sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UM ESCONDERIJO CONTRA O VENTO.

"E será AQUELE HOMEM como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta" (Isaías 32:1-4) - Maiúsculo = Grifo Meu.

INTRODUÇÃO.

Este texto do profeta Isaias aponta para o futuro reinado do Messias,revelando-nos ainda as virtudes de seu caráter.

Ele será para Israel e para as nações um esconderijo contra o vento e um refúgio contra as tempestades. Matará a sede em lugares secos e operará como uma poderosa sombra em terra sedenta.

O versículo 1 descreve o reinado do Senhor na Sua Segunda Vinda:

"Eis que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo”.
(Isaías 32:1)


Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

 "Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."(Hebreus 1:8)

As bases do governo de Cristo são:Justiça, honestidade e retidão.

 "Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros."
(Hebreus 1:8,9)


1) AS VIRTUDES DO CARÁTER DE CRISTO
.

Segundo este texto profético, Jesus também  é o nosso refúgio e fortaleza.(Isaías 32:1,2)

"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


"E os olhos dos que vêem não olharão para trás; e os ouvidos zados que ouvem estarão atentos. 4 E o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente."(Isaias 32:3,4)


Não desprezando  o caráter escatológico deste texto,quero  trazé-lo para os dias de hoje e contextualiza-lo  ao nosso dia a dia.

Acredito que esta passagem futurista do livro sagrado, contém importantes verdades para os dias de hoje.  Vamos a elas.


2) JESUS É UM ESCONDERIJO CONTRA O VENTO.


"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

     O dia 03/9/2014,quarta-feira, foi marcado por uma poderosa ventania na cidade do Rio de Janeiro. Foram registradas rajadas de vento de 96,8 km/h no Forte de Copacabana, na Zona Sul, e ventos de 86 Km/h na estação meteorológica de Marambaia, na Zona Oeste. 17 árvores caíram em ruas da cidade, o que causou a interdição no trânsito, danos a veículos, gerando pânico nos moradores da cidade.

A primeira parte do versículo dois assim diz:
"Ele será como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade."
(Isaias 32:2a)


Este é o Senhor: O  nosso refúgio em meio à tempestade.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. 4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã."(Salmos 46:1-5)

     Não sei o que você enfrenta nestes dias ou semana, mas saiba que se você confiar em Deus, entregar-lhe  seu caminho e sua vida, Ele cuidará de cada detalhe de sua vida e assim, estarás seguro contra as tempestades e os vendavais da vida.


3) JESUS,UM REFÚGIO CONTRA AS TEMPESTADES.


“E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade..."  (Is.32:2)

Isso fala de um grande alívio em dias e horas de tribulações.

"Quando o mar estiver agitado, quando tudo parecer contrário, feche os olhos, e contemple uma só coisa, a fidelidade do Senhor." (Ana Paula Valadão Oficial)


- Somente Jesus é capaz de dormir em meio a uma grande tempestade.

"E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. 25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. 26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. 27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (Mateus 8:24-28)

     Talvez você esteja vivendo dias ou horas de uma grande tempestade em sua vida,família,ministério ou finanças. Tempestades são instrutivas. Em cada tempestade existe uma lição a ser aprendida e uma experiência a ser vivida.

Uma tempestade pode me paralisar ou me impulsionar dependendo de minha reação a mesma.

IMPORTANTE:
Em dias e horas de tempestades faça como os discípulos,ou seja,vá até a pessoa certa e até grite para a pessoa certa.


4)  PARE  CLAMAR AOS DEUSES ERRADOS..

 Muitos estão gritando a "deuses" errados como aconteceu em (1 Reis 18:26-29)

V.29 "E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma."

(1 Reis 18:29).  Obs. "E não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma."

- Há um grande contraste entre o SENHOR e os ídolos. (Salmo 135:15-18)

"Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 16 Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, 17 Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. 18 Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles." 
(Salmo 135:15-18)


5) JESUS,UM RIBEIRO EM LUGARES SECOS.

" E será Ele como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

Pergunto: O que são ribeiros de águas em lugares secos?

São os Oásis.

O Oásis é uma área restrita no deserto composta por água e uma cobertura vegetal.

Os oásis são uma fonte de vida a jorrar em meio a sequidão desértica

PROFETICAMENTE UM DESERTO É UM INTERVALO ENTRE DOIS OÁSIS.


5.1) Imagine comigo um deserto como o do Saara.

O  deserto do Saara, localizado ao norte da África , é o segundo maior deserto do planeta e  possui 9 milhões de quilômetros quadrados e permanece sem sequer uma gota de chuva por até dez anos.

O que significa para alguém que esteja sedento encontrar água num lugar inóspito como este? Uma dádiva divina.

São considerados pelas caravanas que migram pelos desertos como  uma dádiva divina.


6) O CONVITE DE CRISTO.

A  Visão profética sobre o messias era de que o mesmo fartaria nossa alma nos lugares áridos.

" E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam." (Isaías 58:11)

Jesus se apresentou na Galileia invocando sobre si todas as características messiânicas.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28,29)

A Presença do Senhor refrigera a nossa alma.


6.2) Ele é a sombra de uma grande rocha..

"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a SOMBRA de uma grande ROCHA em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


7) JESUS, O DOMO DA ROCHA.


"Um domo ou cúpula é uma abóbada hemisférica (metade de uma esfera) ou esferoide. Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta-se em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura. Se a seção é feita pelo maior diâmetro o resultado é uma cúpula baixa."(Wikepédia)

Na cidade velha de Jerusalém existe uma pedra ou altar considerada sagrada pelas três maiores religiões monoteístas do mundo.(Judaísmo,Cristianismo e Islamismo)

Neste local foi erguido a mesquita de Omar que  permanece hoje como um templo da fé islâmica,sendo para eles o terceiro lugar mais sagrado do mundo,perdendo em importância apenas para Meca e Medina.

Segundo a tradição judaica, foi nessa rocha ou altar que Abraão preparou o sacrifício do seu filho Isaque a Deus e onde, mil anos antes de Cristo, o rei Salomão construiu o primeiro templo. Este altar de sacrifícios foi usado por Abraão, Jacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos. Davi e Salomão também consideraram o local sagrado.


7.1) O Novo Testamento apresenta Jesus como a Rocha e a Pedra de esquina de nossa confissão.

Quem nele crê não será confundido ou desamparado e não  andará vazio de esperança,pois estará seguro.

"Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?"(Mateus 21:42)

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular."         (Atos 4:11)


"Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido." (1 Pedro 2:6)


"E será aquele homem como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a SOMBRA de uma grande ROCHA em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


CONCLUSÃO:

Este é Jesus Cristo,o filho de Deus.

"E será aquele HOMEM como um ESCONDERIJO  contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


Jesus é um esconderijo contra o vento.
Um refúgio contra as tempestades.
A sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
A principal pedra angular. Em Sião, eleita e preciosa; e quem nele crer não será confundido.


Passados dois mil anos seu convite ainda é o mesmo.


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."(Mateus 11:28,29)

Venha para Jesus hoje,agora!

Ele lhe diz: "Se você vier a mim eu de maneira nenhuma lhe lançarei fora." (João 6:37)

Hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração.


Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com













16 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

"E será AQUELE HOMEM como um ESCONDERIJO contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta" (Isaías 32:1-4) - Maiúsculo = Grifo Meu.

INTRODUÇÃO.

Este texto do profeta Isaias aponta para o futuro reinado do Messias,revelando-nos ainda as virtudes de seu caráter.

Ele será para Israel e para as nações um esconderijo contra o vento e um refúgio contra as tempestades. Matará a sede em lugares secos e operará como uma poderosa sombra em terra sedenta.

O versículo 1 descreve o reinado do Senhor na Sua Segunda Vinda:

"Eis que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo”.
(Isaías 32:1)

Blog do Pastor Venilton. disse...

AS VIRTUDES DO CARÁTER DE CRISTO.

Segundo este texto profético, Jesus também é o nosso refúgio e fortaleza.(Isaías 32:1,2)

"E será aquele homem como um ESCONDERIJO contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.


"E os olhos dos que vêem não olharão para trás; e os ouvidos zados que ouvem estarão atentos. 4 E o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente."(Isaias 32:3,4)


Não desprezando o caráter escatológico deste texto,quero trazé-lo para os dias de hoje e contextualiza-lo ao nosso dia a dia.

Acredito que esta passagem futurista do livro sagrado, contém importantes verdades para os dias de hoje. Vamos a elas.

Blog do Pastor Venilton. disse...

JESUS É UM ESCONDERIJO CONTRA O VENTO.

"E será aquele homem como um ESCONDERIJO contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

O dia 03/9/2014,quarta-feira, foi marcado por uma poderosa ventania na cidade do Rio de Janeiro. Foram registradas rajadas de vento de 96,8 km/h no Forte de Copacabana, na Zona Sul, e ventos de 86 Km/h na estação meteorológica de Marambaia, na Zona Oeste. 17 árvores caíram em ruas da cidade, o que causou a interdição no trânsito, danos a veículos, gerando pânico nos moradores da cidade.

A primeira parte do versículo dois assim diz:
"Ele será como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade."
(Isaias 32:2a)

Este é o Senhor: O nosso refúgio em meio à tempestade.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. 4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã."(Salmos 46:1-5)

Não sei o que você enfrenta nestes dias ou semana, mas saiba que se você confiar em Deus, entregar-lhe seu caminho e sua vida, Ele cuidará de cada detalhe de sua vida e assim, estarás seguro contra as tempestades e os ventos!

Blog do Pastor Venilton. disse...

JESUS,UM REFÚGIO CONTRA AS TEMPESTADES.

“E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade..." (Is.32:2)

Isso fala de um grande alívio em dias e horas de tribulações.

"Quando o mar estiver agitado, quando tudo parecer contrário, feche os olhos, e contemple uma só coisa, a fidelidade do Senhor." (Ana Paula Valadão Oficial)


- Somente Jesus é capaz de dormir em meio a uma grande tempestade.

"E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. 25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. 26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. 27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (Mateus 8:24-28)

Talvez você esteja vivendo dias ou horas de uma grande tempestade em sua vida,família,ministério ou finanças. Tempestades são instrutivas. Em cada tempestade existe uma lição a ser aprendida e uma experiência a ser vivida.

Blog do Pastor Venilton. disse...

PARE CLAMAR AOS DEUSES ERRADOS..

Muitos estão gritando a "deuses" errados como aconteceu em (1 Reis 18:26-29)

V.29 "E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma."

(1 Reis 18:29). Obs. "E não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma."

- Há um grande contraste entre o SENHOR e os ídolos. (Salmo 135:15-18)

"Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 16 Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, 17 Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. 18 Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles."
(Salmo 135:15-18)

Blog do Pastor Venilton. disse...

JESUS,UM RIBEIRO EM LUGARES SECOS.

" E será Ele como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

Pergunto: O que são ribeiros de águas em lugares secos?

São os Oásis.

O Oásis é uma área restrita no deserto composta por água e uma cobertura vegetal.

Os oásis são uma fonte de vida a jorrar em meio a sequidão desértica

PROFETICAMENTE UM DESERTO É UM INTERVALO ENTRE DOIS OÁSIS.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O Novo Testamento apresenta Jesus como a Rocha e a Pedra de esquina de nossa confissão.

Quem nele crê não será confundido ou desamparado e não andará vazio de esperança,pois estará seguro.

"Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?"(Mateus 21:42)

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular." (Atos 4:11)

"Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido." (1 Pedro 2:6)


"E será aquele homem como um ESCONDERIJO contra o vento, e um REFÚGIO contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a SOMBRA de uma grande ROCHA em terra sedenta"(Is.32:2) - Maiúsculo = Grifo meu.

Blog do Pastor Venilton. disse...


"Quando o mar estiver agitado, quando tudo parecer contrário, feche os olhos, e contemple uma só coisa, a fidelidade do Senhor." (Ana Paula Valadão Oficial)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O Oásis é uma área restrita no deserto composta por água e uma cobertura vegetal.

Os oásis são uma fonte de vida a jorrar em meio a sequidão desértica

PROFETICAMENTE UM DESERTO É UM INTERVALO ENTRE DOIS OÁSIS.

Blog do Pastor Venilton. disse...

http://prvenilton.blogspot.com/2014/09/jesusum-esconderijo-contra-o-vento-e-um.html

Blog do Pastor Venilton. disse...

Jesus um esconderijo contra os ventos e tempestades da vida.

Link:
http://prvenilton.blogspot.com/2014/09/jesusum-esconderijo-contra-o-vento-e-um.html

Blog do Pastor Venilton. disse...

Talvez você esteja vivendo dias ou horas de uma grande tempestade em sua vida,família,ministério ou finanças. Tempestades são instrutivas. Em cada tempestade existe uma lição a ser aprendida e uma experiência a ser vivida.

Uma tempestade pode me paralisar ou me impulsionar dependendo de minha reação a mesma.

IMPORTANTE:
Em dias e horas de tempestades faça como os discípulos,ou seja,vá até a pessoa certa e até grite para a pessoa certa.

Blog do Pastor Venilton. disse...

* PROFETICAMENTE UM DESERTO É UM INTERVALO ENTRE DOIS OÁSIS.

Imagine comigo um deserto como o do Saara.

O deserto do Saara, localizado ao norte da África , é o segundo maior deserto do planeta e possui 9 milhões de quilômetros quadrados e permanece sem sequer uma gota de chuva por até dez anos.

O que significa para alguém que esteja sedento encontrar água num lugar inóspito como este? Uma dádiva divina.

São considerados pelas caravanas que migram pelos desertos como uma dádiva divina.

Blog do Pastor Venilton. disse...


A Visão profética sobre o messias era de que o mesmo fartaria nossa alma nos lugares áridos.

" E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam." (Isaías 58:11)

Jesus se apresentou na Galileia invocando sobre si todas as características messiânicas.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28,29)

A Presença do Senhor refrigera a nossa alma.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O messias é o Domo da Rocha

Neste local foi erguido a mesquita de Omar que permanece hoje como um templo da fé islâmica,sendo para eles o terceiro lugar mais sagrado do mundo,perdendo em importância apenas para Meca e Medina.

Segundo a tradição judaica, foi nessa rocha ou altar que Abraão preparou o sacrifício do seu filho Isaque a Deus e onde, mil anos antes de Cristo, o rei Salomão construiu o primeiro templo. Este altar de sacrifícios foi usado por Abraão, Jacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos. Davi e Salomão também consideraram o local sagrado.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Novo Testamento apresenta Jesus como a Rocha e a Pedra de esquina de nossa confissão.

Quem nele crê não será confundido ou desamparado e não andará vazio de esperança,pois estará seguro.

"Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?"(Mateus 21:42)

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular." (Atos 4:11)

"Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido." (1 Pedro 2:6)