RADIO RESTITUI


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Jesus,um ESCONDERIJO contra o vento e um REFÚGIO contra as tempestades.

Jesus, um ESCONDERIJO contra o vento e um REFUGIO contra a tempestade.
Texto: (Isaías 32:1-4)

"E será aquele HOMEM como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

Hoje pela manhã o SENHOR  me trouxe esta Palavra: (Isaías 32:2)


INTRODUÇÃO.

Este texto do profeta Isaias aponta para o futuro reinado do Messias,revelando-nos ainda as virtudes de seu caráter.

Ele será para Israel e para as nações um esconderijo contra o vento e um refúgio contra as tempestades. Matará a sede em lugares secos e operará como uma poderosa sombra em terra sedenta.

O versículo 1 descreve o reinado do Senhor na Sua Segunda Vinda:

"Eis que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo”.
(Isaías 32:1)

Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

 "Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."(Hebreus 1:8)

As bases do governo de Cristo são:Justiça, honestidade e retidão.

 "Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros."
(Hebreus 1:8,9)


1) AS VIRTUDES DO CARÁTER DE CRISTO.

Segundo este texto profético, Jesus também  é o nosso refúgio e fortaleza.(Isaías 32:1,2)

"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


"E os olhos dos que vêem não olharão para trás; e os ouvidos zados que ouvem estarão atentos. 4 E o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente."(Isaias 32:3,4)


Não desprezando  o caráter escatológico deste texto,quero  trazé-lo para os dias de hoje e contextualiza-lo  ao nosso dia a dia.

Acredito que esta passagem futurista do livro sagrado, contém importantes verdades para os dias de hoje.  Vamos a elas.


2) JESUS É UM ESCONDERIJO CONTRA O VENTO.

"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

     O dia 03/9/2014,quarta-feira, foi marcado por uma poderosa ventania na cidade do Rio de Janeiro. Foram registradas rajadas de vento de 96,8 km/h no Forte de Copacabana, na Zona Sul, e ventos de 86 Km/h na estação meteorológica de Marambaia, na Zona Oeste. 17 árvores caíram em ruas da cidade, o que causou a interdição no trânsito, danos a veículos, gerando pânico nos moradores da cidade.

A primeira parte do versículo dois assim diz:
"Ele será como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade."
(Isaias 32:2a)

Este é o Senhor: O  nosso refúgio em meio à tempestade.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. 4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã."(Salmos 46:1-5)

     Não sei o que você enfrenta nestes dias ou semana, mas saiba que se você confiar em Deus, entregar-lhe  seu caminho e sua vida, Ele cuidará de cada detalhe de sua vida e assim, estarás seguro contra as tempestades e os vendavais da vida.


3) JESUS,UM REFÚGIO CONTRA AS TEMPESTADES.

“E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade..."  (Is.32:2)

Isso fala de um grande alívio em dias e horas de tribulações.

"Quando o mar estiver agitado, quando tudo parecer contrário, feche os olhos, e contemple uma só coisa, a fidelidade do Senhor."(Ana Paula Valadão Oficial)


- Somente Jesus é capaz de dormir em meio a uma grande tempestade.

"E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. 25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. 26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. 27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"(Mateus 8:24-28)

     Talvez você esteja vivendo dias ou horas de uma grande tempestade em sua vida,família,ministério ou finanças. Tempestades são instrutivas. Em cada tempestade existe uma lição a ser aprendida e uma experiência a ser vivida.

Uma tempestade pode me paralisar ou me impulsionar dependendo de minha reação a mesma.

IMPORTANTE:
Em dias e horas de tempestades faça como os discípulos,ou seja,vá até a pessoa certa e até grite para a pessoa certa.


4)  PARE  CLAMAR AOS DEUSES ERRADOS.

 Muitos estão gritando a "deuses" errados como aconteceu em (1 Reis 18:26-29)

V.29 "E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma."
(1 Reis 18:29).  Obs. "E não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma."

- Há um grande contraste entre o SENHOR e os ídolos. (Salmo 135:15-18)

"Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 16 Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, 17 Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. 18 Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles."(Salmo 135:15-18)


5) JESUS,UM RIBEIRO EM LUGARES SECOS.

" E será Ele como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

Pergunto: O que são ribeiros de águas em lugares secos?

São os Oásis.

O Oásis é uma área restrita no deserto composta por água e uma cobertura vegetal.

Os oásis são uma fonte de vida a jorrar em meio a sequidão desértica

PROFETICAMENTE UM DESERTO É UM INTERVALO ENTRE DOIS OÁSIS.


5.1) Imagine comigo um deserto como o do Saara.

O  deserto do Saara, localizado ao norte da África , é o segundo maior deserto do planeta e  possui 9 milhões de quilômetros quadrados e permanece sem sequer uma gota de chuva por até dez anos.

O que significa para alguém que esteja sedento encontrar água num lugar inóspito como este? Uma dádiva divina.

São considerados pelas caravanas que migram pelos desertos como  uma dádiva divina.


6) O CONVITE DE CRISTO.

A  Visão profética sobre o messias era de que o mesmo fartaria nossa alma nos lugares áridos.

" E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam." (Isaías 58:11)

Jesus se apresentou na Galileia invocando sobre si todas as características messiânicas.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."(Mateus 11:28,29)

A Presença do Senhor refrigera a nossa alma.


6.2) Ele é a sombra de uma grande rocha.

"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a SOMBRA de uma grande ROCHA em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


7) JESUS, O DOMO DA ROCHA.

"Um domo ou cúpula é uma abóbada hemisférica (metade de uma esfera) ou esferoide. Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta-se em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura. Se a seção é feita pelo maior diâmetro o resultado é uma cúpula baixa."(Wikepédia)

Na cidade velha de Jerusalém existe uma pedra ou altar considerada sagrada pelas três maiores religiões monoteístas do mundo.(Judaísmo,Cristianismo e Islamismo)

Neste local foi erguido a mesquita de Omar que  permanece hoje como um templo da fé islâmica,sendo para eles o terceiro lugar mais sagrado do mundo,perdendo em importância apenas para Meca e Medina.

Segundo a tradição judaica, foi nessa rocha ou altar que Abraão preparou o sacrifício do seu filho Isaque a Deus e onde, mil anos antes de Cristo, o rei Salomão construiu o primeiro templo. Este altar de sacrifícios foi usado por Abraão, Jacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos. Davi e Salomão também consideraram o local sagrado.


7.1) O Novo Testamento apresenta Jesus como a Rocha e a Pedra de esquina de nossa confissão.

Quem nele crê não será confundido ou desamparado e não  andará vazio de esperança,pois estará seguro.

"Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?"(Mateus 21:42)

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular."(Atos 4:11)

"Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido."(1 Pedro 2:6)


"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a SOMBRA de uma grande ROCHA em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.



CONCLUSÃO:

Este é Jesus Cristo,o filho de Deus.

"E será aquele HOMEM como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


Jesus é um esconderijo contra o vento.
Um refúgio contra as tempestades.
A sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
A principal pedra angular. Em Sião, eleita e preciosa; e quem nele crer não será confundido.


Passados dois mil anos seu convite ainda é o mesmo.


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."(Mateus 11:28,29)

Venha para Jesus hoje,agora!

Ele lhe diz:
"Se você vier a mim eu de maneira nenhuma lhe lançarei fora." (João 6:37)

Hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração.


Pr. Venilton G. Jesus
Setembro de 2014
prvenilton@gmail.com












Postar um comentário