RADIO RESTITUI


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O COMPROMISSO DO CRENTE. 1 e 2



O COMPROMISSO DO CRENTE. (Parte 1 e 2)
(Lucas 14:25-33)

"Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo."
(Lucas 14:25-27,33)

" E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo."

INTRODUÇÃO.

Deus quer nos levar ao  próximo nível.

Deus deseja nos levar ao nível da honra,da multiplicação,da benção sobre as obras de nossas mãos,da benção da salvação de nossa casa e até mesmo da benção financeira,conhecida como A Benção de Abraão.
(Gn.28:3,4)(Gálatas 3:6-9)V.9 LEIA.

A biblia também  diz: 
"Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saires....(Dt.28:1-13)


1) PRECISAMOS MUDAR NOSSO ENTENDIMENTO SOBRE JESUS.

Precisamos mudar a visão errada que temos tido sobre Jesus.

Para muitos Jesus é quase um "papai noel" ou seja, é aquele que distribui dons espirituais, presentes,atende  pedidos de oraçōes,entra com providência e nos dá grandes vitórias.

Para outros, Ele é apenas Aquele que leva nossos fardos,cura as enfermidades e destrói nossos inimigos.(Mateus 11:28-31)

Tudo isso é verdade.

Muitos dizem: Ele só quer meu coração e esse entendimento está errado!

Ele Deseja ser Salvador e SENHOR.
SENHOR: DONO DE TUDO.(Rm.11:36)


1.1) Algumas oraçōes dos crentes estão equivocadas:

"Oh Deus, mete a tua espada nos meus inimigos!
"Senhor,  joga  no leito! etc..."

Algumas cançōes de louvor de hoje  mais parecem "hinos de vingança" ou seja, Deus vai pesar a mão sobre meus inimigos.

Tem um hino famoso nos arraiais evangélicos que ficou conhecida como: 
a "Melô da vingança."

1.2)  Tais crentes até se parecem com  os discípulos briguentos de Jesus,quando  no início foram chamados pelo Mestre.

"E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, 53 Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. 54 E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? 55 Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. 56 Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia."(Lucas 9:52-56)

"Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia."V.56


2) A BRIGA PELO PODER DOS DISCÍPULOS DE JESUS.

"Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. 21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. 22 Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. 23 E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. 24 E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. (Mateus 20:20-24)

V.24 "E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos."

Obs. Os DEZ se indignaram porque também desejavam esta honra.

2.1) Aproveitando esta "fogueira de vaidades" de seus discípulos,Jesus deu-lhes a seguinte instrução:

"Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos."(Mateus 20:25-28)

2.2) No Reino de Deus as leis são opostas:

Quem deseja ser o maior? Seja o menor.
O Primeiro? Seja o último.
Quem deseja ser servido,aprenda a servir.
Quem deseja ser exaltado,humilhe-se.

IMPORTANTE.
Os DOZE de Jesus começaram como DISCÍPULOS  ou APRENDIZES e depois se tornaram  em APÓSTOLOS  DO CORDEIRO.

Eles estiveram tres anos em treinamento intensivo com Jesus.

2.3) Não queira começar por onde outros estão terminando.
Não queime etapas.
Não busque atalhos.
É mais importante terminar que começar algo.


3) COMO OS APÓSTOLOS DE JESUS TERMINARAM?

Mateus foi  esfaqueado.
Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo.
Tiago filho de Zebedeu e Paulo foram decapitados.
Obs.Paulo não andou com Jesus.(Atos 20:23,24)Leia.
Felipe e André foram crucificados.
Matias,sucessor de Judas, foi queimado vivo.
Bartolomeu foi enforcado.
Simão Zelote e Judas Tadeu foram mortos a machadadas.
Tomé,o ex-incrédulo, foi morto a flechadas.
E João? Morreu exilado na ilha de Patmos? Saiu de lá?

Veja a declaração de João em Patmos:

"Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo."(Apocalipse 1:9)

Obs. "Fui jogado em Patmos por causa da palavra e por causa do testemunho de Jesus..."

Nesta hora todos eles  entenderam o que Jesus falara anos antes.


4) A PREGAÇÃO DE JESUS.

- Jesus pregava vinde a mim e chamava os cansados.(Mateus 11:28-31)

- Não rejeitava e não discriminava.(Jo.6:37)(Mateus 4:16,17)

- Mas também confrontava os interesseiros.(João 6:25-27)

- Bateu com força nos fariseus e saduceus.(Mateus 23:1-10)

- Foi abandonado pelo duro discurso.
(João 6:60,65,66,68,69)

- Exigiu renúncia total:(Lucas 14:25-27,33)

"Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo." 
(Lucas 14:25-27,33)

- " E também exigiu a própia vida."
 Lucas 14:25-27,33)

(Lucas 14:33) "Aquele que não renuncia a tudo QUANTO TEM não pode ser meu discípulo."

----------------------------------------------------------------------------

PARTE DOIS...


5) O QUE É UM DISCÍPULO?

Discípulo = Um Aprendiz.

Disse Jesus: (Lucas 14:33) "Aquele que não renuncia a tudo QUANTO TEM não pode ser meu discípulo."

- Parafraseando (Lucas 14:33)
"Se você deseja ser meu  discípulo ou meu aprendiz ,o requisito básico ou inicial é: Renunciar tudo."(Lucas 14:33)

O verdadeiro discípulo é aquele que Renuncia  seu tempo,seus recursos,suas prioridades,aborrece familiares(se for o caso), aceita perseguição dos chefes e se necessario for , aborrece sua própia vida.

Tem gente que não renuncia nada!


6) AS ESTRUTURAS DA IGREJA.

A bíblia nos mostra duas linhas distintas de funções e dons na igreja de Jesus Cristo.

A isso chamamos de :  Estrutura Ministerial e Estrutura Funcional.

- As Estruturas da igreja.

6.1) Ministerial: 
* Apóstolos,profetas,evangelistas,pastores,evangelitsas e mestres.
(Ef.4:11-16)

- Funcional:
* Discípulo(Aprendiz),Cooperador ou Obreiro,Diácono,Presbítero ou Bispo.

6.2) Regras básicas destas Estruturas:

- Deus concede os dons. 
Os homens as reconhecem.(Ef.4:11-13)

- Líderes ordenam funções.
Deus respalda-as  com sua autoridade.(Dt.34:9)

IMPORTANTE:
A primeira linha de funções na casa de Deus é o DISCÍPULO e a primeira regra básica do discipulado é:Renúncia.

(Lucas 14:33) "Aquele que não renuncia a tudo QUANTO TEM não pode ser meu discípulo."

Parafraseando:
"Se você deseja ser meu  discípulo ou meu aprendiz ,o requisito básico ou inicial é: Renunciar tudo."(Lucas 14:33)

Tem gente que não renuncia  nada na obra de Deus e deseja altas honrarias.
Não renunciam seu tempo,recursos,não priorizam os cultos,ceia...

Acham que não importante se congregar etc...
(Hebreus 10:25) Leiam.


7) O CRENTE CARGUEIRO.

 Voce conhece o "Crente cargueiro"?

Adora cargos  na igreja sem renunciar nada.

Briga por primazia,antiguidade.(Espírito de Diótrefes)

"Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. 10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja."  (3 João v.9,10)


8) O PREÇO DA SALVAÇÃO X  O PREÇO DA INTIMIDADE.

O PREÇO DA SALVAÇÃO JÁ FOI PAGO NA CRUZ.

NADA PRECISAMOS FAZER PARA MERECER A SALVAÇÃO.
(Ef.2:4-9)V.8,9

Porém, há um preço de separação, intimidade e consagração.

"A intimidade do SENHOR é para aqueles que o temem(honram),aos quais ELE dará a conhecer a sua aliança." (Sl.25:14)


9) VOCE GOSTARIA DE SER BOCA DE DEUS?

Pergunto-lhe: 
Voce deseja ser boca de Deus algum dia?

Gostaria de ser usado poderosamente por Deus com milagres extraordinários?


9.1) Separe o santo do profano.

(Jr.15:19) Aprenda a separar o santo do profano e o precioso do vil...

9.2) Nao passe para o lado dos pecadores...(Salmo 1)

Vá até eles para pregar a palavra!

9.3) Comprometa-se com a visão  de Jesus(Ide) (Mateus 28:18-20)

Apaixone-se por vidas.(Pv.24:11)(Pv.11:30)


9.4) Outros Requisitos:

-  Disponibilidade (Is.6:8)
-  Ame sua palavra.(Ed.7:10)
-  Dependa Dele (Jo 15:5)
- Cumpra o Ide (Mc.16:15-20)

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram."(Mc.16:15-20)


10)  A RECOMPENSA DA RENUNCIA:

Voce será  boca de Deus.(Jr.15:19)

"Eu te farei boca de Deus...Não  passe para lado deles..." (Jeremias 15:19)

* Deus vai honrar a palavra que sair de sua boca.(Is.44:26)
Como se deu com os profetas se dará contigo.


10.1) Você receberá cem vezes mais no presente e no Porvir.

"E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
(Marcos 10:28-30)


10.2)  Voce conhecerá os segredos divinos mais profundos.

Deus falará com antecedência  contigo tudo o que Ele vai fazer.
(Amós 3:7)

10.3 ) Deus lhe respaldará diante de seus adversários.
(Jeremias 1:19)(Nee.6:15)

"Pelejarão contra ti ,mas não prevalecerão,pois eu sou contigo para te livrar..."
 (Jeremias 1:19)

10.4) Pessoas se apresentarão para lhe ajudar e lhe financiar.

"Vejo que Deus é comigo entre aqueles que me ajudam.(Salmo 118:7)

10.5) Voce será um canal da Autoridade DELE neste mundo.

Deus quer fazer de você um canal de autoridade em sua casa,familia,cidade,em sua nação  e nas  nações da terra.

10.6) Voce exercerá a autoridade de Cristo nas nações!

"E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações."(Apocalipse 2:26)

(You will have the authority of Christ in the nations)


10.7) Os Sinais de Deus lhe seguirão. 

 "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Mc.16:17,18)

- E a benção de Deus estará em todas as áreas de sua vida e família!

"E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. 7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8 O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. 9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti. 11 E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. 12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir."
(Deuteronômio 28:1-13)



RELEMBRANDO:
"Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo."
(Lucas 14:25-27,33)

Musica: Mais de Ti.
http://m.youtube.com/watch?v=DZQfsSygjWo


Pr Venilton de Jesus
Teresópolis, Fevereiro de 2014

Pr Venilton G. Jesus.
021 - 26423829-Fixo.
021 - 994194350-Claro.
021 - 989033903-Oi.
021 - 971299637-Vivo.
021 - 982805027-Tim




























Postar um comentário