Texto: (2 Pedro 1:20,21)
"Porque nunca jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens santos, falaram da Parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo."
"Porque nunca jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens santos, falaram da Parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo."
INTRODUÇÃO.
Os livros, na Bíblia, não seguem uma ordem cronológica, pois são agrupados conforme o assunto que abordam. Devido a isso, algumas pessoas podem se confundir com a seqüência da leitura do texto bíblico.
A forma como estão dispostos teve origem na Septuaginta, através da Vulgata.
* Septuaginta:
Versão dos 72 Eruditos, que traduziram a Bíblia do Hebraico para o Grego.
* Vulgata:
Versão de Jerónimo que traduziu as Escituras para o Latim.
Esta aula tem por objetivo ensinar a ordem cronólogica dos tempos biblicos.
1) Época Abraâmica.
Trata-se do primeiro período de narrativa bíblica, estando dividido em duas partes.
- O Período Antediluviano.(De Adão ao dilúvio)
- Do Dilúvio a Abraão. (De Noé a Abraão)
1.1) Período Antediluviano:
De Adão ao Dilúvio.
Contém o relato da origem de todas as coisas, terminando no capítulo seis de Gênesis.
Esse período registra fatos ocorridos nas imediações do Jardim do Éden, no vale do Rio Eufrates.
Por lá estiveram também Abraão e Noé.
Para conhecer bem as civilizações primitivas que viveram naquela região recomenda-se o estudo do capítulo 10 de Gênesis.
As cidades mencionadas neste capítulo eram cidades-reinos, com governo próprio.
1.2) Destaca-se nesse período a presença de homens de Deus como Abel, Sete, Noé e Enoque.
A vida extraordinariamente longa desses homens se explica principalmente pelos seguintes motivos:
a) as conseqüências do pecado ainda eram pequenas sobre o homem;
b) a maldição devido a queda do homem estava apenas começando;
c) as condições climáticas eram outras;
d) a capacidade da terra de produzir alimentos era bem melhor;
e) a longevidade era necessária ao povoamento da terra;
f) temos que considerar a misericórdia de Deus para com uma raça humana ainda ineficiente.
Redução idade:(120 anos)
"Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos."(Gn.6:3)
* O Mundo Atual.
- Jireomon Kimura 115 anos/Japão/19.04.12
Brasil.( Sr.José)
- Sr Jose do Acre, Amazonas -128 anos- Rede Record.
* BIBLIA SAGRADA:
- Personagens bíblicos que mais viveram na terra:
A. 969 anos - Matusalém
E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu. (Gênesis 5:27)
B. 962 anos - Jarede
E foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu. (Gênesis 5:20)
C. 950 anos - Noé
E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu. (Gênesis 9:29)
D. 930 anos - Adão
E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. (Gênesis 5:5)
E. 912 - Sete
E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu. (Gênesis 5:8)
F. 910 anos - Cainã
E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e morreu. (Gênesis 5:14)
G. 905 anos - Enos
E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos, e morreu. (Gênesis 5:11)
INCRÍVEL.(Ver Fotos Ipad)
05/09/1960-Turkia-Arca de Noe.
"ARCA DE NOÉ? FORMAÇÃO SEMELHANTE A UM BARCO AVISTADA PERTO DO ARARAT "
Vista do ar, esse formato de um navio repousa no centro de um desabamento de terra em uma montanha que está apenas a 25 milhas da fronteira russa. O deslizamento de terra tem origem recente e grossas camadas de lama e pedras podem tê-lo formado. A foto foi tomada por um avião de reconhecimento turco a uma altitude de 10 mil pés" - estampava essa reportagem da conceituada LIFE MAGAZINE, na suas edição datada de 5 de setembro de 1960.
2) Do dilúvio a Abraão. (De Noé a Abraão)
Após o dilúvio (Gn 6 a 11), muitas cidades antigas foram reconstruídas.
A arca de Noé repousou em um dos montes da cordilheira de Ararate, perto das cabeceiras do Eufrates, mas Noé retornou a sua terra primitiva.
O parque nacional da Arca de Noe, hoje pode ser visitado, na Turquia]
A terra de Sinar, mais tarde chamada de Babilônia, era a terra primitiva de noé.(Gn 11.2).
Cerca de 100 anos após o Dilúvio, aconteceu a dispersão das raças por causa da confusão das línguas na Torre de Babel (Gn 11).
Em Gênesis 10 podemos ver uma descrição detalhada de como estavam distribuídas as nações após o Dilúvio.
A família de Abraão vivia na cidade de Ur, que na época era capital da Suméria. Abraão foi fiel a Deus em um ambiente influenciado pela idolatria.
* Outras civilizaçōes:
Os sumérios, A babilônia de Hamurabi e o codigo de Hamurabi.
Alguns teólogos afirmam que Sem, filho de Noé, foi contemporâneo de Abraão durante 150 anos, e pode ter transmitido a ele os ensinamentos divinos.
Contemporâneos: Viveram no mesmo tempo.
3) A Época de Israel.
Trata-se do período histórico de Israel, um dos centros da narrativa bíblica, pois foi de Israel que nasceu Cristo, tema central da Bíblia.
3.1) Período Patriarcal:
Este período vai de Abraão a José, de Canaã ao Egito.
Abraão que começa a história de Israel como povo eleito.
É ele o pai da raça hebréia (Sl 105.6; Jo 8.56).
Abraão vivia em Ur, onde recebeu o chamado de Deus para fundar uma nação escolhida.(Gn.12:1-4)
Com isso, ele segue para Canaã, parando em Harã.
Abraão era homem de grandes posses, bem relacionado com os reis e pessoas influentes da época.
Quando Abraão chegou a Canaã, a terra era habitada por nações excessivamente ímpias. A terra precisava ser conquistada.
Deus revela seus planos a Abraão, mostrando que toda aquela terra seria de sua descendência.(Gn.15:13-15)
O cumprimento da promessa aconteceu muitos anos mais tarde.
(Exodo 12-14) Páscoa.
3.2) ) Israel no Egito:
Esse período vai da morte de José ao Êxodo, abrangendo a escravidão de Israel no Egito. O período começa com a ida de Israel para o Egito, relatada nos primeiros 12 capítulos de Êxodo, por ocasião da fome em toda a terra.
Após a morte de José, Israel teve cerca de 60 anos de paz, antes de começar a escravidão. Depois de muito sofrimento, no tempo oportuno, Deus levantou Moisés para retirar seu povo do Egito.
3.3) Israel no Deserto: (Liderança de Moises)
Trata-se de um período de 40 anos, tempo que Israel gastou desde a saída do Egito até a entrada em Canaã. A viagem poderia ter sido feita em bem menos tempo, mas o povo foi rebelde.
Deus precisava prepará-lo melhor para a nova vida, na Terra Prometida.
Durante a viagem, a nação de Israel foi fundada, as leis foram criadas e os mandamentos divinos foram revelados.
O povo, que antes era escravo do Egito, aprendeu a conviver com a presença de Deus.
Todas as ordenanças do deserto apontavam para Cristo como a perfeita expiação do pecado.
Destacam-se como líderes nesse período Moisés e Josué (civis) e Arão e Eleazar (religiosos).
Moisés não pisou em Canaã, mas antes de morrer avistou a terra e a dividiu entre as tribos de Israel.
3.4) A Conquista de Canaã.
Esta fase da História de Israel está descrita no livro de Josué.
Sob o comando de Josué, Israel cruza o rio Jordão e acampa-se em Gilgal, onde montou sua base de operações para a conquista de Canaã. Essa conquista aconteceu em três fases: a fase sul, a fase central e a fase norte.
Durante a conquista, o Tabernáculo é montado em Siló, permanecendo lá até o tempo dos Juizes. A conquista somente não foi bem sucedida porque Israel não destruiu os povos vizinhos conforme determinação de Deus.
Era preciso realizar essa destruição para que o povo de Israel se mantivesse livre da influência pecaminosa daquelas nações.
Enquanto Israel obedeceu a Deus, venceu aos inimigos.
Quando deixou de obedecê-lo, ficou enfraquecido e sofreu derrotas.
[Ex.A derrota de Ai. (Josué 7-8)]
O livro de Josué vai até a sua morte, cobrindo um período de 23 anos. Destacam-se como profetas dessa época um anônimo (Jz 6.8-10) e Débora (Jz 4.4).
3.5) Os Juízes.
Este período vai da morte de Josué ao fim do ministério de Samuel. Na mesma época foram escritos os livros de Rute e 1 Samuel 1 a 9.
O governo de Israel era realizado diretamente por Deus (teocrático), por meio de juízes que eram escolhidos para resolver as questões junto ao povo. Foi uma época de grande apostasia, anarquia e guerra civil, onde o povo entregou-se ao pecado. Cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos (Jz 21.25).
O maior líder da época foi Samuel, o último dos juízes.
Samuel também atuou como sacerdote e profeta. Também atuaram como profeta naquela época dois anônimos (Jz 6.8-10 e 1 Samuel 2.27-36) e Débora (Jz 4.4).
3.6) Monarquia: esse período abrange os reinados de Saul, Davi e Salomão.
[ Monarquia-[890-970a.C.
Saul.890-930 a.C
Davi:930-970 a.C
Salomao:970-933 a.C.] V.G.J.
Foram escritos nesse período os livros de 1 Sm 9 a 1 Rs 12, 1 Cr 10 a 2 Cr 10. Foi um período áureo e esplendoroso para Israel. Saul fixou a capital em Gibeá.
Davi conquistou Jerusalém das mãos dos jebuseus e tornou-a sua capital. Deus faz a aliança com Davi, prometendo-lhe nunca faltar herdeiros para o trono. Isso se cumpriu com Jesus Cristo, descendente de Davi.
O primeiro templo foi construído no reinado de Salomão.
* Salomão Reinou entre 970-933 a.C.
Foi uma obra imponente e magnificente, seguindo uma planta revelada pelo próprio Deus a Davi.
A construção durou sete anos, e foi feita por 30 mil israelitas e 150 mil cananeus. Durante essa época houve diversos profetas não-literários (sua obra não foi escrita): um grupo, incluindo Saul (1 Sm 10.10); Gade; Natã; Aías.
3.7) O Reino Dividido: (931-910a.C)
Esse período vai da divisão dos reinos à época do cativeiro.
Salomão iniciou bem o seu governo, sendo temente a Deus e piedoso. Mas na velhice, afastou-se de Deus, entregando-se à idolatria e tendo inúmeras mulheres, a maior parte vinda dos povos pagãos.
Por causa disso, Deus fez a divisão dos reinos.(Norte e Sul)
A divisão foi predita pelo profeta Aías e aconteceu no governo de Robão, um dos filhos de Salomão.
Com a divisão, a parte do Norte chamou-se Israel.(Jeroboão)
[Reino do norte e Reino do Sul.Israel e Judá.
Alguns teólogos afirmam que Sem, filho de Noé, foi contemporâneo de Abraão durante 150 anos, e pode ter transmitido a ele os ensinamentos divinos.
Contemporâneos: Viveram no mesmo tempo.
3) A Época de Israel.
Trata-se do período histórico de Israel, um dos centros da narrativa bíblica, pois foi de Israel que nasceu Cristo, tema central da Bíblia.
3.1) Período Patriarcal:
Este período vai de Abraão a José, de Canaã ao Egito.
Abraão que começa a história de Israel como povo eleito.
É ele o pai da raça hebréia (Sl 105.6; Jo 8.56).
Abraão vivia em Ur, onde recebeu o chamado de Deus para fundar uma nação escolhida.(Gn.12:1-4)
Com isso, ele segue para Canaã, parando em Harã.
Abraão era homem de grandes posses, bem relacionado com os reis e pessoas influentes da época.
Quando Abraão chegou a Canaã, a terra era habitada por nações excessivamente ímpias. A terra precisava ser conquistada.
Deus revela seus planos a Abraão, mostrando que toda aquela terra seria de sua descendência.(Gn.15:13-15)
O cumprimento da promessa aconteceu muitos anos mais tarde.
(Exodo 12-14) Páscoa.
3.2) ) Israel no Egito:
Esse período vai da morte de José ao Êxodo, abrangendo a escravidão de Israel no Egito. O período começa com a ida de Israel para o Egito, relatada nos primeiros 12 capítulos de Êxodo, por ocasião da fome em toda a terra.
Após a morte de José, Israel teve cerca de 60 anos de paz, antes de começar a escravidão. Depois de muito sofrimento, no tempo oportuno, Deus levantou Moisés para retirar seu povo do Egito.
3.3) Israel no Deserto: (Liderança de Moises)
Trata-se de um período de 40 anos, tempo que Israel gastou desde a saída do Egito até a entrada em Canaã. A viagem poderia ter sido feita em bem menos tempo, mas o povo foi rebelde.
Deus precisava prepará-lo melhor para a nova vida, na Terra Prometida.
Durante a viagem, a nação de Israel foi fundada, as leis foram criadas e os mandamentos divinos foram revelados.
O povo, que antes era escravo do Egito, aprendeu a conviver com a presença de Deus.
Todas as ordenanças do deserto apontavam para Cristo como a perfeita expiação do pecado.
Destacam-se como líderes nesse período Moisés e Josué (civis) e Arão e Eleazar (religiosos).
Moisés não pisou em Canaã, mas antes de morrer avistou a terra e a dividiu entre as tribos de Israel.
3.4) A Conquista de Canaã.
Esta fase da História de Israel está descrita no livro de Josué.
Sob o comando de Josué, Israel cruza o rio Jordão e acampa-se em Gilgal, onde montou sua base de operações para a conquista de Canaã. Essa conquista aconteceu em três fases: a fase sul, a fase central e a fase norte.
Durante a conquista, o Tabernáculo é montado em Siló, permanecendo lá até o tempo dos Juizes. A conquista somente não foi bem sucedida porque Israel não destruiu os povos vizinhos conforme determinação de Deus.
Era preciso realizar essa destruição para que o povo de Israel se mantivesse livre da influência pecaminosa daquelas nações.
Enquanto Israel obedeceu a Deus, venceu aos inimigos.
Quando deixou de obedecê-lo, ficou enfraquecido e sofreu derrotas.
[Ex.A derrota de Ai. (Josué 7-8)]
O livro de Josué vai até a sua morte, cobrindo um período de 23 anos. Destacam-se como profetas dessa época um anônimo (Jz 6.8-10) e Débora (Jz 4.4).
3.5) Os Juízes.
Este período vai da morte de Josué ao fim do ministério de Samuel. Na mesma época foram escritos os livros de Rute e 1 Samuel 1 a 9.
O governo de Israel era realizado diretamente por Deus (teocrático), por meio de juízes que eram escolhidos para resolver as questões junto ao povo. Foi uma época de grande apostasia, anarquia e guerra civil, onde o povo entregou-se ao pecado. Cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos (Jz 21.25).
O maior líder da época foi Samuel, o último dos juízes.
Samuel também atuou como sacerdote e profeta. Também atuaram como profeta naquela época dois anônimos (Jz 6.8-10 e 1 Samuel 2.27-36) e Débora (Jz 4.4).
3.6) Monarquia: esse período abrange os reinados de Saul, Davi e Salomão.
[ Monarquia-[890-970a.C.
Saul.890-930 a.C
Davi:930-970 a.C
Salomao:970-933 a.C.] V.G.J.
Foram escritos nesse período os livros de 1 Sm 9 a 1 Rs 12, 1 Cr 10 a 2 Cr 10. Foi um período áureo e esplendoroso para Israel. Saul fixou a capital em Gibeá.
Davi conquistou Jerusalém das mãos dos jebuseus e tornou-a sua capital. Deus faz a aliança com Davi, prometendo-lhe nunca faltar herdeiros para o trono. Isso se cumpriu com Jesus Cristo, descendente de Davi.
O primeiro templo foi construído no reinado de Salomão.
* Salomão Reinou entre 970-933 a.C.
Foi uma obra imponente e magnificente, seguindo uma planta revelada pelo próprio Deus a Davi.
A construção durou sete anos, e foi feita por 30 mil israelitas e 150 mil cananeus. Durante essa época houve diversos profetas não-literários (sua obra não foi escrita): um grupo, incluindo Saul (1 Sm 10.10); Gade; Natã; Aías.
3.7) O Reino Dividido: (931-910a.C)
Esse período vai da divisão dos reinos à época do cativeiro.
Salomão iniciou bem o seu governo, sendo temente a Deus e piedoso. Mas na velhice, afastou-se de Deus, entregando-se à idolatria e tendo inúmeras mulheres, a maior parte vinda dos povos pagãos.
Por causa disso, Deus fez a divisão dos reinos.(Norte e Sul)
A divisão foi predita pelo profeta Aías e aconteceu no governo de Robão, um dos filhos de Salomão.
Com a divisão, a parte do Norte chamou-se Israel.(Jeroboão)
[Reino do norte e Reino do Sul.Israel e Judá.
* A idolatia de Salomão gerou isso.
3.8) As dez tribos. (Jeroboão I)
O primeiro rei foi Jeroboão I.
Implantou a religião oficial foi o culto ao bezerro, religião que Jeroboão importou do Egito.
Afundou-se no Baalismo, um culto indecente e desumano a Baal e Astarote.
Os profetas Elias e Eliseu juntamente com o rei Jeú comandaram a luta contra esse tipo de culto.
O reino de Israel (Norte) durou 250 anos, teve 19 reis sendo o último Oséias. Todos adoraram o bezerro.
O pior deles foi Acabe, e o menos pior foi Jorão, que quebrou a estátua de Baal mas continuou adorando o bezerro.
* (1 Reis 21:25) Acabe se vendeu por influência de Jezabel.
Nenhum dos 19 reis [Do reino do norte ou Israel] procuraram levar o povo ao encontro com Deus.
4) O Juízo definitivo contra o reino do Norte. (Cativeiro - 722 a.C)
Foi então que os reis Tiglate-Pileses III e Sargão II, da Assíria, invadiram o reino do norte levando o povo de Israel cativo 722 a.C..
Sargão enviou seus súditos para povoar Samaria, capital do reino do norte, originando assim os samaritanos, gerando uma religião mista que se prolonga até os tempos de Cristo.
[Os samaritanos construiram um templo rival,aos pés do monte Geresim.(João 4) Jesus e a Samaritana)]V.G.J.
Além de destruir o reino do Norte, a Assíria invadiu Judá, capturando todo o Judá, menos Jerusalém, devido a uma intervenção de Deus.
O anjo do Senhor feriu 185 mil assírios em uma só vez. Posteriormente, a Assíria foi vencida por Babilônia.
A partir dessa época, a cronologia bíblica se torna mais precisa.
3.8) As dez tribos. (Jeroboão I)
O primeiro rei foi Jeroboão I.
Implantou a religião oficial foi o culto ao bezerro, religião que Jeroboão importou do Egito.
Afundou-se no Baalismo, um culto indecente e desumano a Baal e Astarote.
Os profetas Elias e Eliseu juntamente com o rei Jeú comandaram a luta contra esse tipo de culto.
O reino de Israel (Norte) durou 250 anos, teve 19 reis sendo o último Oséias. Todos adoraram o bezerro.
O pior deles foi Acabe, e o menos pior foi Jorão, que quebrou a estátua de Baal mas continuou adorando o bezerro.
* (1 Reis 21:25) Acabe se vendeu por influência de Jezabel.
Nenhum dos 19 reis [Do reino do norte ou Israel] procuraram levar o povo ao encontro com Deus.
4) O Juízo definitivo contra o reino do Norte. (Cativeiro - 722 a.C)
Foi então que os reis Tiglate-Pileses III e Sargão II, da Assíria, invadiram o reino do norte levando o povo de Israel cativo 722 a.C..
Sargão enviou seus súditos para povoar Samaria, capital do reino do norte, originando assim os samaritanos, gerando uma religião mista que se prolonga até os tempos de Cristo.
[Os samaritanos construiram um templo rival,aos pés do monte Geresim.(João 4) Jesus e a Samaritana)]V.G.J.
Além de destruir o reino do Norte, a Assíria invadiu Judá, capturando todo o Judá, menos Jerusalém, devido a uma intervenção de Deus.
O anjo do Senhor feriu 185 mil assírios em uma só vez. Posteriormente, a Assíria foi vencida por Babilônia.
A partir dessa época, a cronologia bíblica se torna mais precisa.
4.1) O reino do Norte teve os seguintes profetas:
(I) Não-literários - os dois anônimos já mencionados; Elias; um outro anônimo (1 Rs 20.13); Micaías; Eliseu e Obede;
(II) Literários - Jonas; Oséias; Amós (profeta de Judá, mas com mensagem para Israel) e Miquéias (idem).
O reino do Sul, Judá, teve duas tribos: Judá e Benjamim.
Algumas famílias de outras tribos também se uniram a Judá. A tribo de Simeão ficava ao sul de Judá, sem comunicação com o Norte.
A capital continuou sendo Jerusalém.(Ez.5:5)
Depois do cativeiro do reino do Norte, Judá permaneceu cerca de 100 anos livre e teve 20 reis.
Os três melhores reis foram Ezequias, Josias e Joás.
O pior de todos os reis foi Atália.
5) O Cativeiro de Judá: (Nabucodonosor) 605/606 a.C.
Nabucodonosor invadiu Judá e levou preso o rei Jeoaquim.
Levou também cativos os membros da família real, inclusive o profeta Daniel.
A contagem dos 70 anos de exílio começou em 606 a. C., quando três anos depois, Jeoaquim se rebela contra Nabucodonosor.
Depois disso, Nabucodonosor volta, saqueia o templo e leva Joaquim (filho de Jeoaquim), além de 10.000 outros judeus, entre príncipes e oficiais - a aristocracia judaica. Põe Zedequias, irmão de Jeoaquim como rei em lugar deste. Levou também cativo o Profeta Ezequiel.
5.1) A queda de Jerusalém.(587 a.C)
Finalmente, em 587 a. C., Jerusalém é sitiada por Nabucodonosor.
Depois de um ano e meio de cerco, acaba a resistência de Jerusalém. Acabam-se os alimentos e a cidade é tomada.
* O glorioso templo de Salomão foi destruído. (Jeremias 25:8-11) Ano 587 a.C
O povo estava com fome.
O rei Zedequias foi capturado quando tentava fugir, sendo levado até Nabucodonosor, onde teve os olhos vasados, sendo depois levado para a Babilônia.
Alguns remanescentes pobres foram poupados, mas acabaram fugindo para o Egito.
5.2) Os profetas desse tempo foram:
Não literários - Semaías; Ido; Azarias; Eliézer; um anônimo.
(2 Cr 25.15); Hulda; Urias; Hanani; Jaaziel.
Literários - Daniel (na corte de Nabucodonosor); Ezequiel (no campo, entre os cativos. Era sacerdote).
Jeremias (ficou entre os remanescentes).
O cativeiro curou Israel da idolatria até hoje.
Desde então, os judeus não podem ser acusados de idolatria.
Devido o cativeiro, as Escrituras passaram a ser estudadas e surgiram as sinagogas.
6) A Restauração de Israel.
(456-444 a.C.)
Depois de 70 anos, previstos antes por Jeremias (Jr.25:8-11), um governador persa, Ciro, proclamou o retorno dos judeus e restaurou Israel. (Ed.1:1-10)
* O decreto de ciro foi promulgado em 539a.C
O templo começou a ser [reconstruído em 535 a.C], menor e menos rico que o anterior. [Esdras 3:10-13 v.13 Alegria e Choro] V.G.J.
[ A obra cessou.(Ed.4:23,24) e só recomeçou em 520 a.C.)] V.G.J.
6.1) A rainha Ester e a festa de Purim.
Ester, uma judia formosa, tornou-se rainha da Pérsia 58 anos após o retorno de Israel.
O livro de Ester situa-se entre os capítulos 7 e 8 de Esdras.
6.2) O período da restauração teve os seguintes líderes:
Josué e Esdras (religiosos); Zorobabel e Neemias (civis, atuando como governadores).
Ageu e Zacarias, no início da reconstrução do templo.
Malaquias, no final da reconstrução.
Atuaram em relação ao cativeiro os seguintes profetas: Joel, Amós, Isaías e Miquéias, Sofonias, Naum, Habacuque, Obadias e Jeremias.
7) Período Interbíblico.(Silêncio de Deus?)
Esse período vai de Malaquias ao advento de Cristo. Durou cerca de 400 anos. Durante esse período, Israel ficou dominado pela Pérsia.
Os persas foram brandosos e tolerantes, pelo que Israel gozou de certa liberdade. Durante esse período nenhum profeta se levantou.
* OS MACABEUS.
Depois de 70 anos, previstos antes por Jeremias (Jr.25:8-11), um governador persa, Ciro, proclamou o retorno dos judeus e restaurou Israel. (Ed.1:1-10)
* O decreto de ciro foi promulgado em 539a.C
O templo começou a ser [reconstruído em 535 a.C], menor e menos rico que o anterior. [Esdras 3:10-13 v.13 Alegria e Choro] V.G.J.
[ A obra cessou.(Ed.4:23,24) e só recomeçou em 520 a.C.)] V.G.J.
6.1) A rainha Ester e a festa de Purim.
Ester, uma judia formosa, tornou-se rainha da Pérsia 58 anos após o retorno de Israel.
O livro de Ester situa-se entre os capítulos 7 e 8 de Esdras.
6.2) O período da restauração teve os seguintes líderes:
Josué e Esdras (religiosos); Zorobabel e Neemias (civis, atuando como governadores).
Ageu e Zacarias, no início da reconstrução do templo.
Malaquias, no final da reconstrução.
Atuaram em relação ao cativeiro os seguintes profetas: Joel, Amós, Isaías e Miquéias, Sofonias, Naum, Habacuque, Obadias e Jeremias.
7) Período Interbíblico.(Silêncio de Deus?)
Esse período vai de Malaquias ao advento de Cristo. Durou cerca de 400 anos. Durante esse período, Israel ficou dominado pela Pérsia.
Os persas foram brandosos e tolerantes, pelo que Israel gozou de certa liberdade. Durante esse período nenhum profeta se levantou.
* OS MACABEUS.
Por volta de 170 a.C, Antíoco Epifanis, profanou o templo judaico e instituiu o culto aos deuses do Olimpo. O Sacerdote Matatias iniciou um poderosa resistência consumada por seu filho Judas Macabeu.
* A festa da dedicação ou Hanucá, foi instituida NESTA EPÔCA.
* Jesus esteve em Hanucá. (João 10:22,23)
Apesar do silêncio bíblico sobre esse período, a história registra diversos acontecimentos que foram decisivos para a configuração do mundo bíblico por ocasião do nascimento de Cristo.
Após o domínio persa, Alexandre o Grande, 323 a.C, o grande monarca grego, levou a língua daquele país ao mundo da época, preparando caminho para o surgimento da Bíblia em grego (Septuaginta).
O fato do mundo todo falar grego na época favoreceu a expansão do Evangelho.
Apesar do silêncio bíblico sobre esse período, a história registra diversos acontecimentos que foram decisivos para a configuração do mundo bíblico por ocasião do nascimento de Cristo.
Após o domínio persa, Alexandre o Grande, 323 a.C, o grande monarca grego, levou a língua daquele país ao mundo da época, preparando caminho para o surgimento da Bíblia em grego (Septuaginta).
O fato do mundo todo falar grego na época favoreceu a expansão do Evangelho.
E que a Palavra de Deus corra, e seja Glorificada por todos.
(2 Tessalônica 3:1)
Fim.
Leia abaixo, O Esboço da Aula 5.
As Cidades Perdidas da Bíblia.
(Ur dos Caldeus, Nínive e Babilônia)
* A Interpretação da Bíblia, Weldon E. Viertel - JUERP.
* Bíblia de Estudos Pentecostais - CPAD.
* Bibliologia - Introdução ao Estudo da Bíblia - EETAD.
* Bibliologia - Um assunto oportuno - Nicodemos de Souza.
* Textos EBD - Dr. Caramuru Afonso Francisco. Roberto José da Silva e José Roberto da Silva. Ev.Luiz
* Henrique de Almeida Silva
Manancial de Mensagens - Genésio dos Santos.
Bibliologia 4 - A CRONOLOGIA DOS LIVROS DA BÍBLIA.
ResponderExcluirTexto: (2 Pedro 1:20,21)
"Porque nunca jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens santos, falaram da Parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo"
* Septuaginta:
ResponderExcluirVersão dos 72 Eruditos, que traduziram a Bíblia do Hebraico para o Grego.
* Vulgata:
Versão de Jerónimo que traduziu as Escituras para o Latim.
Esta aula tem por objetivo ensinar a ordem cronólogica dos tempos biblicos.
Os Juízes.
ResponderExcluirEste período vai da morte de Josué ao fim do ministério de Samuel. Na mesma época foram escritos os livros de Rute e 1 Samuel 1 a 9.
O governo de Israel era realizado diretamente por Deus (teocrático), por meio de juízes que eram escolhidos para resolver as questões junto ao povo. Foi uma época de grande apostasia, anarquia e guerra civil, onde o povo entregou-se ao pecado. Cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos (Jz 21.25).
O maior líder da época foi Samuel, o último dos juízes.
Samuel também atuou como sacerdote e profeta. Também atuaram como profeta naquela época dois anônimos (Jz 6.8-10 e 1 Samuel 2.27-36) e Débora (Jz 4.4).
Monarquia: esse período abrange os reinados de Saul, Davi e Salomão.
ResponderExcluir[ Monarquia-[890-970a.C.
Saul.890-930 a.C
Davi:930-970 a.C
Salomao:970-933 a.C.] V.G.J.
Foram escritos nesse período os livros de 1 Sm 9 a 1 Rs 12, 1 Cr 10 a 2 Cr 10. Foi um período áureo e esplendoroso para Israel. Saul fixou a capital em Gibeá.
Davi conquistou Jerusalém das mãos dos jebuseus e tornou-a sua capital. Deus faz a aliança com Davi, prometendo-lhe nunca faltar herdeiros para o trono. Isso se cumpriu com Jesus Cristo, descendente de Davi.
O templo foi construído no reinado de Salomão.
[Salomão Reinou entre 970-933 a.C] V.G.J
Foi uma obra imponente e magnificente, seguindo uma planta revelada pelo próprio Deus a Davi.
A construção durou sete anos, e foi feita por 30 mil israelitas e 150 mil cananeus. Durante essa época houve diversos profetas não-literários (sua obra não foi escrita): um grupo, incluindo Saul (1 Sm 10.10); Gade; Natã; Aías.
Reino Dividido: (931-910a.C)
ResponderExcluirEsse período vai da divisão dos reinos à época do cativeiro.
Salomão iniciou bem o seu governo, sendo temente a Deus e piedoso. Mas na velhice, afastou-se de Deus, entregando-se à idolatria e tendo inúmeras mulheres, a maior parte vinda dos povos pagãos.
Por causa disso, Deus fez a divisão dos reinos.(Norte e Sul)
A divisão foi predita pelo profeta Aías e aconteceu no governo de Robão, um dos filhos de Salomão.
Com a divisão, a parte do Norte chamou-se Israel.(Jeroboão)
[Reino do norte e Reino do Sul.Israel e Judá. A idolatia de Salomão gerou isso] V.G.J.
O Cativeiro de Judá: (Nabucodonosor) 605/606 a.C.
ResponderExcluirNabucodonosor invadiu Judá e levou preso o rei Jeoaquim.
Levou também cativos os membros da família real, inclusive o profeta Daniel.
A contagem dos 70 anos de exílio começou em 606 a. C., quando três anos depois, Jeoaquim se rebela contra Nabucodonosor.
Depois disso, Nabucodonosor volta, saqueia o templo e leva Joaquim (filho de Jeoaquim), além de 10.000 outros judeus, entre príncipes e oficiais - a aristocracia judaica. Põe Zedequias, irmão de Jeoaquim como rei em lugar deste. Levou também cativo o Profeta Ezequiel.
ResponderExcluir5.1) A queda de Jerusalém.(587 a.C)
Finalmente, em 587 a. C., Jerusalém é sitiada por Nabucodonosor.
Depois de um ano e meio de cerco, acaba a resistência de Jerusalém. Acabam-se os alimentos e a cidade é tomada.
[O glorioso templo de Salomão foi destruído.(Jr.25:8-11)V.G.J
Ano 587 a.C
O povo estava com fome.
O rei Zedequias foi capturado quando tentava fugir, sendo levado até Nabucodonosor, onde teve os olhos vasados, sendo depois levado para a Babilônia.
Alguns remanescentes pobres foram poupados, mas acabaram fugindo para o Egito.
ResponderExcluir[O glorioso templo de Salomão foi destruído.(Jr.25:8-11)V.G.J
Ano 587 a.C
O povo estava com fome.
O rei Zedequias foi capturado quando tentava fugir, sendo levado até Nabucodonosor, onde teve os olhos vasados, sendo depois levado para a Babilônia.
Alguns remanescentes pobres foram poupados, mas acabaram fugindo para o Egito.
5.2) Os profetas desse tempo foram:
Não literários - Semaías; Ido; Azarias; Eliézer; um anônimo.
(2 Cr 25.15); Hulda; Urias; Hanani; Jaaziel.
Literários - Daniel (na corte de Nabucodonosor); Ezequiel (no campo, entre os cativos. Era sacerdote).
Jeremias (ficou entre os remanescentes).
O cativeiro curou Israel da idolatria até hoje.
Desde então, os judeus não podem ser acusados de idolatria.
Devido o cativeiro, as Escrituras passaram a ser estudadas e surgiram as sinagogas.
A rainha Ester e a festa de Purim.
ResponderExcluirEster, uma judia formosa, tornou-se rainha da Pérsia 58 anos após o retorno de Israel.
O livro de Ester situa-se entre os capítulos 7 e 8 de Esdras.
6.2) O período da restauração teve os seguintes líderes:
Josué e Esdras (religiosos); Zorobabel e Neemias (civis, atuando como governadores).
Ageu e Zacarias, no início da reconstrução do templo.
Período Interbíblico.(Silêncio de Deus?)
ResponderExcluirEsse período vai de Malaquias ao advento de Cristo. Durou cerca de 400 anos. Durante esse período, Israel ficou dominado pela Pérsia.
Os persas foram brandosos e tolerantes, pelo que Israel gozou de certa liberdade. Durante esse período nenhum profeta se levantou.
[ Os Macabeus.
Por volta de 170 a.C, Antíoco Epifanis, profanou o templo judaico e instituiu o culto aos deuses do Olimpo. O Sacerdote Matatias iniciou um poderosa resistência consumada por seu filho Judas Macabeu.
A festa da dedicação ou Hanucá, foi instituida NESTA EPÔCA. Jesus esteve em Hanucá. (João 10:22,23) ] V.G.J
Apesar do silêncio bíblico sobre esse período, a história registra diversos acontecimentos que foram decisivos para a configuração do mundo bíblico por ocasião do nascimento de Cristo.
Após o domínio persa, Alexandre, monarca grego levou a língua daquele país ao mundo da época, preparando caminho para o surgimento da Bíblia em grego (Septuaginta).
O fato do mundo todo falar grego na época favoreceu a expansão do Evangelho. Veja aí o plano de Deus.
A partir dessa época, a cronologia bíblica se torna mais precisa.
ResponderExcluir* UM FATO IMPORTANTE.
(AS OLíMPIADAS GREGA)
As olimpíadas gregas iniciadas em 776 a. C. e realizadas a cada quatro anos, são uma boa referência para o cálculo das datas.
* Os Macabeus.
ResponderExcluirPor volta de 170 a.C, Antíoco Epifanis, profanou o templo judaico e instituiu o culto aos deuses do Olimpo. O Sacerdote Matatias iniciou um poderosa resistência consumada por seu filho Judas Macabeu.
A festa da dedicação ou Hanucá, foi instituida NESTA EPÔCA.
Jesus esteve em Hanucá.
(João 10:22,23)
Os livros, na Bíblia, não seguem uma ordem cronológica, pois são agrupados conforme o assunto que abordam. Devido a isso, algumas pessoas podem se confundir com a seqüência da leitura do texto bíblico.
ResponderExcluirA forma como estão dispostos teve origem na Septuaginta, através da Vulgata.
* Septuaginta:
Versão dos 72 Eruditos, que traduziram a Bíblia do Hebraico para o Grego.
* Vulgata:
Versão de Jerónimo que traduziu as Escituras para o Latim.