RADIO RESTITUI


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Poderá Deus me dar uma NOVA CHANCE?

PODERÁ DEUS ME DAR UMA NOVA CHANCE.
(Josue 2:1)


INTRODUÇÃO.

"De Sitim Josué, filho de Num, enviou secretamente dois homens como espias, dizendo-lhes: Ide reconhecer a terra, particularmente a Jericó. Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali."
(Josué 2:1)

Esta mensagem é destinada aqueles que fracassaram ou erraram feio e de alguma forma  precisam de uma nova chance.

Talvez você com certeza já disse ou esteja dizendo:
"Se Deus me desse uma outra chance eu faria de outra forma."
"Se Ele me desse uma outra oportunidade eu faria isso ou aquilo de forma diferente."

VOCÊ ADMITE QUE EM ALGUMA ÁREA DE SUA VIDA EXISTE A NECESSIDADE DE UMA NOVA CHANCE? Eu admito.

Muitos estão neste momento tomados pela culpa,pois sabem que não podem voltar ao passado e apagar os erros cometidos.

Imagine a dor de alguém que tirou a vida de alguém,se arrependeu porém não pode fazer o mesmo voltar a vida.

"Tortuoso é o caminho de alguém carregado de culpa."(Pv.21:8)

O inimigo quer que você acredite que você não pode ter outra chance.
Deseja levar você a um sentimento de indignidade ou fazer com que você se sinta indigno de receber uma outra oportunidade ou uma nova chance.

O profeta Miquéias escreveu:

" Não te alegres, inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz. Sofrerei a indignação do Senhor, porque 
tenho pecado contra ele; até que ele julgue a minha causa, e execute o meu direito. Ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça."
(Miquéias 7:8,9)  - Bíblia JFA.

Para muitas pessoas é muito difícil acreditar em uma nova chance porque acreditam que suas oportunidades já foram lançadas fora.

Voluntariamente se inscreveram na lista dos desacreditados.

Seja qual for o pecado cometido ou o vexame a que você foi submetido,há uma segunda chance a nossa espera.

Diga para Deus agora:
"Senhor,eu preciso de uma nova chance.Dai-me uma nova chance!"

1) A SEGUNDA CHANCE DA PROSTITUTA RAABE.


1.1) Quem era RAABE?

Uma das muitas mulheres de Jericó que ganhava a vida entregando seu corpo aos homens da cidade em troca de dinheiro,no objetivo de ganhar a vida.

Como RAABE era conhecida ou quais eram seus apelidos?

Mulher a toa,sabonete de quartel,lanchinho da madrugada,mulher da vida,nota de dois reais,mulher que saí com todos os homens,mulher sem agenda,sem história e sem futuro.

De dia ela talvez cuidava de sua casa. De noite...Era uma mulher objeto.
Sua agenda era com bêbados,viciados,solteiros,casados ou qualquer tipo de homem que lhe trouxesse dinheiro ou algo de valor.
Não havia romance,amor,celebração mútua etc...
Sexo era o seu negócio.

1.2) As prostitutas daquela época eram na sua maioria meninas defloradas por tios,primos,padrastos ou algum parente próximo de sua família e desta forma eram empurradas para uma vida de desgraça.


Acabavam desaguando no rio de uma sociedade discriminatória e entregues a prostituição como ainda acontece nos dias de hoje no Brasil,principalmente no Norte e Nordeste 
brasileiro.

Ainda hoje,muitas vivem este drama.

Quem jamais poderia imaginar que Deus tinha uma nova chance e um plano de amor com RAABE?

2) Dois espias entraram na casa de RAABE.

"Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali."(Josué 2:1b)

Antes de atacar Jericó, Josué enviou dois espiões e estes pernoitaram na casa de RAABE, a prostituta.

Não é meio esquisito dois homens de Deus entrarem e pernoitarem na casa de uma prostituta?

Imagine você presenciado dois diáconos da igreja entrando e pernoitando na casa de uma prostituta. O que você pensaria ou diria?


3) A MISSÃO DOS ESPIÕES NA CASA DE RAABE.

"Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali."(Josué 2:1b)

Acostumada a receber homens,RAABE os recebeu em casa.

Pelo jeito o programa seria a três.

Para surpresa da prostituta estes dois homens eram enviados de Deus.
Vieram lhe trazer boas notícias e não estavam interessados em fazer sexo com ela.
Apesar de rejeitada,difamada,marcada pela incompreensão e estigmatizada RAABE. 

Recebeu a visita dos emissários de Deus.

3.1) Ainda hoje Jesus age assim.

(Apocalipse 3:20.) "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." - Bíblia JFA 

(Mateus 11:28-30). "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." - Bíblia JFA .

Ainda hoje Jesus procura aqueles que estão apodrecidas pela dor e pela vergonha.

Ele continua dizendo:
"Eu vim buscar e salvar o perdido."(Lucas 19:10)


4) A SABEDORIA DE RAABE.

A verdadeira sabedoria é perceber a diferença das coisas.

O sábio sabe identificar quem é diferente e sabe diferencia-los.

Tudo que você reconhece lhe trará honra.

O que você rejeita vai embora de sua vida.

Vejam as palavras de RAABE aos espiãs de Josue:
(Josué 2:8,9) "E, antes que os espias se deitassem, ela subiu ao eirado a ter com eles, e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós." - Bíblia JFA 

O reconhecimento de Raabe e sua fé no Deus de Israel,livrou sua casa,mudou sua vida e sua história.

5) RAABE É POUPADA POR JOSUÉ.

(Josué 6:15-17) "No sétimo dia levantaram-se bem de madrugada, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam-na sete vezes.16. E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade. 17. A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será anátema ao Senhor; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos." - Bíblia JFA .

Quem daria uma nova chance a uma prostituta?

Quem teria um plano de amor com uma mulher da vida,com um matador,com um ex traficante etc...(Jeremias 31:3) 

Somente Deus pode fazer isso.

O reconhecimento de RAABE mudou sua sorte e salvou sua casa.

6) COMO RAABE TERMINOU?

A vida de RAABE é um dos maiores exemplos de uma nova chance de toda a bíblia sagrada.

RAABE começou sem agenda e sem uma  história para ser contada.

Terminou fazendo parte da genealogia de Davi e Jesus Cristo.

(Rute 4:20-22) "Aminadabe gereu a Nasom, Nasom gerou a Salmom,
21. Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede, 22. Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi."  - Bíblia JFA.

6.1) Quem foi Salmom?

Salmom foi um príncipe ascendente do grande rei Davi.

RAABE se casou com o príncipe Salmom.
Salmom foi pai de Boaz,o marido de Rute.
RAABE foi trisavó do grande rei Davi.

RAABE entrou na Genealogia de Jesus Cristo.
(Mateus 1:4-6) A Arão nasceu Aminadabe; a Aminadabe nasceu Nasom; a Nasom nasceu Salmom;  a Salmom nasceu, de Raabe, Boaz, a Boaz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;e a Jessé nasceu Davi..." - Bíblia JFA 

7) AINDA HOJE DEUS NÓS DÁ UMA NOVA CHANCE.

Josh Macdowell,cansado de seus fracassos, no filme o corajoso, fez a seguinte oração:

"Deus eu entrego a ti todos os meus fracassos e perdas. Eu lhe peço o teu favor e graça para converte-los  em tremendas vitórias que glorifiquem o teu nome."
Deus atendeu sua oração .

7.1) Jabez,o filho da dor orou:

(1Crônicas 4:9,10) "Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz)..
10. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira." - Bíblia JFA.

7.2) Conclusão:

Qual a marca que você carrega?
Deus tem sempre uma nova chance para alguém.
Você fracassou no ministério?
Decepcionou quem não devia?
Tem fama de prostituta?
Se sente rejeitado,completado e condenado?
Em seu passado foi drogado e adúltero?
Se sente no fundo do poço?

7.3) Talvez você esteja dizendo:

Eu já errei demais!
Não mereço uma segunda chance.
Não mereço estar na igreja e muito menos no altar.
Já passei dos 40 anos e ninguém vai se interessar por mim.
Não tenho estudo,meu salário é ridículo e não vejo mais saída para mim.

Não,importa l quantas marcas visíveis ou invisíveis você carrega,Deus quer lhe dar uma nova chance. Você pode crer?
Se você pode crer você pode receber!

Lamentações 3:19-21.
Traga a memória tudo que lhe pode dar esperança.

7.4) Receba a cura,receba a unção.
Unção de conquista e de realização.

Receba uma nova chance!

Assim diz o SENHOR:

(Jeremias 29:11,12) "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

12. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei." - Bíblia JFA 


Pr. Venilton G. Jesus.
Teresópolis,Rio,Brasil.

Contatos:
021- 994194350
021- 21- 26423829
prvenilton@gmail.com
prvenilton@yahoo.com.br
www.prvenilton.blogspot.com
Skype: VeniltonJesus (Brasil)
Facebook: Venilton Jesus


Postar um comentário