quarta-feira, 1 de abril de 2015

A ORAÇÃO DE NABUCODONOSOR. (Parte 2)

O rei que comeu capim.
                            (Parte 2)

"Mas ao fim daqueles dias eu,(capim), Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração."

"E todos os moradores da terra são por Ele reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa deter a sua mão, e lhe diga: Que fazes? No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes ; e fui restabelecido no meu reino, e a mim se ajuntou uma extraordinária riqueza."

"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras  e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba." 

(Daniel 4:34-37)

INTRODUÇÃO.

A oração feita acima, marca o REINÍCIO da glória terrena do grande rei Nabucodonosor, após  ter sido humilhado por Deus. 

* Por  sete Tempos.(Sete anos), o grande monarca foi humilhado pelo Deus Todo Poderoso.

"Deus não divide a sua glória com homens ou imagens de escultura. "(Isaías 42:8)

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento."  (Daniel4:35) 

Ao reconhecer a soberania de Deus,  seu reino, trono e glória  lhe foram restaurados.

Veremos agora os processos que levaram o rei Nabucodonosor da exaltação à humilhação, da humilhação a glória. 

Antes, convém lembrar a oração de Ana,mãe de Samuel.

"O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.  O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo." (1 Samuel 2:6-8)

1) QUEM FOI NABUCODONOSOR?

Foi o grande rei da Babilônia, superando o grande Hamurabi, autor do Código de Hamurabi.

Nabucodonosor derrotou a Assíria, e em seu apogeu, construiu a grande Babilônia. 


A grande Babilônia tinha cerca de 100 mil habitantes.

# A SOBERBA DE NABUCODONOSOR E SEU JUÍZO IMEDIATO.

Nabucodonosor foi um dos maiores monarcas de todos os tempos.

A grande Babilônia,chegou a ser  citada na Bíblia, o martelo das nações, a Jóia dos reinos, e até mesm: "um copo de ouro, nas maus do Senhor".
(Jeremias 51:7,8)

"A Babilônia era um copo de ouro na mão do Senhor, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso, enlouqueceram. Repentinamente, caiu Babilônia e ficou arruinada; lamentai por ela, tomai bálsamo para a sua ferida; porventura, sarará." (Jeremias 51:7‭-‬8)

2)  A GRANDEZA DE BABILÔNIA.

Situada as margens do Rio Eufrates, a oitenta quilômetros da moderna Bagdá (Iraque), tal cidade foi fundada em 3.000 a.C. por Ninrode. Foi também  chamada de Babel.  


# Babilônia era uma cidade fortaleza.   


Suas muralhas mediam noventa quilômetros de circunferência (área total de trezentos e vinte e dois mil metros quadrados), com altura de trinta  metros, e largura suficiente para um carro de quatro cavalos circular. Possuía duzentos e cinqüenta torres de vigias, cem portões de bronze contra fogo e outras muralhas de proteção que estavam às margens do Rio Eufrates. 


Havia em Babilônia um sentimento de descanso em relação a estabilidade das muralhas e com isso, o pecado reinou ali por décadas.


* Jeremias profetizou a queda destes muros.


Assim diz o SENHOR dos exércitos: O largo muro de Babilônia será de todo derribado, e as suas portas altas serão abrasadas pelo fogo; e trabalharão os povos em vão, e as nações se cansarão só para o fogo.”   (Jeremias 51:58)


3) A GRANDEZA E A IMPONÊNCIA DA BABILÔNIA.


 A grandeza da Babilônia embriagou o rei Nabucodonosor.

O mesmo tomado pela síndrome de Narciso,terminou se apaixonando por ele mesmo,bem como pela cidade erguida em sua homenagem.(Babilônia)

"Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que 
Ninive e Babilônia foram as duas maiores cidades que o mundo antigo conheceu.

Entretanto,nenhuma cidade pode ser comparada a grandeza de Babilônia, a jóia de todos os reinos da antiguidade.

4) OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA.



Os jardins suspensos da Babilônia ainda hoje são lembrados.


Assista esta animação sobre os Jardins Suspensos da Babilônia:

         https://youtu.be/b8Qi8J-y_MY


O Mundo antigo possuía sete maravilhas:


- As muralhas da China.

- As pirâmides  do Egito.

- O templo de Diana.

- A estátua de Zeus.

- O colosso de Rodes.

- O farol de Alexandria.

- Os jardins suspensos da Babilônia.


4.1) Os jardins suspensos da Babilônia.


          "Os jardins suspensos da Babilônia eram a grande maravilha da agricultura do mundo antigo. (A sétima maravilha do mundo antigo) Foi construído em 600 a.C,no sul da Mesopotâmia, para agradar uma das esposas de Naucodonosor, Amitis, e também consolá-lo  em relação à morte de sua belíssima esposa Semiramis."


         "Era um mini-bosque localizado nos andares superiores e varandas  do palácio de Nabucodonosor,num tempo que não haviam motores,máquinas ou bombas de irrigação.(600 a.C). Moinhos construídos a partir rio Eufrates, elevavam as águas,que pela força da gravidade escoavam novamente ao rio, depois de regarem as milhares de raízes de plantas,flores e até árvores suspensas."


      "Os Jardins Suspensos da Babilônia  eram formados por seis montes de terras de 25 a 100 metros de altura. Os mesmos eram um lugar de paz. Um oásis em meio ao deserto da mesopotâmia.  Produziam lindíssimas flores,frutas e ervas. Tamareiras,figueiras e os  mais diversos tipos de frutas exóticas podiam ser colhidos ali,nas diversas varandas do palácio real do rei NABUCODONOSOR.


5)  A SOBERBA DO REI  NABUCODONOSOR.


 A grandeza da Babilônia e a fama de de seus jardins encheu o coração deste grande monarca de soberba. 


* Suas palavras confirmam o que digo:


"Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor. 29 Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia, 30 Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?" (Daniel 4:28-30)


"A SOBERBA PRECEDE A QUEDA E A ALTIVEZ DE ESPÍRITO A RUÍNA."
(Provérbios 16:18)

6) A HUMILHAÇÃO E O JUÍZO DO REI NABUCODONOSOR. 


"Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.  E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves." 

(Daniel 4:31-33)


"O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta."(1 Samuel 2:7)

7) O JUÍZO DO REI NABUCODONOSOR.

"Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves." (Daniel 4:33)

Por sete tempos,(Sete meses ou sete anos), Nabucodonosor foi humilhado pelo Criador. 

* O grande monarca adoeceu terrivelmente.  Chegou a ser expulso do palácio da Babilônia  e do reino dos homens. Esteve longe dos filhos e de suas esposas. 
      
NABUCODONOSOR Morou próximo aos animais e sua glória desvaneceu.

8) O ARREPENDIMENTO SINCERO DE NABUCODONOSOR.

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento..." (Daniel 4:35)

O arrependimento é o um dos maiores sentimentos que pode tocar um ser humano.

* O arrependimento tem o poder de atrair a atenção de Deus.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e per-doarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)

"Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? 
E qual seria o lugar do meu descanso?"

"Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra."
(Isaías 66:1,2)

9) O ARREPENDIMENTO SINCERO DE NABUCODONOSOR.

Nabucodonosor foi tocado pelo mais nobre dos sentimentos: 
O Arrependimento.

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. 35 E todos os moradores da terra são por Ele reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa deter a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" (Daniel 4:34,35)

9.1) A exaltação final do rei Nabucodonosor.

Ao reconhecer sua soberba e exaltar ao SENHOR como Rei dos céus e de toda terra,Nabucodonosor se tornou mais forte,mais poderoso e muito mais rico.

"No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes ; e fui restabelecido no meu reino, e a mim se ajuntou uma extraordinária riqueza." 

"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras  e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba." (Daniel 4:36,37)

A humildade precede a honra.

10) BELSAZAR, O FILHO DE NABUCODONOSOR VOLTOU AS VELHAS PRÁTICAS DA BABILÔNIA.

O profeta Daniel liberou uma palavra de julgamento e juízo sobre ele

Ciro, o Persa, invadiu a Babilônia  pelos aquedutos que alimentavam os célebres Jardins Suspensos. 

Babilônia foi incendiada,Belsazar morto e a Jóia dos reinos caiu.

Este episódio marcou o fim do império da Babilônia e a ascensão do Império Medo Persa.

* CONTEXTUALIZANDO O TEMA AOS DIAS DE HOJE.

Muitos de nossos vexames e humilhações atuais podem ser consequências de nossas  atitudes de soberba ou orgulho.

* Precisamos nos humilhar diante de Deus.(Lamentações 3:29)

O arrependimento sincero produz tempos de refrigério. (Atos 3:19,20)

* Palavra Final.

PRECISAMOS RECUPERAR A HUMILDADE FINAL DE NABUCODONOSOR.

"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras  e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba."(Daniel 4:37)

Precisamos nos arrepender todo dia.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e per-doarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)

* Jesus Cristo disse:

"Não julgueis, para que não sejais julgados.  Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."
(Mateus 7:1,2)

Ainda hoje Deus não divide sua glória com homens ou imagens de escultura.

* Sejamos humildes!

"E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 
9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção
10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E evite que os seus lábios falem dolosamente . 
11 Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e empenhe-se por alcançá-la. 
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal."
(1 Pedro 3:8-10)

Sejamos servos uns dos outros pelo amor!

Receba esta palavra em nome de Jesus Cristo. 

Pastor Venilton de Jesus.

prvenilton@gmail.com

* Original 2015.

* Revisada em 2022.

Visite o meu Blog 



10 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...


"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. 35 E todos os moradores da terra são por Ele reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa deter a sua mão, e lhe diga: Que fazes?36 No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes ; e fui restabelecido no meu reino, e a mim se ajuntou uma extraordinária riqueza. 37 Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba."(Daniel 4:34-37)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A SOBERBA DE NABUCODONOSOR E SEU JUÍZO IMEDIATO.

Nabucodonosor foi um dos maiores monarcas de todos os tempos.

Sua cidade,a grande Babilônia,chegou a ser citada na Bíblia, como a Jóia dos reinos.

A grandeza da Babilônia embriagou este célebre monarca.

O mesmo tomado pela síndrome de Narciso,terminou se apaixonando por ele mesmo,bem como pela cidade erguida em sua homenagem.(Babilônia)


2) QUEM FOI NABUCODONOSOR?

Foi o grande rei da Babilônia.

Ninive e Babilônia foram as duas maiores cidades que o mundo antigo conheceu.

Entretanto,nenhuma cidade pode ser comparada a grandeza de Babilônia, a jóia de todos os reinos da antiguidade.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A GRANDEZA DE BABILÔNIA.

Situada as margens do Rio Eufrates, a oitenta quilômetros da moderna Bagdá (Iraque), tal cidade foi fundada em 3.000 a.C. por Ninrode. Foi também chamada de Babel.



Babilônia era uma cidade fortaleza.



Suas muralhas mediam noventa quilômetros de circunferência (área total de trezentos e vinte e dois mil metros quadrados), com altura de trinta metros, e largura suficiente para um carro de quatro cavalos circular. Possuía duzentos e cinqüenta torres de vigias, cem portões de bronze contra fogo e outras muralhas de proteção que estavam às margens do Rio Eufrates.



Havia em Babilônia um sentimento de descanso em relação a estabilidade das muralhas e com isso, o pecado reinou ali por décadas.

Blog do Pastor Venilton. disse...

OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA.



Os jardins suspensos da Babilônia ainda hoje são lembrados.



Mundo antigo possuía sete maravilhas:

- As muralhas da China.

- As pirâmides do Egito.

- O templo de Diana.

- A estátua de Zeus.

- O colosso de Rodes.

- O farol de Alexandria.

- Os jardins suspensos da Babilônia.



Os jardins suspensos da Babilônia eram a grande maravilha da agricultura do mundo antigo. (A sétima maravilha do mundo antigo) Foi construído em 600 a.C,no sul da Mesopotâmia, para agradar uma das esposas de Naucodonosor, Amitis, e também consolá-lo em relação à morte de sua belíssima esposa Semiramis.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Precisamos abandonar as diversas faces de nossa Soberba.

- A soberba do conhecimento(Sou mais inteligente).
- A soberba Geracional.(Sangue Azul).
- A soberba racial (Raça Ariana=Nazismo).
- A Soberba das Realizações.(Ninguém constrói como eu).
- A Soberba da Hagiografia.(Sou mais santo e mais espiritual que você),

Toda pessoa que critica demais os outros está sofrendo da síndrome de Nabucodonosor. (Deus mesmo irá derrubá-la)

As rodas do moinho de Deus moem devagar,mas com extrema precisão.

Blog do Pastor Venilton. disse...


Muitos de nossos vexames e humilhações atuais podem ser consequências de nossas atitudes de soberba ou orgulho.

Há um ditado popular que diz: "Aqui se faz.Aqui se paga"

Precisamos nos humilhar diante de Deus.(Lamentações 3:29)

O arrependimento sincero produz tempos de refrigério.
(Atos 3:19,20)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O JUÍZO DE NABUCODONOSOR.

"Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves."(Daniel 4:33)

Por sete tempos,(Sete meses ou sete anos), Nabucodonosor foi humilhado pelo Criador.

O grande monarca adoeceu terrivelmente.

Chegou a ser expulso do palácio da Babilônia e do reino dos homens.

Esteve longe dos filhos e de suas esposas.

NABUCODONOSOR Morou próximo aos animais e sua glória desvaneceu.

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento..."(Daniel 4:35)

Blog do Pastor Venilton. disse...

"O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo." (1 Samuel 2:6-8)

Blog do Pastor Venilton. disse...

# A SOBERBA DE NABUCODONOSOR E SEU JUÍZO IMEDIATO.

Nabucodonosor foi um dos maiores monarcas de todos os tempos.

A grande Babilônia,chegou a ser citada na Bíblia, o martelo das nações, a Jóia dos reinos, e até mesm: "um copo de ouro, nas maus do Senhor".
(Jeremias 51:7,8)

"A Babilônia era um copo de ouro na mão do Senhor, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso, enlouqueceram. Repentinamente, caiu Babilônia e ficou arruinada; lamentai por ela, tomai bálsamo para a sua ferida; porventura, sarará." (Jeremias 51:7‭-‬8)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Ao reconhecer sua soberba e exaltar ao SENHOR como Rei dos céus e de toda terra,Nabucodonosor se tornou mais forte,mais poderoso e muito mais rico.

"No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes ; e fui restabelecido no meu reino, e a mim se ajuntou uma extraordinária riqueza."

"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras e os seus caminhos juízo e justiça e somente Ele pode humilhar aos que andam na soberba." (Daniel 4:36,37)

A humildade precede a honra.