segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As três curas de Moisés.

"E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 3 E Moisés disse: Agora me virarei para là, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 4 E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui."

"E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa."

"Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. 7 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. 8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu."

"E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito." 
(Êxodo 3:1-10)

INTRODUÇÃO.

Moisés nasceu para libertar um povo.

Foi achado no Rio Nilo, dentro de cesto e adotado como futuro príncipe do Egito.

Aos quarenta anos tentou se auto-proclamar o libertador dos Hebreus.

Neste dia, matou um egípcio que espancava um hebreu.

Ao ser descoberto, fugiu para o deserto de Midiã, aonde permaneceu por mais quarenta anos.

Durante este tempo constituiu família. Casou-se com Zípora, filha de Jetro, e gerou Gerson, Coate e Merari.

Na solidão do deserto aprendeu a pastorear. Enquanto exercia esta tarefa Deus se revelou a ele.

Quando estamos ocupado com o que Deus valoriza, Ele sempre  nos aparece.


1) AS DESCULPAS DE MOISÉS.

Ao ser informado de sua missão, Moisés apresentou algumas desculpas para não aceitar ou rejeitar a missão divina.

"Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.  E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. 3 E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. 4 Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão; 5 Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó."  (ÊXODO 4:1-5)


"E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve. 7 E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne. 8 E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal; 9 E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca." (ÊXODO 4:6-9)

"Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua."
(ÊXODO 4:10)

- O resumo das desculpas de Moisés:

A) Quem sou eu para ir a faraó?
B) Não sou e nunca fui eloqüente.
C) Sou pesado de Boca e de Língua.


Moisés precisava de cura.

Um líder ferido não cura ninguém.
Deus precisava curar seu líder.



2) AS TRÊS CURAS DE MOISÉS.

A PRIMEIRA : O MEDO DE FARAÓ.

"Quem sou eu para ir a faraó?"

Ninguém poderá vencer aquilo que teme.

Aquilo que tenho medo me acontece, e o que receio me sobrevém.

Moisés precisava  enfrentar o medo de faraó, e vencê-lo.


2.1) Como Deus curou o medo de Moisés?

Diante da Sarça Moisés se deparou com um bastão em forma de serpente. A serpente estava na testa de faraó, no seu bastão e no anel de sinete.

A serpente representava o Egito e seu poder. Nada representava tanto o Egito, quanto uma serpente.
(Termutis)


2.2) Diante da sarça ardente, Moisés fugia de medo da serpente.

Esta fuga representava seu medo de faraó.

Moisés fugiu da serpente , porque a mesma lembrava-lhe o Egito e seu passado.


2.3)  Deus mandou Moisés pegar a serpente pela cauda.


Não se pega serpente pela cauda e sim pela cabeça.

Porque Deus fez  isso?
Porque as coisas são do jeito dele e não do nosso jeito.

Deus estava dizendo a Moisés que faria as coisas do seu jeito.

"Eu vou ajudar você a vencer faraó e o medo de seu passado."

"E farei isso  do meu jeito!"

"Você vencerá seus medos, suas limitações e frustrações passadas do meu jeito , e pelo meu poder."



2.4) O medo nos  faz fugir!

Nossa primeira reação diante do medo é fugir.


Outro problema é quando fugimos do medo de resolver as coisas, adiamos o que não pode mais ser adiado.


2.5) Deus vai curar os nossos medos.    (2 Timóteo 1:7)

Em Deus todos os nossos medos podem ser vencidos.

O Medo de dirigir, de falar em público, de liderar algo. O medo de escuro, medo de amar de novo, medo de morrer, o medo de fracassar e etc...

Aquilo que você não vence lhe vencerá. O que você tolera você terá que carregar.

"Porque aquele que é vencido, se torna escravo de quem o venceu."    (2 Pedro 2:19)


2.6) Os cativos serão soltos.

"Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua qqqqqq haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. 12 Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva? 13 E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava? 14 O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão não lhe faltará."(Isaias 51:11-14)


3) A CURAS DAS EMOÇÕES DE MOISÉS.


"Eu Não sou e nunca fui eloqüente."(Êxodo 4:10)

* A resposta divina a Moises:

"E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?          Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar." (Êxodo 4:11,12)

"Eu serei com tua boca e te ensinarei o que hás de falar."V.12

3.1) Uma das promessas de Deus é:

 "E ponho as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo?"(Isaias 51:16)

* Disse Jesus Cristo:

"Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; 15 Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem."
(Lucas 21:14,15)

* Pare de dizer que você é tímido etc...


4) A CURA DA REJEIÇÃO DE MOISÉS.

Quarenta anos antes Moises fora rejeitado pelos hebreus como um possível libertador.

Moisés precisava de cura em relação a seu povo. Seu propio povo o rejeitara dizendo-lhe:
"Quem te pôs  por príncipe e juiz sobre nós?" (Êxodo .1:14) 

Diante daquela sarça que ardia em chamas  Deus curou o seu coração amargurado.


4.1) Deus deseja curar nossos corações feridos.

(Pv.14.10) “Cada coração conhece a sua própria amargura..."

"E DE SUA ALEGRIA OUTRO NÃO PARTICIPARÁ.” (Pv.14.10)

Não importa se existem sentimentos que lhe sobrecarregaram.

Não importa quem lhe feriu ou lhe humilhou.

Não importa nem mesmo o que andam falando de você.

* Pare de se preocupar com aquilo que as pessoas dizem a seu respeito!

Normalmente são os parentes e os mais próximos que nos criticam porque eles são os únicos que conseguem observar as nossas falhas e fraquezas.

4.2) Você não é o que as pessoas  dizem, e sim,  o que Deus diz.


Não importa que lhe tocou indevidamente na infância, quem deu na sua cara,lhe chamou de incapaz ou falido.

5) EXPOR OU CURAR?

Deus não nos mostra nada para acusar, e sim, para nos curar.

Nós é que temos a mania de acusar e expor os erros dos outros.

Tudo que Deus expōe é para curar!

Hoje é o dia da cura da alma e emoções feridas.

Hoje Deus vai curar emoções e as lembranças leprosas de nosso interior. (Lm.3:18-21)


6) CURANDO NOSSOS VALORES ERRADOS.

Deus vai permitir algumas  situações de dores e vexames  para curar nossos valores errados.

Talvez os seus valores de  hoje sejam:

- Fazer sexo ilícito ou adulterar, beber cachaça, fumar maconha, cheirar cocaína ou etc...

Deus vai expor e ferir nossos valores errados, para curá-los!

"Todo vale será aterrado e todo outeiro nivelado."(Is.40:4)

6.1)  IMPORTANTE.

Deus sempre nos destrona a partir dos  falsos tronos de segurança, que nós construímos.

* Exemplos:

· Eu Não vivo sem dinheiro.

· Eu Não vivo sem carro.

· Não vivo sem um homem ou uma mulher.

. Eu Não sei viver sozinho.


. Não faça de seu dinheiro, casa, negócio,  ou qualquer outra coisa, um Deus em sua vida!

"Todo vale será aterrado e todo outeiro nivelado."(Is.40:4)

Hoje Deus vai ferir antigos valores, e tocar na sua zona de conforto, para ensinar você a depender dele.

Jesus Cristo disse:
"Sem mim nada podeis fazer".
(João 15:5)


7) DEPOIS DE SER CURADO, MOISÉS RECEBEU A MARCA DE LIBERTADOR.

Quando Moisés foi curado ele recebeu a marca do libertador!

"Assim fizeram Moisés e Arão; como o SENHOR lhes ordenara, assim fizeram.  E Moisés era da idade de oitenta anos, e Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó." (Êxodo 7:1-7)

* Quando estamos ocupado com as coisas que  Deus valoriza, Ele sempre nos aparece.

Às vezes Ele vem ou nos aparece, nos locais ou horas, em que menos esperamos. (Diante de uma sarça)

Deus quer nos enviar como libertadores de famílias , cidades, nações e territórios!

Antes disso, Ele vai expor e ferir nossos valores errados, no objetivo de nos curar, e fazer de nós instrumentos de sua cura.

Você está disposto a passar pelo doloroso processo de cura?

* Palavra Final:

Ocupe-se com os projetos de Deus.

Desocupe-se das coisas do mundo.

Largue suas inquietações e aprenda a descansar em Deus. (Salmo 46:10)

Um novo líder está nascendo hoje!

"Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor." (Jeremias 17:14)

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo.

Amém.

Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com

Original 2014.

Atualizada em 2021.

16 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

Moisés nasceu para libertar um povo.

Foi achado no Rio Nilo,dentro de cesto e adotado como futuro príncipe do Egito.

Aos quarenta anos,tentou se auto proclamar libertador dos Hebreus.

Neste dia, matou um egípcio que espancava um hebreu.

Ao ser descoberto,fugiu para o deserto onde permaneceu por mais quarenta anos.

Durante este tempo constituiu família.

Casou-se com Zípora,filha de Jetro e gerou Gerson,Coate e Merari.

Na solidão do deserto aprendeu a pastorear.

Enquanto exercia esta tarefa Deus se revelou a ele.

Quando estamos ocupado com o que Deus valoriza Ele sempre aparece.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Na solidão do deserto aprendeu a pastorear.

Enquanto exercia esta tarefa Deus se revelou a ele.

Quando estamos ocupado com o que Deus valoriza Ele sempre aparece.

Blog do Pastor Venilton. disse...

"E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 3 E Moisés disse: Agora me virarei para là, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 4 E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. 6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

Blog do Pastor Venilton. disse...

AS DESCULPAS DE MOISÉS.

Ao ser informado de sua missão,Moisés apresentou algumas desculpas para não aceitar ou rejeitar a missão divina.

"Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. 2 E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. 3 E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. 4 Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão; 5 Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. 6 E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve. 7 E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.

Blog do Pastor Venilton. disse...

PRIMEIRA CURA DE MOISES: O MEDO DE FARAÓ.

Quem sou eu para ir a faraó?

Ninguém poderá vencer o que teme.

Aquilo que tenho medo me acontece e o que receio me sobrevem.

Moisés precisava vencer o medo de faraó enfrentá-lo e vencê-lo.


2.1) Como Deus curou o medo de Moisés?

Diante da Sarça Moisés se deparou com um bastão em forma de serpente.

A serpente estava na testa de faraó, no seu bastão e no anel de sinete.

Ela representava o Egito e seu poder.

Nada representava tanto o Egito quanto uma serpente.(Termutis)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Deus vai curar nossos medos.(2 Tm.1:7)

Ele tem nos dado espírito de poder.

Em Deus todos os nossos medos podem ser vencidos.

Medo de dirigir,de falar em público,de liderar algo,medo de escuro,medo de amar de novo,medo de morrer,medo de fracassar etc...

Aquilo que você não vence lhe vencerá.
O que você tolera você terá que carregar.

"Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também ser" (2 Pedro 2:19b)

Blog do Pastor Venilton. disse...

CURANDO NOSSOS VALORES ERRADOS.

Moisés esteve quarenta anos no Egito para ser curado dos valores errados.

Deus vai permitir aluguel as situações de dores e até de exposição para curar os nossos valores errados.

Talvez os seus valores hoje sejam:

- Fazer sexo a vontade,beber,fumar,cheirar.(Não crentes)

- Não levar desaforo para casa, rodar a baiana, resolver tudo no braço etc...

Deus vai expor e ferir nossos valores errados.

"Todo vale será aterrado e todo outeiro nivelado."
(Isaías 40:4)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Quando estamos ocupado com as coisas que Deus valoriza, Ele sempre aparece.

Às vezes ele vem, ou nos aparece, nos locais ou horas em que menos esperamos.

Com certeza. Ele virá através de uma palavra, de um louvor, de uma oração, consagração, ou qualquer outra atividade que lhe traga prazer.

Blog do Pastor Venilton. disse...

IMPORTANTE:
Deus sempre nos destrona a partir dos tronos de segurança que construímos.

· Não vivo sem dinheiro.

· Não vivo sem carro.

· Não vivo sem um homem ou uma mulher.

. Não sei viver sozinho.

. Não faça de seu namorado,noivo um Deus!

· Não vivo sem este salário.

Hoje Deus vai ferir seus antigos valores, tocar na sua zona de conforto para ensinar você a depender dele.

Blog do Pastor Venilton. disse...

https://prvenilton.blogspot.com/2014/08/as-tres-curas-de-moises.html?m=1

Blog do Pastor Venilton. disse...

Deus sempre nos destrona a partir dos falsos tronos de segurança que construímos.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Ocupe-se com os projetos de Deus.

Desocupe-se com as coisas do mundo.

Largue suas inquietações e seja mais produtivo.


Lembre-se que um líder ferido jamais curará outros.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Em Deus todos os nossos medos podem ser vencidos.

O Medo de dirigir, de falar em público, de liderar algo. O medo de escuro, medo de amar de novo, medo de morrer, o medo de fracassar e etc...

Blog do Pastor Venilton. disse...

Deus sempre nos destrona a partir dos falsos tronos de segurança, que nós construímos.

* Exemplos:

· Eu Não vivo sem dinheiro.

· Eu Não vivo sem carro.

· Não vivo sem um homem ou uma mulher.

. Eu Não sei viver sozinho.

. Não faça de seu dinheiro, casa, negócio, ou qualquer outra coisa, um Deus em sua vida!

"Todo vale será aterrado e todo outeiro nivelado."(Is.40:4)

Hoje Deus vai ferir antigos valores, e tocar na sua zona de conforto, para ensinar você a depender dele.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Durante este tempo constituiu família. Casou-se com Zípora, filha de Jetro, e gerou Gerson, Coate e Merari.

Na solidão do deserto aprendeu a pastorear. Enquanto exercia esta tarefa Deus se revelou a ele.

Quando estamos ocupado com o que Deus valoriza, Ele sempre nos aparece.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O medo nos faz fugir!

Nossa primeira reação diante do medo é fugir.


Outro problema é quando fugimos do medo de resolver as coisas, adiamos o que não pode mais ser adiado.


2.5) Deus vai curar os nossos medos. (2 Timóteo 1:7)

Em Deus todos os nossos medos podem ser vencidos.