OS PEREGRINOS DO MAYFLOWER.
(A Saga dos Puritanos na América)
INTRODUÇÃO.
Conheço algumas cidades americanas e já preguei na América do Norte, nos Estados Unidos e Canadá, em igrejas de língua portuguesa.
Em 2011, lancei meu livro: The Holy Spirit, nas cidades de Boston e Phoenix.
Neste ano, passei 20 dias na cidade de Boston, Massachusetts e outros cinco dias em Phoenix, no Estado do Arizona.
Também em 2011, estive orando pela América, no "Barco da Constituição" o "Mayflower", hoje restaurado e aberto para visitação popular.
* O mesmo encontra-se ancorado, na cidade Boston.
* Orar no Mayflower, ou "Flor de Maio), foi um momento de muita emoção para mim.
Chorei muito naquela manhã!
Foram grossas e quentes lágrimas de arrependimento, pelos rumos que América vinha tomando naquela época, inclusive, proibindo orações e bíblias nas escolas americanas.
Logo após orar no barco que trouxe os primeiros Puritanos, passamos pela região de Plymouth, onde ainda hoje, vivem, alguns descendentes dos Puritanos.
1) COMO NASCEU OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA?
* A teoria das múltiplas entradas.
"Existem várias teorias sobre os primeiros povoamentos da América.
Uma das teorias defende que, durante a última glaciação, (entre 11 000 e 11 500 anos antes do presente), existiu uma ponte de gelo no Estreito de Bering que teria possibilitado a migração de povos
mongolóides da Ásia para a América.
Outra teoria aponta para a possibilidade de que, antes dessa colonização de origem asiática, teria havido uma colonização de origem africana.
1.1) Existem várias teorias sobre os primeiros povoamentos da América. Uma das teorias defende que, durante a última glaciação(entre 11 000 e 11 500 anos antes do presente), existiu uma ponte de gelo no Estreito de Bering que teria possibilitado a migração de povos mongoloides da Ásia para a América. Outra teoria aponta para a possibilidade de que, antes dessa colonização de origem asiática, teria havido uma colonização de origem africana.
1.2) A Descoberta de Cristóvão Colombo em 1492.
Nesta época, Portugal e Espanha eram as nações que, dominavam o mundo, tendo-o dividido com o Tratado de Alcáçovas.
"A América foi oficialmente descoberta, excetuando as descobertas viquingues, pelos europeus, em 1492, por Cristóvão Colombo, numa tentativa de chegar ao Oriente."
1.3) A descoberta do Brasil.
Em 21 de Abril do ano de 1500, Pedro Álvares Cabral, chegou ao Brasil, entrando pelo monte Pascoal, em Porto Seguro, no Estado da Bahia.
O nome Monte Pascoal se deve ao fato de Cabral de descoberto o Brasil na Semana da Páscoa.
O Brasil foi descoberto por acaso, uma vez que Cabral, estava indo em direção a Índia, seguindo uma rota marítima, antes feita por Vasco da Gama, em meados do Século XVI.
1.4) O Domínio Espanhol nos descobrimentos das Américas.
"O Império Espanhol controlava quase toda a zona costeira das Américas, desde a Califórnia até à
Patagónia, no ocidente.
Desde o atual estado estadunidense da Geórgia, toda a América Central e o Caribe e à Argentina. (Com excepção do Brasil, pertencente aos portugueses.)
1.5) As conquistas britânicas.(1485–1509)
"Os britânicos lançaram-se à conquista do mundo durante o reinado de Henrique VII de Inglaterra (1485–1509), que promoveu a indústria naval, como forma de expandir o comércio para além das Ilhas Britânicas.
Mas as primeiras colônias britânicas só foram fundadas durante o reinado de Elizabeth I, quando Sir Francis Drake navegou o globo nos anos 1577 a 1580.
Fernão de Magalhãesjá a tinha realizado em 1522).
Em 1579, Drake chegou à Califórnia e proclamou aquela região como "Colônia da Coroa", chamando-lhe "Nova Albion" ou "Nova Inglaterra", mas não promoveu a sua ocupação.
Humphrey Gilbert chegou à Terra Nova em 1583 e declarou-a colônia inglesa, enquanto sir Walter Raleigh organizou a colônia da Virgínia em 1587, mas ambas estas colônias tiveram pouco tempo de vida e tiveram de ser abandonadas, por falta de comida e encontros hostis com as tribos indígenas do continente americano.
Foi apenas no século seguinte, durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, depois da derrota da Armada Invencível de
Espanha, que foi assinado o Tratado de Londres, permitindo em 1607 o estabelecimento da primeira colônia inglesa nas Américas:
Jamestown.
A colonização britânica nas Treze Colônias foi, essencialmente, de povoamento.
Essa característica está presente nas Colônias do Norte e do Oeste.
A colonização sulista foi fundamentada na "plantation" e no uso de mão de obra escrava.
No norte da América, inicialmente, não havia metais preciosos e o clima daquela região, por ser temperado, não favoreceu a instalação de monoculturas. Daí a "importância de não nascer importante".
1.6) A Colonização francesa da América
As primeiras tentativas dos franceses para estabelecerem colônias no Brasil, em 1555, e na Florida, em 1564 (em Fort Caroline, atualmente
Jacksonville, na Flórida), realizada por huguenotes, que não tiveram sucesso, devido à vigilância dos portugueses e dos espanhóis.
A tentativa seguinte foi em 1598, em Sable Island, no sudeste da atual província da Nova Escócia do Canadá; esta colônia não teve abastecimentos e os 12 sobreviventes tiveram de voltar a França.
A história do império colonial francêscomeçou em 27 de Julho de 1605 com a fundação em Port Royal, atualmente Annapolis (igualmente na Nova Escócia), da colônia da Acadie. Em 1608, Samuel de Champlain
funda
Quebec, Canadá, que passa a ser a capital da enorme, mas pouco povoada, colônia de Nova França (também chamada Canadá), que tinha, como objetivo, o comércio de peles.
À medida que os franceses expandiam o seu império na América do Norte, também começaram a construir outro, menor, porém, mais lucrativo, nas "Índias Ocidentais"
(as Caraíbas).
A ocupação da costa sul-americana
começou em 1624 onde é hoje a Guiana Francesa e fundou uma colónia em Saint Kitts em 1627.
A ilha teve que ser partilhada com os ingleses até ao Tratado de Utrecht em 1713, quando a França o perdeu.
A Compagnie des Îles de l'Amérique, formada em 1634, estabeleceu as colónias de Guadalupe e
Martinica em 1635 e em Santa Lúcia em 1650.
As plantações destas colónias foram mantidas por escravos trazidos de África.
A resistência dos povos indígenas locais resultou na Expulsão dos Caribes em 1660."
* Fontes:
Wikepedia.org
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mayflower#cite_ref-sos_1-0
2) A COLONIZACAO INGLESA DOS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO PURITANA.
"A Revolução Puritana foi um movimento surgido na Inglaterra no Século XVII, de confissão calvinista, que rejeitava tanto a Igreja Romana como o ritualismo e a organização episcopal na Igreja Anglicana.
As críticas à política da rainha Isabel I partiram de grupos calvinistas ingleses, que foram denominados:
"Puritanos" porque pretendiam purificar a Igreja Anglicana, retirando-lhe os resíduos do catolicismo, de modo a tornar sua liturgia mais próxima do calvinismo.
Desde o início, os puritanos já aceitavam a doutrina da predestinação.
2.1) A grande perseguicao e a fuga para a América.
O movimento foi muito perseguido na Inglaterra, razão pela qual muitos deixaram a Inglaterra, em busca de outros lugares com maior liberdade religiosa.
Um grupo liderado por John Winthrop, chegou às colinas da Nova Inglaterra, na América do Norte em abril de 1630."
* Fonte: www.wikepedia.org/puritanisno na inglaterra.
2.2) A Colonização inglesa do Século XVI.
"Ao longo do final do século XVI, os ingleses iniciaram a colonização da América do Norte.
As primeiras tentativas de colonização do continente norte-americano, notavelmente a Colônia de Roanoke, falharam, mas outras colônias foram logo estabelecidas.
Os colonos que vieram ao Novo Mundo não eram um grupo homogêneo, mas sim pertenciam à uma variedade de diferentes grupos sociais e religiosos, que instalaram-se em diferentes partes da costa leste dos Estados Unidos, no Oceano Atlantico.
Os quakers da
Pensilvânia, os puritanos da
Nova Inglaterra, os assentadores em busca de ouro de Jamestown e os prisioneiros da Geórgia vieram ao novo continente por uma grande variedade de razões, e criaram colônias com diferentes estruturas políticas, sociais, religiosas e econômicas.
Partes das Treze Colônias foram colonizadas primeiramente pelos suecos e pelos neerlandeses,mas foram capturadas pelos ingleses durante a década de 1660.
" Historiadores tipicamente reconhecem quatro regiões que tornar-se-iam posteriormente as Treze Colônias britânicas e o leste dos Estados Unidos:
- A Nova Inglaterra,
- As Colonias intermediárias,
- As Colônias da Baía de Chesapeake,
- As Colônias Meridionais."
* Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_colonial_dos_Estados_Unidos.
3) OS PEREGRINOS DO MAYFLOWER.
" Os peregrinos do Mayflower foram imigrantes ingleses, chamados de Puritanos, que saíram em setembro de 1620 da Inglaterra, a bordo do navio Mayflower, rumo aos Estados Unidos.
* Com este navio, o Mayflower, os peregrinos puritanos fugiram da Inglaterra.
* O navio chamava-se
Mayflower ou “Flor de maio”.
Ao todo, o navio transportou cerca de 102 passageiros e 25 tripulantes.
O Mayflower
zarpou da Inglaterra em 6 de setembro de 1620 e seguiu por oitenta dias pelo Oceano Atlântico até aportar na baía do CaboCod, que se encontra no atual estado de Massachusetts.
O Mayflower permaneceu ancorado nessa baía ao longo de mais dois meses, aguardando o inverno passar.
Durante esse tempo, muitas doenças acometeram os passageiros.
Dos 102 que estavam à bordo, 53 sobreviveram.
Foi ainda a bordo do navio que os imigrantes elaboraram o chamado “Mayflower Compact”, assinado por 41 homens.
Esse documento traçava regras a serem seguidas quando finalmente estivessem em terra firme, assentados na colônia.
Quando o inverno passou, os sobreviventes do Mayflowe
reaportaram na região hoje conhecida como Plymouth, e lá fundaram uma cidade, que subsiste até hoje.
3.1) O Dia Nacional de Ações de Graças.
No ano seguinte, durante o inverno, os imigrantes já assentados como colonos decidiram comemorar sua sobrevivência e chegada no “novo mundo”.
Essa comemoração deu início àquilo que hoje é conhecido como dia de ação de graças, que é comemorado até os dias de hoje, em toda quarta quinta-feira, do mês de novembro, como afirma o historiador Leandro Karnal."
* Fonte:
www.brasilescola.uol.com.br
4) O PACTO DOS PURITANOS NA AMÉRICA.
19/11/1620.
"A bordo do Mayflower, como narra um relato de 19 de novembro de 1620, imigrantes puritanos chegaram à América do Norte, onde se estabeleceram como os primeiros colonos da Nova Inglaterra.
"Faz dez dias que vimos terra pela última vez. Hoje é 19 de Novembro de 1620 e eu agradeço a Deus por ter cuidado de mim durante a travessia do oceano a bordo do Mayflower.
Precisamos de 66 dias exatos para finalmente nos tornarmos livres. Livres das más influências do mundo.
"A bordo de nosso navio não estávamos apenas nós, que queremos viver totalmente conforme os preceitos de Deus e da Bíblia, mas também pessoas que buscam na América uma felicidade diferente da que procuramos.
Mas nós sabemos: igualdade entre os homens é nossa missão. Por isto, eu, William Bradford, firmei um contrato com os demais homens e o assinei. Nós o batizamos de Mayflower Compact.
"Está frio nestes dias do ano de 1620. Nós todos, que realizamos esta viagem de Plymouth para a nova terra, vamos ter de enfrentar grandes dificuldades.
Somos 102 homens e mulheres, repletos de esperanças, mas também exaustos pela travessia, pelas tempestades, pelo frio e pelo tempo inóspito.
Nós firmamos um contrato de fundar uma colônia, na qual nos sentiremos como comunidade, para a glória de Deus e para a honra do rei da Inglaterra.
"Nesta primeira semana após aportarmos, vivemos nossas experiências iniciais. No entanto, dos índios da região só tivemos sinais de sua presença: milho enterrado, uma panela e fogueiras apagadas.
Que Deus nos proteja e que estes pagãos não nos assaltem. Nós queremos viver em paz com eles.
"Difícil será este inverno, sobretudo para as mulheres. Duas crianças nasceram durante a travessia. Oceanus foi o nome dado ao filho de Elizabeth Hopkins, e Susanna White trouxe ao mundo, há apenas poucos dias, sua Peregrine.
São os dois primeiros frutos de nosso povoado.
"Povoado? Bem, nós dificilmente ficaremos por aqui. Ainda temos de investigar mais a região, porque este porto natural, Cape James, como os marinheiros o chamam, não é apropriado para um povoado duradouro.
Até que encontremos outro local, até que as casas sejam construídas, vamos ter de ficar em nosso navio.
"Eu calculo que ainda vai demorar um mês até que possamos começar de fato com a instalação de um povoado. Apenas uma coisa é importante nestes dias: os estranhos e nós, crentes, temos de nos manter unidos nas próximas semanas, meses, unidos numa só força.
Em nosso Mayflower Compact, está tudo bem claro:
'Nós nos unimos num corpo civil político, para nossa melhor ordem e preservação e para aplicar, constituir e elaborar leis, normas, atos, instituições e órgãos justos e equilibrados.'
"Este contrato é importante para todos nós.
Nós todos nos chamamos a partir de agora de Pilgrim Fathers. Nós seremos propriamente os pais deste povoado; nós, que fugimos da descrença, da tirania e da injustiça.
Nós buscamos aqui nossa felicidade e nossas esperanças.
E nós vamos satisfazê-las, porque Deus, Nosso Senhor, está conosco. Ele nos acompanhou durante a travessia e também o fará no futuro.
Nós, que desembarcamos a 11 de novembro, ou a 21 de novembro de 1620, se usarmos o calendário antigo de Nosso Senhor.
Hoje, 19 de novembro de 1620, tudo isto ainda parece distante. Mas em breve vamos fundar Provincetown. Assim deverá se chamar nosso povoado.
E a nossa fé será forte. Nenhuma ordem mundial poderá mais nos oprimir aqui.
* UM RESUMO DO IDEAL DOS PRIMEIROS PURITANOS.
"A Bíblia e apenas a Bíblia, será nossa autoridade. Foi assim, é assim e assim permanecerá."
* Fonte:
Os Puritanos chegam à América.
https://www.dw.com/pt-br/1620-puritanos-chegam-%C3%A0-am%C3%A9rica/a-329609
5) A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE HARVARD.
Dentro dos ideiais dos Puritanos estavam o desejo de liberdade, repúdio a escravidão e a liberdade do pensamento religioso.
Como haviam fugido da corrupção da igreja Anglicana e Católica Romana, os Puritanos lançaram as bases da cidadania americana e estabeleceram um espaço onde a bíblia fosse ensinada para uma livre interpretação.
5.1) O Nascimento de John Harvard.
John Harvard nasceu em Southwark, em 26 de Novembro de 1607 , em Charlestown, na Inglaterra.
5.2) Vida e obras.
John Harvard foi um pastor congregacional
calvinista inglês, que optou por viver nas colônias americanas, em Massachusetts.
Entrou para o Emmanuel College , em Cambridge, e depois foi para a um reduto de Puritanos em dezembro de 1627.
Curiosamente, um terço dos primeiros 100 licenciados da Nova Inglaterra o eram pelo Emmanuel College.
* Emmanuel significa:
Deus Conosco.
Harvad recebeu o grau de bacharel em artes em 1632.
John Harvad casou-se com Ann Sadler, de Ringmer, Sussex, em abril de 1636.
Em 1637 emigrou com a mulher para a Nova Inglaterra e estabeleceu-se em Charlestow no Estado de Massachusetts.
5.2) A morte de
John Harvard.
Morreu vítima de tuberculose, em14 de setembro de 1638, sem deixar herdeiros.
Legou em seu testamento, aproximadamente £ 800 (metade do seu patrimônio) e a sua biblioteca com cerca de 400 volumes ao "New College", na localidade próxima de Cambridge, uma instituição que tinha sido fundada em 8 de setembro de 1636, e para seu amigo Nataniel Eaton, o primeiro diretor da Universidade.
A escola mudou de nome para "Harvard College" em 13 de março de 1639.
Harvard passou a ser a primeira a ser referida como Universidade (em vez de college, faculdade em inglês), pela nova Constituição de Massachussetts em 1780.
5.3) "Fundada em 8 de Setembro 1636 pela Assembleia Estadual de Massachusetts, e logo depois nomeada Harvard, em homenagem a John Harvard, um pastor congregacional, seu primeiro benfeitor.
A universidade de Harvard é a mais antiga instituição de Ensino dos Estados Unidos.
Embora nunca tenha sido formalmente afiliada a qualquer denominação religiosa, ou igreja, a faculdade inicialmente forneceu ensino principalmente para o clero Congregacionalista e Unitarista.
* Um dos ideais dos Puritanos era preparar pregadores para levar a Palavra de Deus para as treze colonias americanas de Norte a Sul do país.
O Emmanuel College e a Universidade de Harvad, em seus primórdios, cumpriu plenanente
esta função missionária.
5.4) Harvad Secularizada.
Seu currículo e corpo discente foram gradualmente
sendo "secularizados", ao longo do século XVIII.
Finalmente, A Universidade de Harvad, abraçou o ideal dos iluministas, onde a razão e a ciência, caminha em direção oposta a Deus e a sua Palavra.
Por volta do século XIX, Harvard tinha emergido como o estabelecimento cultural central entre as elites da cidade de Boston."
* Fonte: Wikepedia.org
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Harvard
6) COMO ESTÁ A AMÉRICA DE HOJE?
* Pergunto:
Como está a América em relação aos ideais dos primeiros Puritanos.
Aquilo que foi falado em 19 de Novembro de 1620 continua valendo para a América?
6.1) Quero relembrar algumas frases dos primeiros Puritanos que chegaram a América no navio MAYFLOWER:
"Firmamos um contrato de fundar uma colônia, na qual nos sentiremos como uma comunidade, fundada para a glória de Deus."
"Deus, Nosso Senhor, está conosco. Ele nos acompanhou durante a travessia e também o fará no futuro."
"Queremos viver totalmente conforme os preceitos de Deus e da Bíblia Sagrada."
"A Bíblia e apenas a Bíblia, será nossa autoridade. Foi assim, é assim e assim permanecerá."
6.2) Este foi o motivo de meu copioso choro, quando em 2011, me ajoelhei no chão réplica do MAYFLOWER, e pedi perdão a Deus pelo afastamento que a AMÉRICA teve do criador.
Em Boston, onde cheguei a ver 20 igrejas em uma quadra, a grande maioria tinha menos de 30 pessoas.
Estou escrevendo o que presenciei.
6.3) Ajudei a levantar uma igreja em Boston, que permanece aberta até hoje e dando frutos para glória de Deus.
Ali lancei meu livro:
The Holy Spirit.
Também ajudei a implantar uma igreja de brasileiros em Phoenix, no Arizona.
Ajudei ainda a implantar uma igreja de brasileiros em Toronto, no Canadá.
Em 2011, minha oração no MAYFLOWER foi:
* Deus, Aviva a America novamente!
7) BOAS NOTÍCIAS
CHEGAM DA AMÉRICA.
Temos hoje na AMÉRICA Ministérios que estão fazendo a diferença para a Glória de Deus!
O filme Deus não está morto tem reavivado a fé de muitos.
Outro filme, Quarto de Guerra, tem sensibilizado muitos americanos a retornar a fé que moveu os Puritanos a fundar esta grande e maravilhosa nação,
nos princípios da Palavra de Deus.
* Deus Salve a América!
Pastor Venilton de Jesus.
Rio de Janeiro
Brasil.
(A Saga dos Puritanos na América)
INTRODUÇÃO.
Conheço algumas cidades americanas e já preguei na América do Norte, nos Estados Unidos e Canadá, em igrejas de língua portuguesa.
Em 2011, lancei meu livro: The Holy Spirit, nas cidades de Boston e Phoenix.
Neste ano, passei 20 dias na cidade de Boston, Massachusetts e outros cinco dias em Phoenix, no Estado do Arizona.
Também em 2011, estive orando pela América, no "Barco da Constituição" o "Mayflower", hoje restaurado e aberto para visitação popular.
* O mesmo encontra-se ancorado, na cidade Boston.
* Orar no Mayflower, ou "Flor de Maio), foi um momento de muita emoção para mim.
Chorei muito naquela manhã!
Foram grossas e quentes lágrimas de arrependimento, pelos rumos que América vinha tomando naquela época, inclusive, proibindo orações e bíblias nas escolas americanas.
Logo após orar no barco que trouxe os primeiros Puritanos, passamos pela região de Plymouth, onde ainda hoje, vivem, alguns descendentes dos Puritanos.
1) COMO NASCEU OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA?
* A teoria das múltiplas entradas.
"Existem várias teorias sobre os primeiros povoamentos da América.
Uma das teorias defende que, durante a última glaciação, (entre 11 000 e 11 500 anos antes do presente), existiu uma ponte de gelo no Estreito de Bering que teria possibilitado a migração de povos
mongolóides da Ásia para a América.
Outra teoria aponta para a possibilidade de que, antes dessa colonização de origem asiática, teria havido uma colonização de origem africana.
1.1) Existem várias teorias sobre os primeiros povoamentos da América. Uma das teorias defende que, durante a última glaciação(entre 11 000 e 11 500 anos antes do presente), existiu uma ponte de gelo no Estreito de Bering que teria possibilitado a migração de povos mongoloides da Ásia para a América. Outra teoria aponta para a possibilidade de que, antes dessa colonização de origem asiática, teria havido uma colonização de origem africana.
1.2) A Descoberta de Cristóvão Colombo em 1492.
Nesta época, Portugal e Espanha eram as nações que, dominavam o mundo, tendo-o dividido com o Tratado de Alcáçovas.
"A América foi oficialmente descoberta, excetuando as descobertas viquingues, pelos europeus, em 1492, por Cristóvão Colombo, numa tentativa de chegar ao Oriente."
1.3) A descoberta do Brasil.
Em 21 de Abril do ano de 1500, Pedro Álvares Cabral, chegou ao Brasil, entrando pelo monte Pascoal, em Porto Seguro, no Estado da Bahia.
O nome Monte Pascoal se deve ao fato de Cabral de descoberto o Brasil na Semana da Páscoa.
O Brasil foi descoberto por acaso, uma vez que Cabral, estava indo em direção a Índia, seguindo uma rota marítima, antes feita por Vasco da Gama, em meados do Século XVI.
1.4) O Domínio Espanhol nos descobrimentos das Américas.
"O Império Espanhol controlava quase toda a zona costeira das Américas, desde a Califórnia até à
Patagónia, no ocidente.
Desde o atual estado estadunidense da Geórgia, toda a América Central e o Caribe e à Argentina. (Com excepção do Brasil, pertencente aos portugueses.)
1.5) As conquistas britânicas.(1485–1509)
"Os britânicos lançaram-se à conquista do mundo durante o reinado de Henrique VII de Inglaterra (1485–1509), que promoveu a indústria naval, como forma de expandir o comércio para além das Ilhas Britânicas.
Mas as primeiras colônias britânicas só foram fundadas durante o reinado de Elizabeth I, quando Sir Francis Drake navegou o globo nos anos 1577 a 1580.
Fernão de Magalhãesjá a tinha realizado em 1522).
Em 1579, Drake chegou à Califórnia e proclamou aquela região como "Colônia da Coroa", chamando-lhe "Nova Albion" ou "Nova Inglaterra", mas não promoveu a sua ocupação.
Humphrey Gilbert chegou à Terra Nova em 1583 e declarou-a colônia inglesa, enquanto sir Walter Raleigh organizou a colônia da Virgínia em 1587, mas ambas estas colônias tiveram pouco tempo de vida e tiveram de ser abandonadas, por falta de comida e encontros hostis com as tribos indígenas do continente americano.
Foi apenas no século seguinte, durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, depois da derrota da Armada Invencível de
Espanha, que foi assinado o Tratado de Londres, permitindo em 1607 o estabelecimento da primeira colônia inglesa nas Américas:
Jamestown.
A colonização britânica nas Treze Colônias foi, essencialmente, de povoamento.
Essa característica está presente nas Colônias do Norte e do Oeste.
A colonização sulista foi fundamentada na "plantation" e no uso de mão de obra escrava.
No norte da América, inicialmente, não havia metais preciosos e o clima daquela região, por ser temperado, não favoreceu a instalação de monoculturas. Daí a "importância de não nascer importante".
1.6) A Colonização francesa da América
As primeiras tentativas dos franceses para estabelecerem colônias no Brasil, em 1555, e na Florida, em 1564 (em Fort Caroline, atualmente
Jacksonville, na Flórida), realizada por huguenotes, que não tiveram sucesso, devido à vigilância dos portugueses e dos espanhóis.
A tentativa seguinte foi em 1598, em Sable Island, no sudeste da atual província da Nova Escócia do Canadá; esta colônia não teve abastecimentos e os 12 sobreviventes tiveram de voltar a França.
A história do império colonial francêscomeçou em 27 de Julho de 1605 com a fundação em Port Royal, atualmente Annapolis (igualmente na Nova Escócia), da colônia da Acadie. Em 1608, Samuel de Champlain
funda
Quebec, Canadá, que passa a ser a capital da enorme, mas pouco povoada, colônia de Nova França (também chamada Canadá), que tinha, como objetivo, o comércio de peles.
À medida que os franceses expandiam o seu império na América do Norte, também começaram a construir outro, menor, porém, mais lucrativo, nas "Índias Ocidentais"
(as Caraíbas).
A ocupação da costa sul-americana
começou em 1624 onde é hoje a Guiana Francesa e fundou uma colónia em Saint Kitts em 1627.
A ilha teve que ser partilhada com os ingleses até ao Tratado de Utrecht em 1713, quando a França o perdeu.
A Compagnie des Îles de l'Amérique, formada em 1634, estabeleceu as colónias de Guadalupe e
Martinica em 1635 e em Santa Lúcia em 1650.
As plantações destas colónias foram mantidas por escravos trazidos de África.
A resistência dos povos indígenas locais resultou na Expulsão dos Caribes em 1660."
* Fontes:
Wikepedia.org
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mayflower#cite_ref-sos_1-0
2) A COLONIZACAO INGLESA DOS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO PURITANA.
"A Revolução Puritana foi um movimento surgido na Inglaterra no Século XVII, de confissão calvinista, que rejeitava tanto a Igreja Romana como o ritualismo e a organização episcopal na Igreja Anglicana.
As críticas à política da rainha Isabel I partiram de grupos calvinistas ingleses, que foram denominados:
"Puritanos" porque pretendiam purificar a Igreja Anglicana, retirando-lhe os resíduos do catolicismo, de modo a tornar sua liturgia mais próxima do calvinismo.
Desde o início, os puritanos já aceitavam a doutrina da predestinação.
2.1) A grande perseguicao e a fuga para a América.
O movimento foi muito perseguido na Inglaterra, razão pela qual muitos deixaram a Inglaterra, em busca de outros lugares com maior liberdade religiosa.
Um grupo liderado por John Winthrop, chegou às colinas da Nova Inglaterra, na América do Norte em abril de 1630."
* Fonte: www.wikepedia.org/puritanisno na inglaterra.
2.2) A Colonização inglesa do Século XVI.
"Ao longo do final do século XVI, os ingleses iniciaram a colonização da América do Norte.
As primeiras tentativas de colonização do continente norte-americano, notavelmente a Colônia de Roanoke, falharam, mas outras colônias foram logo estabelecidas.
Os colonos que vieram ao Novo Mundo não eram um grupo homogêneo, mas sim pertenciam à uma variedade de diferentes grupos sociais e religiosos, que instalaram-se em diferentes partes da costa leste dos Estados Unidos, no Oceano Atlantico.
Os quakers da
Pensilvânia, os puritanos da
Nova Inglaterra, os assentadores em busca de ouro de Jamestown e os prisioneiros da Geórgia vieram ao novo continente por uma grande variedade de razões, e criaram colônias com diferentes estruturas políticas, sociais, religiosas e econômicas.
Partes das Treze Colônias foram colonizadas primeiramente pelos suecos e pelos neerlandeses,mas foram capturadas pelos ingleses durante a década de 1660.
" Historiadores tipicamente reconhecem quatro regiões que tornar-se-iam posteriormente as Treze Colônias britânicas e o leste dos Estados Unidos:
- A Nova Inglaterra,
- As Colonias intermediárias,
- As Colônias da Baía de Chesapeake,
- As Colônias Meridionais."
* Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_colonial_dos_Estados_Unidos.
3) OS PEREGRINOS DO MAYFLOWER.
" Os peregrinos do Mayflower foram imigrantes ingleses, chamados de Puritanos, que saíram em setembro de 1620 da Inglaterra, a bordo do navio Mayflower, rumo aos Estados Unidos.
* Com este navio, o Mayflower, os peregrinos puritanos fugiram da Inglaterra.
* O navio chamava-se
Mayflower ou “Flor de maio”.
Ao todo, o navio transportou cerca de 102 passageiros e 25 tripulantes.
O Mayflower
zarpou da Inglaterra em 6 de setembro de 1620 e seguiu por oitenta dias pelo Oceano Atlântico até aportar na baía do CaboCod, que se encontra no atual estado de Massachusetts.
O Mayflower permaneceu ancorado nessa baía ao longo de mais dois meses, aguardando o inverno passar.
Durante esse tempo, muitas doenças acometeram os passageiros.
Dos 102 que estavam à bordo, 53 sobreviveram.
Foi ainda a bordo do navio que os imigrantes elaboraram o chamado “Mayflower Compact”, assinado por 41 homens.
Esse documento traçava regras a serem seguidas quando finalmente estivessem em terra firme, assentados na colônia.
Quando o inverno passou, os sobreviventes do Mayflowe
reaportaram na região hoje conhecida como Plymouth, e lá fundaram uma cidade, que subsiste até hoje.
3.1) O Dia Nacional de Ações de Graças.
No ano seguinte, durante o inverno, os imigrantes já assentados como colonos decidiram comemorar sua sobrevivência e chegada no “novo mundo”.
Essa comemoração deu início àquilo que hoje é conhecido como dia de ação de graças, que é comemorado até os dias de hoje, em toda quarta quinta-feira, do mês de novembro, como afirma o historiador Leandro Karnal."
* Fonte:
www.brasilescola.uol.com.br
4) O PACTO DOS PURITANOS NA AMÉRICA.
19/11/1620.
"A bordo do Mayflower, como narra um relato de 19 de novembro de 1620, imigrantes puritanos chegaram à América do Norte, onde se estabeleceram como os primeiros colonos da Nova Inglaterra.
"Faz dez dias que vimos terra pela última vez. Hoje é 19 de Novembro de 1620 e eu agradeço a Deus por ter cuidado de mim durante a travessia do oceano a bordo do Mayflower.
Precisamos de 66 dias exatos para finalmente nos tornarmos livres. Livres das más influências do mundo.
"A bordo de nosso navio não estávamos apenas nós, que queremos viver totalmente conforme os preceitos de Deus e da Bíblia, mas também pessoas que buscam na América uma felicidade diferente da que procuramos.
Mas nós sabemos: igualdade entre os homens é nossa missão. Por isto, eu, William Bradford, firmei um contrato com os demais homens e o assinei. Nós o batizamos de Mayflower Compact.
"Está frio nestes dias do ano de 1620. Nós todos, que realizamos esta viagem de Plymouth para a nova terra, vamos ter de enfrentar grandes dificuldades.
Somos 102 homens e mulheres, repletos de esperanças, mas também exaustos pela travessia, pelas tempestades, pelo frio e pelo tempo inóspito.
Nós firmamos um contrato de fundar uma colônia, na qual nos sentiremos como comunidade, para a glória de Deus e para a honra do rei da Inglaterra.
"Nesta primeira semana após aportarmos, vivemos nossas experiências iniciais. No entanto, dos índios da região só tivemos sinais de sua presença: milho enterrado, uma panela e fogueiras apagadas.
Que Deus nos proteja e que estes pagãos não nos assaltem. Nós queremos viver em paz com eles.
"Difícil será este inverno, sobretudo para as mulheres. Duas crianças nasceram durante a travessia. Oceanus foi o nome dado ao filho de Elizabeth Hopkins, e Susanna White trouxe ao mundo, há apenas poucos dias, sua Peregrine.
São os dois primeiros frutos de nosso povoado.
"Povoado? Bem, nós dificilmente ficaremos por aqui. Ainda temos de investigar mais a região, porque este porto natural, Cape James, como os marinheiros o chamam, não é apropriado para um povoado duradouro.
Até que encontremos outro local, até que as casas sejam construídas, vamos ter de ficar em nosso navio.
"Eu calculo que ainda vai demorar um mês até que possamos começar de fato com a instalação de um povoado. Apenas uma coisa é importante nestes dias: os estranhos e nós, crentes, temos de nos manter unidos nas próximas semanas, meses, unidos numa só força.
Em nosso Mayflower Compact, está tudo bem claro:
'Nós nos unimos num corpo civil político, para nossa melhor ordem e preservação e para aplicar, constituir e elaborar leis, normas, atos, instituições e órgãos justos e equilibrados.'
"Este contrato é importante para todos nós.
Nós todos nos chamamos a partir de agora de Pilgrim Fathers. Nós seremos propriamente os pais deste povoado; nós, que fugimos da descrença, da tirania e da injustiça.
Nós buscamos aqui nossa felicidade e nossas esperanças.
E nós vamos satisfazê-las, porque Deus, Nosso Senhor, está conosco. Ele nos acompanhou durante a travessia e também o fará no futuro.
Nós, que desembarcamos a 11 de novembro, ou a 21 de novembro de 1620, se usarmos o calendário antigo de Nosso Senhor.
Hoje, 19 de novembro de 1620, tudo isto ainda parece distante. Mas em breve vamos fundar Provincetown. Assim deverá se chamar nosso povoado.
E a nossa fé será forte. Nenhuma ordem mundial poderá mais nos oprimir aqui.
* UM RESUMO DO IDEAL DOS PRIMEIROS PURITANOS.
"A Bíblia e apenas a Bíblia, será nossa autoridade. Foi assim, é assim e assim permanecerá."
* Fonte:
Os Puritanos chegam à América.
https://www.dw.com/pt-br/1620-puritanos-chegam-%C3%A0-am%C3%A9rica/a-329609
5) A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE HARVARD.
Dentro dos ideiais dos Puritanos estavam o desejo de liberdade, repúdio a escravidão e a liberdade do pensamento religioso.
Como haviam fugido da corrupção da igreja Anglicana e Católica Romana, os Puritanos lançaram as bases da cidadania americana e estabeleceram um espaço onde a bíblia fosse ensinada para uma livre interpretação.
5.1) O Nascimento de John Harvard.
John Harvard nasceu em Southwark, em 26 de Novembro de 1607 , em Charlestown, na Inglaterra.
5.2) Vida e obras.
John Harvard foi um pastor congregacional
calvinista inglês, que optou por viver nas colônias americanas, em Massachusetts.
Entrou para o Emmanuel College , em Cambridge, e depois foi para a um reduto de Puritanos em dezembro de 1627.
Curiosamente, um terço dos primeiros 100 licenciados da Nova Inglaterra o eram pelo Emmanuel College.
* Emmanuel significa:
Deus Conosco.
Harvad recebeu o grau de bacharel em artes em 1632.
John Harvad casou-se com Ann Sadler, de Ringmer, Sussex, em abril de 1636.
Em 1637 emigrou com a mulher para a Nova Inglaterra e estabeleceu-se em Charlestow no Estado de Massachusetts.
5.2) A morte de
John Harvard.
Morreu vítima de tuberculose, em14 de setembro de 1638, sem deixar herdeiros.
Legou em seu testamento, aproximadamente £ 800 (metade do seu patrimônio) e a sua biblioteca com cerca de 400 volumes ao "New College", na localidade próxima de Cambridge, uma instituição que tinha sido fundada em 8 de setembro de 1636, e para seu amigo Nataniel Eaton, o primeiro diretor da Universidade.
A escola mudou de nome para "Harvard College" em 13 de março de 1639.
Harvard passou a ser a primeira a ser referida como Universidade (em vez de college, faculdade em inglês), pela nova Constituição de Massachussetts em 1780.
5.3) "Fundada em 8 de Setembro 1636 pela Assembleia Estadual de Massachusetts, e logo depois nomeada Harvard, em homenagem a John Harvard, um pastor congregacional, seu primeiro benfeitor.
A universidade de Harvard é a mais antiga instituição de Ensino dos Estados Unidos.
Embora nunca tenha sido formalmente afiliada a qualquer denominação religiosa, ou igreja, a faculdade inicialmente forneceu ensino principalmente para o clero Congregacionalista e Unitarista.
* Um dos ideais dos Puritanos era preparar pregadores para levar a Palavra de Deus para as treze colonias americanas de Norte a Sul do país.
O Emmanuel College e a Universidade de Harvad, em seus primórdios, cumpriu plenanente
esta função missionária.
5.4) Harvad Secularizada.
Seu currículo e corpo discente foram gradualmente
sendo "secularizados", ao longo do século XVIII.
Finalmente, A Universidade de Harvad, abraçou o ideal dos iluministas, onde a razão e a ciência, caminha em direção oposta a Deus e a sua Palavra.
Por volta do século XIX, Harvard tinha emergido como o estabelecimento cultural central entre as elites da cidade de Boston."
* Fonte: Wikepedia.org
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Harvard
6) COMO ESTÁ A AMÉRICA DE HOJE?
* Pergunto:
Como está a América em relação aos ideais dos primeiros Puritanos.
Aquilo que foi falado em 19 de Novembro de 1620 continua valendo para a América?
6.1) Quero relembrar algumas frases dos primeiros Puritanos que chegaram a América no navio MAYFLOWER:
"Firmamos um contrato de fundar uma colônia, na qual nos sentiremos como uma comunidade, fundada para a glória de Deus."
"Deus, Nosso Senhor, está conosco. Ele nos acompanhou durante a travessia e também o fará no futuro."
"Queremos viver totalmente conforme os preceitos de Deus e da Bíblia Sagrada."
"A Bíblia e apenas a Bíblia, será nossa autoridade. Foi assim, é assim e assim permanecerá."
6.2) Este foi o motivo de meu copioso choro, quando em 2011, me ajoelhei no chão réplica do MAYFLOWER, e pedi perdão a Deus pelo afastamento que a AMÉRICA teve do criador.
Em Boston, onde cheguei a ver 20 igrejas em uma quadra, a grande maioria tinha menos de 30 pessoas.
Estou escrevendo o que presenciei.
6.3) Ajudei a levantar uma igreja em Boston, que permanece aberta até hoje e dando frutos para glória de Deus.
Ali lancei meu livro:
The Holy Spirit.
Também ajudei a implantar uma igreja de brasileiros em Phoenix, no Arizona.
Ajudei ainda a implantar uma igreja de brasileiros em Toronto, no Canadá.
Em 2011, minha oração no MAYFLOWER foi:
* Deus, Aviva a America novamente!
7) BOAS NOTÍCIAS
CHEGAM DA AMÉRICA.
Temos hoje na AMÉRICA Ministérios que estão fazendo a diferença para a Glória de Deus!
O filme Deus não está morto tem reavivado a fé de muitos.
Outro filme, Quarto de Guerra, tem sensibilizado muitos americanos a retornar a fé que moveu os Puritanos a fundar esta grande e maravilhosa nação,
nos princípios da Palavra de Deus.
* Deus Salve a América!
Pastor Venilton de Jesus.
Rio de Janeiro
Brasil.
"A América foi oficialmente descoberta, excetuando as descobertas viquingues, pelos europeus, em 1492, por Cristóvão Colombo, numa tentativa de chegar ao Oriente."
ResponderExcluir"A Revolução Puritana foi um movimento surgido na Inglaterra no Século XVII, de confissão calvinista, que rejeitava tanto a Igreja Romana como o ritualismo e a organização episcopal na Igreja Anglicana.
ResponderExcluir
ResponderExcluir"Está frio nestes dias do ano de 1620. Nós todos, que realizamos esta viagem de Plymouth para a nova terra, vamos ter de enfrentar grandes dificuldades.
Somos 102 homens e mulheres, repletos de esperanças, mas também exaustos pela travessia, pelas tempestades, pelo frio e pelo tempo inóspito.
Nós firmamos um contrato de fundar uma colônia, na qual nos sentiremos como comunidade, para a glória de Deus e para a honra do rei da Inglaterra.
"Fundada em 8 de Setembro 1636 pela Assembleia Estadual de Massachusetts, e logo depois nomeada Harvard, em homenagem a John Harvard, um pastor congregacional, seu primeiro benfeitor.
ResponderExcluirA universidade de Harvard é a mais antiga instituição de Ensino dos Estados Unidos.
Embora nunca tenha sido formalmente afiliada a qualquer denominação religiosa, ou igreja, a faculdade inicialmente forneceu ensino principalmente para o clero Congregacionalista e Unitarista.
* Um dos ideais dos Puritanos era preparar pregadores para levar a Palavra de Deus para as treze colonias americanas de Norte a Sul do país.
Quero relembrar algumas frases dos primeiros Puritanos que chegaram a América no navio MAYFLOWER:
ResponderExcluir"Firmamos um contrato de fundar uma colônia, na qual nos sentiremos como uma comunidade, fundada para a glória de Deus."
"Deus, Nosso Senhor, está conosco. Ele nos acompanhou durante a travessia e também o fará no futuro."
"Queremos viver totalmente conforme os preceitos de Deus e da Bíblia Sagrada."
"A Bíblia e apenas a Bíblia, será nossa autoridade. Foi assim, é assim e assim permanecerá."
O Dia Nacional de Ações de Graças.
ResponderExcluirNo ano seguinte, durante o inverno, os imigrantes já assentados como colonos decidiram comemorar sua sobrevivência e chegada no “novo mundo”.
Essa comemoração deu início àquilo que hoje é conhecido como dia de ação de graças, que é comemorado até os dias de hoje, em toda quarta quinta-feira, do mês de novembro, como afirma o historiador Leandro Karnal."