Aprendendo a plantar com paciência.
(Marcos 4:26-29).
“O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra, depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”
(Marcos 4:26-29).
INTRODUÇÃO
Há uma expressão nos Salmos, característica especialmente de Davi, que diz:
“Espera pelo Senhor.” “Espera pelo Senhor; tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (27:14).
Esta é a mensagem da parábola da semente que cresce, uma parábola que só Marcos nos dá.
E porque ele a coloca entre as parábolas do reino que temos estudado, aquelas primeiras que Jesus usou numa sessão de ensinamento junto ao Mar da Galiléia, acrescentamo-la aqui às sete que Mateus registra (capítulo 13).
Ela estava provavelmente entre aquelas parábolas que Jesus contou somente aos seus discípulos (Mateus 13:36; Marcos 4:10), e, portanto, tem particular, senão exclusiva, aplicação a eles.
A parábola parece ser tão simples e direta que não precisa de interpretação especial, e Jesus não dá nenhuma, mas tem sido ocasião de considerável discordância.
A) Quem é o semeador? Jesus ou seus discípulos?
B) Quando será a colheita? Dentro do tempo ou no seu fim?
C) Qual o significado desta ilustração?
O crescimento espiritual do discípulo individual ou o progresso do reino de Deus como um todo?
1) Diversos estudiosos reconhecem a dificuldade dessa parábola nos seus comentários.
Provavelmente o problema começa com explicações demais sobre matérias que não são a ênfase da história de Jesus.
1.1) O foco da parábola não está no semeador ou no campo mas sobre o disciplinado processo pelo qual uma semente (grão) de trigo plantada germina e desenvolve-se até a maturidade por um poder residente em si mesma.
2) Há duas movimentadas estações no crescimento das plantações: o tempo de semear e o tempo de colher.
* No meio estão os meses de espera paciente por um processo que está além do poder humano para obrar suas maravilhas.
2.1) Entrementes, o agricultor vai fazer outras tarefas, ocupado no ciclo usual de trabalhar e dormir.
O comportamento do agricultor não reflete um ócio despreocupado, mas o simples reconhecimento de que o que acontece agora é trabalho da semente, não do semeador.
* Há tempos quando a única coisa sensata a fazer é esperar e confiar.
3) O foco da parábola do semeador estava no solo, a influência do coração no que acontece à semente do evangelho plantada.
Na parábola da semente crescendo, o foco se reduz ao bom solo, o bom coração, e o processo pelo qual o evangelho atinge seu propósito numa mente receptiva.
A parábola parece ser contada principalmente àqueles que estão semeando a semente do reino e é uma exortação à confiança paciente.
4) Quando os discípulos do Senhor tiverem espalhado diligentemente o evangelho pelo mundo eles precisarão confiar nos resultados do espantoso poder de transformação de Deus que reside na mensagem (Romanos 1:16).
5) E a ausência de resultados imediatos nunca deverá impedi-los de pregar entusiástica e continuamente a palavra de Cristo em todas as ocasiões e em todos os lugares.
5.1) Há trabalho para fazermos, mas “a excelência do poder seja de Deus e não de nós”
(2 Coríntios 4:7).
Então, a Deus seja a glória!
Conforme Deus uma vez lembrou a Moisés, não importa muito quem somos; importa lembrar quem é ele.
(Êxodo 3:10-14).
5.2) Por esta razão não faz nenhuma diferença se a semente do evangelho é plantada por algum doutor em agricultura espiritual ou por algum santo recém-convertido.
* A semente ou a Palavra de Deus germinará e crescerá por si mesma!
6) Paulo reconheceu que o poder é de Deus.
Como o apóstolo Paulo uma vez observou que alguns cristãos ficam muito impressionados com suas habilidades.
Sim ou não?
Por vezes, nos sentimos bons demais?
Verdade ou mentira?
* Chegamos a pensar: Eu sou o cara!
6.1) Paulo perguntou-se:
“Quem é Apolo? Quem é Paulo?"
(1 Coríntios 3:5-6).
"Somos servos, por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus”
(1 Coríntios 3:5-6).
6.2) Mas isto não é apenas um problema daqueles que pensam muito orgulhosamente nas habilidades humanas, mas também daquelas almas humildes que ansiosamente se atormentam pela sua própria incapacidade como mestre.
7) Voltemos a Parábola Inicial.
(Marcos 4:26-29)
Nosso dever é lançar a semente ou seja: Devemos pregar a palavra!
Quer seja a tempo ou fora de tempo, pregue a Palavra!
* A palavra nunca voltará vazia!
7.1) O que acontecerá com a semente plantada ou com a PALAVRA PREGADA, não depende de nossas habilidades ou da falta delas, mas da própria palavra de Deus.
7.2) Não temos que ficar o tempo todo afinando as coisas, sempre tentando pegar uma linha que pensamos que podemos ter deixado escapar.
7.3) Precisamos somente dizer aos outros o que Jesus disse.
Palavra Final:
E conforme Jesus ensinou na Parábola, essa poderosa Palavra ficará trabalhando enquanto estivermos dormindo!
AMÉM.
www.estudosdabiblia.net
* Por Paul Earnhart
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA
(Marcos 4:26-29).
“O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra, depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”
(Marcos 4:26-29).
INTRODUÇÃO
Há uma expressão nos Salmos, característica especialmente de Davi, que diz:
“Espera pelo Senhor.” “Espera pelo Senhor; tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (27:14).
Esta é a mensagem da parábola da semente que cresce, uma parábola que só Marcos nos dá.
E porque ele a coloca entre as parábolas do reino que temos estudado, aquelas primeiras que Jesus usou numa sessão de ensinamento junto ao Mar da Galiléia, acrescentamo-la aqui às sete que Mateus registra (capítulo 13).
Ela estava provavelmente entre aquelas parábolas que Jesus contou somente aos seus discípulos (Mateus 13:36; Marcos 4:10), e, portanto, tem particular, senão exclusiva, aplicação a eles.
A parábola parece ser tão simples e direta que não precisa de interpretação especial, e Jesus não dá nenhuma, mas tem sido ocasião de considerável discordância.
A) Quem é o semeador? Jesus ou seus discípulos?
B) Quando será a colheita? Dentro do tempo ou no seu fim?
C) Qual o significado desta ilustração?
O crescimento espiritual do discípulo individual ou o progresso do reino de Deus como um todo?
1) Diversos estudiosos reconhecem a dificuldade dessa parábola nos seus comentários.
Provavelmente o problema começa com explicações demais sobre matérias que não são a ênfase da história de Jesus.
1.1) O foco da parábola não está no semeador ou no campo mas sobre o disciplinado processo pelo qual uma semente (grão) de trigo plantada germina e desenvolve-se até a maturidade por um poder residente em si mesma.
2) Há duas movimentadas estações no crescimento das plantações: o tempo de semear e o tempo de colher.
* No meio estão os meses de espera paciente por um processo que está além do poder humano para obrar suas maravilhas.
2.1) Entrementes, o agricultor vai fazer outras tarefas, ocupado no ciclo usual de trabalhar e dormir.
O comportamento do agricultor não reflete um ócio despreocupado, mas o simples reconhecimento de que o que acontece agora é trabalho da semente, não do semeador.
* Há tempos quando a única coisa sensata a fazer é esperar e confiar.
3) O foco da parábola do semeador estava no solo, a influência do coração no que acontece à semente do evangelho plantada.
Na parábola da semente crescendo, o foco se reduz ao bom solo, o bom coração, e o processo pelo qual o evangelho atinge seu propósito numa mente receptiva.
A parábola parece ser contada principalmente àqueles que estão semeando a semente do reino e é uma exortação à confiança paciente.
4) Quando os discípulos do Senhor tiverem espalhado diligentemente o evangelho pelo mundo eles precisarão confiar nos resultados do espantoso poder de transformação de Deus que reside na mensagem (Romanos 1:16).
5) E a ausência de resultados imediatos nunca deverá impedi-los de pregar entusiástica e continuamente a palavra de Cristo em todas as ocasiões e em todos os lugares.
5.1) Há trabalho para fazermos, mas “a excelência do poder seja de Deus e não de nós”
(2 Coríntios 4:7).
Então, a Deus seja a glória!
Conforme Deus uma vez lembrou a Moisés, não importa muito quem somos; importa lembrar quem é ele.
(Êxodo 3:10-14).
5.2) Por esta razão não faz nenhuma diferença se a semente do evangelho é plantada por algum doutor em agricultura espiritual ou por algum santo recém-convertido.
* A semente ou a Palavra de Deus germinará e crescerá por si mesma!
6) Paulo reconheceu que o poder é de Deus.
Como o apóstolo Paulo uma vez observou que alguns cristãos ficam muito impressionados com suas habilidades.
Sim ou não?
Por vezes, nos sentimos bons demais?
Verdade ou mentira?
* Chegamos a pensar: Eu sou o cara!
6.1) Paulo perguntou-se:
“Quem é Apolo? Quem é Paulo?"
(1 Coríntios 3:5-6).
"Somos servos, por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus”
(1 Coríntios 3:5-6).
6.2) Mas isto não é apenas um problema daqueles que pensam muito orgulhosamente nas habilidades humanas, mas também daquelas almas humildes que ansiosamente se atormentam pela sua própria incapacidade como mestre.
7) Voltemos a Parábola Inicial.
(Marcos 4:26-29)
Nosso dever é lançar a semente ou seja: Devemos pregar a palavra!
Quer seja a tempo ou fora de tempo, pregue a Palavra!
* A palavra nunca voltará vazia!
7.1) O que acontecerá com a semente plantada ou com a PALAVRA PREGADA, não depende de nossas habilidades ou da falta delas, mas da própria palavra de Deus.
7.2) Não temos que ficar o tempo todo afinando as coisas, sempre tentando pegar uma linha que pensamos que podemos ter deixado escapar.
7.3) Precisamos somente dizer aos outros o que Jesus disse.
Palavra Final:
E conforme Jesus ensinou na Parábola, essa poderosa Palavra ficará trabalhando enquanto estivermos dormindo!
AMÉM.
www.estudosdabiblia.net
* Por Paul Earnhart
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA
10 comentários:
Nosso dever é lançar a semente ou seja: Devemos pregar a palavra!
Quer seja a tempo ou fora de tempo, pregue a Palavra!
* A palavra nunca voltará vazia!
7.1) O que acontecerá com a semente plantada ou com a PALAVRA PREGADA, não depende de nossas habilidades ou da falta delas, mas da própria palavra de Deus.
7.2) Não temos que ficar o tempo todo afinando as coisas, sempre tentando pegar uma linha que pensamos que podemos ter deixado escapar.
7.3) Precisamos somente dizer aos outros o que Jesus disse.
Palavra Final:
E conforme Jesus ensinou na Parábola, essa poderosa Palavra ficará trabalhando enquanto estivermos dormindo!
Na parábola da semente crescendo, o foco se reduz ao bom solo, o bom coração, e o processo pelo qual o evangelho atinge seu propósito numa mente receptiva.
A parábola parece ser contada principalmente àqueles que estão semeando a semente do reino e é uma exortação à confiança paciente
Há duas movimentadas estações no crescimento das plantações: o tempo de semear e o tempo de colher.
* No meio estão os meses de espera paciente por um processo que está além do poder humano para obrar suas maravilhas.
Quem é Apolo? Quem é Paulo?"
(1 Coríntios 3:5-6).
"Somos servos, por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus” (1 Coríntios 3:5-6).
Aprendendo a plantar com paciência.
(Marcos 4:26-29).
“O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra, depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”
(Marcos 4:26-29).
Esta é a mensagem da parábola da semente que cresce, uma parábola que só Marcos nos dá.
E porque ele a coloca entre as parábolas do reino que temos estudado, aquelas primeiras que Jesus usou numa sessão de ensinamento junto ao Mar da Galiléia, acrescentamo-la aqui às sete que Mateus registra (capítulo 13).
Ela estava provavelmente entre aquelas parábolas que Jesus contou somente aos seus discípulos (Mateus 13:36; Marcos 4:10), e, portanto, tem particular, senão exclusiva, aplicação a eles.
A parábola parece ser tão simples e direta que não precisa de interpretação especial, e Jesus não dá nenhuma, mas tem sido ocasião de considerável discordância.
O foco da parábola não está no semeador ou no campo mas sobre o disciplinado processo pelo qual uma semente (grão) de trigo plantada germina e desenvolve-se até a maturidade por um poder residente em si mesma.
O foco da parábola do semeador estava no solo, a influência do coração no que acontece à semente do evangelho plantada.
Na parábola da semente crescendo, o foco se reduz ao bom solo, o bom coração, e o processo pelo qual o evangelho atinge seu propósito numa mente receptiva.
A parábola parece ser contada principalmente àqueles que estão semeando a semente do reino e é uma exortação à confiança paciente.
Quando os discípulos do Senhor tiverem espalhado diligentemente o evangelho pelo mundo eles precisarão confiar nos resultados do espantoso poder de transformação de Deus que reside na mensagem (Romanos 1:16)
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