Obrigado!

Pastor Venilton de Jesus..



10 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...


Se as perdas nos humanizam seremos beneficiados a longo prazo.


3) Algumas perdas geram revoltas,até mesmo contra Deus.

As perguntas nesta hora são as mais diversas:

- Porque Deus permitiu isso?
- Que mal eu fiz a Deus?
- Se Deus é bom,autor de toda boa dádiva e de todo dom perfeito,porque ELE permitiu esta tragédia?

Blog do Pastor Venilton. disse...

COMO LIDAR COM AS PERDAS IRREPARÁVEIS?

Este é o propósito desta palavra.

Como ser curado de lembranças dolorosas?

Como vencer sua revolta contra Deus?

A descrença de muitos tem este fundamento, ou seja , se adoeceram gravemente, se perderem algo ou alguém que amavam muito, eles se revoltaram contra Deus e desistiram de crer.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Verdades sobre as perdas:

- Perdas nos deprimem.

- Perdas geram revoltas.

- As perdas nós entristecem,alteram nosso humor e até nos desestabillizam emocionalmente.

- Também é verdade que as perdas nós humilham e nos humanizam.

Blog do Pastor Venilton. disse...


DEIXE IR EMBORA QUEM A VIDA JÁ DESPEDIU.

DEIXE MORTO QUEM A MORTE JÁ SEPULTOU.

NÃO TENTE RESUSCITAR O QUE DEUS MATOU.

NÃO DEIXE MORRER O QUE DA MORTE RESSUSCITOU, POIS NÃO HÁ MORTE QUE NÃO GERE VIDA.

ABRA A PORTA E A JANELA , POIS SUA VIDA PRECISA CONTINUAR!

Blog do Pastor Venilton. disse...

Eu não tenho todas as respostas sobre o porque dos males e tragédias do mundo.
Não sei como responder o porquê de algumas perdas, tragédias, acidentes, desastres naturais e tantos outros males do mundo.

* Muitas coisas no mundo me deixam perplexos.

- Eu não entendo o ódio racial, a fome no mundo, a Xenofobia, a concentração das riquezas sobre 10% da população mundial e etc...

Há coisas que as pessoas me perguntam que eu não sei como responder.

Apenas digo:
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus."
(Romanos 8:28)

Blog do Pastor Venilton. disse...


Creia que Deus sempre transforma o pior, no melhor.

Disse Jesus:
"O que eu faço você agora não entende, porém mais tarde o entenderá”.
(João 13:7)

Blog do Pastor Venilton. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Pastor Venilton. disse...


"Não quero saber se é facil ou difícil, só quero saber se é possível."
(Bethany Hamilton)

"A vida é como surfe, quando você se embola numa onda, é preciso levantar rápido, porque nunca se sabe o que virá na próxima onda. Mas se você tiver fé, tudo lhe será possível."
(Bethany Hamilton)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Ao invés de murmurar contra Deus, prefira acreditar no que a bíblia diz:

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória acima de toda a comparação…”
(2 Coríntios 4:17)

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos."
(2 Co.4:8,9)

(Salmos 126 : 5,6)
"Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos."

Blog do Pastor Venilton. disse...

Há coisas que não entendemos hoje, mas entenderemos amanhã.

Disse José a seus irmãos algozes:
" Não foram vocês que me venderam,mas Deus que me enviou na frente para que se conserve muitas vidas,inclusive a de nossa família." (Gênesis 45:8)

Mais tarde,após a morte de seu pai, reafirmou isso diante de seus irmãos:

"Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.