RADIO RESTITUI


segunda-feira, 19 de maio de 2014

As duas faces da Graça de Deus.

AS DUAS FACES DA GRAÇA.
Colocenses 1:3-6

"Damos sempre graças a  Jesus Cristo, orando sempre por vós, 4 Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; 5 Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade."

V.6 ..."Desde o dia em que conhecestes a graça  de Deus em verdade."


INTRODUÇÃO.

Estamos estudando o livro de Colocenses.
Hoje pela manhã começamos o Capítulo Um com Pr Marcello Cupello.
Foi um estudo muito bom.

Aprendemos que Colocenses é uma das epístolas escritas na prisão juntamente com Efésios,Colocenses e Filemon.

Fomos informados que esta Igreja foi fundada e pastoreada por Epafras.

Este,levou boas notícias ao Apóstolo Paulo,que posteriormente escreveu-lhes esta epístola ou pequena carta.

O estudo de hoje me inspirou para esta mensagem,intitulada:
 As Duas Faces da Graça.


1) AS CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA.

A epístola de Colocenses apresenta uma igreja com algumas marcas:

Era uma igreja fundamentada no amor Ágape.

Existem três tipos de amor:
- Eros: Erótico ou sexual.
- Filion:Amor fraternal,Amor entre irmãos,parentes e amigos.
- Ágape: Amor que tudo sofre,crê e espera.(Amor de Deus)

O amor Ágape ou o Amor de Deu é incondicional.
Não estabelece parâmetros para amar.
Os Colocenses estavam impregnados deste amor.

Eles faziam parte de uma igreja cheia de esperança em tempos e dias de grandes tribulaçōes.

Era uma igreja conhecedora da Graca de Deus.


2) CONHECEDORES DA GRAÇA DE DEUS.

Definido a graça de Deus.

Dicionário:
A definição encontrada em um dicionário para o termo graça é a seguinte:
 “O favor imerecido que Deus concede ao homem”.


2.1)  Uma Definição mais aprofundada:

"É a grande essência de Deus. Pela graça divina,Ele em Sua disposição e atitudes, foi espontaneamente favorável a humanidade caída, pervertida e desmerecida. E independente de nossos méritos decidiu nos outorgar seu favor, amor e misericórdia."


2.3) Definição marcante do Pastor Marcello Cupello:

A graça  de Deus é:

- "Um favor divino que salvou pecadores não merecedores."

- "Em nosso dia a dia,a graça de Deus é um poder capacitador"


Resumo: "A graça de Deus é favor e um poder capacitador!


3) NOSSA CONDIÇÃO ANTES DE SERMOS ALCANÇADOS PELA GRAÇA DE DEUS ERA CONDENAÇÀO E MORTE.

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; 14 Cuja boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Em seus caminhos há destruição e miséria; 17 E não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos. 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus."(Romanos 3:10-18)

Guardadas as devidas proporçōes,por causa do pecado de Adão, estávamos assentados em uma cadeira elétrica a espera da execução final.

Nossa sentença já estava escrita,assinada e julgada como lemos em Romanos Capítulo três: "Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis." (V.10,11,12)


4) O QUE A GRAÇA DE DEUS FEZ POR NÓS?

A Graça de Deus nos inocentou ou nos justificou diante de Deus.
O telefone vermelho tocou.
A "Cadeira Elétrica" foi desligada na hora da execução.
O executor foi proibido de nos "eletrecutar"
Bem na hora de nossa execução,Jesus Cristo assumiu a nossa culpa e ordenou nossa libertação.

Pela Graça de Deus todos os condenados foram livres.

Idólatras,pervertidos,maldosos,impuros,sodomitas receberam uma nova chance!


5) A GRAÇA DE DEUS NOS JUSTIFICOU.

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." (Rm.5:1,2)

JUSTIFICAÇÃO É UM TERMO FORENSE(USADO NOS TRIBUNAIS).

A GRAÇA DE DEUS NOS INOCENTOU DIANTE DE NOSSOS  ACUSADORES.

"Justificados pois, mediante a fé temos paz com Deus por meio da fé em Jesus Cristo."(Romanos 5:1,2)

"Já agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus."
(Rm 8:1,2)


6) A GRAÇA DE DEUS NOS SALVOU.

Do poder e do domínio do pecado.

Da perdição e da morte eterna.

Tudo isso independente de nossos obras de justiça ou sacrifícios.

Por obras da lei ninguém será justificado diante de Deus.

"E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. 12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito."
(Gálatas 3:11-14)


7)  A GRAÇA É UM PODER CAPACITADOR.

Este é o segundo grande aspecto da graça.

"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5 E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 6 Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 7 Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. 8 E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo" (1Co.15:3-10)

Ninguém compreendeu mais a graça de Deus do Paulo.
Sua sua vida e história são na verdade um testemunho de alguém que foi perdoado e restaurado pela Graça de Deus.

7.1) Imagine alguém que odiava o cristianismo e tentava com todas as suas forças destruir a fé em Jesus.

Derepente,este mesmo Jesus lhe apareçe e lhe diz:
"Saulo,Saulo, porque me persegues?" (Atos 9:4)

A partir deste momento, Paulo começou a pregar a fé que procurava destruir.

Quem operou isso?
A infinita Graça de Deus!

7.2) A capacitação da Graça de Deus na vida de Paulo.

Paulo não andou com Jesus.
Não foi um dos doze.
Não foi testemunha ocular dos milagres de Jesus Cristo.

Pergunto:
Como pode ele escrever mais da metade do Novo Testamento?
Como pode evangelizar toda a Ásia.
Como pode combater os filósofos Estóicos e Epicureus em Atenas?
Como pode evangelizar toda a Europa?
Como  pode pregar o evangelho em Roma por Dois anos?

Como?
Pela capacitação da Graça de Deus!
"Pela graça de Deus eu sou o que sou..."(1 Co.15:9,10)

Paulo terminou este capítulo dizendo:
"Trabalhei mais que os doze apóstolos de Jesus Cristo,todavia não eu,mas a graça de Deus em mim..." (1 Co.15:9,10)

"Não eu,mas a graça de Deus em mim e através de mim..."

"Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo" (1Co.15:10)



CONCLUSÃO:

ESTE É O PODER DA GRAÇA;CAPACITAR OS QUE SE SENTEM INCAPACITADOS.

A proposta desta palavra é ensinar que somente a Graça de Deus te levará aonde você não pode ir.

A graça te capacitará a fazer o que você jamais imaginou que poderia fazer.

A graça te levará a dizer:  "Todavia não eu,mas a graça de Deus em mim."

Hoje pela manhã,eu pastor Venilton,estava aflito porque não tinha o que pregar hoje a noite.

Deus,por sua infinita graça, usou o Pastor Marcello e através de seu precioso estudo recebi a inspiração para pregar esta mensagem. (Não eu, mas a graça de Deus que operou a meu favor neste dia)

Repetindo: Não eu, mas a graça de Deus que operou através de mim.


Pergunto-lhe:

O que você acha que não pode fazer hoje?
Aonde Acha você acha não pode ir hoje?
O que imagina você não consegue fazer hoje?

Talvez você esteja dizendo:
Jamais conseguirei entrar numa faculdade,aprender inglês ou qualquer outro idioma, ser liberto deste vício maldito,comprar meu carro, entrar naquela empresa, viajar a outros países,engravidar,me casar, receber meu Green Card, a cidadania neste país,ser promovido nesta empresa etc...

O que você não pode fazer, Ele pode!
A mudança que você precisa, Ele pode!
O milagre que você espera Ele pode!
A cura que você precisa,Ele pode!

Tudo é possível ao que crê!(Mc.9:23)

ESTE É O PODER DA GRAÇA,CAPACITAR OS QUE SE SENTEM INCAPACITADOS.


"Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo" (1Co.15:10)

Pr.Venilton Jesus.
prvenilton@gmail.com
Teresópolis.
18/5/2014

Música:
Eu preciso de um milagre.
Regis Danesse.(Tú Podes)
Confira este vídeo no YouTube:

http://youtu.be/nLJgYCGCB4s









































Postar um comentário