A PÁSCOA E SEUS EFEITOS EM NOSSAS VIDAS.(2018)
(1 Co.5:7-Êxodo 12:7-11)
"E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. 9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. 10 E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. 11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; ESTA É A PÁSCOA DO SENHOR."(Êxodo 12:7-11)
Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado. (I Coríntios 5:7)
"QUANDO EU VIR O SANGUE PASSAREI POR CIMA." (Êxodo12:13)
* PASCOA = PESSAH.
* Passar por cima / Proteger.
1) O OBJETIVO DIVINO DA PÁSCOA.
A Páscoa foi o momento onde Deus determinou libertar seu povo do jugo e da escravidão do Egito, levando-os às promessas que Ele lhes havia feito desde Abraão,400 anos antes de Moisés nascer. (Gênesis 15:12-15)
Antes de Moisés nascer, a Páscoa foi primeiramente anunciada a ABRAÃO.
"E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. 13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, 14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. 15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado." (Gênesis 15:12-15)
A PÁSCOA FOI ANUNCIADA DE ANTEMÃO A ABRAÃO,O PAI DA FÉ. (400 anos antes do nascimento de Moisés.
A PÁSCOA FOI UMA ESTAÇÃO DE JULGAMENTO DIVINO AO SISTEMA OPRESSOR E ESCRAVAGISTA DO EGITO.
# DEUS ODEIA A ESCRAVIDÃO.
# FOMOS CRIADOS PARA A LIBERDADE!
A PÁSCOA TAMBÉM APONTA PARA MUDANÇA DE GEOGRAFIA.(Mudança de terra)
A PÁSCOA LIBERA UMA TRANSFERÊNCIA DE RIQUEZAS.
(Na Páscoa Israel despojou os Egípcios
2) A PRIMEIRA PÁSCOA ACONTECEU NO EGITO.(ÊXODO=SAÍDA)
- "E falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. 4 Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. 5 O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. 6 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. 9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. 10 E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. 11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; ESTA É A PÁSCOA DO SENHOR. 12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. 13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós,(Pessah) e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. 14 E este dia vos será por memória, e celebra-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo."(Êxodo 12:1-14) "Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor. (Êxodo 12:11)
- "E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós,(Pessah) e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito." (Êxodo 12:13)
2.1) Resumindo a primeira Páscoa Judaica.
O povo hebreu estava no Egito vivendo como escravo, então Deus manda Moisés falar com Faraó para que liberte o povo hebreu, coisa que o Faraó nega, e no decorrer da dureza de Faraó Deus manda dez pragas, até que no momento de chegar a décima praga, que seria a morte de todo primogênito do Egito.
Deus sempre poupou o povo hebreu dos efeitos das pragas, sem nenhuma ação do povo, porém nessa praga seria necessário o povo hebreu fazer alguma coisa para evitar a morte de seu primogênito, que seria a celebração da Páscoa.
Essa celebração consistia, de forma resumida, em comer pães sem fermento, ervas amargas e do sacrifício de um cordeiro, cujo sangue deveria ser passado nos umbrais da porta, para que o anjo da morte não entrasse na casa.
2.2) A Páscoa judaica era um MEMORIAL para os filhos.
Importante: As festas bíblicas eram memoriais aos feitos do SENHOR em favor de seu povo.
Até mesmo Jesus Cristo disse:
"Façam isso em memória de mim..."
2.3) Os filhos dos Judeus perguntariam a seus pais.
"E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto?
Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou." (Êxodo 12:26)
Até hoje o judeu comemora a Páscoa dessa forma, comendo pães ázimos e ervas amargas, também a comemoração em data diferente da nossa, pois a Páscoa Cristã segue um calendário católico, porém o calendário judeu é diferente e as datas também.
2.4) Calendários da Páscoa Judaica e Cristã.
O calendário Cristão segue o sol.
O calendário judaico é Lunar.
A Páscoa cristã é calculada a partir da terça feira de carnaval,ou seja.
40 dias após a terça feira.(Quaresma)
Sete dias após a quaresma, vem a Semana Santa Católica.
47 dias após a terça feira de Carnaval, vem a Páscoa Católica.
2.5) Pessah/Passar por cima.
Então a palavra Páscoa vem do hebreu Peseach,
Páscoa significa a passagem.
Passagem do anjo da morte sobre a casa dos hebreus.
Passagem da escravidão para a liberdade.
Deus odeia a escravidão.
3) OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA JUDAICA.
Os símbolos da Páscoa hebraica são:
Os ázmos,(Paes asnos ou sem fermento), as ervas amargas e o cordeiro sacrificado.
Pão ázimo – Ou pão sem fermento.
Fermento na Bíblia está relacionado a contaminação.
Ervas amargas – Os judeus a comiam para lembrar a vida de escravidão no Egito.
Cordeiro sacrificado – clara figura do Messias, que deu a sua vida para salvação do mundo.
A PÁSCOA DE MOISÉS FOI O ANÚNCIO DA REDENÇÃO.
A PÁSCOA DE CRISTO FOI A CONSUMAÇÃO DA REDENÇÃO.
UMA ANUNCIOU A REDENÇÃO.(Êxodo 12)
OUTRA CONSUMOU A REDENÇÃO. (Mateus capítulos 26,27,28)
3.1) Ao encontrar Jesus,às margens do rio Jordão,João Batista disse:
No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse:
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! …
4) JESUS É A NOSSA PÁSCOA.
Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado. (I Coríntios 5:7)
A morte de Jesus aconteceu em plena festa da Páscoa judaica.(Lucas 22:7-19)
"Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. 8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. 9 E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? 10 E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. 11 E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? 12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei preparativos. 13 E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa. 14 E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. 15 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; 16 Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. 19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." (Lucas 22:7-19)
4.1) O Pão e o Vinho.
Jesus na verdade nos deixou um memorial que devemos te-lo em maior consideração até do que a Páscoa, que é a ceia do Senhor, representando a Nova Aliança, tendo como símbolos o pão e o vinho.
AO CELEBRARMOS A CEIA DO SENHOR ESTAMOS CELEBRANDO A PÁSCOA DO CORDEIRO.
Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado. (I Coríntios 5:7)
5) CRISTO É O NOSSO CORDEIRO PASCAL.
Êxodo 12:6
O cordeiro será macho, sem defeito e de um ano.
Vós o escolhereis entre os cordeiros ou entre os cabritos,…
Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra.…
No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! …
O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do seu tosquiador, assim Ele não abriu a sua boca.
1 Coríntios 5:7,8
"Limpai-vos, pois, do fermento velho, (Lançai fora o velho fermento) para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade."(1 Coríntios 5:7,8)
Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum, …
Nisso, aconteceu que reparei, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia estar morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
6) CRISTO,NOSSO CORDEIRO PASCAL,NOS LIBERTOU DA ESCRAVIDÃO DO PECADO.
# CRISTO,NOSSO CORDEIRO PASCAL NOS REDIMIU OU NOS COMPROU POR PREÇO DE SANGUE.
Redenção: Comprar por devido preço.(Sangue)
"O sangue vos será por sinal."(Êxodo 12:13)
6.1) Paulo escreveu:
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, 20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. 21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou 22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis," (Colocensses 1:14-23)
7) A LIBERDADE DO NOVO PACTO. (Colocensses 1:13,14)
"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; 13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor." (Colocensses 1:12,13)
SIM,CRISTO,NOSSO CORDEIRO PASCAL NOS LIBERTOU DI IMPÉRIO DAS TREVAS E NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO FILHO DE SEU AMOR!
A PÁSCOA FOI ANUNCIADA DE ANTEMÃO A ABRAÃO,O PAI DA FÉ.
(400 anos antes do nascimento de Moisés.
ASSIM COMO A PRIMEIRA PÁSCOA FOI UMA ESTAÇÃO DE JULGAMENTO DIVINO AO SISTEMA OPRESSOR E ESCRAVAGISTA DO EGITO, CRISTO JULGOU SATANÁS E SUAS HOSTES NA CRUZ E RESSUSCITOU PARA A NOSSA JUSTIFICAÇÃO.
"E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo."(Col.2:13-15)
# DEUS ODEIA A ESCRAVIDÃO.
# FOMOS CRIADOS PARA A LIBERDADE!
"O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou. "(MATEUS 4:16)
A PÁSCOA TAMBÉM APONTA PARA MUDANÇA DE GEOGRAFIA.(Mudança de terra)
A PÁSCOA LIBERA UMA TRANSFERÊNCIA DE RIQUEZAS. (Na Páscoa Israel despojou os Egípcios)
JESUS VEIO ESTABELECER VIDA EM ABUNDÂNCIA PARA SEUS FILHOS.
(JOAO 10:10)
TEMOS O DIREITO DE REINAR EM VIDA.(Romanos 5:17)
VENCEMOS PELO SANGUE DO CORDEIRO.(Apocalipse 12:9-12)
"Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum."
1 Coríntios 5:7,8
"Limpai-vos, pois, do fermento velho, (Lançai fora o velho fermento) para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade."(1 Coríntios 5:7,8)
A PÁSCOA TAMBÉM APONTA PARA MUDANÇA DE GEOGRAFIA.(Mudança de terra)
ResponderExcluirA PÁSCOA LIBERA UMA TRANSFERÊNCIA DE RIQUEZAS. (Na Páscoa Israel despojou os Egípcios)
JESUS VEIO ESTABELECER VIDA EM ABUNDÂNCIA PARA SEUS FILHOS.
(JOAO 10:10)
TEMOS O DIREITO DE REINAR EM VIDA.(Romanos 5:17)
VENCEMOS PELO SANGUE DO CORDEIRO.(Apocalipse 12:9-12)
SIM,CRISTO,NOSSO CORDEIRO PASCAL NOS LIBERTOU DI IMPÉRIO DAS TREVAS E NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO FILHO DE SEU AMOR!
ResponderExcluirA PÁSCOA FOI ANUNCIADA DE ANTEMÃO A ABRAÃO,O PAI DA FÉ.
(400 anos antes do nascimento de Moisés.
ASSIM COMO A PRIMEIRA PÁSCOA FOI UMA ESTAÇÃO DE JULGAMENTO DIVINO AO SISTEMA OPRESSOR E ESCRAVAGISTA DO EGITO, CRISTO JULGOU SATANÁS E SUAS HOSTES NA CRUZ E RESSUSCITOU PARA A NOSSA JUSTIFICAÇÃO.
CRISTO,NOSSO CORDEIRO PASCAL,NOS LIBERTOU DA ESCRAVIDÃO DO PECADO.
ResponderExcluir# CRISTO,NOSSO CORDEIRO PASCAL NOS REDIMIU OU NOS COMPROU POR PREÇO DE SANGUE.
Redenção: Comprar por devido preço.(Sangue)
"O sangue vos será por sinal."(Êxodo 12:13)
6.1) Paulo escreveu:
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
A Páscoa judaica era um MEMORIAL para os filhos.
ResponderExcluirImportante: As festas bíblicas eram memoriais aos feitos do SENHOR em favor de seu povo.
Até mesmo Jesus Cristo disse:
"Façam isso em memória de mim..."
2.3) Os filhos dos Judeus perguntariam a seus pais.
"E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto?
Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou." (Êxodo 12:26)
Até hoje o judeu comemora a Páscoa dessa forma, comendo pães ázimos e ervas amargas, também a comemoração em data diferente da nossa, pois a Páscoa Cristã segue um calendário católico, porém o calendário judeu é diferente e as datas também.
Ao encontrar Jesus,às margens do rio Jordão,João Batista disse:
ResponderExcluirJoão 1:29,36
No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse:
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! …
4) JESUS É A NOSSA PÁSCOA.
Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado. (I Coríntios 5:7)
O OBJETIVO DIVINO DA PÁSCOA.
ResponderExcluirA Páscoa foi o momento onde Deus determinou libertar seu povo do jugo e da escravidão do Egito, levando-os às promessas que Ele lhes havia feito desde Abraão,400 anos antes de Moisés nascer. (Gênesis 15:12-15)
Antes de Moisés nascer, a Páscoa foi primeiramente anunciada a ABRAÃO.
"E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. 13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, 14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. 15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado." (Gênesis 15:12-15)
A PÁSCOA FOI ANUNCIADA DE ANTEMÃO A ABRAÃO,O PAI DA FÉ. (400 anos antes do nascimento de Moisés.
A PÁSCOA FOI UMA ESTAÇÃO DE JULGAMENTO DIVINO AO SISTEMA OPRESSOR E ESCRAVAGISTA DO EGITO.
# DEUS ODEIA A ESCRAVIDÃO.
# FOMOS CRIADOS PARA A LIBERDADE!
ResponderExcluirA PÁSCOA TAMBÉM APONTA PARA MUDANÇA DE GEOGRAFIA.(Mudança de terra)
A PÁSCOA LIBERA UMA TRANSFERÊNCIA DE RIQUEZAS.
(Na Páscoa Israel despojou os Egípcios)
Todo ouro do Egito foi transferido para os israelitas.