segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PORQUE DEUS PERMITE TRAGÉDIAS E SOFRIMENTOS.

PORQUE DEUS PERMITE TRAGÉDIAS E SOFRIMENTOS?

"No mundo tereis aflições,mas tende  bom ânimo."(João 16:33)

" Respondeu Jesus e disse-lhe: “O que eu faço você agora não entende, porém mais tarde o entenderá”.(João 13:7)

1) Introdução.

Porque Deus permite tragédias,desastres naturais,tsunamis,incêndios,desastres de aviões etc...

Porque tanta maldade e criminalidade no mundo?
Porque tantas guerras e ódio?
Porque crianças são estupradas, e estranguladas?

Porque Deus permite Câncer,AVC,Doenças cognitivas ,paralisia infantil ,males do coração etc...?

Boate Kiss.
Porque em Janeiro de 2013 centenas de jovens morreram na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Essa noite foi palco de uma tragédia. Nesta noite macabra 235 jovens perderam suas vidas.


Porque o Tsunami no Japão?
Porque a tragédia na Região Serrana em 2011,A tragédia em Xerém em 2012 e a tragédia no Espírito Santo em 2013?


2) As surpresas da vida.

 "Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade."(Eclesiastes 11:8)

O que precisamos saber?
Muitas vezes, não obtemos qualquer aviso sobre um ataque cardíaco.
Não sabemos  quando um motorista bêbado cruzará o canteiro central e matará uma moça de 24 anos. (Aconteceu em Teresopolis em 2013)

Não podemos prever quando um incêndio acontecerá.
Eu já sepultei três crianças que morreram queimadas dentro de casa, porque uma mãe as deixou trancadas.(Foi terrível.)

Não sabemos quando uma terrível doença surgirá.(Câncer,Aids,cegueira...)

Quem pode imaginar quando um avião perderá a potência e cairá?


2.1) Disse Jesus:

"Há dias em que a chuva cai,os rios transbordam e os ventos sopram."

" Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha."  - Bíblia JFA


3) Tragédias anunciadas.

DEUS FEZ O HOMEM PERFEITO, MAS ELE SE METEU EM CONFUSÃO (ECLESIASTES 7:29) .

Certas tragédias são anunciadas tais como:

-  Casas construídas próximas a vulcões.

* Importante:
Após a erupção as pessoas normalmente voltam a residir no mesmo local.
Verdade ou mentira?

- Casas mal construídas em beira de encostas e muito próximas  a rios.
Construtores que não respeitam a distância de 30 metros dos rios.
Verdade ou mentira?

- Dirigir com sono,  bêbado ou drogado.
- Dirigir  em alta velocidade.
- Deixar arma de fogo em casa onde existem crianças.

- Deixar remédios próximos ao alcance de crianças.

- Armazenar bujão de gás em lugar fechado etc...

Depois... Colocam  a "culpa" em Deus e nesta hora perguntam:
 Porque Deus permite tragédias e sofrimentos?

"DEUS FEZ O HOMEM PERFEITO, MAS ELE SE METEU EM CONFUSÃO."
(ECLESIASTES 7:29) .

O pastor Rafael Rossi escreveu:

"A grande tragédia aconteceu na humanidade quando o ser humano abusou do livre arbítrio, rejeitando Deus e escolheu andar longe dEle. O resultado foi a introdução de dois tipos de mal no mundo: - O mal moral e o mal natural.
O mal moral é a imoralidade, a dor, o sofrimento, a tragédia vem porque escolhemos, consciente ou inconscientemente, ser egoístas, arrogantes e insensíveis.
O segundo tipo de mal é chamado de mal natural. Que se reflete em terremotos, tornados e furacões. Estes são resultados indiretos."
(Rafael Rossi)


5) Deus criou todas as coisas boas? Sim.

 Tiago 1: 17. "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." - Bíblia JFA

-  Após criar todas as coisas  viu Deus que tudo era muito bom.

(Gênesis 1:31)“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.”


5.1) O pecado original deformou a terra.

 "E ao homem disse Deus: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo."
(Gênesis 3:17,18)  - Bíblia JFA .

Importante: O pecado original modificou a terra,gerou erosões,vulcões etc...

 "Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. 20. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21. na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora."(Romanos 8:19-23)
 - (bíblia JFA)

5.3) As Placas Tectônicas:

Convém lembrar que a terra é governada em sua crosta terrestre por doze placas tectônicas em seu movimento de rotação e translação e que tais fatores, geram atividades sísmicas, produzindo tsunamis ,terremotos e grandes erupções vulcânicas na terra e  nas profundidades marítimas.

Importante:
Existe uma previsão sismológica que a cidade de San Francisco, na Califórnia, desaparecerá em consequência do encontro de duas placas tectônicas no futuro.

Os homens continuam morando próximos a estes locais.


6) Quando o mal se torna um bem.

A começar por Jesus,seu sofrimento trouxe benefícios.

"Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si."( Isaías  53:8-11)

V.10  Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar...
V.11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito...

Disse Jesus:
 João 16 - 22. "Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará."  - Bíblia JFA

 (João 16:33)“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.


7) Personagens bíblicos atingidos pela tragédia.

7.1) Jó perdeu dez filhos,perdeu seus bens,ficou doente e no final se arrependeu diante de Deus.
Deus lhe deu o dobro do que possuía.

 " Então respondeu Jó ao Senhor: 2. Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3. Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia.4. Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas. 5. Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. 6. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza."(Jó 42:1-6) V.6  - Bíblia JFA

7.2) Noemi perdeu o marido e deus dois filhos. Ficou viva,desfilada e pobre.
Pela revolta contra Deus  mudou seu nome para Mara.
Como terminou? Rica,abençoada,sorrindo e glorificando a Deus.
Rute,sua nora, perdeu o marido e virou catadora de sobras ...
Terminou sorrindo como  esposa de Boaz,com a sorte restaurada.

Provérbio popular:
"Não há um mal que não lhe traga um bem."


7.3) José e seus irmãos.

José foi vendido pelos irmãos,esteve preso e humilhado.
Salmo 105/Gn.45:8/Gn.50:20)

No final, terminou dizendo:

"Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.
 21. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração. 22. José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu cento e dez anos. 23. E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José."(Gênesis 50:20-23) - Bíblia JFA .


7.4) Jacó,pai de José chegou a fizer que desceria chorando a sepultura devida a perda de José. Veja o que o mesmo disse no fim de sua vida:

 Gênesis 37:35. "E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai." - Bíblia JFA.

 Gênesis 48:10-13 "Os olhos de Israel(Jacó), porém, se tinham escurecido por causa da velhice, de modo que não podia ver. José, pois, fê-los chegar a ele; e ele os beijou e os abraçou. 11. E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.12. Então José os tirou dos joelhos de seu pai; e inclinou-se à terra diante da sua face.,"  - Bíblia JFA .

A tragédia de pai e filho terminou em adoração e gratidão a Deus.

7.5) Mandela.(Madiba ou Pai da Pátria)

Nelson Mandela: (Madiba) pai da pátria esteve preso por 27 anos  acusado de traidor da pátria.

Sofreu demais e pensou em se matar.

Alimentava sua alma pelo poema Invictus.

Morreu em 05/12/2013, aos 95 anos, idolatrado na nação,chamado de: o Pai da Pátria e reverenciado por todo o mundo.

Romanos 8:18: “Porque a mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

Verdade prática:
A intensidade do sofrimento determinará o nível de sua honra.



Conclusão:

Eu não tenho todas as respostas sobre o porque dos males e tragédias no mundo.

Algumas de minhas perdas e tragédias pessoais ainda estão sem respostas,como por exemplo:
Porque tenho que lutar contra hipertensão desde os 28 anos.
Porque perdi meu pai aos 18 anos de Enfarto?
Porque perdi minha mãe com 32 tumores no cérebro.
Porque alguns amigos tão íntimos me traíram?

Ao invés de murmurar contra Deus, prefiro acreditar no que a bíblia diz:

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória acima de toda a comparação…” (2 Coríntios 4:17)

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos."(2 Co.4:8,9)

Romanos 8:18: “Porque a mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

 Salmos 126 : 5,6 ." Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão.
 6. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos."  - Bíblia JFA


Leia ainda: Salmo 30:5/ Jr. 31:16/ Is.61:7

Estive por quatro horas escrevendo esta palavra.
Espero ter contribuído e ter acrescentado algo em sua vida.

Há coisas que não entendemos hoje,mas entenderemos amanhã e quem sabe, como aconteceu com Jó,José e Jacó, nos curvaremos e adoraremos ao SENHOR.


Disse José  a seus irmãos:

"Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida."(Gn.50:20)

" Respondeu Jesus e disse-lhe: “O que eu faço você agora não entende, porém mais tarde o entenderá”.(João 13:7)

Pr. Venilton G. Jesus
021-78133511
994194350
21-26423829

www.prvenilton.blogspot.com






Nenhum comentário: