quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

O Avivamento em Samaria.

O Avivamento em Samaria.(Atos 8:12)


Pastor Venilton no Arizona em 2024.

* Texto Base:(Atos 8:12)

"Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres." (Atos 8:12)

1) A ordem imperativa de Jesus Cristo. (Atos 1:8-9)

Antes de subir aos céus, Jesus Cristo proclamou uma Grande Comissão, dividida em  em Três etapas: 

"Jerusalém, Judeia e Samaria."          (Atos 1:8-9)

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos." (Atos 1:8-9)

".. e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra..." (Atos 1"8)

2) Havia uma inimizade centenária entre judeus e Samaritanos.

Essa inimizade estava baseada em um  ponto chave:

- O verdadeiro lugar de adoração.

2.1) Os judeus adoravam em Jerusalém, no templo  reconstruido por  Zorobabel e Esdras. (Pós exílio na Babilônia)

A justificativa dos judeus para essa tese, está na oração de Salomão, e na resposta  divina de sua oração.                (2 Crônicas 7:14-16)

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. [15] Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. [16] Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:14-16)

* Obs. "Escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:16)

2.2) Os samaritanos adoravam no monte Geresim, conforme a ordem de Moisés.

Do ponto de vista da tradição, dos samaritanos, o Monte Gerizim, é o local sagrado escolhido por Deus, e não a cidade de Jerusalém. Para os samaritanos o Monte Gerizim, era o "Monte da Bênção de Deus, e não, a cidade de Jerusalém. 

"Quando, porém, o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o Monte Gerizim e a maldição sobre o Monte Ebal. (Deuteronômio 11:29)

* Monte Gerizim: Bênção.

* Monte Ebal: Maldição.

(Deuteronômio 11:29)

"Para os samaritanos, o Monte Gerizim, localizado próximo a Siquém (atual Nablus), é o local sagrado escolhido por Deus, e não Jerusalém."

* Fonte: 

IA Google, em 11/02/2026.

3) O Monte Gerizim.

* Gerezim  é o monte da bênção de Deus.(Deuteronômio 11:29)

* O monte Ebal era o lugar da maldição.(Deuteronômio 11:29)

"Moisés deu ordem, naquele dia, ao povo, dizendo:  Quando houveres passado o Jordão, estarão sobre o monte GEREZIM, para abençoarem o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim." (Deuteronômio 27:11-12)

Gerezim era o  "monte da bênção" pois era um  monte muito verde, enquanto que o monte Ebal, o mais seco, era o "monte das maldições"

"Quando houveres passado o Jordão, levantarás estas pedras, que hoje te ordeno, no monte Ebal, e as caiarás. [5] Ali, edificarás um altar ao Senhor, teu Deus, altar de pedras, sobre as quais não manejarás instrumento de ferro. [6] De pedras toscas edificarás o altar do Senhor, teu Deus; e sobre ele lhe oferecerás holocaustos. [7] Também sacrificarás ofertas pacíficas; ali, comerás e te alegrarás perante o Senhor, teu Deus. [8] Nestas pedras, escreverás, mui distintamente, as palavras todas desta lei. [9] Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje, vieste a ser povo do Senhor, teu Deus. [10] Portanto, obedecerás à voz do Senhor, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno."(Deuteronômio 27:4-10)

4) A inimizade entre judeus e Samaritanos era enorme.(Lucas 9:51-56)

"E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém [52] e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. [53] Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. [54] Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? [55] Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [56] [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia." (Lucas 9:51-56)

* Eles tentaram usar o mesmo método do profeta Elias.(Fogo do céu)

* Até  mesmo, os discípulos de Jesus Cristo, tinham ogeriza contra os samaritanos, como ficou demonstrado na passagem acima.

5) Os sacerdotes de Jerusalém associavam os samaritanos a toda sorte de coisas ruins. (Diversos preconceitos!(João 8:48-49)

"Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?  Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais."(João 8:48-49)

* Na visão deles, todos os samaritanos eram cheios de demônios.

6) O encontro de Jesus Cristo com uma mulher samaritana, junto a fonte de Jacó. (João 4:4-9)

"E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. [5] Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. [6] Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. [7] Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. [8] Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. [9] Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)  (João 4:4-9)

* Obs. Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)" (João 4:9 b)

6.1) Neste encontro, Jesus revelou a vida pregueça daquela mulher samaritana.(João 4:16)

"Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade."(João 4:16)

Como Profeta dos profetas, Jesus entrou logo no cerne da questão: Aquela mulher tinha problemas na área afetiva e amorosa, e precisava ser liberta!

Aquele encontro tinha um propósito!

6.2) Jesus também  revelou para aquela sanaritana, a verdadeira essência da adoração.(João 4:20-24)

"Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. [21] Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. [22] Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. [23] Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. [24] Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (João 4:20-24)

* OBS. JESUS ERA JUDEU.

"Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. (João 4:22)

"Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)

6.3) A samaritana foi a primeira pessoa que recebeu a revelação de que Jesus Cristo era o Messias prometido a Casa de Israel! (João 4:25-26)

"Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.  Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo." (João 4:26)

* Sim, Jesus Cristo se revelou como Messias a uma samaritana!

6.4) Aquela mulher samaritana trouxe toda a  cidade de Samaria para ouvir a pregação e a palavra de Jesus. (João 4:28-30)

"Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:  Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! [30] Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.,"

* V.30 "Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele."

Ela era a grande missionária de Samaria, por isso, Jesus Cristo foi busca-la junto a fonte de Jacó.

Ela, a desprezada mulher samaritana, abriu o caminho, para o futuro avivamento que iria sacudir e transformar toda a cidade de Samaria!

7) Tempos depois, após s descida do Espírito Santo, Felipe, o evangelista. Sacudiu Samaria.(Atos 8:5-7)

"E Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. [6] As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.[7]    Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados." (Atos 8:5-7)

7.1) Batismos nas águas em Samaria. (Atos 8:12)

"Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres." (Atos 8:12)

O povo de Samaria recebeu a Palavra de Jesus Cristo com alegria e avidez!

7.2) O Espírito Santo também desceu em Samaria. (Atos 8:14-15)

"Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo". (Atos 8:14-15)

* O Espírito Santo desceu  em Samaria.(Atos 8:17)

"Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo."      (Atos 8:17)

A imposição de mãos de Pedro e João, liberou o Espírito Santo na vida dos samaritanos! (Atos 8:17)

7.3) Outras Aldeias de  samaritanos foram  alcançadas com a palavra de Jesus Cristo.

"Eles, porém, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos." (Atos 8:25)

Como eu já havia falado, a desprezada mulher samaritana, abriu o caminho, para que no futuro, o avivamento  predito pelo profeta Joel, pudesse sacudir e transformar toda a cidsde de Samaria! (Joel 2:28-31)

7.4) Cristo quebrou o preconceito e a inimizade entre os povos!

(Efésios 2:13-14) (Efésios 2:17,18)

"Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.  [14] Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito." 

Em Jesus Cristo, judeus e Samaritanos , outrora inimigos, agora fazem do mesmo povo e da mesma família.

"E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito." (Efésios 2:17,18)

* Cristo é a nossa paz!

Louvado seja o nome do Senhor Jesus!

* Palavra Final.

"Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?  Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las."  (Lucas 9:54-56)

Os mesmo discípulos que queriam  queimar Samaria com fogo do céu. Depois do dia de Pentecostes, foram enviados para salvá-la, em nome de Jesus Cristo!

* Minhas visitas a Índia.(2014 e 2016)

Quando estive na Índia, entre 2014 a 2016, em Punjab, North da Índia,  em Ferozuper, eu tive  que me despir todos os meus meu preconceitos!

* Entrei nas casas de hinduísmo, islamitas, budistas e etc...

Em todas as casas que entrei, fui muito bem recebido, e com honra!

Em dois anos batizamos 50 pessoas e construímos um templo para eles.

     Acima, a igreja que ajudei a construir na Índia.


Em 2014, batizamos 50 indianos em 15 dias.

* Que o Senhor nos encontre disponíveis, para amar os povos e as pessoas, sem nenhum tipo de preconceito! (Isaías 6:8)

Receba esta palavra em nome de Jesus Cristo 

Pastor Venilton de Jesus

 prvenilton@gmail.com 


* Visite o meu Blog

www.prvenilton.blogspot.com 

Compartilhe essa Palavra com alguem que precisa de Jesus Cristo!

Eu tenho uma Palavra de Deus para sua vida no meu.Blog,

www.prvenilton.blogspot.com


* Contato: 

(21) 96.499.4534 Wattssap. 

(Deixe mensagem escrita)

Pastor Venilton de Jesus é Teólogo desde 1990, Pastor, Escritor de 28 livros e Professor de Bibliologia.

É Graduado em Ciências da Religião, Licenciado em História Geral, Pós Graduado em História do Brasil, e em 2024, Pós Graduado em Teologia, pela Universidade Estácio de Sá.

Fim

16 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

2) Havia uma inimizade centenária entre judeus e Samaritanos.

Essa inimizade estava baseada em um ponto chave:

- O verdadeiro lugar de adoração.

2.1) Os judeus adoravam em Jerusalém, no templo reconstruido por Zorobabel e Esdras. (Pós exílio na Babilônia)

A justificativa dos judeus para essa tese, está na oração de Salomão, e na resposta divina de sua oração. (2 Crônicas 7:14-16)

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. [15] Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. [16] Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:14-16)

* Obs. "Escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:16)

2.2) Os samaritanos adoravam no monte Geresin, conforme a ordem de Moisés.

Do ponto de vista da tradição, dos samaritanos, o Monte Gerizim, é o local sagrado escolhido por Deus, e não a cidade de Jerusalém. Para os samaritanos o Monte Gerizim, era o "Monte da Bênção de Deus, e não, a cidade de Jerusalém.

"Quando, porém, o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o Monte Gerizim e a maldição sobre o Monte Ebal. (Deuteronômio 11:29)

* Monte Gerizim: Bênção.

* Monte Ebal: Maldição.

(Deuteronômio 11:29)

"Para os samaritanos, o Monte Gerizim, localizado próximo a Siquém (atual Nablus), é o local sagrado escolhido por Deus, e não Jerusalém."

Blog do Pastor Venilton. disse...

Os judeus adoravam em Jerusalém, no templo reconstruido por Zorobabel e Esdras. (Pós exílio na Babilônia)

A justificativa dos judeus para essa tese, está na oração de Salomão, e na resposta divina de sua oração. (2 Crônicas 7:14-16)

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. [15] Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. [16] Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:14-16)

* Obs. "Escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:16)

2.2) Os samaritanos adoravam no monte Geresim, conforme a ordem de Moisés.

Do ponto de vista da tradição, dos samaritanos, o Monte Gerizim, é o local sagrado escolhido por Deus, e não a cidade de Jerusalém. Para os samaritanos o Monte Gerizim, era o "Monte da Bênção de Deus, e não, a cidade de Jerusalém.

"Quando, porém, o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o Monte Gerizim e a maldição sobre o Monte Ebal. (Deuteronômio 11:29)

* Monte Gerizim: Bênção.

* Monte Ebal: Maldição.

(Deuteronômio 11:29)

"Para os samaritanos, o Monte Gerizim, localizado próximo a Siquém (atual Nablus), é o local sagrado escolhido por Deus, e não Jerusalém."

* Fonte:

IA Google, em 11/02/2026.

Blog do Pastor Venilton. disse...

3) O Monte Gerizim.

* Gerezim é o monte da bênção de Deus.(Deuteronômio 11:29)

* O monte Ebal era o lugar da maldição.(Deuteronômio 11:29)

"Moisés deu ordem, naquele dia, ao povo, dizendo: Quando houveres passado o Jordão, estarão sobre o monte GEREZIM, para abençoarem o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim." (Deuteronômio 27:11-12)

Gerezim era o "monte da bênção" pois era um monte muito verde, enquanto que o monte Ebal, o mais seco, era o "monte das maldições"

"Quando houveres passado o Jordão, levantarás estas pedras, que hoje te ordeno, no monte Ebal, e as caiarás. [5] Ali, edificarás um altar ao Senhor, teu Deus, altar de pedras, sobre as quais não manejarás instrumento de ferro. [6] De pedras toscas edificarás o altar do Senhor, teu Deus; e sobre ele lhe oferecerás holocaustos. [7] Também sacrificarás ofertas pacíficas; ali, comerás e te alegrarás perante o Senhor, teu Deus. [8] Nestas pedras, escreverás, mui distintamente, as palavras todas desta lei. [9] Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje, vieste a ser povo do Senhor, teu Deus. [10] Portanto, obedecerás à voz do Senhor, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno."(Deuteronômio 27:4-10)

Blog do Pastor Venilton. disse...

4) A inimizade entre judeus e Samaritanos era enorme.(Lucas 9:51-56)

"E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém [52] e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. [53] Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. [54] Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? [55] Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [56] [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia." (Lucas 9:51-56)

* Até mesmo, os discípulos de Jesus Cristo, tinham ogeriza contra os samaritanos, como ficou demonstrado na passagem acima.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Os sacerdotes de Jerusalém associavam os samaritanos a toda sorte de coisas ruins* Diversos preconceitos!(João 8:48-49)

"Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio? Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais."(João 8:48-49)

6) O encontro de Jesus Cristo com uma mulher samaritana, junto a fonte de Jacó. (João 4:4-9)

"E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. [5] Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. [6] Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. [7] Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. [8] Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. [9] Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos) (João 4:4-9)

* Obs. Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)" (João 4:9 b)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Neste encontro, Jesus revelou a vida pregueça daquela mulher samaritana.(João 4:16)

"Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade."(João 4:16)

Como Profeta dos profetas, Jesus entrou logo no cerne da questão: Aquela mulher tinha problemas na área afetiva e amorosa.

Aquele encontro tinha um propósito!

6.2) Jesus também revelou para aquela sanaritana, a verdadeira essência da adoração.(João 4:20-24)

"Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. [21] Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. [22] Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. [23] Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. [24] Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (João 4:20-24)

* OBS. JESUS ERA JUDEU.

"Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. (João 4:22)

"Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A samaritana foi a primeira pessoa que recebeu a revelação de que Jesus Cristo era o Messias prometido a Casa de Israel! (João 4:25-26)

"Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo." (João 4:26)

* Sim, Jesus Cristo se revelou como Messias a uma samaritana!

6.4) Aquela mulher samaritana trouxe toda a cidade de Samaria para ouvir a pregação e a palavra de Jesus. (João 4:28-30)

"Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! [30] Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.,"

* V.30 "Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele."

Ela era a grande missionária de Samaria, por isso, Jesus Cristo foi busca-la junto a fonte de Jacó.

Ela, a desprezada mulher samaritana, abriu o caminho, para o futuro avivamento, que iria sacudir e transformar toda a cidade de Samaria!

Blog do Pastor Venilton. disse...

7) Tempos depois, após s descida do Espírito Santo, Felipe, o evangelista. Sacudiu Samaria.(Atos 8:5-7)

"E Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. [6] As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.[7] Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados." (Atos 8:5-7)

* Batismos nas águas em Samaria. (Atos 8:12)

"Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres." (Atos 8:12)

O povo de Samaria recebeu a Palavra de Jesus Cristo com alegria e avidez!

Blog do Pastor Venilton. disse...

O Espírito Santo também desceu em Samaria. (Atos 8:14-15)

"Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo". (Atos 8:14-15)

* O Espírito Santo desceu em Samaria.(Atos 8:17)

"Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo." (Atos 8:17)

A imposição de mãos de Pedro e João, liberou o Espírito Santo na vida dos samaritanos! (Atos 8:17)

7.3) Outras Aldeias de samaritanos foram alcançadas com a palavra de Jesus Cristo.

"Eles, porém, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos." (Atos 8:25)

Como eu já havia falado, a desprezada mulher samaritana, abriu o caminho, para que no futuro, o avivamento predito pelo profeta Joel, pudesse sacudir e transformar toda a cidsde de Samaria! (Joel 2:28-31)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Cristo quebrou o preconceito e a inimizade entre os povos!

(Efésios 2:13-14) (Efésios 2:17,18)

"Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. [14] Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito."

Em Jesus Cristo, judeus e Samaritanos , outrora inimigos, agora fazem do mesmo povo e da mesma família.

"E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito." (Efésios 2:17,18)

* Cristo é a nossa paz!

Louvado seja o nome do Senhor Jesus!

* Palavra Final.

"Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las." (Lucas 9:54-56)

Os mesmo discípulos que queriam queimar Samaria com fogo do céu. Depois do dia de Pentecostes, foram enviados para salvá-la, em nome de Jesus Cristo!

Blog do Pastor Venilton. disse...

* Minhas visitas a Índia.(2014 e 2016)

Quando estive na Índia, entre 2014 a 2016, em Punjab, North da Índia, em Ferozuper, eu tive que me despir todos os meus meu preconceitos!

* Entrei nas casas de hinduísmo, islamitas, budistas e etc...

Em todas as casas que entrei, fui muito bem recebido, e com honra!

Em dois anos batizamos 50 pessoas e construímos um templo para eles.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Que o Senhor nos encontre disponíveis, para amar os povos e as pessoas, sem nenhum tipo de preconceito! (Isaías 6:8)

Receba esta palavra em nome de Jesus Cristo

Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com



* Visite o meu Blog

www.prvenilton.blogspot.com

Compartilhe essa Palavra com alguem que precisa de Jesus Cristo!

Eu tenho uma Palavra de Deus para sua vida no meu.Blog,

www.prvenilton.blogspot.com



* Contato:

(21) 96.499.4534 Wattssap.

(Deixe mensagem escrita)

Pastor Venilton de Jesus é Teólogo desde 1990, Pastor, Escritor de 28 livros e Professor de Bibliologia.




É Graduado em Ciências da Religião, Licenciado em História Geral, Pós Graduado em História do Brasil, e em 2024, Pós Graduado em Teologia, pela Universidade Estácio de Sá.

Fim

Blog do Pastor Venilton. disse...

Os sacerdotes de Jerusalém associavam os samaritanos a toda sorte de coisas ruins. (Diversos preconceitos!(João 8:48-49)

"Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio? Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais."(João 8:48-49)

* Na visão deles, todos os samaritanos eram cheios de demônios.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A inimizade entre judeus e Samaritanos era enorme.(Lucas 9:51-56)

"E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém [52] e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. [53] Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. [54] Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? [55] Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [56] [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia." (Lucas 9:51-56)

* Eles tentaram usar o mesmo método do profeta Elias.(Fogo do céu)

* Até mesmo, os discípulos de Jesus Cristo, tinham ogeriza contra os samaritanos, como ficou demonstrado na passagem acima.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Os samaritanos adoravam no monte Geresim, conforme a ordem de Moisés.

Do ponto de vista da tradição, dos samaritanos, o Monte Gerizim, é o local sagrado escolhido por Deus, e não a cidade de Jerusalém. Para os samaritanos o Monte Gerizim, era o "Monte da Bênção de Deus, e não, a cidade de Jerusalém.

"Quando, porém, o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o Monte Gerizim e a maldição sobre o Monte Ebal. (Deuteronômio 11:29)

* Monte Gerizim: Bênção.

* Monte Ebal: Maldição.

(Deuteronômio 11:29)

"Para os samaritanos, o Monte Gerizim, localizado próximo a Siquém (atual Nablus), é o local sagrado escolhido por Deus, e não Jerusalém."

* Fonte: IA Google

Blog do Pastor Venilton. disse...

2.1) Os judeus adoravam em Jerusalém, no templo reconstruido por Zorobabel e Esdras. (Pós exílio na Babilônia)

A justificativa dos judeus para essa tese, está na oração de Salomão, e na resposta divina de sua oração. (2 Crônicas 7:14-16)

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. [15] Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. [16] Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:14-16)

* Obs. "Escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:16)