"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
INTRODUÇÃO.
A ansiedade também é a percepção de um perigo.
Necessitamos de um pouco de ansiedade para sobreviver, para permanecermos saudáveis, e em segurança.
1) O CÉREBRO E A ANSIEDADE.
Em nosso cérebro,a ansiedade ativa um mecanismo de auto-protecção através de hormônios para nos alertar do perigo e proteger-nos do mesmo.
Num primeiro momento ela é benéfica. Certas ansiedades são boas.
1.1) Distúrbios de Ansiedade.
A ansiedade transforma-se num distúrbio quando a pessoa se torna fisicamente, psicologicamente, emocionalmente ou espiritualmente sintomática. Tal sentimento faz tal pessoa temerosa ou perturbada pelo excesso de diversas ansiedades.
2) A ANSIEDADE NÃO É GENÉTICA.
A ansiedade não é uma herança genética.
Também não é uma enfermidade ou uma doença que contraímos.
* Ansiedade é algo que criamos.
Criamos a ansiedade na forma como aprendemos a viver com nossos medos e com a maneira de interagir com o mundo e as pessoas que nós cercam.
Criamos a ansiedade quando vivemos de forma mais estressada e mais medrosamente do que os outros.
Neste momento entramos no nível da ansiedade temerosa ou perturbada.
Este comportamento ansioso produz:
A ansiedade perturbadora vem acompanhada de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, dormência em partes do corpo, tremores nas pernas, sonhos perturbadores, podendo ainda haver uma sensação de falta de ar.
A ansiedade patológica caracteriza-se por ter uma duração e intensidade maior que o esperado pra a situação, e além de não ajudar a enfrentar um fator estressor, ela dificulta e atrapalha a reação.
"A pessoa pode sentir tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastro-intestinais, irritabilidade e facilidade em alterar-se. Esses sintomas podem ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses."
É muito difícil controlar a preocupação, o que pode gerar um esgotamento na saúde física e mental do indivíduo.
A própria Bíblia Sagrada já alertava para o fato em passagens no Antigo Testamento.
“A ansiedade no coração do homem o abate” (Provérbios 12.25)
3.1) O transtorno da ansiedade.
O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser uma preocupação exagerada que pode abranger diversas atividades da vida da pessoa e pode vir acompanhado de sintomas como: Irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono e etc...
Este transtorno costuma causar um comprometimento no funcionamento social(Isolamento) gerando assim, um grande sofrimento.
A ansiedade crônica impede que uma pessoa desenvolva seu potencial intelectual impedindo assim o desenvolvimento de seu potencial pelo terrível sentimento de incapacidade.
O ansioso crônico perde sua capacidade de criação.
4) A ANSIEDADE AFETA NOSDO PODER DE CRIAÇÃO.
* Fonte:
6) O ENSINO DE JESUS NO SERMÁO DA MONTANHA.
"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que as vestes?" (Mateus 6:25-34)
A mensagem de Jesus Cristo prossegue fazendo ainda a ressalva de que, por mais ansiosa que a pessoa possa ser, ela não consegue acrescentar um só centímetro à sua estatura.
“Não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã trará a própria inquietude. Basta a cada dia o próprio mal.”
7) NÃO ESTEJA ANSIOSO DE COISA ALGUMA.
- Pelo dia de amanhã.
- Pelo que haveis de comer.
- Pelo que haveis de vestir.
Em vez disso, o melhor a fazer é direcionar os nossos anseios e preocupações ao Criador, em oração.
Dedique tempo para ler e estudar a palavra de Deus.
* Ocupe sua mente com Salmos e Louvores.
"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." (Col.3:16)
Busque o Reino de Deus em primeiro lugar e todas as demais coisas lhe serão acrescentadas.
7.1) Troque sua ansiedade pela alegria.
"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:4-7)
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)
* CONCLUSÃO:
"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que as vestes?"
Receba esta palavra em nome de Jesus.
Um comentário:
Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
(Mateus 6:25-34)
Postar um comentário