quarta-feira, 20 de novembro de 2013

OS BONS OLHOS DO RESTAURADOR.

"Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso."
(Mateus 6:23)

1) INTRODUÇÃO.

O Vermont Marble Museu.(VERMONT-U.S.A.)


O "Marble Museum Vermont" é um museu inaugurado para comemorar as contribuições da Vermont Marble Company, localizada em Proctor, Vermont , EUA . O museu está localizado numa ala de um dos antigos edifícios da Vermont Marble Company. A maior fábrica de mármores(Marble) do século passado.

1) HISTÓRIA.

A Vermont Marble Company foi fundada em 1880 pelo empresário e político Redfield Proctor , o primeiro presidente da empresa.

O mármore era extraído a partir de vários locais na cidade de Proctor.

Como ferrovias chegaram a Proctor e a Rutland, a empresa de mármore Vermont se tornou um das maiores produtoras de mármore do mundo.

2) PRINCIPAIS OBRAS DA VERMONT MARBLE COMPANY.

- A empresa contribuiu com mármore para o Monumento de Washington , com a construção do edifício do Supremo Tribunal dos Estados Unidos , com o Cemitério Nacional de Arlington , e com a construção da Universidade de Yale's Beinecke.

2.1) Outras obras da Vermont Company.

- Numerosas esculturas, incluindo bustos de quase todos os presidentes dos EUA , A Última Ceia e o busto em mármore do presidente John F. Kennedy. Outras obras estão espalhadas por todo o museu. 

Um pequeno vídeo narra a história da Vermont Marble Company, e fotografias históricas dos trabalhadores VMC nas pedreiras. As escultura, e o transporte da Vermont mármore são exibidos ao longo da exposição.

2.2) Visitações.

Os atuais visitantes do museu podem também ter uma sacada com vista para um dos grandes armazéns do Século 19. 

A exposição também contém uma extensa loja de presentes e café, contendo bens de mármore, tanto locais e importados, e os visitantes podem obter informações sobre a compra e instalação de peças maiores em suas residências.

3) COMO NASCEU ESTA PREGAÇÃO?

Eu estava em meu sofá, assistindo o programa "TESOUROS ABANDONADOS" da National Geografic. 

Neste programa, percebi a importancia de termos "bons olhos" não somente  com as pessoas,mas também com as as coisas que nos cercam.

Disse Jesus:
"Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso."
(Mateus 6:23)

O protagonista do referido programa, (Tesouros Abandonados), juntamente  com dois de seus amigos , chegaram a Marble Vermont Company, uma  imensa fábrica abandonada, com bons olhos,procurando ali, tesouros esquecidos.

3.1) Dez mil Dólares em um único dia!

Em um único dia de observação eles  encontraram ali:
-  Uma figura em mármore do Presidente Abraão Lincoln.
-  Uma escultura da Santa ceia.
-  Um elevador centenário ainda funcionando.
-  Um conjunto de sirenes anti-aéreas usadas na Segunda Guerra.
-  Diversas plantas arquitetônicas da Casa Branca.(USA)
-  Um veículo Cadilac,na  Cor Rosa.

Arremataram tudo isso pelo devido valor,limpando-as e redtaurando-as. Tais  peças lhe renderam U$10.000 Dólares em um único dia, sem contar as outras peças que ainda serão restauradas e vendidas.

* Minha conclusão:
"Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso."
(Mateus 6:23)


Aquelas peças esquecidas, numa fabrica abandonada foram encontradas por avaliadores experientes, dotados de bons olhos. 

A seguir, foram restauradas e vendidas como relíquias do Século passado.

Tudo isso porque três homens as olharam peças esquecidas com bons olhos.

"Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso."
(Mateus 6:23)

4) DEUS VIU  UM GRANDE VALOR EM CADA UM DE NÓS.

Assim Deus faz conoso. Quando ninguém via valor em nós, Ele nos avaliou em alta. 

Repita para você mesmo: 
Deus vê valor em mim e me avalia em alta. Isso mesmo,Deus viu valor em nós. 

Ele nos  vê com bons olhos. 

Como restaurador do homem caído, Ele nos libertou do império das trevas ou das trevas de uma fábrica abandonada, nos limpou,nos restaurou e nos apresentou aos olhos de todos como relíquias restauradas.

4.1) Somos uma coroa de glória na mão do SENHOR.

"E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR e um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará Assolada; mas chamar-te-ão Hefzibá; e à tua terra, Beulá, porque o SENHOR se agrada de ti; e com a tua terra o SENHOR se casará. Porque, como o jovem se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus."(Is.62:3-5)

5) QUANDO VOCÊ SE SENTIR ESQUECIDO POR TODOS,LEMBRE-SE:

Aquelas peças esquecidas da fábrica abandonada "Vermont Marble Company" foram descobertas, reavaliadas  e restauradas porquê três homens as olharam com bons olhos.

Na minha ilustração estes três homens representam: O Pai,O filho e o Espírito Santo,que olhando para cada um de nós,viu um grande valor,pagando um alto preço pela nossa restauração.

5.1) Deus vê valor em você.

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são;para que ninguém se vanglorie perante ele."
(1 Coríntios 1:27-29)

6) A ILUSTRAÇÃO DO ANEL.
(Marly de Jesus)

Minha esposa, pastora Marly de Jesus, tem uma ilustração já desbotada em sua bíblia.Tal ilustração fala de um Anel. 

* Vejamos agora o conteúdo da mesma.

http://letrassantas.blogspot.com.br/2006/04/ilustrao-o-anel-de-ouro.html

"Um aluno chegou a seu professor com um problema:
- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não
tenho forças para fazer nada. Dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?"

"O professor sem olhá-lo, disse: - Sinto muito meu jovem, mas agora não posso ajudá-lo, devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois. - E fazendo uma pausa falou: - Se você me ajudar, eu posso resolver meu problema com mais rapidez e depois talvez possa ajudar você a resolver o seu. - Claro, professor, gaguejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado."

"O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao garoto e disse: - Monte no cavalo e vá até o mercado. Deve vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível."

"O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel."

"Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e mais uma de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passavam pelo mercado e abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e assim podendo receber sua ajuda e conselhos."

"Entrou na casa e disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível de conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel. - Importante o que me disse meu jovem, contestou sorridente. Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel."

"O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
- Diga ao seu professor que, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel. - 58 MOEDAS DE OURO! - Exclamou o jovem.
- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente".

"O jovem correu emocionado a casa do professor para contar o que ocorreu. - Sente-se. - disse o professor e depois de ouvir tudo que o jovem lhe
contou, disse: - Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. Só pode ser avaliada por um especialista. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo."


"Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. 
Começe hoje, agora, a repensar o seu verdadeiro valor."

7) QUANTO VOCÊ VALE?

Alguns vão tentar desmerecer seu valor. Outros irão "lhe avaliar"  com míseras moedas de prata. Outros tentarão lhe desvalorizar,lhe desmoralizar ou lhe chutar como uma lata amassada.

* O restaurador mor viu você com os bons olhos de um Restaurador de vidas e de  sonhos. (Jr.31:3)

"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí" (Jeremias 31:3)

Não se entristeça,não se desmereça, pois para Deus você vale mais que as muitas moedas de ouro.

Acredite que Deus é por e ninguém será contra ti. (Rm.8:31)

7.1)  Estão tentando te limitar?

Estão dizendo voce é burro e que não pode? Que você não tem experiência? Que você é novo demais? Será que estão dizendo que  você é muito velho para este cargo ou que que tudo que voce coloca a mão não dá certo.

Não se compare a ninguém.Não menospreze diante de ninguém.Começe a repensar o verdadeiro valor do seu anel.
Não deixe seu pai,seu pastor,seu chefe,sua mãe ou qualquer outra pessoa limitar  você ou menosprezar sua capacidade de realizar algo.

* Palavra final:

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias  29:11,12)

"O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso. Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando Eu mudar a vossa sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR" (Sofonias 3:17-20)

Pastor Venilton de Jesus prvenilton@gmail.com.

Visite o meu Blog 

www.prvenilton.blogspot.com 

Teresópolis, Novembro de 2013

* Abaixo, um planta de Teresópolis.


6 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

O Vermont Marble Museu.(VERMONT-U.S.A.)

O "Marble Museum Vermont" é um museu inaugurado para comemorar as contribuições da Vermont Marble Company, localizada em Proctor, Vermont , EUA . O museu está localizado numa ala de um dos antigos edifícios da Vermont Marble Company. A maior fábrica de mármores(Marble) do século passado.

Blog do Pastor Venilton. disse...

PRINCIPAIS OBRAS DA VERMONT MARBLE COMPANY.

- A empresa contribuiu com mármore para o Monumento de Washington , com a construção do edifício do Supremo Tribunal dos Estados Unidos , com o Cemitério Nacional de Arlington , e com a construção da Universidade de Yale's Beinecke.

2.1) Outras obras da Vermont Company.

- Numerosas esculturas, incluindo bustos de quase todos os presidentes dos EUA , A Última Ceia e o busto em mármore do presidente John F. Kennedy. Outras obras estão espalhadas por todo o museu.

Um pequeno vídeo narra a história da Vermont Marble Company, e fotografias históricas dos trabalhadores VMC nas pedreiras. As escultura, e o transporte da Vermont mármore são exibidos ao longo da exposição.

2.2) Visitações.

Os atuais visitantes do museu podem também ter uma sacada com vista para um dos grandes armazéns do Século 19.

A exposição também contém uma extensa loja de presentes e café, contendo bens de mármore, tanto locais e importados, e os visitantes podem obter informações sobre a compra e instalação de peças maiores em suas residências.

Blog do Pastor Venilton. disse...

COMO NASCEU ESTA PREGAÇÃO?

Eu estava em meu sofá, assistindo o programa "TESOUROS ABANDONADOS" da National Geografic.

Neste programa, percebi a importancia de termos "bons olhos" não somente com as pessoas,mas também com as as coisas que nos cercam.

Disse Jesus:
"Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso."
(Mateus 6:23)

O protagonista do referido programa, (Tesouros Abandonados), juntamente com dois de seus amigos , chegaram a Marble Vermont Company, uma imensa fábrica abandonada, com bons olhos,procurando ali, tesouros esquecidos.

3.1) Dez mil Dólares em um único dia!

Em um único dia de observação eles encontraram ali:
- Uma figura em mármore do Presidente Abraão Lincoln.
- Uma escultura da Santa ceia.
- Um elevador centenário ainda funcionando.
- Um conjunto de sirenes anti-aéreas usadas na Segunda Guerra.
- Diversas plantas arquitetônicas da Casa Branca.(USA)
- Um veículo Cadilac,na Cor Rosa.

Arremataram tudo isso pelo devido valor,limpando-as e redtaurando-as. Tais peças lhe renderam U$10.000 Dólares em um único dia, sem contar as outras peças que ainda serão restauradas e vendidas.

* Minha conclusão:
"Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso."
(Mateus 6:23)

Aquelas peças esquecidas, numa fabrica abandonada foram encontradas por avaliadores experientes, dotados de bons olhos.

A seguir, foram restauradas e vendidas como relíquias do Século passado.

Tudo isso porque três homens as olharam peças esquecidas com bons olhos.

"Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso."
(Mateus 6:23)

Blog do Pastor Venilton. disse...

DEUS VIU UM GRANDE VALOR EM CADA UM DE NÓS.

Assim Deus faz conoso. Quando ninguém via valor em nós, Ele nos avaliou em alta.

Repita para você mesmo:
Deus vê valor em mim e me avalia em alta. Isso mesmo,Deus viu valor em nós.

Ele nos vê com bons olhos.

Como restaurador do homem caído, Ele nos libertou do império das trevas ou das trevas de uma fábrica abandonada, nos limpou,nos restaurou e nos apresentou aos olhos de todos como relíquias restauradas.

4.1) Somos uma coroa de glória na mão do SENHOR.

"E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR e um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará Assolada; mas chamar-te-ão Hefzibá; e à tua terra, Beulá, porque o SENHOR se agrada de ti; e com a tua terra o SENHOR se casará. Porque, como o jovem se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus."(Is.62:3-5)

5) QUANDO VOCÊ SE SENTIR ESQUECIDO POR TODOS,LEMBRE-SE:

Aquelas peças esquecidas da fábrica abandonada "Vermont Marble Company" foram descobertas, reavaliadas e restauradas porquê três homens as olharam com bons olhos.

Na minha ilustração estes três homens representam: O Pai,O filho e o Espírito Santo,que olhando para cada um de nós,viu um grande valor,pagando um alto preço pela nossa restauração.

5.1) Deus vê valor em você.

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são;para que ninguém se vanglorie perante ele."
(1 Coríntios 1:27-29)

Blog do Pastor Venilton. disse...

http://letrassantas.blogspot.com.br/2006/04/ilustrao-o-anel-de-ouro.html

"Um aluno chegou a seu professor com um problema:
- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não
tenho forças para fazer nada. Dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?"

"O professor sem olhá-lo, disse: - Sinto muito meu jovem, mas agora não posso ajudá-lo, devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois. - E fazendo uma pausa falou: - Se você me ajudar, eu posso resolver meu problema com mais rapidez e depois talvez possa ajudar você a resolver o seu. - Claro, professor, gaguejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado."

"O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao garoto e disse: - Monte no cavalo e vá até o mercado. Deve vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível."

"O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel."

"Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e mais uma de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passavam pelo mercado e abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e assim podendo receber sua ajuda e conselhos."

"Entrou na casa e disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível de conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel. - Importante o que me disse meu jovem, contestou sorridente. Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel."

"O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
- Diga ao seu professor que, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel. - 58 MOEDAS DE OURO! - Exclamou o jovem.
- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente".

"O jovem correu emocionado a casa do professor para contar o que ocorreu. - Sente-se. - disse o professor e depois de ouvir tudo que o jovem lhe
contou, disse: - Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. Só pode ser avaliada por um especialista. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo."

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.
Começe hoje, agora, a repensar o seu verdadeiro valor."

7) QUANTO VOCÊ VALE?

Alguns vão tentar desmerecer seu valor. Outros irão "lhe avaliar" com míseras moedas de prata. Outros tentarão lhe desvalorizar,lhe desmoralizar ou lhe chutar como uma lata amassada.

* O restaurador mor viu você com os bons olhos de um Restaurador de vidas e de sonhos. (Jr.31:3)

"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí" (Jeremias 31:3)

Não se entristeça,não se desmereça, pois para Deus você vale mais que as muitas moedas de ouro.

Acredite que Deus é por e ninguém será contra ti. (Rm.8:31)