(Atos 1:21-26)
Peitoral do Sumo Sacerdote.
"E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos." (Atos 1:26)
INTRODUÇÃO
Este texto trata da vacância no apostolado de Jesus Cristo.
Após a morte de Judas Iscariotes, o traidor do messias, foi necessário escolher um outro apóstolo para ocupar o seu lugar.
As condições para tal honraria foram estabelecidas pelo colegiado apostólico.
"É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição." (Atos 1:21,22)
José Barsabás,o justo, e Matias, preenchiam todas as qualificações, porém, apenas um deles deveria ocupar o lugar do traidor, Judas Iscariote.
* Os onze discípulos de Jesus Cristo, juntos, oraram por este propósito.
"E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar." (Atos 1:24,25)
"Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar." (Atos 1:23-25)
"E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido?" (Atos 1:24)
1) A SORTE SOBRE MATIAS.
Após orarem, os onze apóstolos "lançaram sortes" para confirmar o nome de Matias.
"E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos." (Atos 1:26)
* V.26 "E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias."
Usando este método, "sortes", eles confirmaram Matias como o décimo segundo apóstolo de Jesus Cristo.
2) O GRANDE DEBATE.
Ao longo dos anos, tem se discutido muito este assunto.
* Os apóstolos erraram ao lançar sortes na escolha de Matias?
* Qual foi o método de "sortes" usado?
* Porque os apóstolos “lançaram sortes” para escolher Matias, ao invés de consultarem o Espírito Santo?
* O Espírito Santo não é o guia da igreja? (João 16:13)
2.1) Outros argumentam que até aquele momento, o Espírito Santo ainda não havia descido! (Atos 2:1-4)
Porém, em João 20, em sua segunda aparição, agora ressuscitado, Jesus Cristo já havia entregue o Espírito Santo a seus onze apóstolos. (João 20:21-22)
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:21-22)
2.2) Então, porque eles lançaram "sortes" sobre um assunto pelo qual eles já haviam orado?
"E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias." (Atos 1:26)
* O Site www.paoevinho.org comentou sobre este assunto:
* Lançar sortes seria equivalente a tirar “cara ou coroa”?
"Lançar sortes seria equivalente a lançar dados ou jogar uma moeda para tirar “cara ou coroa”. Tal prática é vista como algo supersticioso nos dias de hoje, mas nos tempos bíblicos era algo comum."
* Obs. Nos tempos bíblicos isso era algo muitto comum.
* Fonte:
3) URIM E TUMIM.
O método Urim e Tumim. (Êxodo 28:30)
Urim e Tumim eram duas pedras usadas no peitoral ou Efode do Sumo sacerdote. (Êxodo 28:30)
* A ordem do Senhor a Moisés:
"Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar perante o Senhor; assim, Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente." (Êxodo 28:30)
3.1) Moisés, Josué e Eleazar e o Tumim. (Números 27:18-21)
"Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação." (Números 27:18-21)
Em Atos 1:26, não fica claro que eles usaram Urim e Tumim.
4) O PEITORAL DO SACERDOTE.
O Urim e Tumim eram associados com o hoshen (o peitoral do sumo sacerdote).
* A palavra "Urim" significa "luz".
* A palavra "Tumim" significa "perfeições".
4.1) A Wikipedia diz:
"Tumim (תוּמִים) é amplamente considerado como sendo derivado da raiz consonantal ת.ם.ם (t-m-m), significando inocente,[1][2][3] enquanto Urim (אוּרִים) tradicionalmente é tomada como derivada de uma raiz que significa luzes. Essas abreviações são refletidas no Neqqudot do Texto massorético."
"Em consequência, Urim e Tumim têm sido tradicionalmente traduzidas como luzes e perfeições (por Teodócio, por exemplo), ou, por meio da tomada da frase alegoricamente, como significando revelação e verdade, ou doutrina e verdade (esta aparece nesta forma na Vulgata, no escrito de São Jerônimo, e na Héxapla)."
"Apesar do valor nominal das palavras estarem no plural, o contexto sugere que elas são pluralis intensivus - palavras no singular que são pluralizadas para aumentar sua majestade aparente. As formas singulares - ur e tumm - estiveram conectadas, por alguns dos primeiros estudiosos, com os termos babilônicos urtu e tamitu, significando oráculo e comando, respectivamente.[2] Muitos estudiosos hoje acreditam que אוּרִים (Urim) simplesmente deriva do termo hebraico אּרּרִים (Arrim), que significa maldições, e desta forma que Urim e Tumim significam essencialmente amaldiçoado ou sem falhas, em referência ao julgamento da divindade para uma pessoa acusada - em outras palavras, Urim e Tumim eram usadas para responder a questão inocente ou culpado."
* Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urim_e_Tumim
5) O SACERDOTE VERSUS O INQUIRIDOR.
Como funcionava o uso das pedras de Urim e Tumim para saber a vontade de Deus?
"O sumo sacerdote vestia o éfode com o Urim e Tumim.O inquiridor ficava de frente para as costas do sacerdote, totalmente vestido. O inquiridor formulava uma pergunta breve e simples."
"Segundo eles acreditavam, o Espírito Santo dominava o sacerdote, que via as letras se projetando em uma visão profética. A resposta vinha à mente do inquiridor."
* Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urim_e_Tumim
6) A PRÁTICA DE LANÇAR SORTES.
A prática de lançar sortes no Velho Testamento.
A prática de lançar sortes é mencionada diversas vezes no Antigo Testamento."
"Deus permitia que os israelitas lançassem sortes para determinar sua vontade em uma situação em particular. Sob a liderança de Josué, sortes foram lançadas na divisão de terras entre as tribos (Josué 18:1-10).
* No livro de Números, vemos Deus ordenando o lançamento de sortes (26:55; 33:54; 34:13; 36:2) e várias funções no Templo eram determinadas desta maneira (1 Cr 24:5, 31; 25:8-9; 26:13-14, Nm 10:34).
"Em outra palavras, Deus falava por meio das sortes. Nada mais natural que, antes da vinda do Espírito Santo, os apóstolos se utilizassem deste recurso para determinar o substituto de Judas."
"Após a descida do Espírito, não há mais registros desta prática na Igreja."
* Fonte:
7) UMA GERAÇÃO PRIVILEGIADA.
Somos uma geração muito privilegiada!
"Somos uma geração privilegiada, premiada com um cânon já formado, e com o Espírito Santo, ambos disponíveis a qualquer crente em nossos dias."
"Portanto lançar sortes já não se faz mais necessário, e hoje somos chamados a “compreender qual é a vontade do Senhor” (Ef 5:17).
"Pela “renovação da nossa mente, somos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
"Por exemplo, na ocasião em que os apóstolos debatiam a inclusão dos gentios na Igreja, vemos que tal decisão foi tomada por meio das Escrituras e por revelação do Espírito (Atos 15:15-19).
"Pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo." (Atos 15:25-26)
"Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde. (Atos 15:28-29)
* Fonte:
* Este texto está sob a licença de Creative Commons e pode ser republicado, parcialmente ou na íntegra, desde que o conteúdo não seja alterado e a fonte seja devidamente citada.
* PALAVRA FINAL.
Hoje não precisamos mais de lançar sortes.
Também não precisamos mais de Urim e Tumim.
Não precisamos de "caixinha de promessas ou etc...
* Temos o Espírito Santo como: Paracleto, Consolador e Direcionador de nossas vidas. (João 14:26, 15:26 e João 16:13)
"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. " (Isaías 30:21)
* Temos a Palavra de Deus, que lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. (Salmo 119:105)
"Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada."(1 Pedro 1:23-25)
Receba esta palavra em nome de Jesus
Pastor Venilton de Jesus
prvenilton@gmail.com
* Visite o meu Blog.
8 comentários:
O GRANDE DEBATE.
Ao longo dos anos, tem se discutido muito este assunto.
* Os apóstolos erraram ao lançar sortes na escolha de Matias?
* Qual foi o método de "sortes" usado?
* Porque os apóstolos “lançaram sortes” para escolher Matias, ao invés de consultarem o Espírito Santo?
* O Espírito Santo não é o guia da igreja? (João 16:13)
2.1) Outros argumentam que até aquele momento, o Espírito Santo ainda não havia descido! (Atos 2:1-4)
Porém, em João 20, em sua segunda aparição, agora ressuscitado, Jesus Cristo já havia entregue o Espírito Santo a seus onze apóstolos. (João 20:21-22)
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:21-22)
2.2) Então, porque eles lançaram "sortes" sobre um assunto pelo qual eles já haviam orado?
"E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias." (Atos 1:26)
E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos." (Atos 1:26)
Este texto trata da vacância no apostolado de Jesus Cristo.
Após a morte de Judas Iscariotes, o traidor do messias, foi necessário escolher um outro apóstolo para ocupar o seu lugar.
As condições para tal honraria foram estabelecidas pelo colegiado apostólico.
"É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição." (Atos 1:21,22)
José Barsabás,o justo, e Matias, preenchiam todas as qualificações, porém, apenas um deles deveria ocupar o lugar do traidor, Judas Iscariote.
* Os onze discípulos de Jesus Cristo, juntos, oraram por este propósito.
"E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar." (Atos 1:24,25)
"Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar." (Atos 1:23-25)
"E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido?" (Atos 1:24)
* O GRANDE DEBATE.
Ao longo dos anos, tem se discutido muito este assunto.
* Os apóstolos erraram ao lançar sortes na escolha de Matias?
* Qual foi o método de "sortes" usado?
* Porque os apóstolos “lançaram sortes” para escolher Matias, ao invés de consultarem o Espírito Santo?
* O Espírito Santo não é o guia da igreja? (João 16:13)
2.1) Outros argumentam que até aquele momento, o Espírito Santo ainda não havia descido! (Atos 2:1-4)
Porém, em João 20, em sua segunda aparição, agora ressuscitado, Jesus Cristo já havia entregue o Espírito Santo a seus onze apóstolos. (João 20:21-22)
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:21-22)
* Então, porque eles lançaram "sortes" sobre um assunto pelo qual eles já haviam orado?
"E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias." (Atos 1:26)
O PEITORAL DO SACERDOTE.
O Urim e Tumim eram associados com o hoshen (o peitoral do sumo sacerdote).
No peitoral ou Éfode, haviam 12 pedras que faziam alusão as 12 Tribos de Israel, e duas pedras laterais. (Urim e Tumim)
* A palavra "Urim" significa "luz".
* A palavra "Tumim" significa "perfeições".
4.1) A Wikipedia diz:
"Tumim (תוּמִים) é amplamente considerado como sendo derivado da raiz consonantal ת.ם.ם (t-m-m), significando inocente,[1][2][3] enquanto Urim (אוּרִים) tradicionalmente é tomada como derivada de uma raiz que significa luzes. Essas abreviações são refletidas no Neqqudot do Texto massorético."
"Em consequência, Urim e Tumim têm sido tradicionalmente traduzidas como luzes e perfeições (por Teodócio, por exemplo), ou, por meio da tomada da frase alegoricamente, como significando revelação e verdade, ou doutrina e verdade (esta aparece nesta forma na Vulgata, no escrito de São Jerônimo, e na Héxapla)."
"Apesar do valor nominal das palavras estarem no plural, o contexto sugere que elas são pluralis intensivus - palavras no singular que são pluralizadas para aumentar sua majestade aparente. As formas singulares - ur e tumm - estiveram conectadas, por alguns dos primeiros estudiosos, com os termos babilônicos urtu e tamitu, significando oráculo e comando, respectivamente.[2] Muitos estudiosos hoje acreditam que אוּרִים (Urim) simplesmente deriva do termo hebraico אּרּרִים (Arrim), que significa maldições, e desta forma que Urim e Tumim significam essencialmente amaldiçoado ou sem falhas, em referência ao julgamento da divindade para uma pessoa acusada - em outras palavras, Urim e Tumim eram usadas para responder a questão inocente ou culpado."
* Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urim_e_Tumim
5) O SACERDOTE VERSUS O INQUIRIDOR.
Como funcionava o uso das pedras de Urim e Tumim para saber a vontade de Deus?
"O sumo sacerdote vestia o éfode com o Urim e Tumim.O inquiridor ficava de frente para as costas do sacerdote, totalmente vestido. O inquiridor formulava uma pergunta breve e simples."
"Segundo eles acreditavam, o Espírito Santo dominava o sacerdote, que via as letras se projetando em uma visão profética. A resposta vinha à mente do inquiridor."
* Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urim_e_Tumim
6) A PRÁTICA DE LANÇAR SORTES.
A prática de lançar sortes no Velho Testamento.
A prática de lançar sortes é mencionada diversas vezes no Antigo Testamento."
"Deus permitia que os israelitas lançassem sortes para determinar sua vontade em uma situação em particular. Sob a liderança de Josué, sortes foram lançadas na divisão de terras entre as tribos (Josué 18:1-10).
* No livro de Números, vemos Deus ordenando o lançamento de sortes (26:55; 33:54; 34:13; 36:2) e várias funções no Templo eram determinadas desta maneira (1 Cr 24:5, 31; 25:8-9; 26:13-14, Nm 10:34).
"Em outra palavras, Deus falava por meio das sortes. Nada mais natural que, antes da vinda do Espírito Santo, os apóstolos se utilizassem deste recurso para determinar o substituto de Judas."
"Após a descida do Espírito, não há mais registros desta prática na Igreja."
* Fonte:
https://paoevinho.wordpress.com/2012/06/19/os-apostolos-erraram-ao-lancar-sortes-na-escolha-de-matias/
7) UMA GERAÇÃO PRIVILEGIADA.
Somos uma geração muito privilegiada!
"Somos uma geração privilegiada, premiada com um cânon já formado, e com o Espírito Santo, ambos disponíveis a qualquer crente em nossos dias."
"Portanto lançar sortes já não se faz mais necessário, e hoje somos chamados a “compreender qual é a vontade do Senhor” (Ef 5:17).
"Pela “renovação da nossa mente, somos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
"Por exemplo, na ocasião em que os apóstolos debatiam a inclusão dos gentios na Igreja, vemos que tal decisão foi tomada por meio das Escrituras e por revelação do Espírito (Atos 15:15-19).
"Pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo." (Atos 15:25-26)
"Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde. (Atos 15:28-29)
* Fonte:
https://paoevinho.wordpress.com/2012/06/19/os-apostolos-erraram-ao-lancar-sortes-na-escolha-de-matias/
* Este texto está sob a licença de Creative Commons e pode ser republicado, parcialmente ou na íntegra, desde que o conteúdo não seja alterado e a fonte seja devidamente citada.
* PALAVRA FINAL.
Hoje não precisamos mais de lançar sortes.
Também não precisamos mais de Urim e Tumim.
Não precisamos de "caixinha de promessas ou etc...
* Temos o Espírito Santo como: Paralelo, Consolador e Direcionador de nossas vidas. (João 14:26, 15:26 e João 16:13)
"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. " (Isaías 30:21)
* Temos a Palavra de Deus, que lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. (Salmo 119:105)
"Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada."(1 Pedro 1:23-25)
Receba esta palavra em nome de Jesus
Pastor Venilton de Jesus
prvenilton@gmail.com
* Visite o meu Blog.
www.prvenilton.blogspot.com
Somos uma geração muito privilegiada!
"Somos uma geração privilegiada, premiada com um cânon já formado, e com o Espírito Santo, ambos disponíveis a qualquer crente em nossos dias."
"Portanto lançar sortes já não se faz mais necessário, e hoje somos chamados a “compreender qual é a vontade do Senhor” (Ef 5:17).
"Pela “renovação da nossa mente, somos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
"Por exemplo, na ocasião em que os apóstolos debatiam a inclusão dos gentios na Igreja, vemos que tal decisão foi tomada por meio das Escrituras e por revelação do Espírito (Atos 15:15-19).
"Pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo." (Atos 15:25-26)
"Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde. (Atos 15:28-29)
* Fonte:
https://paoevinho.wordpress.com/2012/06/19/os-apostolos-erraram-ao-lancar-sortes-na-escolha-de-matias/
* Este texto está sob a licença de Creative Commons e pode ser republicado, parcialmente ou na íntegra, desde que o conteúdo não seja alterado e a fonte seja devidamente citada.
Postar um comentário