domingo, 31 de maio de 2015

Verdades sobre meus inimigos.(Neemias)

(Neemias 2:9,10) 

Introdução.

 "Ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel."(Nee.2:9,10)

Quantos aqui estão enfrentando coisas do tipo: Perseguições, Calúnias, inveja, difamações fortíssimas e dificuldades?

Alguns estão se perguntando neste momento sobre o porque de tanto bombardeio?

Inimigos fazem parte da vida.
Inimigos agem nas brechas.

1) A dor de Neemias.

Após receber a noticia de Hanani, Neemias orou e chorou por sua Jerusalém.

Neemias propôs em  seu coração ir a cidade e edificar os muros e as portas de Jerusalém.

Foi até ao rei, recebeu do mesmo a autorização e marcou o prazo para sua volta.

2) Inimigos se levantaram.

Ao saberem do plano de Neemias, Inimigos ferrenhos se levantaram contra Neemias com:

- Descrédito.

 "Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros.
O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel."

- Zombarias.

 Ssucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.  E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas.
(Neemias 4:1-4) 

- Infiltração:

' Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos; assim faremos cessar a obra. (Neemias 4:11)

- Tentavam homicídio:

"Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, 2 Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam me matar. 3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? 4 E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi."(Neemias 6:1-4) 

- Subornaram um profeta para falar contra Neemias:

"E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram. 
 Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me." (Neemias 6:12-14)

2.1) Quantos estão nestes dias enfrentando coisas do tipo: Perseguições, Calúnias, inveja, difamações fortíssimas e dificuldades? 

*Toda grande obra sofrerá oposição.

Todas as vezes que Deus nos abre portas adversários se levantam. 

"Uma grande porta se me abriu,porém há diversos adversários."
(1 Co.16:9)

ADVERSÁRIOS E ADVERSIDADES FAZEM PARTE DA VIDA DE TODO VENCEDOR.

Os inimigos fortalecerão sua musculatura,pois todo líder tem que ser forte para encarar grandes desafios.

Grandes vitórias serão precedidas de grandes desafios.

Não estranhe o tamanho do desafio, pois grande será a vitória.

Fique firme , olhe para o alto e insista.

3)  Em toda parte existem oposições e oposições e opositores.

O fraco odeia o forte
A fraqueza odeia a força
O ímpio odeia o justo
O fracassado odeia a pessoa  bem sucedida.

O mal odeia o bem
O pobre odeia o rico
O medo odeia a fé
O medroso odeia o coirajoso
O comum odeia o incomum

Neemias era um líder incomum. 

Sambalate, Tobias e Gesém que dias antes brigavam entre si, se uniram para atasanar Neemias. (Até as trevas conhecem o poder da unidade.)

Todo líder incomum será bombardeado, pois só se joga pedras em árvores frutíferas.

3.1) Portas suscitam adversários.

Todas as vezes que Deus nos abre portas adversários se levantam. 
(1 Co.16:9)

Não estranhe o fogo ardente pois prata e ouro são refinados no fogo.

4) Verdades sobre meus inimigos:

 "Ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel."(Nee.2:9,10)

Os inimigos odeiam quando alguém lhe favorece.

Eles se ressentem quando você é honrado.

Sofrem com sua vitória.

4.1) Meu inimigo me promove.

Golias e Davi. 
Quem poderia tirar Davi da obscuridade?
Golias.

Eles lhe aproximarão mais do Senhor em oração.

Você trabalhará mais rápido.

Você estará mais vigilante.

4.2) Meu inimigo me faz estar mais vigilante.

Pela presença e proximidade dos inimigos, Neemias e seu povo oraram intensamente, jejuaram e puseram guardas sobre o muro. 
(Neemias 4:9) 

4.3) Meu  Inimigo me faz trabalhar mais rápido.

Neemias e seus comandados  trabalhararam mais rápidos e concluíram o muro em 52 dias. (recorde)

Meu inimigo aumenta minha consagração.

4.4) Meu inimigo aproxima meus amigos.(Pv.17:17

Como reconhecer meu meu inimigo?

Meu inimigo pode ser alguém que alimenta minhas fraquezas.

- Se alguém diz ser seu amigo,mas  vive alimentando sua fraqueza ou seu pecado afaste dele. (Pv.13:20) Ex. Dalila.

 Aquele que peca com você terminará pecando contra você.

5) Meus inimigos baterão em retirada.

No final  seus inimigos arderão em ira. 
(Ne.6:15,16)

No final, eles reconhecerão Deus em sua vida.

Quando o seu Judas se manifestar, você está há três dias da sua ressurreição

5.1) Abra espaço para a justiça de Deus.

Não se defenda.
Se cale para Deus lhe defender.Faça o que fez Neemias.

"Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-los por presa, na terra do cativeiro. 5 E não cubras a sua iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram na presença dos edificadores. 6 Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar."(Neemias 4:4-6)

A lágrima de hoje será a sua música de amanhã.  
(Rm.8:18 ) (Jr.31:16)

6) Olhe par Deus, sua palavra e suas promessas.

Olhe para Deus. 
(2 Cr.20:12,17)

Deus lutará por você. (Dt.20:1)

Por um caminho virão e por sete fugirão de ti. (Dt.28:7)


7) Palavra final:

 "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12 Busca-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. 13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo." (Isaías 41:10-13)

Pr. Venilton G. Jesus.
prvenilton@hotmail.com
Maio de 2015.


10 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel."(Nee.2:9,10)

Quantos aqui estão enfrentando coisas do tipo: Perseguições, Calúnias, inveja, difamações fortíssimas e dificuldades?

Alguns estão se perguntando neste momento sobre o porque de tanto bombardeio?

Inimigos fazem parte da vida.
Inimigos agem nas brechas

Blog do Pastor Venilton. disse...

A dor de Neemias.

Após receber a noticia de Hanani, Neemias orou e chorou por sua Jerusalém.

Neemias propôs em seu coração ir a cidade e edificar os muros e as portas de Jerusalém.

Foi até ao rei, recebeu do mesmo a autorização e marcou o prazo para sua volta

Blog do Pastor Venilton. disse...

Zombarias.

Ssucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas.
(Neemias 4:1-4)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Meu inimigo me promove.

Golias e Davi.
Quem poderia tirar Davi da obscuridade?
Golias.

Eles lhe aproximarão mais do Senhor em oração.

Você trabalhará mais rápido.

Você estará mais vigilante.

4.2) Meu inimigo me faz estar mais vigilante.

Pela presença e proximidade dos inimigos, Neemias e seu povo oraram intensamente, jejuaram e puseram guardas sobre o muro.
(Neemias 4:9)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Portas suscitam adversários.

Todas as vezes que Deus nos abre portas adversários se levantam.
(1 Co.16:9)

Não estranhe o fogo ardente pois prata e ouro são refinados no fogo.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Meu inimigo aproxima meus amigos.(Pv.17:17

Como reconhecer meu meu inimigo?

Meu inimigo pode ser alguém que alimenta minhas fraquezas.

- Se alguém diz ser seu amigo,mas vive alimentando sua fraqueza ou seu pecado afaste dele. (Pv.13:20) Ex. Dalila.

Aquele que peca com você terminará pecando contra você

Blog do Pastor Venilton. disse...

Meus inimigos baterão em retirada.

No final seus inimigos arderão em ira.
(Ne.6:15,16)

No final, eles reconhecerão Deus em sua vida.

Quando o seu Judas se manifestar, você está há três dias da sua ressurreição

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12 Busca-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. 13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo." (Isaías 41:10-13)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Sambalate, Tobias e Gesém que dias antes brigavam entre si, se uniram para atasanar Neemias. (Até as trevas conhecem o poder da unidade.)

Todo líder incomum será bombardeado, pois só se joga pedras em árvores frutíferas

Blog do Pastor Venilton. disse...

E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me." (Neemias 6:12-14)