RADIO RESTITUI


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A Sunamita e o Profeta

A Sunamita e o Profeta.

Texto:(2 Rs 4:8-15)

"Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. 9 E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. 10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá." (2 Reis 4:8-10)


INTRODUÇÃO.

Hoje,14/13/2014, é o dia da Bíblia.(Segundo Domingo Dezembro)

Você está na Casa da Palavra!

Nossa igreja será conhecida dentro e fora desta cidade como: A Casa da Palavra!

Tudo que precisamos para nossa vida é de uma palavra de Deus para nossa vida.

Se a palavra não puder mudar a nossa vida,nada mais poderá fazê-lo.


Disse Jesus: "Passará  céu e a terra mas a minha palavra não passará."                                                                         (Mateus 24:34,35)

(Isaías 40:8) "Seca-se a erva....mas Palavra do Senhor permanece para sempre."



1) A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO.

Esta é uma palavra sobre reconhecimento.

Tudo que eu reconheço me trará honra.

O que desprezo vai embora de minha vida.

A Sunamita e seu marido reconheceram um profeta e ao mesmo tempo retiveram sua palavra.

A Bíblia garante recompensas para que sabe honrar profetas.   
(Mateus 10:40-42)V.42

Esta mulher e seu marido souberam honrar o profeta Eliseu.

Ao construírem  um quarto para Eliseu eles o fizeram no desejo único de honrar o profeta de Deus e reterem sua palavra.

A Sunamita e seu marido retiveram um profeta e ao  o mesmo, chamaram para sua casa o poder da palavra de Deus.

Importante:
Eles não deixaram o profeta e a palavra de Deus passar.

Como a Sunamita e seu esposo fizeram , eu não quero que a palavra de Deus passe por mim sem ser notada. 

Quero que a palavra de Deus entre em minha vida e mude  a minha história, exatamente  como aconteceu com aquele casal.


2) A SUNAMITA HONROU UM PROFETA.

Quem é o profeta?

É um porta voz de Deus.

Por mais de 1.700 vezes os profetas se expressaram dizendo: "Assim diz o SENHOR!"

Deus não faz nada sem antes revelar seus segredos aos seus servos.(Os profetas - Amós 3:7)


2.1) A Sunamita e seu esposo honraram Eliseu.

Quem foi Eliseu?

Foi discípulo e sucessor do grande profeta Elias.

Acompanhou Elias o tempo todo.

Eliseu pediu e recebeu a dobrada unção de Elias.(2 Reis 2:9-14)

Eliseu era profeta no reino do Norte.

Elias operou sete grandes milagres.

Eliseu operou catorze.



3) O PROFETA É ANTES DE TUDO,UM PORTA VOZ DA PALAVRA DE DEUS.

Você pode ser canela de fogo,pescoço de fogo e até joelho de fogo, mas se não  tiver a palavra de Deus em sua boca, você não  tem nada!

A resposta  para nossa vida está na palavra de Deus.
A solução para os nossos problemas e dilemas  está na  palavra de Deus.
A única coisa que pode mudar  minha  vida,finanças e  o meu casamento é a palavra de Deus.



 3.1) Uma única palavra de Jesus  muda tudo.

Exemplos:
Talita Cumi: Levanta-te!
Efatá: Abre-te!

O cego  disse a Jesus: "Mestre se quiseres pode me curar!"
A Resposta do mestre foi: "Sim, eu quero!"
Na mesma hora ele foi curado.

Repito: Uma única palavra de Jesus pode mudar tudo.



4) FIEL É A PALAVRA.

"Fiel é a palavra é digna de inteira aceitação." (1 Timóteo 4:9)

A grande verdade sobre a Palavra de Deus é que ela está firmada é estabelecida nos Céus para sempre. (Salmo 119:89)

A ordem de Deus a Josué  foi muito clara:
"Medita nesta palavra dia e noite. Tenha cuidado de fazer tudo o que nela está escrito. Então,farás prosperar o seu caminho e serás bem sucedido.(Josué 1:8)

Esta regra básica continua valendo para os dias de hoje.


4.1) Uma proclamação profética:

Nossa igreja será conhecida como a Casa da Palavra!

Daqui sairão homens,mulheres e até jovens para semear a palavra.

A palavra será pregada e até cantada através de nós.

Alguns de nós  sairão para entrarem em outros países com a palavra e pela palavra.  
Você está na Casa da palavra!


5) O QUE A PALAVRA PODE FAZER?

Deus Sara por sua palavra.

(Sl 107:20) "Deus Enviou sua palavra e os sarou a todos, livrando-os da destruição."

- A palavra  produz grandes milagres.(2 Co.4:13)

- A palavra gera fé.(Romanos 10:17)

- A palavra provoca o Batismo com o Espírito Santo.(Atos 10:44-46)

EXPONHA-SE  A PALAVRA!

É como alguém que se expondo ao sol e fica bronzeado.
Exponha-se a palavras "Bronzei-se" com Ela.

Toda pessoa que constantemente se expõe a palavra absorverá a sua essência e FRUTIFICARÁ. (João 15:8,16)

Quem se expõe a palavra terminará  absorvendo toda sua essência.



6) O PROFETA LIBEROU UMA PALAVRA.

O  profeta Eliseu liberou uma palavra de Deus para a SUNAMITA.

"Por este tempo...Daqui há um ano...você abraçará um filho."

Para uma mulher estéril, aquilo seria impossível.

Mas foi liberada uma palavra.

Isaías profetizou:
(Is.44:24-26) "Sou eu que confirmo a palavra que sai da boca dos meus servos..."


6.1) nossa igreja é a Casa da Palavra.

Aqui está sendo pregada a palavra de Deus.
Nosso compromisso aqui  é com a palavra!
Eu tenho uma palavra de Deus para sua vida.

Logo,logo vamos voltar para a Televisão por causa da palavra que pregamos aqui.


7) LIBERE A PALAVRA!

Independente do momento que você está vivendo,LIBERE a palavra!

Mesmo que você esteja no vale de ossos secos,LIBERE uma palavra de Deus. (Ezequiel 37)

Sua vida financeira está seca?
Sua família está seca?
Sua vida sentimental e amorosa secou?

LIBERE UMA PALAVRA DE DEUS. 

"Se alguém disser a este monte:Ergue-te e lança-te no mar,assim será com ele."
(Mc.11:21-24)

FALE AO SEU MONTE!

Com a palavra eu me mantenho de pé e estou seguro.



7.1) A palavra é como água  agindo na semente embaixo da terra.

"Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."(Isaías 55:10,11)

A palavra de Deus nunca voltará vazia.

Libere-a na escola,na faculdade e onde você estiver.

* A palavra de Deus nos leva vencer nossas noites mais escuras.



7.2) A palavra é inviolável.

"Nao violarei a minha aliança e não modificarei o que os meus lábios proferiram." (Salmo 89)

(Jeremias  1:12) "Eu velo por minha palavra."



7.3) Comece agora a enxergar a partir do que a palavra diz e lhe promete.

"Fiel é a palavra e digna de inteira aceitação..."(1 Tm.4:9)

Suspire pela palavra.(Salmo 42)

* Revelação:  Quem entra na palavra, entra em Deus.

Entre fundo na palavra e você vai descobrir coisas que jamais pensou.
A intimidade sempre vem pela palavra.(Salmo 25:14)

Não caia do erro do desconhecimento bíblico.
(João 5:39)(Mateus 22:29)(Hb.5:12)

Tenha a motivação de Esdras.(Esdras 7:10)
Conhecer,praticar e ensinar a palavra.

Quem conhece e não pratica se compara aos fariseus dos dias de Jesus.(Mateus 23)



8) NÃO SE MENOSPREZE.

Existe  mais em você do que as pessoas olham ou dizem.

Não deixe ninguém lhe julgar pela cor de sua pele,pelo seu nível cultural ou pelo lugar que você mora ou nasceu.

Em sua casa existe alguém grande: VOCÊ.

Tome posse de tudo o que a palavra diz a seu respeito.

- Você é filho de Deus. (1 João 3:1-3)
Obs. Agora somos filhos e ainda não se manifestou o que haveremos de ser.

-  Você tem a autoridade de Deus.(Lucas 10:19)

Você tem Autoridade sobre todo poder do inimigo.
Pare de ter medo do diabo.

-  Você pode ligar e desligar nos céus e na terra no nome de Jesus.
(Mateus 18:18-20)



9) CRIE AMBIENTES PARA DEUS E SUA PALAVRA.

Abra espaço para Deus em sua vida.
Crie um ambiente para Deus no seu carro
Crie um ambiente para Deus na sua casa

Este ambiente sempre é gerado com louvor e palavra.

Acorde pela manhã ha e vá direto  para a palavra.

Motive-se com (Isaías 50:4)
Tenha sempre uma palavra ao cansado.

Quando Deus encontra um ambiente favorável à sua presença  ele desce.


9.1) Crie um ambiente onde a palavra seja o centro.

Reverencie a hora da palavra!
Repasse esta palavra.
Imagine uma pedra jogada num lago.
Crie uma onda de bênçãos.
Anote as mensagens,graves-as e repasse.


Abra espaços  para Deus.
Nossa única saída é criar espaços  para Deus.
No ambiente da palavra a doença, a depressão, a dívida e a amargura não ficam.


9.2) Abra  um espaço para a obra de Deus também nas suas  finanças.

Pare de reclamar de dízimos e ofertas.
Cale a voz da avareza em sua vida.

Tudo que é importante para mim,eu demonstro gastando tempo e valores.
A sunamita investiu valores em uma obra de pedreiro para honrar o profeta Eliseu. 

E fizeram isso com alegria.
(Leia Gálatas 6:6 e Ezequiel 44:30)

Faça como eles, ou seja,invista valores nos legítimos profetas e na  obra da casa de Deus.
(Ageu 1;7,8)

Deus não fica devendo nada a ninguém.

Como esta Sunamita,tenha um histórico de investir e honrar profetas.

(2 Crônicas 20:20) "Creia em Deus e estareis seguros. Creia nos profetas e prosperareis."

Alguns deixaram de prosperar porque deixaram de investir no profeta.(EZ.44:30)


9.3)  Não crie histórico de desonra aos profetas.(Jezabel)

Tem gente que constrói históricos de desonra aos profetas.

Outros matam profetas.(Espirito de Jezabel)

A sunamita e seu esposo investiram  tempo de qualidade e valores financeiros no ministério  profético de Eliseu.

Aquilo que você fizer acontecer ao profeta, Deus fará acontecer em sua vida.



10) O NASCIMENTO DO MENINO.

Ao honrar Eliseu a Sunamita recebeu um sonho da qual havia se esquecido.

Uma mulher casada com um homem velho não poderia jamais pensar em gerar filhos.

Ao investir no profeta ela  liberou um sonho esquecido.(Um filho)

Quanto vale um filho para uma mulher estéril?

Quem poderia imaginar a maternidade tendo um marido velho?

Disse-lhe  Eliseu:"Daqui um ano,você abraçará um menino"

De tão emocionada que ficou,ela disse a Eliseu:  "Não mintas para mim!"

Eu outras palavras: "Eu não contava mais com isso!"

O menino nasceu conforme a palavra de Eliseu.(Is.44:26)

O menino se tornou a alegria da casa.



10.1)  A sunamita  perdeu seu filho.

O menino morreu.

Ela decidiu não  enterrar seu filho.

Decidiu não sepultar sua promessa.

Ela colocou o menino morto  no quarto e na cama do profeta.

A Sunamita foi buscar o profeta.

Quando você não souber o que fazer BUSQUE a pessoa certa.

Ao ser questionada quanto ao menino  disse: "Está tudo bem!"



10.2) Sem murmurar,ela foi ao profeta Eliseu.

Jogou-se aos seus pés e desabafando disse-lhe:"Pedi eu algum filho?"

Desabafou com o profeta e chorou aos pés do profeta.

O menino ressuscitou. 
Seu sonho reviveu!
Hoje,sonhos mortos reviverão!
Eu tenho uma palavra de Deus para sua vida.


10.3) Tempos depois,após a morte de seu marido ela foi restituída  de tudo que perdera.
(2 Reis 8:1-6) V.1,2

Muito lindo isso!

Uma oferta de honra preservará  o nosso futuro!
Toda semente clama.
Tudo que vai um dia volta.

Tudo que fizermos para Deus voltará corrigido.


Daqui a pouco eu vou liberar uma palavra sobre sua vida!


CONCLUSÃO:

FIQUE COM A PALAVRA DE DEUS.

Abra espaço para Deus e crie ambientes favoráveis para a adoração e para a palavra.
(Isaías 55:11,12)

Fique com o que Ele lhe prometeu em sua palavra.(Mateus 24:35)

Não deixe a palavra passar.

Não esteja indiferente a palavra como aconteceu com  a cidade Jerusalém.(Lucas 19:41-44)

O julgamento divino também acontece  pela quantidade de luz que um povo ou uma cidade rejeitaram.(Cafarnaum,Betsaida etc...)

Não deixe esta  palavra passar  por você  de forma inerte.

Decida dar crédito a esta palavra.

Esta palavra está definindo novos rumos em sua vida.

Deixe esta palavra  mudar e  sua  história  como aconteceu com a sunamita. 

Deus garante  sua palavra.

Is.55:11 Sua palavra  não  voltará vazia.

Jr 1:12 Ele vela  por sua  palavra.

- Faça uma aliança  com a palavra:

(Isaías 59:21) "A  palavra não se apartará de minha boca e nem da boca dos meus filhos....

Eu vou liberar agora uma palavra de Deus sobre sua vida,familia,finanças,projetos e ministério.(Is.44:26)

Ou eu não sou profeta coisa nenhuma.

Se eu falar e ninguém testemunhar nada através desta mensagem, eu não sou o que digo que sou.(Is.44:26)


A PALAVRA LIBERADA É: (SOFONIAS 3:15-20)

" O SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum. 16 Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. 17 O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 18 Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso. 19 Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. 20 Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o SENHOR."

Receba!!!

Pr.Venilton G. Jesus



14/12/2014



Amem.



























































Enviado via iPad

Postar um comentário