quinta-feira, 23 de abril de 2015

FAMÍLIA - PROMESSAS VERSUS SABEDORIA.

FAMÍLIA - Promessas VERSUS Atitudes de sabedoria em minha família.
Texto: Atos 16:31

"Crede no Senhor Jesus e será salvo tú e tua casa."(Atos 16:31)

Introdução.

O objetivo desta palavra é ensinar que Deus tem promessas para sua família.
Cada uma destas promessas se cumprirão no tempo oportuno.
Você deve reivindicá-las para sua vida,casa e familiares.

Importante:
Mesmo sendo alvo das promessas de Deus, você deverá ter atitudes de sabedoria dentro de sua casa.

"Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar."(Jaime Kemp)
"Não adianta ganhar muito dinheiro e perder seu casamento."(Jaime Kemp)
"Minha família é meu maior patrimônio."(Pr.Josué Gonçalves)
"Família é minha célula principal."(Renê Terra Nova)


1) Meu testemunho.

Eu tenho com a pastora Marly três certidões:(Casado,desquitado e reconciliado)
São três  certidões com a mesma mulher.
Nos casamos em 1982.
Nossa separação aconteceu entre 1983 e 1984.
Completamos em 2015 , 33 anos de casados.

Mesmo separado dela por 14 longos meses eu não desisti de meu casamento.
Não desisti de reivindicar as promessas.
Neste difícil momento, 1984,recusei algumas propostas de me casar de novo e tais propostas vieram de dentro  da igreja.

Eu acreditava na restauração de meu casamento e por isso as recusei me casar novamente.


2) Promessas bíblicas para sua casa e família.

- Filhos e pais:
"E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição."(Malaquias 4:6)

- Maridos e mulheres:
"Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, ao observarem o comportamento de suas mulheres sejam ganhos sem palavra alguma. 2 Considerando a vossa vida HONESTA E CHEIA de temor."(1 Pedro 3:1,2)

- Promessas para seus familiares:
"Crede no Senhor Jesus e será salvo tú e tua casa."(Atos 16:31)

- "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor."(Josué 24:15)


2.1) Todas estas promessas ainda estão valendo.

Creia e reivindique-as em oração.
Deus vai salvar sua casa.

- Você irá falar como Josué falou:
"Eu e minha casa serviremos ao Senhor."(Josué 24:15)


2.2) O comportamento santo de um, santificará o outro.

Confronto:
Se seu comportamento não está santificando o outro,mude suas atitudes.
Pare de culpar o outro(a)
Se você muda,ele ou ela também mudam.

- Minhas palavras influenciam,meu exemplo arrasta minha família atrás de mim.

"Pregue o evangelho em sua família o tempo todo, e se necessário use palavras."(Moody)

Nosso exemplo sela ou mata nossa pregação.



3)  Não desista de sua família.

Estou aqui para lhe incentivar a não desistir de seu casamento.
Para lhe motivar a não desistir de seus familiares.

Deus tem promessas para sua casa e família.(Atos 16:31)
"Crede no Senhor Jesus e será salvo ti e tua casa."(Atos 16:31)

3.1) Lute por sua família.

Meu objetivo com esta mensagem é lhe ensinar a lutar em oração por sua família conforme nos ensinou Neemias.

 14 E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e PELEJAI pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas. (Neemias 4:14)

Precisamos pelejar em oração pela família.

"Acampar-me-ei ao redor de minha casa para defendê-la das forças militantes que guerreiam contra ela."(Zacarias 8:8)

Existem forças militantes que neste momento guerreiam contra nossa casa.


3.2) Satanás e suas hostes malignas trabalham para destruir as famílias.

Os valores de princípios do mundo atual são totalmente contrários ao modelo bíblico para a família.  Não se conforme com este século.(Romanos 12:1,2)
Não aceite o modismo das novelas e Realitys Shows  da atualidade para sua casa.
Reme com coragem contra estas marés!

Eu declaro e profetizo em nome de Jesus, que as portas do inferno não prevalecerão contra sua família.


4) Porque perdi meu casamento em 1983?

Perdi meu casamento porque me faltou sabedoria.
Eu estava na igreja servindo santa ceia e até pregando, mas me faltava sabedoria.
Não tinha sabedoria no trato com minha esposa.
Era duro e radical demais.
O radicalismo religioso é uma praga!
Ao invés de atraí-la, consegui espantá-la.
Hoje,gozo da alegria de tê-la como minha seguidora!

4.1) A principal qualidade num homem ou mulher de ministério é o sábio trato com sua família.

Jamais siga um homem ou mulher  que não carrega sua família.
Observe a família de seu líder.
Estou lhe dando este conselho de graça.

"Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas."(1 Timóteo 3:11,12)

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o descrente."(1 Timóteo 5:8)

4.2) Quem não sabe cuidar de sua casa está reprovado para cuidar da casa de Deus.

"Prepara de fora a tua obra, e aparelha-a no campo, e então edifica a tua casa."
(Provérbios 24:27)

Importante:
A principal atitude em nosso casamento é a sabedoria.
Tanto homem como a mulher devem ser sábios.


5) Seja um Homem sábio:

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; 4 E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis. 5 O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força."(Provérbios 24:3-5)

O homem sábio é aquele consolida sua força mental
Não adianta ser musculoso de corpo e fraco de cabeça.
Mulheres apreciam homens inteligentes.

Aprenda a se sacrificar por sua esposa e seus filhos.

Ame sua esposa como Cristo amou a igreja. (Efésios 5:28-32)
O amor do marido deve ser sacrificial.
Se sacrifique por sua família.

Tem homem que anda bonito e elegante,porém deixa esposa e  filhos mal vestidos.
Isso é falta de sabedoria.

Cuida dos teus negócios lá fora e depois, edifique sua casa.

Disse o sábio:
"Prepara de fora a tua obra, e aparelha-a no campo, e então edifica a tua casa."
(Provérbios 24:27)

5.1) O pai é o cabeça do lar.

Não fuja de governar sua casa.
O pai deve dar o destino.(Gênesis 49:1)
Imponha as mãos sobre seus filhos e abençoe-is.(Gênesis 28:3,4)

Sugiro que você dê este destino a seus filhos.
"Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre." (Isaías 59:21)

Proteja sua mulher.
Cuidado com o que você fala para seus filhos.
Algumas palavras podem matar.
Não provoque seus filhos a ira.(Efésios 6:1-4)


5.2) Seja um marido fiel a sua esposa e a sua família.

Tem muito marido perdendo sua honra por causa de infidelidade.
Perdendo a honra com a esposa e com seus filhos.

"Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. 4 Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. 5 Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. 6 Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás. 7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. 8 Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa; 9 Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida; 10 Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia; 11 E no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo."(Provérbios 5:3-11)

Quem vive em infidelidade dará sua honra para outro.(Provérbios 5:9)

"Digno de honra seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará."(Hb.13:4)


6)  Seja uma mulher sábia dentro de casa.

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos."
(Provérbios 14:1)

Seja uma mulher sábia.
Incentive seu marido sempre é encoraje-o.
Minha esposa sempre me incentiva.
Quando estou para baixo ela me levanta.
Ai daquele que estiver só.(Ec.4:9-12)

6.1) Esteja ao lado dele para o que der e vier.

Todo homem valoriza uma mulher sábia.
Não se torne uma mulher ciumenta e possessiva.
Seja econômica.
Não viva a gastar.

6.2) Mantenha sua casa limpa e arrumada. 

Abandone a tolice.
Cuidado com as fofocas.
Seja sábia.
Arrume-se para ele.(1 Coríntios 7:1-4)
Faça festa quando ele chegar em casa.

7) Filhos.

Aprendam obedecer e honrar seus pais.
Filhos que obedecem e honram seus pais terão vida longa.(Efésios 6:1-4)
Cuide de seus pais na velhice.
Um pai é uma mãe cuidam de dez filhos.
Dez filhos às vezes não conseguem amparar um velho pai ou mãe.
Isso é uma grande injustiça.

Conclusão:

Harmonizem as diferenças.
Aprendam a perdoar sempre.
Um casamento não sobrevive sem perdão.
Uma família não sobrevive sem perdão.
Celebrem-se mutuamente.
Façam elogios sinceros.
Comemorem  aniversários.
Celebrem as formaturas.
Façam almoços familiares.
Estejam sempre juntos.

Reivindique a promessa:
"Crede no Senhor Jesus e será salvo tú e tua casa."(Atos 16:31)

Pr.Venilton G. Jesus
Abril 2015
prvenilton@gmail.com







7 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar."(Jaime Kemp)
"Não adianta ganhar muito dinheiro e perder seu casamento."(Jaime Kemp)
"Minha família é meu maior patrimônio."(Pr.Josué Gonçalves)
"Família é minha célula principal."(Renê Terra Nova)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Promessas bíblicas para sua casa e família.

- Filhos e pais:
"E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição."(Malaquias 4:6)

- Maridos e mulheres:
"Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, ao observarem o comportamento de suas mulheres sejam ganhos sem palavra alguma. 2 Considerando a vossa vida HONESTA E CHEIA de temor."(1 Pedro 3:1,2)

- Promessas para seus familiares:
"Crede no Senhor Jesus e será salvo tú e tua casa."(Atos 16:31)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Seja uma mulher sábia dentro de casa.

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos."
(Provérbios 14:1)

Seja uma mulher sábia.
Incentive seu marido sempre é encoraje-o.
Minha esposa sempre me incentiva.
Quando estou para baixo ela me levanta.
Ai daquele que estiver só.(Ec.4:9-12)

6.1) Esteja ao lado dele para o que der e vier.

Todo homem valoriza uma mulher sábia.

Não se torne uma mulher ciumenta e possessiva.

Seja econômica.

Não viva a gastar.

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre." (Isaías 59:21)

Proteja sua mulher.

Cuidado com o que você fala para seus filhos.

Algumas palavras podem matar.

Não provoque seus filhos a ira.(Efésios 6:1-4)

Blog do Pastor Venilton. disse...

* Seja um marido fiel a sua esposa e a sua família.

Tem muito marido perdendo sua honra por causa de infidelidade.
Perdendo a honra com a esposa e com seus filhos.

"Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. 4 Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. 5 Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. 6 Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás."

Blog do Pastor Venilton. disse...

Filhos.

Aprendam obedecer e honrar seus pais.
Filhos que obedecem e honram seus pais terão vida longa.(Efésios 6:1-4)
Cuide de seus pais na velhice.
Um pai é uma mãe cuidam de dez filhos.

Dez filhos às vezes não conseguem amparar um velho pai ou mãe.

Isso é uma grande injustiça.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Não fuja de governar sua casa.

O pai deve dar o destino.
(Gênesis 49:1)

Imponha as mãos sobre seus filhos e abençoe-is.(Gênesis 28:3,4)

Sugiro que você dê este destino a seus filhos.

"Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre." (Isaías 59:21)