Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Não mantenha ao seu lado quem Deus rejeitou. (Parte.1)

"Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso  de azeite."             (1 Samuel 16:1)

Introdução 

Um período de transição em Israel.

O livro de 1 Samuel 8, marca o início de uma nova forma de governo em Israel.

"Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, em Ramá,e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações." (1 Samuel 8: 4-9)

1) A tristeza do profeta.

"Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor."   (1 Samuel 8:6)

Deus permitiu que Samuel atendesse ao desejo do povo.

* Importante: Atender um desejo não significa concordância.

"Agora, pois, ouve a sua voz, contudo lhes protestarás solenemente, e lhes declararás qual será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre eles." (1 Samuel 8;9)

2) Samuel, um profeta rejeitado pelo povo.

O motivo da rejeição de Samuel por parte dos anciãos eram três:

*  Samuel estava velho.

* Seus filhos haviam se corrompido.

* Eles queriam ser iguais as nações vizinhas, ou seja, desejavam uma monarquia, ou o governo de um rei humano.

A teocracia ou o governo de Deus sobre eles,  através dos profetas, não mais lhes interessava.

2.1) Este desejo fica explícito, nas palavras dos líderes tribais:

"Para que nós também sejamos como todas as outras nações, e para que o nosso rei nos julgue, e saia adiante de nós, e peleje as nossas batalhas."                 (1 Samuel 8:20)

2.2) Samuel obedeceu ao desejo do povo.

"Ouviu, pois, Samuel todas as palavras do povo, e as repetiu aos ouvidos do Senhor." (1 Samuel 8:21)

3) Há uma estreita relação entre Deus e seus profetas.

"Certamente, Deus não fará coisa alguma sem antes revelar seus segredos, aos seus profetas."(Amós 3:7)

* Quem rejeita um profeta, rejeita o própio Deus!

* Quem honra um profeta, honra o propio Deus.

A honra a Deus começa com a honra a seus profetas. 

"Creia em Deus e estareis seguros, creia nos seus profetas e prosperareis."    (2 Crônicas 20:20)


3.1) Disse Jesus Cristo:

"Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa."            (Mateus 10:41,42)

* Duro Confronto:

Quem não obedece a um profeta que vê, jamais poderá obedecer ao Deus invisível!

3.2) Pergunto-lhe:

Quem é o profeta de sua vida?

A quem você honra como seu profeta?

A quem você presta contas de sua vida?

Quem tem autoridade para lhe supervisionar?

* Uma vida não supervisionada jamais será vivida com responsabilidade.

4) Não faça parte da geração que desonra os profetas!

Aprenda honrar e obedecer os profetas e líderes que Deus levantou sobre sua vida!

"Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13:17)

4.1) A honra está ligada a tempo e a valores.

"E aquele que está sendo instruído na palavra de Deus, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui."(Gálatas 6: 6)

"O melhor de todos os primeiros frutos de toda espécie e toda oferta serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a vossa casa." (Ezequiel 44:30) 

4.2) Um casal que soube honrar um profeta.

"Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali."(2 Reis 4: 8-10)

4.3) A  sunamita e seu esposo foram agraciados por Deus com um filho, porque construíram um quarto para o profeta Eliseu.

V.16. " E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva!"

E assim aconteceu a ela, conforme  a palavra do profeta Eliseu.

* Um ano depois, a mulher sunamita  abraçava o seu filho!

* Pergunto-lhe:

Qual foi o investimento que você já fez ou tem feito na vida daquele que você diz ser o teu profeta, pastor ou sacerdote?

5) Abraão versus  Melquisedeue.           (Gênesis 14: 18,19)

"Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!

5.1) Jesus Cristo versus os reis do oriente.

"Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino." (Mateus 2: 9) 

"Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2: 9,10)

* A honra está ligada a valores!

6) Deus consola seu profeta.

"Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles." (1 Samuel 8:7)

"Samuel, não é a você que eles estão rejeitando, mas a mim."

* Os israelitas não queriam mais o governo teocrático.

6.2) Samuel lhes previniu:

"E disse-lhes: Este será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre vós: tomará os vossos filhos, e os porá sobre os seus carros, e para serem seus cavaleiros, e para correrem adiante dos seus carros; e os porá por chefes de mil e chefes de cinqüenta, para lavrarem os seus campos, fazerem as suas colheitas e fabricarem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros."

"Tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomará o melhor das vossas terras, das vossas vinhas e dos vossos olivais, e o dará aos seus servos."

(1 Samuel 8: 11-15)

6.3) Mesmo assim, o povo insistiu em ter um rei humano.

"O povo, porém, não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei."               (1 Samuel 8:19)

6.4) Deus atendeu o desejo da nação.

"Disse o Senhor a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, constitui-lhesum rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um para a sua cidade."              (1 Samuel 8:22)

* E assim aconteceu.

7) Saul, o futuro rei, entra em cena.

E Saul apareceu escondido entre as bagagens.

"E, quando fez chegar a tribo de Benjamim segundo as suas famílias, foi tomada a família de Matri, e dela foi tomado Saul, filho de Quis; e o procuraram, mas não foi encontrado. Pelo que tornaram a perguntar ao Senhor: Não veio o homem ainda para cá? E respondeu o Senhor: Eis que se escondeu por entre a bagagem." 

(1 Samuel 10:21-22)

8) Quem foi Saul?

Um Benjamita, filho primogênito de Quiz, ungido pelo profeta Samuel a mando de Deus, para se tornar o primeiro rei da monarquia de Israel.

* Davi foi a escolha de Deus.

Saul foi a escolha do povo.

Toda escolha lhe trará um tipo de consequência!

* Samuel consagrou Saul e o apresentou ao povo, como o primeiro rei de Israel.

O povo se alegrou, pois eles agora tinham um rei.

8.1) Deus respaldou o seu profeta publicamente.        (1 Samuel 12: 18-23)

Após apresentar o rei que o povo havia pedido, até então, o abatido profeta Samuel, foi tremendamente honrado por Deus, diante deste mesmo povo.

"Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor enviou naquele dia trovões e chuva; pelo que todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel."

"Disse todo o povo a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não morramos; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei."

"E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vos; eu vos ensinarei o caminho bom e direito."

(1 Samuel 10: 21-23)

9) Saul teve um início promissor.

"Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança?"        (1 Samuel 10:1)

O rei Saul era humilde, tinha um coração belo e foi cheio do Espírito Santo.

9.1) Saul foi cheio do Espírito Santo.

(1 Samuel 10: 9-11)

"Ao virar Saul as costas para se apartar de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos esses sinais aconteceram naquele mesmo dia.

10. Quando eles iam chegando ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou de Saul, e ele profetizou no meio deles.

11. Todos os que o tinham conhecido antes, ao verem que ele profetizava com os profetas, diziam uns aos outros: Que é que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?"

10) O drama do rei Saul.(A rejeição divina)

Depois de ser ungido pelo profeta Samuel, e ser aceito por toda a nação de Israel, Saul terminou reijeitado por Deus.

* Então disse o Senhor a Samuel: "Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de de azeite."        (1 Samuel 16:1)

* Quais foram as causas da rejeição de Saul?

Na continuação desta mensagem você saberá!


* Veja isso na Parte 2, no LINK ABAIXO:

http://prvenilton.blogspot.com/2024/07/nao-mantenha-ao-seu-lado-quem-deus_26.html


Pastor Venilton de Jesus é Teólogo desde 1990, Pastor, Escritor de 28 livros e Professor de Bibliologia.

É Graduado em Ciências da Religião, Licenciado em História Geral, Pós Graduado em História do Brasil, e atualmente, 2024,  está cursando Pós Graduação em Teologia, pela Universidade Estácio de Sá.

Fim.


11 comentários:

  1. "Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de de azeite..." (1 Samuel 16:1)

    ResponderExcluir
  2. O livro de 1 Samuel 8, marca o início de uma nova forma de governo em Israel.

    "Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, em Ramá,e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações." (1 Samuel 8: 4-9)

    ResponderExcluir
  3. 1) A tristeza do profeta.

    "Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor." (1 Samuel 8:6)

    Deus permitiu que Samuel atendesse ao desejo do povo.

    * Importante: Atender um desejo não significa concordância.

    "Agora, pois, ouve a sua voz, contudo lhes protestarás solenemente, e lhes declararás qual será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre eles." (1 Samuel 8;9)

    ResponderExcluir
  4. Samuel, um profeta rejeitado pelo povo.

    O motivo da rejeição de Samuel por parte dos anciãos eram três:

    * Samuel estava velho.

    * Seus filhos haviam se corrompido.

    * Eles queriam ser iguais as nações vizinhas, ou seja, desejavam uma monarquia, ou o governo de um rei humano.

    A teocracia ou o governo de Deus sobre eles, através dos profetas, não mais lhes interessava.

    ResponderExcluir
  5. Certamente, Deus não fará coisa alguma sem antes revelar seus segredos, aos seus profetas."(Amós 3:7)

    * Quem rejeita um profeta, rejeita o própio Deus!

    * Quem honra um profeta, honra o propio Deus.

    A honra a Deus começa com a honra a seus profetas.

    "Creia em Deus e estareis seguros, creia nos seus profetas e prosperareis."
    (2 Crônicas 20:20)

    Disse Jesus Cristo:

    "Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa." (Mateus 10:41,42)

    * Duro Confronto:

    Quem não obedece a um profeta que vê, jamais poderá obedecer ao Deus invisível!

    ResponderExcluir
  6. Não faça parte da geração que desonra os profetas!

    Aprenda honrar e obedecer os profetas e líderes que Deus levantou sobre sua vida!

    "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13:17)

    * A honra está ligada a tempo e a valores.

    "E aquele que está sendo instruído na palavra de Deus, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui."(Gálatas 6: 6)

    "O melhor de todos os primeiros frutos de toda espécie e toda oferta serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a vossa casa." (Ezequiel 44:30)

    ResponderExcluir
  7. Deus consola seu profeta.

    "Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles." (1 Samuel 8:7)

    "Samuel, não é a você que eles estão rejeitando, mas a mim."

    * Os israelitas não queriam mais o governo teocrático.

    ResponderExcluir
  8. Saul, o futuro rei, entra em cena.

    E Saul apareceu escondido entre as bagagens.

    "E, quando fez chegar a tribo de Benjamim segundo as suas famílias, foi tomada a família de Matri, e dela foi tomado Saul, filho de Quis; e o procuraram, mas não foi encontrado. Pelo que tornaram a perguntar ao Senhor: Não veio o homem ainda para cá? E respondeu o Senhor: Eis que se escondeu por entre a bagagem."

    (1 Samuel 10:21-22)

    ResponderExcluir
  9. Quem foi Saul?

    Um Benjamita, filho primogênito de Quiz, ungido pelo profeta Samuel a mando de Deus, para se tornar o primeiro rei da monarquia de Israel.

    * Davi foi a escolha de Deus.

    Saul foi a escolha do povo.

    Toda escolha lhe trará um tipo de consequência!

    * Samuel consagrou Saul e o apresentou ao povo, como o primeiro rei de Israel.

    O povo se alegrou, pois eles agora tinham um rei.

    ResponderExcluir
  10. Saul teve um início promissor.

    "Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança?"
    (1 Samuel 10:1)

    O rei Saul era humilde, tinha um coração belo e foi cheio do Espírito Santo.

    9.1) Saul foi cheio do Espírito Santo.

    (1 Samuel 10: 9-11)

    "Ao virar Saul as costas para se apartar de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos esses sinais aconteceram naquele mesmo dia.

    ResponderExcluir
  11. O drama do rei Saul.(A rejeição divina)

    Depois de ser ungido pelo profeta Samuel, e ser aceito por toda a nação de Israel, Saul terminou reijeitado por Deus.

    * Então disse o Senhor a Samuel: "Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de de azeite." (1 Samuel 16:1)

    * Quais foram as causas da rejeição de Saul?

    ResponderExcluir