domingo, 19 de março de 2017

O GRANDE PODER DA FÉ.


O GRANDE PODER DA FÉ.
(Hebreus 11:1- 6) V.2

INTRODUÇÃO.

“O grande poder da fé é trazer a existência as coisas que não existem.” (Hebreus 11:2)

A vida com Deus só ser compreendida e bem vivida através da fé.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.
3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem...
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:1,2,3,6)

A fé é algo da parte Deus que trazemos dentro de nós.
A verdadeira fé é um Dom de Deus ou seja ,não vem de nós.
A fé não se explica , se vive.

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” (Hebreus 11:3)

Importante: “O visível veio a existir das coisas que ainda não apareceram.”

O justo viverá pela fé.
A fé honra a Deus e este sempre honrará a fé.

1)   DEFININDO A FÉ.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam , a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11:1)

A fé é a certeza de coisas que esperamos. É uma convicção de fatos que ainda não vemos ou ainda não se manifestaram em nossa vida. Fé que se vê não é fé.

O SER HUMANO É MUITO VOLTADO PARA O QUE O SEUS OLHOS VEEM.

Este foi o motivo que inicialmente, reprovou Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus.


A Fé de Tomé.

A fé do tipo Tomé era de VER para CRER.

“Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:26-26)

A genuína fé não é  VER para crer,  e sim CRER para ver!

Disse Jesus: “Se creres verás a glória de Deus.”(João 11:40)

* A fé de Habacuque.

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Hc.3:17,18)

Isso é que o que  chamamos de viver pela fé.

Habacuque foi o primeiro profeta a ensinar que o justo viverá pela fé.

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. (Hc.2:4)


2)   A FÉ DE ABRAÃO.

Abraão foi chamado por Deus de “O pai da fé” e também pai de todos aqueles que creêm.

Todos os episódios de sua vida foram marcados pela fé.


2.1)  Ao ser chamado para fundar uma grande nação aos 75 anos,ele creu e partiu sem saber para aonde ia.


Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” (Gn.12:1-4)


2.2) Aos 85 anos questionou a promessa de Deus sobre ele.

Deus o conduziu para fora da tenda e mandou que ele contasse as estrelas e visse em cada uma delas,um futuro descendente dele.

Novamente ele creu em Deus e sua fé lhe  foi imputada por justiça. (Gn.15:1-7)


2.3) Ao  ser colocado a prova em sua fé no monte Moriá em relação a seu filho Isaque, Abraão novamente creu, e ali, se tornou o pai de nações.

E, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar seu  filho.
11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!
12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. 13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 14 E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. 15 Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão
16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, 17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, 18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.” (Gênesis 22:10-18)

2.4) O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos sobre a operosidade da fé,  falou sobre este momento único na vida de Abraão:

“Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, 21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.  22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.” (Romanos 4:17-22)


Repito o tema desta mensagem:
“O grande poder da fé é trazer a existência as coisas que não existem.” (Hebreus 11:2).


3)   COMO A FÉ NASCE EM NÓS?

Como já falei anteriormente, a fé é um dom de Deus.
Todo mundo tem uma fé natural e humana.

Mas a genuína fé é um dom de Deus.
Dom significa: Dádiva.

A fé vem ou é produzida e nós aumentada pelo ouvir e pelo meditar na palavra de Deus.

Quem está cheio da palavra está, cheio de fé.

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)


3.1) A fé é a vitória que vence o mundo.

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)


4)   TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ.

O EVANGELISTA MARCOS REGISTROU UMA CÉLEBRE FRASE DE JESUS  QUE ME MARCOU:

“TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ.” (MARCOS 9:23)


4.1) Jesus explicou a seus discípulos o que significa esta expressão:

” E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.
21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. 22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” (Marcos 11:20-23)


5)   Use fé nos piores dias e momentos de sua vida.

Sua vida “degringolou” , você está se sentindo “sem chão” , tem tido a sensação ou parece que  está caindo num abismo ou num buraco sem fim?

 Seu casamento está “por um fio”, seu filho está usando drogas, sua filha adolescente engravidou e você sente literalmente no fundo do poço?

Este é o momento de usar sua fé!

“E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,
33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;
36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.” (Hebreus 11:32-38)

Repito: “O justo viverá pela fé.” (Hb.10:38)

A fé honra a Deus e este sempre honrará a fé.

6)   NÃO CEDA A DÚVIDA.
A Fé cancela a Dúvida e a Dúvida cancela a Fé.
Ambas são opostas entre si.
A dúvida opera pelo medo.
O medo produz tormentos. (1 João 4:8)
Deus não nos tem dado espírito de medo. (2 Tm.1:7)
A fé navega por uma grande confiança em Deus, sua palavra e suas promessas.
“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19)
Até mesmo Jesus lutou contra o medo,contra o desânimo,contra as hostes da maldade e contra o próprio Satanás na tentação do deserto,mas ele não desistiu.
Ele foi tentado em todas as coisas,a nossa semelhança,mas jamais cedeu a tentação.
(Hebreus 2:18 e  3:15-18)



7)   NÃO RETROCEDA.

“ Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hb.10:38,39)

V.39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hb.10:39)

A DÚVIDA É A MÃE DE TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS.

O MEDO NOS ATORMENTA E IMPEDE-NOS DE EXERCITAR NOSSA FÉ!

“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.”(Hebreus 10:35,36)

“Vivemos pela fé e não pelo que vemos...” (2 Coríntios 5:5,6)

Veja o invisível, conte estrelas, chame a existência para sua vida, família e ministério coisas que não existem e quando você menos esperar, elas se manifestarão visivelmente aos seus olhos.

* E lembre-se:

“O grande poder da fé é trazer a existência as coisas que não existem.” (Hebreus 11:2)

O justo viverá por sua fé!


Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com

Visite o meu Blog

11 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

O GRANDE PODER DA FÉ.
(Hebreus 11:1- 6) V.2

INTRODUÇÃO.

“O grande poder da fé é trazer a existência as coisas que não existem.” (Hebreus 11:2)

A vida com Deus só ser compreendida e bem vivida através da fé.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A fé é algo da parte Deus que trazemos dentro de nós.
A verdadeira fé é um Dom de Deus ou seja ,não vem de nós.
A fé não se explica , se vive.

“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” (Hebreus 11:3)

Importante: “O visível veio a existir das coisas que ainda não apareceram.”

O justo viverá pela fé.
A fé honra a Deus e este sempre honrará a fé.

Blog do Pastor Venilton. disse...

DEFININDO A FÉ.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam , a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11:1)

A fé é a certeza de coisas que esperamos. É uma convicção de fatos que ainda não vemos ou ainda não se manifestaram em nossa vida. Fé que se vê não é fé.

O SER HUMANO É MUITO VOLTADO PARA O QUE O SEUS OLHOS VEEM.

Este foi o motivo que inicialmente, reprovou Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus.


A Fé de Tomé.

A fé do tipo Tomé era de VER para CRER.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A fé de Habacuque.


“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Hc.3:17,18)

Isso é que o que chamamos de viver pela fé.


Habacuque foi o primeiro profeta a ensinar que o justo viverá pela fé.


“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” (Hc.2:4)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A FÉ DE ABRAÃO.

Abraão foi chamado por Deus de “O pai da fé” e também pai de todos aqueles que creêm.

Todos os episódios de sua vida foram marcados pela fé.


* Ao ser chamado para fundar uma grande nação aos 75 anos,ele creu e partiu sem saber para aonde ia.


“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” (Gn.12:1-4)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Use fé nos piores dias e momentos de sua vida.


Sua vida “degringolou” , você está se sentindo “sem chão” , tem tido a sensação ou parece que está caindo num abismo ou num buraco sem fim?

Seu casamento está “por um fio”, seu filho está usando drogas, sua filha adolescente engravidou e você sente literalmente no fundo do poço?

Este é o momento de usar sua fé!

Blog do Pastor Venilton. disse...

NÃO CEDA A DÚVIDA.
A Fé cancela a Dúvida e a Dúvida cancela a Fé.
Ambas são opostas entre si.
A dúvida opera pelo medo.
O medo produz tormentos. (1 João 4:8)
Deus não nos tem dado espírito de medo. (2 Tm.1:7)
A fé navega por uma grande confiança em Deus, sua palavra e suas promessas.
“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19)

Blog do Pastor Venilton. disse...

NÃO RETROCEDA.

“ Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hb.10:38,39)

V.39 “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hb.10:39)

Blog do Pastor Venilton. disse...


“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.”(Hebreus 10:35,36)

“Vivemos pela fé e não pelo que vemos...”
(2 Coríntios 5:5,6)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Vivemos pela fé e não pelo que vemos...” (2 Coríntios 5:5,6)

Veja o invisível, conte estrelas, chame a existência para sua vida, família e ministério coisas que não existem e quando você menos esperar, elas se manifestarão visivelmente aos seus olhos.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A fé é algo da parte Deus que trazemos dentro de nós.
A verdadeira fé é um Dom de Deus ou seja ,não vem de nós.
A fé não se explica , se vive.