sábado, 21 de outubro de 2023

Os inimigos de Israel ao longo dos séculos.(1)

     O EXÊRCITO DE ISRAEL.


(Parte I, De Sambaleta a Hamã, o inimigo dos judeus.)


Texto: (Neemias‬ ‭4:1‭-‬3‬)

 ‭

"Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. [2] Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? [3] Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra."


"Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão?"

(Neemias‬ ‭4:1‭-‬3‬)


Introdução 


Desde o seu nascedouro, o povo de Israel sempre teve que lutar com fortes e terríveis inimigos, que os atacavam de surpresa e traiçoaramente!


Tais inimigos tinham algo em comum: Um ódio gratuito contra os judeus, bem como, negar-lhes o direito de existirem como nação.


Irei provar isso com a Bíblia, e a luz da História, onde milito como Professor.


O texto base mostra como Sambalate, Tobias e Gésen, o arábio, tentaram impedir a construção do muro Ocidental de Jerusalém, após o cativeiro da Babilônia, entre (430-431 a.C.).


* Um ódio em comum contra Israel.

(Neemias‬ ‭2:6‬,9,10)


"Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo. 

[9] Então, fui aos governadores dalém do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei; ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros. [10] Disto ficaram sabendo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita; e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel."

(Neemias‬ ‭2:6‬,9,10)


1) Inimigos comuns de Israel, ao longo dos Séculos. (Amaleque ou Amalequitas).


O rei Amalaque e seu povo, atacaram Moisés e seu povo, atacaram Israel no deserto do Sinai, quando estes, iniciavam sua peregrinação em direção à terra prometida.

(‭‭Êxodo‬ ‭17:8‭-‬11‬)


"Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. [9] Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão." (Êxodo‬ ‭17:8‭-‬9)


"Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.  Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque." 

(Êxodo‬ ‭17:10-‬11‬)


2) Futuramente, nos dias do rei Saul, 1000 a.C, Deus puniu Amaleque, na pessoa do rei Aguague, devido a esta covardia!


‭‭1 Samuel‬ ‭15:1‭-‬2‬ ‭ARA‬‬

"Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do Senhor. [2] Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. 


3) Israel e os Terríveis Filisteus.


* Atual Faixa de Gaza, já foi a antiga Filestéia ou Filístia.


* Os filisteus deram muito trabalho a Samuel, Saul, Davi e Salomão.(950-1050 a.C)


Nos dias de Davi e Salomão, a Filístia era composta por Gaza, Asdode, Asquelom, Ecrom e Gate. Eram chamadas de "Pentapópolis da Filistéia" ou as cinco principais cidade da filistéia. 


3.1) A Arca da Aliança na Casa de Dagon.


"Nos dias em que o profeta Samuel julgava a nação de Israel, os filisteus roubaram a Arca da Aliança de Israel, e a puseram no templo de Dagom, o deus dos filisteus.


O próprio Deus humilhou Dagom, bem como, os filisteus, com terríveis tumores e uma praga de ratos. Humilhados diante de Israel, eles devolveram a Arca da Aliança com réplicas de ouros dos tumores e dos ratos.

(1 Samuel‬ ‭6:1‭-‬5‬)


"Sete meses esteve a arca do Senhor na terra dos filisteus. Estes chamaram os sacerdotes e os adivinhadores e lhes disseram: Que faremos da arca do Senhor? Fazei-nos saber como a devolveremos para o seu lugar. Responderam eles: Quando enviardes a arca do Deus de Israel, não a envieis vazia, porém enviá-la-eis a seu Deus com uma oferta pela culpa; então, sereis curados e sabereis por que a sua mão se não tira de vós,"

(1 Samuel‬ ‭6:1‭-‬3)


"Então, disseram: Qual será a oferta pela culpa que lhe havemos de apresentar? Responderam: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro, porquanto a praga é uma e a mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes. Fazei umas imitações dos vossos tumores e dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura, aliviará a sua mão de cima de vós, e do vosso deus, e da vossa terra." (1 Samuel‬ ‭6:14-‬5)


3.2) Saul e os filisteus.


Na época do rei  Saul, eles atacavam as colheitas de Israel, e controlavam o cortes de facas, foices, machados, espadas e lanças.


"Ora, em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada, nem lança. Pelo que todo o Israel tinha de descer aos filisteus para amolar a relha do seu arado, e a sua enxada, e o seu machado, e a sua foice. Os filisteus cobravam dos israelitas dois terços de um siclo para amolar os fios das relhas e das enxadas e um terço de um siclo para amolar machados e aguilhadas."

(1 Samuel‬ ‭13:19‭-‬21‬)

 

* Saul, travou muitas batalhas contra os filisteus, e terminou morrendo em uma terrível batalha contra os os mesmos. 

(1 Samuel‬ ‭31:6‬)


"Morreu, pois, Saul, e seus três filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos naquele dia com ele." 

(1 Samuel‬ ‭31:6‬)


3.3) Davi e o gigante  Golias de Gate..


O gigante Golias, o filisteu abatido por Davi, era natural de Gate, uma das cinco cidades dos. filisteus 


Golias, antes de ser abatido por Davi, amaldiçoou Israel, por quarenta dias, duas vezes ao dias.


Diante do pequeno Davi, ele, uma vez mais, amaldiçoou Israel.

(‭‭1 Samuel‬ ‭17:42‭-‬43‬) 


"Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi."

 (‭‭1 Samuel‬ ‭17:42‭-‬43‬) 


* A resposta de Davi diante de Golias.


"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.  Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.  Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos."

(1 Samuel‬ ‭17:45‭-‬47‬)


* E assim, Davi venceu Golias, e tempos depois, se tornou o rei de Israel.


Os filisteus sempre estiveram em guerra contra Davi e Israel, por causa de um sentimento comun: O ódio.


"Depois disto, houve guerra em Gezer contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, que era descendente dos gigantes; e os filisteus foram subjugados." 

(1 Crônicas‬ ‭20:4‬)

 

"E os filisteus foram subjugados." 


Estas cidades eram banhadas pelo Mar Mediterrâneo. 


Tais cidades, nos dias de hoje, estão  na Faixa de Gaza, e fazem fronteira com o Egito pelo portão de Rafá, e também com Israel.


4)  Hamã, o Grande inimigo dos Judeus. (O Livro de Ester)


"Hamã possivelmente é um nome persa, assim como o nome de seu pai, Hamedata. Mas sua identificação como um “agagita” sugere alguma conexão com Agague, rei dos amalequitas, que fez oposição ao rei Saul e o único a ser preservado por Saul na batalha juntamente com o despojo do seu melhor gado e o que havia de melhor, quando Deus havia ordenado que fosse destruído tudo. Esse povo era arquiinimigo de Israel. Então talvez o livro de Ester mostre um descendente desse povo, ligado à descendência de Agague, mais uma vez querendo destruir o povo de Deus numa época em que os amalequitas praticamente já tinham desaparecido."


* Fonte de Pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3


"Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia. O rei ordenou que todos os funcionários do palácio se curvassem e se ajoelhassem diante de Hamã em sinal de respeito. E todos os funcionários começaram a fazer isso, menos Mordecai; ele não se curvava, nem se ajoelhava."


Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3


5) Mordecai era Judeu.


"Hamã ficou furioso quando descobriu que Mordecai primo e pai adotivo de Ester não se ajoelhava em honra do rei Assuero e a dele."


E, quando lhe disseram que Mordecai era judeu, Hamã achou que não bastava somente matar Mordecai; ele fez planos para matar também todos os judeus que havia no reino de Assuero."


 * Zeres, mulher de Hamã, o aconselha a construir uma forca de uns 20 metros de altura para Mordecai.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3


5.1) A sorte do PUR.


"É neste contexto que Hamã consulta o deus Pur jogando dados para decidir qual seria a melhor data para a ação de extermínio dos judeus. 


Logo depois, Hamã vai até a presença do rei para convencê-lo do massacre, alegando que existia um povo que seguia leis diferentes, os quais não obedeciam suas ordens e lhe falou que não tolerasse que eles continuassem agindo daquela maneira.


 O rei tirou seu anel-sinete, que servia para carimbar as suas ordens, e o deu a Hamã, o inimigo dos judeus.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3


6) A carta de execução de todos os judeus do reino de Assuero.(127 cidades Estados)


"No dia treze do primeiro mês, Hamã mandou chamar os secretários do palácio e ditou a ordem. Ele ordenou que fosse traduzida para todas as línguas faladas no reino e que cada tradução seguisse a escrita usada em cada província."


A carta  foi escrita em nome do rei, carimbada com o seu anel-sinete e levada por mensageiros a todas as províncias do reino. 


A ordem era matar todos os judeus num só dia, o dia treze do décimo segundo mês, o mês de adar. Que todos os judeus fossem mortos, sem dó nem piedade: os moços e os velhos, as mulheres e as crianças. E a ordem mandava também que todos os bens dos judeus ficassem para o governo.


É a partir daqui que se cria uma grande tensão do livro de Ester. (520 a.C)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3


7) A vitória dos judeus e a morte de Hamã, o inimigo dos judeus.


No dia treze do mês de Adar, os judeus das províncias se reuniram e se defenderam. 


Mataram setenta e cinco mil inimigos e assim se livraram de todos os que odiavam. Mas não ficaram com os bens dos mortos. No dia catorze, eles descansaram e comemoraram com banquetes e festas. 


Mas em Susã os judeus comemoraram no dia quinze do mês, pois nos dias treze e catorze eles mataram os seus inimigos e só no dia quinze descansaram.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3


7.1) A sorte de Hamã.


"Hamã acabou pendurado juntamente com seus filhos na forca que ele próprio construiu, a qual estava destinada a Mordecai. 


Mordecai escreveu tudo o que tinha acontecido e mandou cartas a todos os judeus que moravam em todas as províncias do reino, tanto aos de perto como aos de longe. Nas cartas ele ordenou que todos os anos eles comemorassem os dias catorze e quinze do mês de Adar, pois foi nestes dias que os judeus se livraram dos seus inimigos, e foi neste mês que a tristeza e o luto se transformaram em alegria e festa.


* Palavra Final do Livro de Ester. (Ester‬ ‭9:1‭-‬12)


"No dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar, quando chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus contavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, pois os judeus é que se assenhorearam dos que os odiavam; porque os judeus, nas suas cidades, em todas as províncias do rei Assuero, se ajuntaram para dar cabo daqueles que lhes procuravam o mal; e ninguém podia resistir-lhes, porque o terror que inspiravam caiu sobre todos aqueles povos. 

[3] Todos os príncipes das províncias, e os sátrapas, e os governadores, e os oficiais do rei auxiliavam os judeus, porque tinha caído sobre eles o temor de Mordecai. [4] Porque Mordecai era grande na casa do rei, e a sua fama crescia por todas as províncias; pois ele se ia tornando mais e mais poderoso. 

[5] Feriram, pois, os judeus a todos os seus inimigos, a golpes de espada, com matança e destruição; e fizeram dos seus inimigos o que bem quiseram. [6] Na cidadela de Susã, os judeus mataram e destruíram a quinhentos homens, como também a Parsandata, a Dalfom, a Aspata, 

[9] a Farmasta, a Arisai, a Aridai e a Vaizata, [10] que eram os dez filhos de Hamã, filho de Hamedata, o inimigo dos judeus; porém no despojo não tocaram. [11] No mesmo dia, foi comunicado ao rei o número dos mortos na cidadela de Susã. [12]


* A rainha Ester ordena a morte dos dez filhos de Hamâ. (Ester 9;13-15)


"Disse o rei à rainha Ester: Na cidadela de Susã, mataram e destruíram os judeus a quinhentos homens e os dez filhos de Hamã; nas mais províncias do rei, que terão eles feito? Qual é, pois, a tua petição? E se te dará. Ou que é que desejas ainda? E se cumprirá. [13] Então, disse Ester: Se bem parecer ao rei, conceda-se aos judeus que se acham em Susã que também façam, amanhã, segundo o edito de hoje e dependurem em forca os cadáveres dos dez filhos de Hamã. [14] Então, disse o rei que assim se fizesse; publicou-se o edito em Susã, e dependuraram os cadáveres dos dez filhos de Hamã"


* O Banquete de alegria dos judeus. (Ester 9:15-19)


"E Reuniram-se os judeus que se achavam em Susã também no dia catorze do mês de adar, e mataram, em Susã, a trezentos homens; porém no despojo não tocaram. [16] Também os demais judeus que se achavam nas províncias do rei se reuniram, e se dispuseram para defender a vida, e tiveram sossego dos seus inimigos; e mataram a setenta e cinco mil dos que os odiavam; porém no despojo não tocaram. 

[17] Sucedeu isto no dia treze do mês de adar; no dia catorze, descansaram e o fizeram dia de banquetes e de alegria. [18] Os judeus, porém, que se achavam em Susã se ajuntaram nos dias treze e catorze do mesmo; e descansaram no dia quinze e o fizeram dia de banquetes e de alegria. [19] Também os judeus das vilas que habitavam nas aldeias abertas fizeram do dia catorze do mês de adar dia de alegria e de banquetes e dia de festa e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros. 


[20] Mordecai escreveu estas coisas e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto e aos de longe, [21] ordenando-lhes que comemorassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos, [22] como os dias em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros, e dádivas aos pobres. [23] Assim, os judeus aceitaram como costume o que, naquele tempo, haviam feito pela primeira vez, segundo Mordecai lhes prescrevera.


* De Pur para Purim.

* Pur: Sorte para Destruição.

* Purim: O meu Pranto se transformou numa grande festa!


"Porque Hamã, filho de Hamedata, o agagita, inimigo de todos os judeus, tinha intentado destruir os judeus; e tinha lançado o Pur, isto é, sortes, para os assolar e destruir. Mas, tendo Ester ido perante o rei, ordenou ele por cartas que o seu mau intento, que assentara contra os judeus, recaísse contra a própria cabeça dele, pelo que enforcaram a ele e a seus filhos. [26] Por isso, àqueles dias chamam Purim, do nome Pur.  (Ester 9:25;26)


* Uma festa Perpétua em Israel.(Ester 9:27-32)


"Daí, por causa de todas as palavras daquela carta, e do que testemunharam, e do que lhes havia sucedido, [27] determinaram os judeus e tomaram sobre si, sobre a sua descendência e sobre todos os que se chegassem a eles que não se deixaria de comemorar estes dois dias segundo o que se escrevera deles e segundo o seu tempo marcado, todos os anos; [28] e que estes dias seriam lembrados e comemorados geração após geração, por todas as famílias, em todas as províncias e em todas as cidades, e que estes dias de Purim jamais caducariam entre os judeus, e que a memória deles jamais se extinguiria entre os seus descendentes. 

Então, a rainha Ester, filha de Abiail, e o judeu Mordecai escreveram, com toda a autoridade, segunda vez, para confirmar a carta de Purim. [30] Expediram cartas a todos os judeus, às cento e vinte e sete províncias do reino de Assuero, com palavras amigáveis e sinceras."


"Para confirmar estes dias de Purim nos seus tempos determinados, como o judeu Mordecai e a rainha Ester lhes tinham estabelecido, e como eles mesmos já o tinham estabelecido sobre si e sobre a sua descendência, acerca do jejum e do seu lamento."

"E o mandado de Ester estabeleceu estas particularidades de Purim;       e se escreveu no livro."


* Publicado no Blog do Pastor Venilton.

www.prvenilton.blogspot.com 


* Próxima Mensagem:

Os  inimigos de Israel ao longo dos séculos. (Parte 2)

(De Massada a Hitler)

http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/os-inimigos-de-israel-ao-longo-dos_21.html



Fim.





13 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

Texto: (Neemias‬ ‭4:1‭-‬3‬)



"Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. [2] Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? [3] Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma rapo

Blog do Pastor Venilton. disse...

Desde o seu nascedouro, o povo de Israel sempre teve que lutar com fortes e terríveis inimigos, que os atacavam de surpresa e traiçoaramente!



Tais inimigos tinham algo em comum: Um ódio gratuito contra os judeus, bem como, negar-lhes o direito de existirem como nação.



Irei provar isso com a Bíblia, e a luz da História, onde milito como Professor.



O texto base mostra como Sambalate, Tobias e Gésen, o arábio, tentaram impedir a construção do muro Ocidental de Jerusalém, após o cativeiro da Babilônia, entre (430-431 a.C.).



* Um ódio em comum contra Israel.

(Neemias‬ ‭2:6‬,9,10)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Inimigos comuns de Israel, ao longo dos Séculos. (Amaleque ou Amalequitas).



O rei Amalaque e seu povo, atacaram Moisés e seu povo, atacaram Israel no deserto do Sinai, quando estes, iniciavam sua peregrinação em direção à terra prometida.

(‭‭Êxodo‬ ‭17:8‭-‬11‬)



"Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. [9] Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão." (Êxodo‬ ‭17:8‭-‬9)



"Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque."

(Êxodo‬ ‭17:10-‬11‬)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Futuramente, nos dias do rei Saul, 1000 a.C, Deus puniu Amaleque, na pessoa do rei Aguague, devido a esta covardia!



‭‭1 Samuel‬ ‭15:1‭-‬2‬ ‭ARA‬‬

"Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do Senhor. [2] Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito.



3) Israel e os Terríveis Filisteus.



* Atual Faixa de Gaza, já foi a antiga Filestéia ou Filístia.



* Os filisteus deram muito trabalho a Samuel, Saul, Davi e Salomão.(950-1050 a.C)



Nos dias de Davi e Salomão, a Filístia era composta por Gaza, Asdode, Asquelom, Ecrom e Gate. Eram chamadas de "Pentapópolis da Filistéia" ou as cinco principais cidade da filistéia.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O gigante Golias, o filisteu abatido por Davi, era natural de Gate, uma das cinco cidades dos. filisteus



Golias, antes de ser abatido por Davi, amaldiçoou Israel, por quarenta dias, duas vezes ao dias.



Diante do pequeno Davi, ele, uma vez mais, amaldiçoou Israel.

(‭‭1 Samuel‬ ‭17:42‭-‬43‬)



"Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi."

(‭‭1 Samuel‬ ‭17:42‭-‬43‬)



* A resposta de Davi diante de Golias.



"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos."

(1 Samuel‬ ‭17:45‭-‬47‬)



* E assim, Davi venceu Golias, e tempos depois, se tornou o rei de Israel.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Hamã, o Grande inimigo dos Judeus. (O Livro de Ester)



"Hamã possivelmente é um nome persa, assim como o nome de seu pai, Hamedata. Mas sua identificação como um “agagita” sugere alguma conexão com Agague, rei dos amalequitas, que fez oposição ao rei Saul e o único a ser preservado por Saul na batalha juntamente com o despojo do seu melhor gado e o que havia de melhor, quando Deus havia ordenado que fosse destruído tudo. Esse povo era arquiinimigo de Israel. Então talvez o livro de Ester mostre um descendente desse povo, ligado à descendência de Agague, mais uma vez querendo destruir o povo de Deus numa época em que os amalequitas praticamente já tinham desaparecido."



* Fonte de Pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3



"Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia. O rei ordenou que todos os funcionários do palácio se curvassem e se ajoelhassem diante de Hamã em sinal de respeito. E todos os funcionários começaram a fazer isso, menos Mordecai; ele não se curvava, nem se ajoelhava."



Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3

Blog do Pastor Venilton. disse...

A sorte do PUR.



"É neste contexto que Hamã consulta o deus Pur jogando dados para decidir qual seria a melhor data para a ação de extermínio dos judeus.



Logo depois, Hamã vai até a presença do rei para convencê-lo do massacre, alegando que existia um povo que seguia leis diferentes, os quais não obedeciam suas ordens e lhe falou que não tolerasse que eles continuassem agindo daquela maneira.



O rei tirou seu anel-sinete, que servia para carimbar as suas ordens, e o deu a Hamã, o inimigo dos judeus.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3



6) A carta de execução de todos os judeus do reino de Assuero.(127 cidades Estados)



"No dia treze do primeiro mês, Hamã mandou chamar os secretários do palácio e ditou a ordem. Ele ordenou que fosse traduzida para todas as línguas faladas no reino e que cada tradução seguisse a escrita usada em cada província."



A carta foi escrita em nome do rei, carimbada com o seu anel-sinete e levada por mensageiros a todas as províncias do reino.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A vitória dos judeus e a morte de Hamã, o inimigo dos judeus.



No dia treze do mês de Adar, os judeus das províncias se reuniram e se defenderam.



Mataram setenta e cinco mil inimigos e assim se livraram de todos os que odiavam. Mas não ficaram com os bens dos mortos. No dia catorze, eles descansaram e comemoraram com banquetes e festas.



Mas em Susã os judeus comemoraram no dia quinze do mês, pois nos dias treze e catorze eles mataram os seus inimigos e só no dia quinze descansaram.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ham%C3%A3



7.1) A sorte de Hamã.



"Hamã acabou pendurado juntamente com seus filhos na forca que ele próprio construiu, a qual estava destinada a Mordecai.



Mordecai escreveu tudo o que tinha acontecido e mandou cartas a todos os judeus que moravam em todas as províncias do reino, tanto aos de perto como aos de longe. Nas cartas ele ordenou que todos os anos eles comemorassem os dias catorze e quinze do mês de Adar, pois foi nestes dias que os judeus se livraram dos seus inimigos, e foi neste mês que a tristeza e o luto se transformaram em alegria e festa.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Palavra Final do Livro de Ester. (Ester‬ ‭9:1‭-‬12)



"No dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar, quando chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus contavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, pois os judeus é que se assenhorearam dos que os odiavam; porque os judeus, nas suas cidades, em todas as províncias do rei Assuero, se ajuntaram para dar cabo daqueles que lhes procuravam o mal; e ninguém podia resistir-lhes, porque o terror que inspiravam caiu sobre todos aqueles povos.

[3] Todos os príncipes das províncias, e os sátrapas, e os governadores, e os oficiais do rei auxiliavam os judeus, porque tinha caído sobre eles o temor de Mordecai. [4] Porque Mordecai era grande na casa do rei, e a sua fama crescia por todas as províncias; pois ele se ia tornando mais e mais poderoso.

[5] Feriram, pois, os judeus a todos os seus inimigos, a golpes de espada, com matança e destruição; e fizeram dos seus inimigos o que bem quiseram. [6] Na cidadela de Susã, os judeus mataram e destruíram a quinhentos homens, como também a Parsandata, a Dalfom, a Aspata,

Blog do Pastor Venilton. disse...

* De Pur para Purim.

* Pur: Sorte para Destruição.

* Purim: O meu Pranto se transformou numa grande festa!



"Porque Hamã, filho de Hamedata, o agagita, inimigo de todos os judeus, tinha intentado destruir os judeus; e tinha lançado o Pur, isto é, sortes, para os assolar e destruir. Mas, tendo Ester ido perante o rei, ordenou ele por cartas que o seu mau intento, que assentara contra os judeus, recaísse contra a própria cabeça dele, pelo que enforcaram a ele e a seus filhos. [26] Por isso, àqueles dias chamam Purim, do nome Pur. (Ester 9:25;26)

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Para confirmar estes dias de Purim nos seus tempos determinados, como o judeu Mordecai e a rainha Ester lhes tinham estabelecido, e como eles mesmos já o tinham estabelecido sobre si e sobre a sua descendência, acerca do jejum e do seu lamento."

"E o mandado de Ester estabeleceu estas particularidades de Purim; e se escreveu no livro."



* Publicado no Blog do Pastor Venilton.

www.prvenilton.blogspot.com

Blog do Pastor Venilton. disse...

Próxima Mensagem:

Os inimigos de Israel ao longo dos séculos. (Parte 2)

(De Massada a Hitler)

http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/os-inimigos-de-israel-ao-longo-dos_21.html

Blog do Pastor Venilton. disse...

Os inimigos de Israel ao longo dos séculos.
(Parte 1)

"Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão?"
(Neemias‬ ‭4:1‭-‬3‬)

Desde o seu nascedouro, o povo de Israel sempre teve que lutar com fortes e terríveis inimigos, que os atacavam de surpresa e traiçoaramente!

Tais inimigos tinham algo em comum: Um ódio gratuito contra os judeus, bem como, negar-lhes o direito de existirem como nação.

Sambalate, Tobias, Gesém e o perverso Hamã, nos dias de Ester, são a perfeita encarnação destes terríveis inimigos de Israel e do povo Judeu.

* Israel e os Terríveis Filisteus.

* Os filisteus deram muito trabalho a Samuel, Saul, Davi e Salomão.(950-1050 a.C)

Nos dias de Davi e Salomão, a Filístia era composta por Gaza, Asdode, Asquelom, Ecrom e Gate.

* A Atual Faixa de Gaza, já foi a antiga Filistéia ou a Filístia.

Os filisteus eram chamadas de "Pentapópolis da Filistéia" ou as cinco principais cidade da filistéia.

* Os filisteus roubaram a Arca da Aliança de Israel.
(1 Samuel‬ ‭6:1‭-‬5‬)

"Nos dias em que o profeta Samuel julgava a nação de Israel, os filisteus roubaram a Arca da Aliança de Israel, e a puseram no templo de Dagom, o deus dos filisteus.

* A Arca da Aliança na Casa de Dagon.(Deus dos filisteus)

O próprio Deus humilhou Dagom, bem como, os filisteus, com terríveis tumores e uma praga de ratos. A estátua de Dagom caiu várias vezes, diante da Arca da Aliança de Israel.

* Humilhados diante de Israel, eles devolveram a Arca da Aliança com réplicas de ouros dos tumores e dos ratos.
(1 Samuel‬ ‭6:1‭-‬5‬)

* Continue lendo esta mensagem no Blog do Pastor Venilton, no Link Abaixo:

http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/os-inimigos-de-israel-ao-longo-dos.html

http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/os-inimigos-de-israel-ao-longo-dos.html