quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Porque precisamos de Arrependimento.(Pra Marcella Dias) ARIZONA.

Por: Pastora Marcella Dias.

1) O que significa arrependimento?

Arrepender-se é:
1. Sentir mágoa ou falta por atos ou erros cometidos.
2. Mudar de atitude, de procedimento, de parecer, voltar atrás em relação ao compromisso assumido.

Arrependimento é:
1. Ato de arrepender-se.
2. Uma insatisfação causada por violação da lei ou de conduta moral, e que resulta na livre aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações.


Fonte: Dicionário Aurelio

1.1) Origem da palavra, arrependimento:

A origem: do grego μεταμέλεια - Metanóia 
(Meta=Mudança) (Nóia=Mente)

Arrependimento quer dizer Mudança de mente ou mentalidade. 

O arrependimento gera uma mudança de atitude, oposta, aquela tomada anteriormente.

2) O que a palavra de Deus nos fala sobre o genuíno arrependimento?  
  

"Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, notifica agora que todos os homens em TODOS OS LUGARES SE ARREPENDAM porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".  Atos 17:30-31  

Foi por isso que João Batista foi usado por Deus para preparar as pessoas para a vinda de Cristo.

# O arrependimento é o primeiro passo ou a PRIMEIRA ESTRADA para se chegar próximo de Deus.  

Marcos 1:4 "assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados."


"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."(Mateus 3:11)

3) Em Genesis 2 , Deus adverte o Homem.

"Não coma do fruto da árvore da conhecimento, do bem e do mal.."

Qual a prova de que Deus nunca quis a  morte do "homem"?   
(Gênesis 2:16-17)

Deus nos criou para a comunhão com Ele; se não fosse assim, Deus não teria advertido para que eles não comessem daquele fruto.  

Gênesis 2:16-17  "Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás".

"O livre arbítrio se torna muito perigoso quando não conhecemos e não obedecemos a vontade de Deus para as nossas vidas".

4) Qual a prova de que Deus deseja restabelecer a comunhão conosco? 

"Porque Deus amou  o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a Vida Eterna." (João 3:16)

"Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram."  
            
(Romanos 5:8-12; 17-19)

"Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos."

5) Qual a prova que Deus deseja nos guiar?

 "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto." (João 14:1-7)
  
No livro de Atos dos apóstolos, vemos o povo reconhecendo a palavra de Deus, depois que os testemunhos do dia de pentecostes,começaram a acontecer. 


Quando isso aconteceu eles tiveram medo porque se concientizaram de que eram pecadores diante de Deus.  Eles começaram a  perguntar o que deveriam fazer?

* A resposta de Pedro:

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."         
(Atos 2:38)

Pedro os convocou para uma μεταμέλεια - Metanóia 
(Meta=Mudança) (Nóia=Mente)

"Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. 40 E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas." (Atos 2:37-41)

6) O que é conversão?


A palavra conversão está ligada diretamente ao arrependimento, por isso é tão usada dentro da igrejas Cristãs ou pelos  "seguidores" da palavra de Cristo,

A consequência da conversão espiritual nos garante a salvação.

(Atos 16:31) "Creia no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa.”


* O arrependimento gera alegria e refrigério;

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor." (Atos 3:19)


"E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província."
(Atos 13:48,49)

7) A salvação  é um dom de Deus. (Efésios 2:8,9)

Ninguém será salvo por penitências, abstinências, jejuns, clausuras e etc...

Estas praticas são boas, porém são ineficazes parra produzir salvação.

"E é evidente que, pelas obras lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.(Gálatas 3:11)

A Salvação é um Dom de Deus.

Dom significa: Dádiva.

A salvação é de graça e por graça.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."(Efésios 2:8,9)


A nossa salvação é uma provisão gratuita  de Deus para a nossa vida, um presente que você aceita ou não. 

Ela nos é dada gratuitamente, por isso se chama graça, e está ligada diretamente a fé em Jesus Cristo e no Seu Evangelho. 

Nossa salvação não se baseia em méritos nossos, nao e um trofeu, nem na prática de boas obras ou caridade. 

A salvação provém de Deus e pertence a Ele.  

Efesios 2:8-9   “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” 

8) Por que nas igrejas evangélicas o pastor faz o chamado para o altar? 

Aqui no Arizona, Estados Unidos, falamos: "Altar Call?"

Porque esta é uma instrução bíblica.

O arrependimento deve ser manifestado publicamente.

Romanos 10: 9-10   "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;  pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

É um testemunho público de que morri para o mundo e viverei para Deus.

1 Joao 1:9  "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

Atos 17:30-31  "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, notifica agora que todos os homens em TODOS OS LUGARES SE ARREPENDAM porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

9) Por que devemos confessar o Senhor Jesus como nosso Senhor e Salvador publicamente?  (Mateus 10:32-33)

Porque Jesus também fará isso publicamente diante do Pai.

Mateus 10:32-33   "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus."

Se esta simples palavra tocou em você, Faça agora e em voz alta, oração do pecador arrependido:

"Senhor Deus,  reconheço que sou um pecador e por isso tenho estado  afastado de Ti. Eu desejo mudar o meu coração. Me perdoa e me ajuda a não pecar contra Ti.  Eu creio que Teu Filho Jesus Cristo morreu pelos meus pecados, ressuscitou dos mortos, hoje vive e escuta minha oração. Eu lhe convido Jesus a ser o Senhor da minha vida, para reinar em meu coração de hoje em diante. Por favor envie o seu Espírito Santo para que me guie, me oriente, e me dê sabedoria pelo resto da minha vida."

Em nome de Jesus.

Amém.

Deus tem promessas para você:

2 Crônicas 7:14  "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra".


Postado por Marcella Dias.

Ordained Minister & Licensed Chaplain.

Association for International Ministries - AIM , Portuguese Ministry - AZ




* Assista o estudo ABAIXO, sobre o tema: Arrependimento.
Este estudo foi Ministrado pelo Pastor Venilton de Jesus, através do zoom.us , entre as cidadades de Teresópolis e Phoenix, no Arizona.

* LINK:

12 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

Atos 17:30-31 "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, notifica agora que todos os homens em TODOS OS LUGARES SE ARREPENDAM porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

Blog do Pastor Venilton. disse...

1) O que significa arrependimento?

Arrepender-se é:
1. Sentir mágoa ou falta por atos ou erros cometidos.
2. Mudar de atitude, de procedimento, de parecer, voltar atrás em relação ao compromisso assumido.

Arrependimento é:
1. Ato de arrepender-se.
2. Uma insatisfação causada por violação da lei ou de conduta moral, e que resulta na livre aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações.

Fonte: Dicionário Aurelio

1.1) Origem da palavra, arrependimento:

A origem: do grego μεταμέλεια - Metanóia
(Meta=Mudança) (Nóia=Mente)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O que a palavra de Deus nos fala sobre o genuíno arrependimento?

"Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, notifica agora que todos os homens em TODOS OS LUGARES SE ARREPENDAM porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos". Atos 17:30-31

Foi por isso que João Batista foi usado por Deus para preparar as pessoas para a vinda de Cristo.

Blog do Pastor Venilton. disse...


# O arrependimento é o primeiro passo ou a PRIMEIRA ESTRADA para se chegar próximo de Deus.

Marcos 1:4 "assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados."

"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."(Mateus 3:11)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Qual a prova de que Deus deseja restabelecer a comunhão conosco?


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a Vida Eterna." (João 3:16)


"Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram."
(Romanos 5:8-12; 17-19)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Qual a prova que Deus deseja nos guiar?

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto." (João 14:1-7)

No livro de Atos dos apóstolos, vemos o povo reconhecendo a palavra de Deus, depois que os testemunhos do dia de pentecostes,começaram a acontecer.

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

Pedro os convocou para uma μεταμέλεια - Metanóia
(Meta=Mudança) (Nóia=Mente)

"Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. 40 E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas." (Atos 2:37-41)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O que é conversão?

A palavra conversão está ligada diretamente ao arrependimento, por isso é tão usada dentro da igrejas Cristãs ou pelos "seguidores" da palavra de Cristo,

A consequência da conversão espiritual nos garante a salvação.

(Atos 16:31) "Creia no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa.”

* O arrependimento gera alegria e refrigério;

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor." (Atos 3:19)

"E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província."(Atos 13:48,49)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A salvação é um dom de Deus. (Efésios 2:8,9)


Ninguém será salvo por penitências, abstinências, jejuns, clausuras e etc...

Estas praticas são boas, porém são ineficazes parra produzir salvação.

"E é evidente que, pelas obras lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.(Gálatas 3:11)

A Salvação é um Dom de Deus.

Dom significa: Dádiva.

A salvação é de graça e por graça.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."(Efésios 2:8,9)

A nossa salvação é uma provisão gratuita de Deus para a nossa vida, um presente que você aceita ou não.

Ela nos é dada gratuitamente, por isso se chama graça, e está ligada diretamente a fé em Jesus Cristo e no Seu Evangelho.

Nossa salvação não se baseia em méritos nossos, nao e um trofeu, nem na prática de boas obras ou caridade.

A salvação provém de Deus e pertence a Ele.

:
Efesios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”

Blog do Pastor Venilton. disse...

* Por que nas igrejas evangélicas o pastor faz o chamado para o altar?


Aqui no Arizona, Estados Unidos, falamos: "Altar Call?"

Porque esta é uma instrução bíblica.

O arrependimento deve ser manifestado publicamente.

Romanos 10: 9-10 "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

É um testemunho público de que morri para o mundo e viverei para Deus.

1 Joao 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

Atos 17:30-31 "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, notifica agora que todos os homens em TODOS OS LUGARES SE ARREPENDAM porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

Blog do Pastor Venilton. disse...

Por que devemos confessar o Senhor Jesus como nosso Senhor e Salvador publicamente? (Mateus 10:32-33)

Porque Jesus também fará isso publicamente diante do Pai.

Mateus 10:32-33 "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus."

Blog do Pastor Venilton. disse...


2 Crônicas 7:14 "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra".


Postado por Marcella Dias.


Pra Marcella Dias
Ordained Minister & Licensed Chaplain
Association for International Ministries - AIMPortuguese Ministry - AZ
www.portugueseministry.com
www.osenhormeguiara.blogspot.com

Isaiah 43:19 See, I am doing a new thing! Now it springs up; do you not perceive it? I am making a way in the wilderness and streams in the wasteland.
(Estou fazendo coisas novas em sua vida e abrindo rios em seu deserto)

Postado no Blog do Pastor Venilton.