RADIO RESTITUI


quarta-feira, 6 de abril de 2016

A ORAÇÃO DE NABUCODONOSOR. 2016

A ORAÇÃO DE NABUCODONOSOR.
(Daniel 4:34-37)




"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. 35 E todos os moradores da terra são por Ele reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa deter a sua mão, e lhe diga: Que fazes?36 No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes ; e fui restabelecido no meu reino, e a mim se ajuntou uma extraordinária riqueza. 37 Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras  e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba."(Daniel 4:34-37)


INTRODUÇÃO.

Todo mundo conhece e comenta as oração do Pai Nosso ensinada por Jesus.A oração de Jesus no Getsemâni foi retratada por Mel Gibson no filme Paixão de Cristo.

Quem nunca ouviu falar da oração de Ana no templo antes de engravidar do profeta Samuel. Veja abaixo os detalhes da oração de Ana,mãe do profeta Samuel.

"O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo." (1 Samuel 2:6-8)

- Outras orações de destaque na Bíblia:

Moisés orava e o monte Sinai fumegava.

Salomão orou pedindo sabedoria a Deus.

Samuel orou  pelo povo e Deus respondeu com um trovão.

- POUCOS CONHECEM A ORAÇÃO DO REI NABUCODONOSOR.

A oração feita acima,(Daniel 4:34-37), marca o REINÍCIO da glória terrena do rei Nabucodonosor,após  o mesmo ter sido humilhado por Deus. 

O grande rei da Babilonia em sua arrogância e soberba, foi humilhado pelo Deus Todo Poderoso e neste momento, levantou os olhos aos céus.

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento..."(Daniel 4:35)

Ao reconhecer a soberania de Deus,  seu reino, trono e glória  lhe foram restaurados.

Veremos agora os processos que levaram o rei Nabucodonosor da exaltação à humilhação e da humilhação para uma nova e grande glória. 



1) A SOBERBA DE NABUCODONOSOR E SEU JUÍZO IMEDIATO.

Nabucodonosor foi um dos maiores monarcas de todos os tempos.

Sua cidade,a grande Babilônia,chegou a ser  citada na Bíblia, como a Jóia dos reinos e como o  "martelo de Deus" para julgar as nações.

A grandeza da Babilônia embriagou este célebre monarca.

Tomado pela síndrome de Narciso,Nabucodonosor se apaixonando por ele mesmo,bem como pela cidade erguida em sua homenagem.(Babilônia)


2) QUEM FOI NABUCODONOSOR?

Foi o grande rei da Babilônia.

Ninive e Babilônia foram as duas maiores cidades que o mundo antigo já conheceu.

Entretanto,nenhuma cidade pode ser comparada a grandeza de Babilônia, a jóia de todos os reinos da antiguidade.


3)  A GRANDEZA DE BABILÔNIA.

Situada as margens do Rio Eufrates, a oitenta quilômetros da moderna Bagdá (Iraque), tal cidade foi fundada em 3.000 a.C. por Ninrode. Foi também  chamada de Babel.  

Babilônia era uma cidade fortaleza.   

Suas muralhas mediam noventa quilômetros de circunferência (área total de trezentos e vinte e dois mil metros quadrados), com altura de trinta  metros, e largura suficiente para um carro de quatro cavalos circular. Possuía duzentos e cinqüenta torres de vigias, cem portões de bronze contra fogo e outras muralhas de proteção que estavam às margens do Rio Eufrates. 

Havia em Babilônia um sentimento de descanso em relação a estabilidade das muralhas e com isso, o pecado reinou ali por décadas.
3.1) Jeremias profetizou a queda destes muros.
“Assim diz o SENHOR dos exércitos: O largo muro de Babilônia será de todo derribado, e as suas portas altas serão abrasadas pelo fogo; e trabalharão os povos em vão, e as nações se cansarão só para o fogo.”  (Jr. 51:58)
4) OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA.

Animação: https://youtu.be/b8Qi8J-y_MY

Os jardins suspensos da Babilônia ainda hoje são lembrados.

O Mundo antigo possuía sete maravilhas:
- As muralhas da China.
- As pirâmides  do Egito.
- O templo de Diana.
- A estátua de Zeus.
- O colosso de Rodes.
- O farol de Alexandria.
- Os jardins suspensos da Babilônia.

          Os jardins suspensos da Babilônia eram a grande maravilha da agricultura do mundo antigo. (A sétima maravilha do mundo antigo) Foi construído em 600 a.C,no sul da Mesopotâmia, para agradar uma das esposas de Naucodonosor, Amitis, e também consolá-lo  em relação à morte de sua belíssima esposa Semiramis.
Era um mini-bosque localizado nos andares superiores e varandas  do palácio de Nabucodonosor,num tempo que não haviam motores,máquinas ou bombas de irrigação.(600 a.C). Moinhos construídos a partir rio Eufrates, elevavam as águas,que pela força da gravidade escoavam novamente ao rio, depois de regarem as milhares de raízes de plantas,flores e até árvores suspensas.
Os Jardins Suspensos da Babilônia  eram formados por seis montes de terras de 25 a 100 metros de altura. Os mesmos eram um lugar de paz. Um oásis em meio ao deserto da mesopotâmia.  Produziam lindíssimas flores,frutas e ervas. Tamareiras,figueiras e os  mais diversos tipos de frutas exóticas podiam ser colhidos ali,nas diversas varandas do palácio real do rei NABUCODONOSOR.
Assista esta animação sobre os Jardins Suspensos da Babilônia:
 https://youtu.be/b8Qi8J-y_MY
5)  A SOBERBA DO REI  NABUCODONOSOR.

 A grandeza da Babilônia e a fama de de seus jardins encheu o coração deste grande monarca de soberba. 
5.1) Suas palavras confirmam o que digo:

"Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor. 29 Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia, 30 Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?" (Daniel 4:28-30)
"A SOBERBA PRECEDE A QUEDA E A ALTIVEZ DE ESPÍRITO A RUÍNA." (Provérbios 16:18)

6) A HUMILHAÇÃO DE NABUCODONOSOR. 

"Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. 32 E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. 33 Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves."(Daniel 4:31-33)

7)  DEUS EXALTA E ABAIXA.

AINDA HOJE O NOSSO DEUS É AQUELE FAZ UM HOMEM DESCER A SEPULTURA E DELA O FAZ SUBIR. AINDA HOJE  ELE LEVANTA O NECESSITADO DO PÓ E O DESVALIDO DO MONTURO PARA O FAZER ASSENTAR ENTRE OS GRANDES.

"O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta."(1 Samuel 2:7)


8) O JUÍZO DE NABUCODONOSOR.

"Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves."(Daniel 4:33)

Por sete tempos,(Sete meses ou sete anos), Nabucodonosor foi humilhado pelo Criador. 

O grande monarca adoeceu terrivelmente. 

Chegou a ser expulso do palácio da Babilônia  e do reino dos homens.

Esteve longe dos filhos e de suas esposas. 
      
NABUCODONOSOR Morou próximo aos animais e sua glória desvaneceu.

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento..."(Daniel 4:35)


9) O ARREPENDIMENTO SINCERO DO REI NABUCODONOSOR.


"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração."


O arrependimento é o um dos maiores sentimentos que pode tocar um ser humano. O arrependimento tem o poder de atrair a atenção de Deus.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e per-doarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
(2 Crônicas 7:14)


"Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? 2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra."
(Isaías 66:1,2)


9.1)  Nabucodonosor foi tocado pelo mais nobre dos sentimentos: O Arrependimento.

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. 35 E todos os moradores da terra são por Ele reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa deter a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" (Daniel 4:34,35)

9.2) A exaltação final do rei Nabucodonosor.

Ao reconhecer sua soberba e exaltar ao SENHOR como Rei dos céus e de toda terra,Nabucodonosor se tornou mais forte,mais poderoso e muito mais rico.

"No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes ; e fui restabelecido no meu reino, e a mim se ajuntou uma extraordinária riqueza. 37 Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras  e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba."(Daniel 4:36,37)

A humildade precede a honra.


10) A INSENSATEZ DE BELSAZAR.

Infelizmente,seu filho Belsazar ou Nabonido elevou seu coração,não seguindo o exemplo final de seu pai.

O sucessor de Nabucodonosor mandou trazer os utensílios do templo de Jerusalém e num ato de insensatez cometeu orgias sexuais,usando os mesmos.

"O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil. 2 Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas. 3 Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas. 4 Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra. 5 Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. 6 Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro."(Daniel 5:1-6)

10.1) O profeta Daniel foi chamado,Belsazar foi julgado e naquela mesma noite,Ciro o Persa, invadiu Babilônia  pelos aquedutos que alimentavam os Jardins Suspensos. 

Babilônia foi incendiada,Belsazar morto e a Jóia dos reinos caiu.

Este episódio marcou o fim do império da Babilônia e a ascensão do Império Medo Persa.

10.2) Coloquei o tema desta palavra de A ORAÇÃO DE NABUCODONOSOR porque o arrependimento do grande monarca mudou a sua sorte após um grande período de vergonha,vivido pelo mesmo.



11) CONTEXTUALIZANDO O TEMA AOS DIAS DE HOJE.

Muitos de nossos vexames e humilhações atuais podem ser consequências de nossas  atitudes de soberba ou orgulho.

Há um ditado popular que diz: "Aqui se faz.Aqui se paga"

Precisamos nos humilhar diante de Deus.

"Põe tua boca no pó, talvez ainda haja esperança para você." (Lamentações 3:29)

O arrependimento sincero produz tempos de refrigério.(Atos 3:19,20)


11.1) A Bíblia diz: "O que o homem plantar,isso colherá."(Gálatas 6:6-9)


12) PRECISAMOS RECUPERAR A HUMILDADE FINAL DE NABUCONOSOR.

"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras  e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba."(Daniel 4:37)

Precisamos nos arrepender todo dia.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e per-doarei os seus pecados, e sararei a sua terra."(2 Crônicas 7:14)


12.1) Precisamos abandonar as diversas faces de nossa Soberba.

- A soberba do conhecimento(Sou mais inteligente).
- A soberba Geracional.(Sangue Azul).
- A soberba racial (Raça Ariana=Nazismo).
- A Soberba das Realizações.(Ninguém constrói como eu).
- A Soberba da Hagiografia.(Sou mais santo e mais espiritual que você),

Toda pessoa que critica demais os outros está sofrendo da síndrome de Nabucodonosor. (Deus mesmo irá derrubá-la)

As rodas do moinho de Deus moem devagar,mas com extrema precisão.


12.2) Quem critica ou julga  demais, se sente mais santo é melhor do que outros.

"Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."
(Mateus 7:1,2)

"Todas as coisas são puras para os puros,porém para os impuros nada é puro,pois tanto a mente e consciência deles estão corrompidas."(Tito 1:15)


12.3) Outras Faces de nossa Soberba:

Ninguém canta como eu.
Ninguém toca como eu.
Ninguém prega como eu.
Ninguém dança como eu.
Ninguém ora ou intercede como eu.

Frases como estas soam aos ouvidos de Deus com o mesmo som das palavras do rei NABUCODONOSOR: "Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?" (Daniel 4:30)

12.4) Ainda hoje Deus não divide sua glória com homens ou imagens de escultura.

"A SOBERBA PRECEDE A QUEDA E A ALTIVEZ DE ESPÍRITO A RUÍNA."
(Provérbios 16:18)

A Bíblia diz:
"Todo homem por mais firme que esteja é pura vaidade."(Salmo 39:5b)

Na vitória somos soberbos.
Na derrota humildes.


CONCLUSÃO:

Lembre-se de Nabucodonosor e sua queda.

Pedro,que outrora foi soberbo,foi humilhado pelo Senhor e chorou amargamente.

Anos depois,com a idade avançada, nos deixou o seguinte ensino:

"E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. 10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E evite que os seus lábios falem dolosamente . 11 Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal."
(1 Pedro 3:8-10)

No trato de uns para com os outros,cingi-vos de toda humildade.
Sejamos servos uns dos outros pelo amor.
Abaixo o orgulho é a soberba.(Pv.16:18)


"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração."

A humildade precede a honra.

 1 Pedro 5 -  6. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7. lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. - Bíblia JFA OFFline

Precisamos nos humilhar diante de Deus.

Chegou a sua e a minha hora de nos humilhar diante de Deus!

"Põe tua boca no pó, talvez ainda haja esperança para você." (Lamentações 3:29)


Amém.

Pastor Venilton G. Jesus.
Abril de 2016 - Revisada
prvenilton@gmail.com
www.prvenilton.blogspot.com

Postar um comentário