RADIO RESTITUI


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Quando Líderes e Apóstolos entram em Crise.

QUANDO OS LÍDERES E APÓSTOLOS ENTRAM EM CRISES.
(Salmo 77:6-9)

"De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou. 7 Rejeitará o SENHOR para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? 9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?" (Salmo 77:6-9)

INTRODUÇÃO.

Muitas pessoas com uma fé sincera acreditam em personagens bíblicos "SUPER SACRO SANTOS"

Na minha terra havia um padre tão reverenciado pelo povo, que ao morrer,o mesmo foi enterrado dentro da igreja que leva o seu nome. Hoje,cem anos depois,seu túmulo(dentro da igreja) é reverenciado como um  local de romaria e peregrinação.

Alguns CREÊM  em homens canonizados,beatificados etc...
São os chamados: Gigantes ou heróis da fé.
Os mesmos são reverenciados como grandes  homens de Deus.
São classificados como ungidos "incomparáveis", diferenciados de outros e pessoas e estão acima do bem e do mal.(impolutas)

Revelação: 
Nada disso se sustenta quando lemos a Bíblia.
Não existem heróis humanos.
Todo homem por mais firme que esteja é pura vaidade.(Salmo 39:5b)

Todos os "heróis" da Bíblia tinham pés de Barro. (Salmo 39:5b)

Convém lembrar que tais crenças são anti-bíblicas e heréticas.

Abandone a Hagiografia. (Adoração e veneração de homens e pessoas mortas)


1) DUAS PASSAGEM BÍBLICAS CONFIRMAM O QUE ESCREVI ACIMA.

1.1) Pedro não aceitou adoração pessoal.

"E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. 24 E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. 25 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizen-do: Levanta-te, que eu também sou homem."(Atos 10:23-26)

1.2) O apóstolo João tentou adorar o anjo do Apocalipse.

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. 9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."(Apocalipse 22:8,9)



2) A HUMILDADE DOS SACERDOTES NO INTERIOR DO TABERNÁCULO.

Os sacerdotes do Antigo Testamento se vestiam de linho fino,com fios de ouro.
USAVAM pedras preciosas NO PEITORAL,porém quando ministravam no interior do Tabernáculo, faziam isso com os pés descalços, para nunca se  esquecerem de sua humanidade e fraqueza.

Os pés são a parte mais feia do corpo humano.
No Tabernáculo estavam expostos. 
O tabernáculo era todo  forrado de ouro, porém o chão era de terra batida.

Os pés descalços dentro do Tabernáculo  lembravam-lhes que todo homem por mais firme que esteja tem os pés de barro e anda no barro.

O homem foi feito do pó e para ele voltará.
Ninguém pode mudar esta verdade.

Repito:
Todos os heróis da Bíblia tinham pés de Barro. (Salmo 39:5b)

2.1) Disse Jó:
"O  homem, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação. Cai a terra como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece."(Jó 14:1,2)

Devido às minhas heranças,eu erradamente, acabei divinizando líderes e autoridades que estavam sobre mim. O resultado disso foi uma enorme frustração para mim.

A Bíblia não se preocupa em esconder os defeitos e as LIMITAÇŌES  de seus personagens principais.

SALMO 103 
"Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. 14 Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. 15 Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. 16 Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido."(Salmo 103:13-16)

2.3) Guarde bem isso:

A Bíblia é uma coletânea de histórias de homens fracos,previsíveis e até desprezíveis, que pela ação do ESPÍRITO DO SENHOR, se superaram e realizaram grandes feitos.

" E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, 33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, 34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, DA FRAQUEZA TIRARAM FORÇAS , na batalha se esforçaram e puseram em fuga os exércitos dos estranhos." (Hebreus 11:32-34)



3) QUANDO OS LÍDERES E APÓSTOLOS ENTRAM EM CRISES.

O que é uma crise?
Crise nada mais é que um momento de desconforto.
Crise é algo que Pertuba nossa tranquilidade e mexe em nossa zona de conforto.

A crise nos desestabiliza,nos amedronta e nos desorienta.

Cuidado com suas decisões em dias e momentos de crise.
Você poderá se arrepender depois.
Na hora da crise guarde sua boça,sentimentos e decisões.

Patriarcas,profetas,salmistas e apóstolos passaram por GRANDES  e GRAVES crises.

Vivenciaram crises pessoais,familiares, ministeriais e alguns até questionaram sua chamada.

3.1) No Velho Testamento encontramos diversas crises.

Abraão.
Gênesis 15:1-4 
SENHOR! Cadê meu filho?

3.2) Moisés.

"SENHOR não mates este povo! Mate a mim!"
 "Por acaso eu pari este povo?"
"Risque meu nome do teu livro!"(Exôdo 32:32)

3.3)  A crise de Jó.

Jó,tido como símbolo da paciência passou por uma grave crise emocional e espiritual.

A crise de Jó em sua maior intensidade está registrada nos capítulos 29 e 30 do livro que leva seu nome.

Quem disse que Jó não reclamou?

Em sua crise Jó reclamou com o criador.

"Agora, porém, se riem de mim os de menos idade do que eu, cujos pais eu teria desdenhado de pôr com os cães do meu rebanho. 2 De que também me serviria a força das mãos daqueles, cujo vigor se tinha esgotado? 3 De míngua e fome se debilitaram; e recolhiam-se para os lugares secos, tenebrosos, assolados e desertos. 4 Apanhavam malvas junto aos arbustos, e o seu mantimento eram as raízes dos zimbros. 5 Do meio dos homens eram expulsos, e gritavam contra eles, como contra o ladrão; 6 Para habitarem nos barrancos dos vales, e nas cavernas da terra e das rochas. 7 Bramavam entre os arbustos, e ajuntavam-se debaixo das urtigas. 8 Eram filhos de doidos, e filhos de gente sem nome, e da terra foram expulsos. 9 Agora, porém, sou a sua canção, e lhes sirvo de provérbio. 10 Abominam-me, e fogem para longe de mim, e no meu rosto não se privam de cuspir. 11 Porque Deus desatou a sua corda, e me oprimiu, por isso sacudiram de si o freio perante o meu rosto."
(JÓ 30:1-11)


4)  A TERRÍVEL CRISE DE ELIAS.(1 Reis 19:1-4)

Elias,o vaidoso "profeta do fogo" se sentia o único representante divino em Samaria.

Com medo de Jeabel,ele fugiu diante de uma ameaça.(1 Reis 19;1-4)

V.3 Elias Deixou moço e entrou no deserto.
V.4 Em uma grave crise espiritual, o até então Vitorioso profeta, se revoltou contra Deus e pediu a morte para si mesmo.

No auge da crise orou dizendo

"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto; destruíram os teus altares, mataram os teus profetas à espada; eu fiquei só, e eles me procuram para me tirarem a vida...E eu me reservarei para mim em Israel sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal, e não beijaram as mãos com a boca para o adorar."(1 Reis 19:10,18)

IMPORTANTE:
Cuidado quando você começar a achar que em sua igreja,bairro ou cidade só existe você.

Ainda hoje Deus  possui os seus 7.000!


5) A TERRÍVEL CRISE DE ASAFE.

ASAFE ERA O CHEFE DOS ADORADORES.
MÚSICO DE DAVI,COMPOSITOR E ADORADOR NATO.

Crise de ASAFE primeiramente se deu, quando o mesmo comparou a prosperidade dos ímpios em relação aos justos. (Salmo 73)

"Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. 13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. 14 Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã." 
(Salmo 73:12-14)

Pouco tempo depois Asafe começou a achar que Deus o abandonou e deixou de ser gracioso. (Salmo 77:7-9) 

 "Esqueceu Deus de ser benigno e caducou a sua graça?"(Salmo 77:7-9)


IMPORTANTE:
Não eternize duas crises.

Todo deserto tem um fim,todo monte um cume e toda crise um dia termina.

Em toda nota de suicídio e existe um caso de alguém que perdeu a esperança é a vontade de lutar pela vida.

Como toda crise é passageira,ASAFE venceu suas crises e retomou seu Ministério de louvor e adoração na casa de Deus.


6) APÓSTOLOS EM CRISE.

- No Novo Testamento também encontramos diversos apóstolos em  crises.

- A crise de João Batista. 

(Mt.11:3) És tu aquele que havia de vir ou esperaremos outro?

JOÃO BATISTA NASCEU E VIVEU PARA ANUNCIAR O MESSIAS.
QUANDO PRESO QUESTIONOU ESTÁ VERDADE.(Mateus 11:3)

6.1) A crise de Jesus  Cristo no Jardim do Getsemâni.

(Lucas 22:41) "Pai, afasta de mim este cálice..."


6.2) A crise dos discípulos após a morte de Jesus na cruz.(Emaús- Lucas 24)

6.3)  A Crise Pedro,Tiago e João na praia da desilusão.

(Jo 21:3) "Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo..."

Após a morte de Jesus seus principais líderes voltaram a pescar.


7) AS CRISES DE PAULO.

Quem foi Paulo Na Bíblia? 
Um gigante nas realizações pela expansão do evangelho.
Paulo é um sinônimo do grande vencedor.
Um exemplo de superação.
O escritor maravilhoso.
O santo líder.
O doutrinador perfeito.

Entretanto, Paulo enfrentou grandes e graves crises pessoais e ministeriais.

7.1) A crise de Paulo em Corinto.

Dezoito meses Paulo esteve em Corinto. (Atos 18)

Em Corinto,Paulo viveu uma grande e grave crise.

Escrevendo aos Corintianos  Paulo desabafou de uma maneira muito dura.

"Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pós por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. 10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. 11 Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 12 E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; 13 Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos."(1 Co.4:9-13)

OBS.  "Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como lixo e escória de todos." (1 Coríntios 4:13 )

"O coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. 12 Não estais estreitados em nós; mas estais limitados  nos vossos próprios afetos. 13 Ora, em justa recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós."  (2 Co.6:11-13)


Pergunto: 
Dá para imaginar que estas palavras de desabafo saíram da boca do grande apóstolo Paulo?


7.2) A crise de Paulo na ÁSIA.

 "Bem sabes isto, que os que estão na Asia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes." (2 Timóteo 1:15)

Em meio à crise e a angústia ele escreve pedindo ajuda a seu filho Timóteo.

"Procura vir ter comigo depressa, 10 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. 11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. 12 Também enviei Tíquico a Éfeso. 13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. 15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. 16 Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado (2 Timoteo 4:9-16)

Felizmente a Crise passou e Paulo recuperou a esperança.

"E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre." (2 Tm.4:18)


8) ALGUMAS DE NOSSAS CRISES.

Você orou por um doente e ele não foi curado.
Pior: A PESSOA MORREU.

Voce pediu e Deus não fez.

NESTA HORA VOCÊ CANTA A MÚSICA DE FLOR DE LIZ:
"QUESTIONA OU ADORA?"

VOCÊ DECLAROU A PROVISÃO E ELA NÃO CHEGOU.

Orou pelo namorado,pediu sinais,jejuou e O MESMO lhe decepcionou.

VOCE arrumou um sócio crente e o mesmo lhe deu "uma volta."

Você idealizou um um projeto e ele fracassou.

Você fez tudo para dar certo e deu tudo errado.

Tentou ajudar alguém e se prejudicou.

Ajudou outros e eles se foram.(Decepção com outros)

IMPORTANTE:
A média de permanência dos crentes nas igrejas hoje é de dois anos.

Tudo isso gera crise.


8.1) A  crise da ausência da presença de Deus.

Como está crise acontece?
Você ora e Ele aparentemente não lhe ouve.
Faz promessas e parece que some.
Parece que Ele sumiu.
Deus não fala nada contigo!

Chamamos isso de o Silêncio de Deus.


9) A CRISE DA ESPERANÇA ADIADA.

A Crise pela Esperança adiada VEM APÓS UMA LONGA E DOLOROSA ESPERA.

NA ERA DO CONTROLE REMOTO NINGUÉM CONSEGUE MAIS ESPERAR.

O SALMO 40 Anda meio fora de moda.

A verdade é: Você cansou de esperar.

Sua promessa está demorando tanto que você está mais parecendo UM CRENTE DO TIPO ASAFE.

"Esqueceu Deus de ser benigno e caducou a sua graça?"
(Salmo 77:7-9)

 9.1) A esperança adiada adoece. (Pv.13:12)

É assim que você se sente hoje?

Não se desespere!

Não eternize suas crises!

Repito: 
Todo deserto tem um fim,todo monte um cume e toda crise um dia termina.


10) ACREDITE, TODA CRISE ESCONDE UM MILAGRE É UMA SOLUÇÃO.

PERGUNTE ISSO A VIÚVA DE SAREPTA.

"Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. 13 E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias."(1 Reis 17:12-16)


10.1) Deus não lhe abandona na crise.

SALMO 46:1-6
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) 4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã."(Salmo 46:1-6)


10.2) Em meio a sua maior crise, Elias recebeu a visita do anjo e este lhe disse:

"Coma e durma bem,pois seu CAMINHO SERÁ LONGO!"(Reis 19)

Depois disso ele ainda ungiu Hasael, Jeú e fez o seu sucessor, o profeta Eliseu.

Elias foi arrebatado aos céus numa carruagem de fogo.

Abraão recebeu Isaque um ano depois de suas dúvidas.

Isaque significa Riso.

Depois da crise você sorrirá.

Seu futuro vai do seu presente.

Moises conduziu o povo até as margens da terra prometida e do alto do monte Pisga contemplou Canaã.

ASAFE voltou ao coral de Davi e compôs novos e belos salmos.

Os discípulos de Jesus realizaram diversos milagres após o caminho de Emaús.

Paulo viajou o mundo.(MALTA,ROMA,GRÉCIA ETC...)

Nossa crise esconde milagres e atrai o favor de Deus.

Receba esta palavra em nome de Jesus!

Amém.

Pr. Venilton G. Jesus
05/11/2014

















Postar um comentário