segunda-feira, 26 de maio de 2014

A GARANTIA DIVINA.

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:8,9)

1) INTRODUÇÃO.

 O texto base marca um momento de transição em Israel. (Josué 1:1-9)

Dias antes, Moisés informou a Josué sobre sua morte e o animou a continuar a missão por ele iniciada.

"E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. 8 O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. (Deuteronômio 31;7,8)

1.1) Imagine agora se seu pai ou mãe lhe chama e lhe diz: 

- Vou morrer.
- Você vai continuar minha missão.
- Será com você agora.

2) MOISÉS E MARAVILHOSA VISÃO DA PROMESSA. (Dt.34:1)

Quarenta anos antes, Deus prometera entregar esta terra a Moisés.

"E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. 8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu." (Exodo 3:7,8)

Antes de ser  tomado ao reino celestial,no alto do monte Nebo,no cume do Pisga Moisés contemplou o que lhe fora prometido quatro décadas antes.

"Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga,  que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã...(Dt.34:1)

3) IMPOSIÇÃO DE MÃOS SOBRE JOSUÉ.

Josué recebeu a Imposição de Mãos de Moisés.

"E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés." (Deuteronômio 34:9)

Ao recebê-la, Josué recebeu a transferência da autoridade espiritual de Moisés.

3.1) A imposição de Mãos tem haver com transferência de autoridade espiritualmente envios. (Atos 13:1,2)

Muitos estão indo sem Deus mandar.

"Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.
(Jeremias 23:21)

* Importante:
Não vá sem Deus mandar.

Não faça nada sem DEUS confirmar.

Cuidado com quem anda impondo as mãos sobre sua cabeça,fazendo reuniões em sua casa ou liberando "pseudos palavras proféticas" sobre sua vida.

Os tais são líderes ilegítimos!

3.2) A Biblia orienta a não impor as mãos precipitadamente.

"A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro."
(1 Tm.5:22)

Não ordene ninguém por amizade.

Não se apresse em distribuir cargos.

4)  A MORTE DE MOISÉS.

"Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor. (Dt.34:7)

4.1) Trinta dias de pranto.

"E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.(Dt.34:8)

5) MOISÉS ERA A AUTORIDADE LEGÍTIMA SOBRE A VIDA DE JOSUÉ.

IMPORTANTE: ANDE COM OS LEGÍTIMOS.

- Não vá atrás de ilegítimos.

Moisés era o líder legítimo para Josué.

Paulo era o líder legítimo para Timóteo.

Procure saber quem é o líder legítimo para sua vida.

Fuja dos líderes ilegítimos.

5.1) Alguns pessoas são legítimas para sua vida.

Sua mulher é legítima.
Seu marido é legítimo.
Seus pais por mais "chatos que pareçam" são legítimos para sua vida.

Alguns amigos são legítimos para sua vida.

"Em todo tempo ama o amigo..." (Pv.17:17)

Os amigos legítimos são aqueles que choram nossa dor e celebram nossas conquistas.

5.3) A exemplo de Josué, procure o líder legítimo para sua vida!

Muitos líderes são maravilhosos.
Alguns pastores são ótimos.
Mas não foram dados a você.

Busque o líder legítimo para sua vida.

Repito: Quem foge do legítimo cairá nas mãos dos ilegítimos.

5.4) O perigo dos ilegítimos.

Quem deixa uma esposa legítima cairá nas garras da ilegítima.

"Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. 33 Achará castigo e vergonha, e o seu opróbrio nunca se apagará."
(Provérbios 6:32,33)

6) DOR DE JOSUÉ PELA PERDA DE MOISÉS.

Josué conviveu com Moisés desde sua infância.

"E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. (Êxodo 33:11)

O momento de Josué era uma hora de medo e insegurança.

Como prosseguir sem Moisés?

Nesta Hora Deus falou com ele e lhe deu garantias.

"Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria."
(Josué 1:5,6)

7) DEUS GARANTE QUEM CHAMA.

 Deus animou Paulo em Corinto. (ATOS 18:9,10)

"Não temas...Eu estou Contigo...Ninguém te fará mal nesta cidade."

* Deus começou uma boa obra em sua vida.(Fp.1:6)

Se ele começou, ele irá terminar.

7.1) As vezes temos a sensação que Deus nos promete algo e some.
Não é verdade?

Ele prometeu fazer de Abraão uma grande Nação e "aparentemente sumiu"

Dez anos depois Abraão o questionou:

"Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro."
(Gênesis 15:2,3)

7.2)  Neste momento, Deus reafirmou-lhe o que lhe havia prometido uma década antes.

"E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência."(Gênesis 15:4,5)

7.3)  Existem tempos e épocas em nossas vidas que a única coisa que temos são promessas e mais promessas. Você concorda?

Nesta hora somos levados a certos questionamentos do tipo:

"A única coisa que tenho são promessas e mais promessas. Afinal de contas,quando verei a manifestação das promessas em minha vida?"

Nesta hora você fiz: Deus eu estou cansado de tanta promessa!

Eu quero a manifestação da Promessa!

"Rejeitará o SENHOR para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? 9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?"(Salmo 77:7-9)

Desapareceu para sempre o seu amor?

Acabou-se a sua promessa? 

8) ESTOU AQUI PARA LHE LEMBRAR ISSO!

Estou Aqui hoje para lhe dizer as mesmas palavras: 

- Tenha bom Ânimo.

- Não se deixe vencer pelo desânimo.

8.1) O poder destruidor do desânimo.

O desanimo é uma força das forças mais destruidoras que pode afetar o ser humano.

O desânimo me faz desistir de tentar.

O desânimo me faz desistir de acreditar num futuro melhor.

O desânimo cega minha visão quanto a uma solução ou saída.

E por último, me faz desistir de mim mesmo.

8.2) Descanse no SENHOR!

Continue crendo.

Continua buscando.
(Hebreus 10:35-38)

Fiel é aquele que nos prometeu!

9) A PALAVRA LIBERADA A JOSUÉ CONTINUA VALENDO PARA CADA FILHO DE DEUS.

" Ninguém poderá te resistir todos os dias de tua vida."

Muitas pessoas já me resistiram.(Pr Venilton)

Outros estão me resistindo.

"Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar." (Jeremias 1:17-19)

9.1) Qual é a garantia divina para cada um de nós. 

(Isaias 41:10,11)
"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão"

9.2) Ninguém poderá lhe resistir no trabalho,na vizinhança e naquilo que Deus lhe chamou para fazer.

Você é uma autoridade naquilo que Deus lhe chamou para fazer!

Você é original e autêntico.

Você nasceu para solucionar algo neste mundo.

Na ótica divina seu nome é solução.

10) NÃO TENTE COPIAR NENHUM UNGIDO.

SEJA VOCÊ MESMO. 

SEJA AUTÊNTICO!

Tenha referências mas jamais negue sua essência.

Flua no seu dom!

Pare de tentar copiar alguém.

Você é original e autêntico.

Você é a solução para alguém.

Tal qual foi com Moisés, Davi, Salomão, Pedro e Paulo, Deus  será com você.

10.1) Seja obediente.

Não ande na rota da desobediência.

Ande naquilo que Deus lhe mostrou.

Fique onde ele mandou.

10.2)  Medite na palavra de dia e de Noite. (Josué 1:7-9)

Fazendo isso, você será bem sucedido em tudo que realizar.

Descanse na garantia divina para sua vida.

* PALAVRA FINAL: 

O assustado Josué viveu até aos 110 anos.

Antes de morrer, Josué exaltou a fidelidade divina.

Suas palavras neste momento foram:

" E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou." (Josué 23:14)

Oremos.

Pastor Venilton de Jesus.

prvenilton@gmail.com



10 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

A GARANTIA DIVINA.
"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:8,9)

Blog do Pastor Venilton. disse...

IMPOSIÇÃO DE MÃOS SOBRE JOSUÉ.

Josué recebeu a Imposição de Mãos de Moisés.

"E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés." (Deuteronômio 34:9)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A imposição de Mãos tem haver com transferência de autoridade espiritualmente envios. (Atos 13:1,2)

Muitos estão indo sem Deus mandar.

"Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.
(Jeremias 23:21)

* Importante:
Não vá sem Deus mandar.

Não faça nada sem DEUS confirmar.

Cuidado com quem anda impondo as mãos sobre sua cabeça,fazendo reuniões em sua casa ou liberando "pseudos palavras proféticas" sobre sua vida.

Os tais são líderes ilegítimos!

Blog do Pastor Venilton. disse...

A Biblia orienta a não impor as mãos precipitadamente.

"A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro."
(1 Tm.5:22)

Não ordene ninguém por amizade.

Não se apresse em distribuir cargos.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Alguns pessoas são legítimas para sua vida.

Sua mulher é legítima.
Seu marido é legítimo.
Seus pais por mais "chatos que pareçam" são legítimos para sua vida.

Alguns amigos são legítimos para sua vida.

"Em todo tempo ama o amigo..." (Pv.17:17)

Os amigos legítimos são aqueles que choram nossa dor e celebram nossas conquistas.

Blog do Pastor Venilton. disse...

DEUS GARANTE QUEM CHAMA.

Deus animou Paulo em Corinto. (ATOS 18:9,10)

"Não temas...Eu estou Contigo...Ninguém te fará mal nesta cidade."

* Deus começou uma boa obra em sua vida.(Fp.1:6)

Se ele começou, ele irá terminar.

Às vezes temos a sensação que Deus nos promete algo e some.
Não é verdade?

Ele prometeu fazer de Abraão uma grande Nação e "aparentemente sumiu"

Blog do Pastor Venilton. disse...

O poder destruidor do desânimo.

O desanimo é uma força das forças mais destruidoras que pode afetar o ser humano.

O desânimo me faz desistir de tentar.

O desânimo me faz desistir de acreditar num futuro melhor.

O desânimo cega minha visão quanto a uma solução ou saída.

E por último, me faz desistir de mim mesmo.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Qual é a garantia divina para cada um de nós.

(Isaias 41:10,11)
"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão"

Blog do Pastor Venilton. disse...

NÃO TENTE COPIAR NENHUM UNGIDO.

SEJA VOCÊ MESMO.

SEJA AUTÊNTICO!

Tenha referências mas jamais negue sua essência.

Flua no seu dom!

Pare de tentar copiar alguém.

Você é original e autêntico.

Você é a solução para alguém.

Tal qual foi com Moisés, Davi, Salomão, Pedro e Paulo, Deus será com você.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Antes de morrer, Josué exaltou a fidelidade divina.

Suas palavras neste momento foram:

" E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou."
(Josué 23:14)