quarta-feira, 6 de novembro de 2013

E A GRAÇA NÃO SERÁ VÃ PARA COMIGO.

E A GRAÇA NÃO SE TORNOU EM VÃ.
(1 Co.15:3-10)

"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5 E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 6 Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 7 Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. 8 E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."


1) Paulo pregava morte e a ressureição de Jesus Cristo.

Ele morreu a nossa morte para vivermos a sua vida.
Ele morreu em nosso lugar.
Ele nos subistituiu.
Ele é o nosso  Cordeiro subistituto.

"Cristo morreu por nós segundo as Escrituras...(1Co.15:3)

"Foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
(1Co.15:4)


1.1) O resumo de todas as pregaçōes e homilias  de Paulo era:

 - Jesus Morreu,foi Sepultado e Ressuscitou ao terceiro dia.

Paulo pregava a morte e a ressureição de Jesus.

" E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima na glória.."(1 Tm.3;16)

1.2) Cristo morreu por nós segundo as Escrituras...(1Co.15:3)

Paulo exaltava todas as Escrituras que profetizaram a morte e ressureição do messias: Sl.22/Is.53/Mq.5:2/Sl.24

Isaías 53:4,5  - 700 a.C
"Por suas chagas fomos sarados."


1.3) O própio SENHOR Jesus falou sobre estas  profecias.

"E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. 31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque ESTÁ ESCRITO: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. 32 Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia." (Mateus 26:30-32)


"E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. 45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, 47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém."
(Lucas 24:44-46) 

Importante:
Naqueles dias, o herético ensino de que Jesus não ressuscitou , estava em voga pelo humanismo filosófico. Ainda hoje este ensino subsiste. Constatemente isso é apresentado nos canais de  TV a cabo da atualidade.

* Muitos "estudiosos" de hoje , ainda defenden o roubo do corpo pelos discípulos de Jesus.


1.4) Paulo lembrou isso: 

" E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. 16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 18 E também os que dormiram em Cristo estão perdidos,"
(1 Corîntios 15:14-18)

1.5) Paulo falou sobre as testemunhas oculares da ressureição de Jesus.

"CRISTO foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 6 Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 7 Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. 8 E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo."(1 Co.15:5-8)

1.6) Paulo , o apóstolo nascido fora do tempo,também teve sua experiência com o Cristo ressureto!

" E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo."
(1 Co.15:8)

1.7) Esta aparição se deu na estrada de Damasco.

"E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. 7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém."(Atos 9:3-7)

Musica: Leva-me a Damasco,um lugar de transformação.
http://www.youtube.com/watch?v=Ay8dWF-PbOU&feature=youtube_gdata_player



2) A DOR DE PAULO. (ESTEVÃO)

"Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus."(1 Co.15:9)

Paulo sentia muita dor pela morte Estevão.
(Atos 8:1-3)

Este talvez fosse o seu "espinho" na carne.(2 Co.12:8-12)

Saber que fora um perseguidor da noiva de Jesus(a igreja) muito lhe doía.

Talvez esta lembrança o impedia de se exaltar sobre outros.

Seu "espinho"  o mantinha humilde diante de Deus e dos homens.


3) A "CONTA DA GRAÇA DE DEUS" NA VIDA DE PAULO.

Apesar de um passado horrível, Paulo sabia  que tudo em sua vida era operada pela graca de Deus.

Paulo soube se apropiar da graça para receber o perdão de Deus.
Sua mente era livre de toda culpa e condenação pelo seu passado.

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte."(Romanos 8:1,2)

Ele se incluia dentro do escreveu acima.


3.1) Seu Encontro com Jesus na estrada de Damasco mudou toda sua tragetória de vida.

Quando ele caiu na Estrada de Damasco, seu orgulho foi humilhado e a graça de Deus entrou.

Sua escolha e chamada era um produto da Soberania  divina.

" Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. 16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome."(Atos 9:15,16)

3.2) Paulo entendeu ser  um escolhido. (Galatas 1:15,16)

Desistiu de seus títulos,méritos,preparo intelectual e experiências,colocando tudo na CONTA DA GRAÇA DE DEUS!

 "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."(1 Co.15:10)

"Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã..."

Graça é favor imerecido.
Karis/Karisma/Charisma(Grego)


4)  NUNCA SE EXALTE. 

Como Paulo fazia,aprenda a dar crédito a graça de Deus em sua vida.

Repito: Dê crédito a graça de Deus em sua vida.

Aprenda a  dizer:
"Pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã..."

Se voce canta bem,prega bem,toca bem,dança bem ou faz qualquer coisa bem, aprenda a dar Ele toda honra e toda glória.

* Aprenda a dar crédito a graça de Deus!

"Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus eu sou o que sou."
(1 Co.15:9,10)


5) DEUS NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM HOMENS OU ÍDOLOS.

Não se ensoberbeça.

O engano de Lúcifer foi sua soberba.
(Is.14:12-15)

A SOBERBA TRANSFORMOU ANJOS EM DEMÔNIOS.
(Pv.16:18)

5.1) Certo pregador disse:

"Deus precisa de mim para salvar as vidas."

Ouça com atenção:
Deus sem você continuará sendo Deus.
Voce sem Deus é nada e pura vaidade.
(Salmo 39:5b)

5.2) Disse Jesus:

"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito."(João 15:3-7)

Quem não permanece em Jesus seca.

Cuidado quando voce começar a achar que Deus "conta com voce"  para reliazar sua obra.

Nunca tente tocar na glória de Deus. (Is.42:8)


5.3) Reis humilhados.

- Uzias ficou leproso.(2 Cr.26:14-20)

- Nabucodonosor tentou trazer a glória para si  e caiu feio.
(Dn.4:29-36)

Cuidado com palavras do tipo:Eu, Meu e Minha.

Não ouse tocar na glória de Deus. (Is.42:8)

- Herodes tentou chamar a glória para si e foi fulminado.

"E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. 22 E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. 23 E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou."(Atos 12:20-23)

Renda a ELE toda a glória,honra e lovor.(Rm.14:7,8,9)

"Dele,por meio Dele e para Ele sāo todas as coisas." (Rm.11:36)



6)  NÃO MENOSPREZE A GRAÇA.

"E a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei mais que todos..."
(1 Co.15:10)

Dependa Dele.

Creia que Aquele que lhe chamou vai lhe sustentar e prover suas necessidades.

6.1) Exemplo:
Pastora Celinha deu $300 para um necessitado.
Ganhou um tratamento dentário em Phoenix/Az.


7) CONCLUSÃO.

DÊ CRÉDITO A GRAÇA.

Afirme constantemente e confiantemente:
"Todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."
(1 Co.15:10)


7.1) Ande humildemente diante Dele.

"Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus? "
(Mq.6;6-8)

O que Deus pede de nos?
Muitas ofertas?
Não!

"O que o SENHOR pede de ti, é  pratiques e ames a justiça e andes humildemente com o teu Deus? "(Mq.6:8)

Em tempo:
Por mais que voce faça ou realize,dê crédito a graça de Deus  em sua vida.

Desista de querer impressionar a Deus com os seus feitos ou obras.

Aprenda a falar como Paulo:

"Todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."
(1 Co.15:10

Não faça de seu chamado uma coisa barata.

Não negocie sua unção e jamais se venda a ninguém.


7.2) Não viva para si mesmo.

"Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para AQUELE que por eles morreu e ressuscitou."
(2 Co.5:14,15)

Deixe de viver para si mesmo.
Largue seu egoísmo.
Deixe de ser o centro.
Sirva a Deus e  aos outros.

Faça uma visita,pregue para outros,evangelize,gere vida!
Deixe sua esterilidade.(Jo.15:8,16)
O fruto do crente é outro crente.

"Para que os que vivem não vivam mais para si, mas para AQUELE  que por eles morreu e ressuscitou..."(V.15)

Não viva para si mesmo.

"E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, 23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. 24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus."
(Atos 20:22-24)

Pela graça de Deus Paulo sobre enfrentar os sofrimentos e continuou firme seu ministério, estando disposto a entregar sua vida por ele,o que veio acontecer anos mais tarde em Roma,quando o imperador Nero ordenou que o mesmo fosse decapitado.

A vida e o exemplo de Paulo continua nos inspirando,dois mil anos após sua morte.

"Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus eu sou o que sou."
(1 Co.15:9,10


Conclusão:

Fiel é aquele que lhe chamou!

Como Paulo: Dê crédito a graça. Dependa da graça. Viva pela graça.

Amém.


Musica: Leva-me a Damasco,um lugar de transformação.
http://www.youtube.com/watch?v=Ay8dWF-PbOU&feature=youtube_gdata_player


Pr Venilton G. Jesus.
prvenilton@gmail.com
prvenilton@hotmail.com
021 - 26423829
021 - 994194350-Claro
021 -9 89033903-Oi
021- 971299637-Vivo


Amem.

9 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

A "CONTA DA GRAÇA DE DEUS" NA VIDA DE PAULO.

Apesar de um passado horrível, Paulo sabia que tudo em sua vida era operada pela graca de Deus.

Paulo soube se apropiar da graça para receber o perdão de Deus.
Sua mente era livre de toda culpa e condenação pelo seu passado.

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte."(Romanos 8:1,2)

Ele se incluia dentro do escreveu acima.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Não viva para si mesmo.

"E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, 23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. 24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus."
(Atos 20:22-24)

Pela graça de Deus Paulo sobre enfrentar os sofrimentos e continuou firme seu ministério, estando disposto a entregar sua vida por ele,o que veio acontecer anos mais tarde em Roma,quando o imperador Nero ordenou que o mesmo fosse decapitado.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Fiel é aquele que lhe chamou!

Como Paulo: Dê crédito a graça. Dependa da graça. Viva pela graça.

Musica: Leva-me a Damasco,um lugar de transformação.
http://www.youtube.com/watch?v=Ay8dWF-PbOU&feature=youtube_gdata_player

Blog do Pastor Venilton. disse...


"Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para AQUELE que por eles morreu e ressuscitou."
(2 Co.5:14,15)

Blog do Pastor Venilton. disse...

"!Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus? "
(Mq.6;6-8)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Reis humilhados.

- Uzias ficou leproso.(2 Cr.26:14-20)

- Nabucodonosor tentou trazer a glória para si e caiu feio.
(Dn.4:29-36)

Cuidado com palavras do tipo:Eu, Meu e Minha.

Não ouse tocar na glória de Deus. (Is.42:8)

- Herodes tentou chamar a glória para si e foi fulminado.

"E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. 22 E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. 23 E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou."(Atos 12:20-23)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Afirme constantemente e confiantemente:

"Todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."
(1 Corintios 15:10)

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."(1 Co.15:10)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O Encontro de Paulo com Jesus, na estrada de Damasco, mudou toda sua tragetória de vida.

Quando ele caiu na Estrada de Damasco, seu orgulho foi humilhado e a graça de Deus entrou.

Sua escolha e chamada era um produto da Soberania divina.

" Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. 16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome."(Atos 9:15,16)