RADIO RESTITUI


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O Nome dos nomes.

O Nome dos nomes.
Atos 4:12
"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."(Atos 4:12)

Introdução.

O Apóstolo Pedro,discursando aos moradores de Jerusalem,se dirigindo ao povo  e aos líderes  religiosios que  condenaram e crucificaram Jesus Cristo, disse-lhes:

"Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.  Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." (Atos 4:10-12)
 
Em se tratando de salvaçāo,não existe nenhum outro nome dado aos homens para a redenção.

Jesus é o nosso único e suficiente Salvador.


1. Origem do Nome e Título.

Jesus Cristo aponta para o nome e a missão.

1.1) Nome.
Jesus: Salvador.(Grego)
Josué:Salvador.(Hebraico)

1.2) Título:
Cristo.Ungido.(Grego)
Messias.Ungido.(Hebraico)

Jesus Cristo significa:
Aquele que foi ungido para salvar.

2. Porque o homem precisa de um Salvador?
 
Por causa do pecado original de Adão, todos pecaram e carecem da glória de Deus.

"Como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só."( Romanos 3:10-12)

Não há um justo sequer!

2.1) Porque em Adão todos pecaram.

"Porque todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus."(Romanos 3:23)

Destituidos da imagem e da presença de Deus.

Por causa do pecado original, o homem subsiste no mundo: sem Deus,sem paz,sem esperança e sem salvação.

2.2) O homem natural serve ao pecado como escravo.

Escravo do medo,dos vícios e das paixoes.

 "Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? pois o fim delas é a morte."(Romanos 6:20.21) - Bíblia JFA

2.3) O salário do pecado é a morte.

 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."(Romanos 6 :23) - Bíblia JFA 

3. Como Salvador, Jesus cumpriu as exigências da lei.

A lei exigia derramamento de sangue de um cordeiro inocente para o perdão de pecados.

"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão."(Hebreus 9:22)

3.1) Ao morrer na cruz do Calvário, Jesus derramou seu sangue e cumpriu de uma só vez,todas  as exigências da lei.


"Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?"(Hebreus 9:14)


"Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação."
(Hebreus 9:28.) - Bíblia JFA 

 Colossenses 1:20 "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. "- Bíblia JFA.

4.) Após consumar a obra da salvação,Jesus voltou aos céus e está assentado a destra do Pai.

A partir dai,o nome de Jesus se tornou o Nome acima de todo nome.

(Efésios 1 :20-22)
"O poder do Pai operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21. muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22. e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, - Bíblia JFA.

4.1) Até mesmo os anjos devem adorá-lo.
 
"E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem."(Hb.1:6) 
- Bíblia JFA.

4.2) Depois da cruz,Jesus Cristo se tornou o Senhor dos senhores.

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6. o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7. mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8. e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11. e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai."    (Filipenses 2:5-11) Bíblia JFA.

4.3) Jesus recebeu o  Nome dos nomes.

"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."(Atos 4:12)

5.) Jesus reivindicou sobre si o direito de Salvar o homem.
 
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João 14:6)

5.1)Jesus declarou-se o Pão da vida.

"Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede."(João 6 :35)
- Bíblia JFA.

5.2)  Jesus disse ser a ressureição e a vida.

"Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?"(João 11:25,26)  - Bíblia JFA.


6. O que devo fazer para ser salvo?

"Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?  Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa.Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou- lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus."
(Atos 16:30-33)  - Bíblia JFA.

6.1) A salvação independe de nossas obras.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9. não vem das obras, para que ninguém se glorie."(Efésios 2:8,9)
 - Bíblia JFA.

A salvação é um dom de Deus,estabelecida por seu amor eterno,com base nos méritos de Jesus Cristo na Cruz.

6.2) Creia com o coraçåo  e confesse com a boca.

"Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 9. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; 10. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."
(Romanos 10:8-10)  - Bíblia JFA.

Para ser salvo o homem precisa:

- Se arrepender de seus pecados.(Atos 3:19,20)
- Crer com o coracão em Jesus Cristo. (Romanos 10:8)
- Confessar com a boca.(Romanos 10:8-10) 


7. Conclusão:

O nome de Jesus é e sempre será sobre todo nome, em todos os tempos, eternamente. O nome de Jesus é acima do nome da Presidente da República, acima do nome de Barak Obama, acima de Shimon Peres. Acima de todos os reis e imperadores que já existiram. 

O Seu nome é acima o nome de Buda, Confúcio, Maomé, Bhrama, Shiva, Chico Xavier, Allan Kardec...

 Apocalipse 17 : 14 "Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis." 
- Bíblia JFA.

Seu Nome Acima de todo o nome do passado,presente e do séculos vindouros.

 Efésios 1 :21 "Muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro."  - Bíblia JFA 

"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."(Atos 4:12)


Amém.

Pastor Venilton G. Jesus
prvenilton@hotmail.com
Janeiro 2016






Postar um comentário