RADIO RESTITUI


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Vivendo com bons olhos.

Vivendo com bons olhos.
(Mateus 6:22,23)

"Se os nossos olhos forem bons todo nosso corpo será luminoso. Se os nossos olhos forem maus todo nosso corpo estará em trevas."(Mateus 6:22,23)

Introdução.

Estas palavras de Jesus Cristo foram proferidas no célebre sermão da montanha,há 2.000 anos atrás.

1. Como faço para ter bons olhos?

Veja-se bem.
Sinta-se bem.
Acredite num futuro melhor.

Tudo que é puro,justo,amável e de boa fama deve ocupar os nossos  pensamentos.

Ter bons olhos para com você é dar uma nova chance a você mesmo. É acreditar em você de novo mesmo após uma grande queda.

"Ainda que tenha caído eu me levantarei."
(Miqueias 7:8)


1.1) Algumas pessoas se auto-menosprezam em dias de lutas e provas com palavras depreciativas do tipo: 

Ninguém me ama ou gosta de mim.
Tudo que eu faço sempre dá errado.
Não sou feliz no amor.
Não sou bastante inteligente.

Cuidado com as palavras sempre e nunca.
Você sempre recebe o que diz.

"A morte e a vida estão no poder da língua."
(Pv.18:21)


1.2) Importante: Veja-se com bons olhos nas lutas e provas.

AS LUTAS FAZEM PARTE DA VIDA. VIVER É LUTAR!

 "Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." - Bíblia JFA - (Rm.8:18)

Ao invés  de dizer:
Porque Deus permitiu que isso me acontecesse?
Creia como José do Egito,que afirmou diante de seus algozes,que Deus transforma o pior no melhor e a maldição em dobradas bençãos.(Gn.50:20)

1.3) Tenha bons olhos em dias de lutas e fortes provações.

As lutas que enfrentamos não são para nos destruir e por mais incrível que pareça, vão cooperar para o nosso bem! 
(Romanos 8:28)

Tudo o que não me matar me fortalecerá!

Jesus foi aperfeiçoado pelo sofrimento.
(Hebreus 5:8,9)

1.4) Deus tem um propósito através de cada luta,perda ou prova que passamos.

 "Que no deserto te alimentou com o maná, que teus pais não conheciam; a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem."
Deuteronômio 8:16 - Bíblia JFA.

Veja suas provações com bons olhos.

1.5) A Garantia divina.

Toda prova que enfrentamos tem um limite estabelecido por Deus.

Deus não permitirá que voce seja provado alem de suas forças.

 1 Coríntios 10 -  13. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar. 

Pelejarão contra ti mas não prevalecerão,pois Eu Sou contigo para te livrar.(Jr.1:19)


2. Não ceda a amargura.(Hb.12:14,15)

Se o meu olhar não for bom, dentro de mim começará um penoso processo de frustração, que no final, fará brotar em mim a raiz de amargura. 

A amargura sempre entra pela forma negativa com que começamos enxergar as coisas,pois nestes momentos nos separamos da graça de Deus. 

Perguntas que fazemos em dias e momentos de crises:
- Por que não deu certo? 
- O que eu fiz para Deus para merecer isso? 
- Por que Deus permitiu essa situação? 

Hebreus 12:14-15 “Segui a paz com todos, e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor. Tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”


2.1) Não podemos nos separar da graça de Deus! 

A amargura e o rancor nos separa da graça de Deus.

 2 Coríntios 2 - 10. "E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós."- Bíblia JFA.


2.2) Não se prive da graça de Deus.(Busque seu favor)

Em meio as lutas, precisamos estar debaixo da graça, buscar mais em oração,louvor e acima de tudo meditar em sua Palavra.

 Tiago 5 - 13. "Está alguém aflito entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores." - Bíblia JFA.


3. Pergunto-lhe: O que aconteceu na sua vida?

O que ocorreu em sua vida  espiritual,sentimental ou familiar que mudou seu modo de enxergar as coisas?

Você era tão feliz e hoje está tão amargurado.
Você se decepcionou com alguém?
Marido,esposa,líder,amigo?

Terá você caído por seus própios erros e se sente sem forças para se levantar?

"Ainda que eu tenha caído eu me levantarei."
(Miquéias 7:7,8)


3.1) Acredite: Tudo coopera para o nosso bem.

Romanos 8:28 "Tudo coopera para o seu bem...

Mude o seu foco.

Veja-se com bons olhos.
Busque a Graça de Deus.
Esta palavra é na verdade um estímulo da graça de Deus.


4. Veja as pessoas de sua casa  com bons olhos. (Família.)

Veja seu marido,esposa e filhos com bons olhos.
(Pv.16:24)

Seu marido ou esposa podem ter todos os defeitos,mas com certeza possuem qualidades.

Busque-as e destaque-as.


4.1) Foque nas qualidades de seus entes queridos.

Acenda a luz verde.

Ninguém  suporta viver num ambiente de críticas,murmuração e negativismo.

4.2) Abandone sua gritaria e maledicências no lar.

Deixe de ser chorão,reclamão ou brigão.

Toda pessoa que deseja demonstrar autoridade no grito revela insegurança.

Nossos filhos nos observam o tempo inteiro.

Eles normalmente reproduzem o que liberamos sobre eles.

4.3) Abandone a violência doméstica.

O menino que quebrou a escola na semana passada trouxe este comportamento de casa.


5. Veja sua terra ,seu bairro,cidade e nação com bons olhos.

Pare de maldizer sua cidade,terra ou nação.
Abençoe sua cidade.
Vá aos portões e divisas e estabeleça decretos de paz,crescimento e prosperidade.

Ex.12/12/12 Teresópolis.(Ez.48:35/Js.6:2)
Venilton,Ari,Marly e outros.

"A oração de um salva uma cidade." Ez.22:30

Confesse que sua nação é de Deus.(Sl.33:12)

"Na paz da cidade teremos paz."(Jr.29:7)

Você é um profeta/profetiza de sua geração!

Ore por sua cidade com bons olhos.


5. Tenha bons olhos nas relações com as pessoas.     Veja as situações  do dia a dia e as relações com pessoas  sem maldade.

"Todas coisas são  puras para os puros. Para os impuros nada é puro...mente e consciência estão corrompida."(Tito 1:15)

Tem gente que vê maldade em tudo.

Neuza Bibiano 77 anos.
"Pastor,para mim tudo é bom e belo e todo mundo é bonito."

Que lição ela me deu ali.

5.1) Conserva-te puro.

 1 Timóteo 5 -  22. A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. - Bíblia JFA

Trate as irmãs e mulheres com pureza.

Cuidado com seu olhar de cobiça.(Mt.5:28)


6. Seja um mensageiro de Consolo.

"O Senhor me desperta todas as manhãs para que eu saiba dizer uma boa palavra ao cansado..."
(Is.50:4)

6.1) Destaque as coisas boas da vida.

Ame a natureza,o verde,o azul do céu,as flores etc...
Esteja de bem com a vida e ame as pessoas.
Não discrimine ninguém por cor,raça ou credo.

A discriminação gerou o nazismo e o estado islâmico atual.


7. Veja seu futuro com bons olhos.

Deixe   de ameaçar todo mundo com o inferno e com a volta de Jesus.

Pregue o que Jesus pregava.
(Lucas 4:18,19)(Mt.12:28-31)

Pv.23:18/Salmo 23:18

Filipenses 4 -  8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. - Bíblia JFA.

Veja-se bem.
Sinta-se bem.
Acredite num futuro melhor.

Viva com bons olhos!

Pastor Venilton Jesus
Novembro de 2015
Amem.

Postar um comentário