Páginas

sábado, 4 de novembro de 2023

Porque algumas pessoas carregam tanto ódio?

           Como explicar o ódio?


"Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro." (Salmos‬ ‭109:2‭-‬4‬)


Introdução.


Um dos sentimentos mais perturbadores que podem acometer ao ser humano é o ódio.

* Como explicar o ódio?

* Como defini-lo?

* Como entender o motivo de tanto ódio nos dias de hoje?


Veja por exemplo as guerras existentes no mundo atual, onde o motivo único e principal, é o ódio.


O ódio é uma necessidade fixa de prejudicar, causar mal e até mesmo, matar uma outra pessoa.


* O ódio diz: "Você não o direito de existir como pessoa ou nação".


* Como explicar a xenofobia, o antissemitismo, a islãfobia, o racismo, e as múltiplas formas de ódio existentes no mundo atual.


* A mim me parece, que quanto mais o progresso e a ciência evoluem, mais cresce o ódio entre as pessoas e as nações.


Você concorda comigo?


Tomemos como exemplo o antissemitismo da Segunda Guerra Mundial, onde Seis milhões de judeus foram mortos pelo fuzilamento, câmeras de gás e campos de concentração.  Como explicar o Nazismo de Adolf Hitler?


1) O ódio segundo o Dicionário.

(O Dicionário Larousse).


"O dicionário Larousse do século XX fala do "ato de odiar, (de) profunda inimizade para com alguém"; associa a isso a "profunda repugnância por alguma coisa, o horror de" e aponta os efeitos e graus do ódio: Quando um objeto, pessoa ou ato é, foi ou parece à nossa mente que deve ser para nós causa de impressões dolorosas, estamos dispostos a evitá-lo ou afastá-lo de nós. Essa disposição é chamada, dependendo do caso, de aversão ou antipatia."


"Quando ela se torna violenta, é acompanhada de uma ideia fixa, se manifesta por uma necessidade de fazer mal e de destruir, aí temos o ódio." (1930, pp. 940-941)


* O Dicionário Le Robert, assim o define:


"Para o Dicionário Le Robert, o ódio é um "sentimento violento que leva a desejar mal a alguém e a alegrar-se com o mal que lhe acontece". Ele distingue também um segundo significado: "aversão profunda a alguma coisa" (1977, p. 908).


Dessa primeira análise emerge a ideia de uma dupla polaridade do ódio, cuja versão fraca, de certo modo passiva, levaria ao evitamento, à separação (ódio de repulsa), e cuja versão forte e ativa visaria a destruição (ódio de agressão). 


"As definições do verbo odiar consideram o uso da forma reflexiva, odiarse, que evoca o virar o ódio contra si mesmo e se prolonga pela reciprocidade e mutualidade na fórmula odiar-se mutuamente, sugerindo então a teoria dos vínculos intersubjetivos."


* Fonte de Pesquisa:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2019000100004#:~:text=De%20acordo%20com%20Spinoza%2C%20%22o,perfei%C3%A7%C3%A3o%20que%20est%C3%A1%20na%20coisa%22.


2) O Ódio do ponto de vista Bíblico. (‭‭Números‬ ‭35:20‭-‬21‬)


"Se alguém empurrar a outrem com ódio ou com mau intento lançar contra ele alguma coisa, e ele morrer, ou, por inimizade, o ferir com a mão, e este morrer, será morto aquele que o feriu; é homicida; o vingador do sangue, ao encontrar o homicida, matá-lo-á." (Números‬ ‭35:20‭-‬21‬)


2.1) O Ódio  tem como fundamento a malícia e a falsidade.

  

(‭‭Provérbios‬ ‭26:26‬)              "Ainda que o seu ódio se encubra com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente."


(‭‭Provérbios‬ ‭10:18‬)                      "O que retém o ódio é de lábios falsos, e o que difama é insensato."


2.2) Davi orou contra o ódio cruel de seus cruéis inimigos.


(‭‭Salmos‬ ‭25:19‬) "Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com um ódio cruel.


(Salmos‬ ‭109:2‭-‬4‬) "Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro."


2.3) O ódio de Ésaú contra seu irmão Jacó.


O ódio de Esaú contra seu irmão Jacó, perdurou por vinte anos.


‭‭(Gênesis‬ ‭27:41‬) "E Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão."


2.4) Antes de morrer, Isaque, o pai, exortou Esaú a abandonar o ódio e a amargura, que dominavam seu coração.


(‭‭Gênesis‬ ‭27:40‬) "Viverás da tua espada e servirás a teu irmão; quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua dura cerviz."


Felizmente, Jacó e Esaú, anos depois, se reconciliaram.


2.5) Alimentar o ódio funciona como se você tomasse um copo de veneno, aguardando que o "outro" morra!


Quem muito odeia envenena a si próprio!


O perdão é o segredo da cura total!


3) O ódio de Hamã contra Mordecai e  contra os Judeus. (502 a.C)


"Então, saiu Hamã, naquele dia, alegre e de bom ânimo; quando viu, porém, Mordecai à porta do rei e que não se levantara, nem se movera diante dele, então, se encheu de furor contra Mordecai." (Ester‬ ‭5:9‬)


"...Então, Hamã se encheu de furor contra Mordecai." (Ester‬ ‭5:9‬ b)


3.1) O ódio da esposa de Hamã contra Mordecai.


"Então, lhe disse Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e, pela manhã, dize ao rei que nela enforquem Mordecai; então, entra alegre com o rei ao banquete. A sugestão foi bem-aceita por Hamã, que mandou levantar a forca." (Ester‬ ‭5:14)



"A sugestão foi bem-aceita por Hamã, que mandou levantar a forca." (Ester‬ ‭5:14)


3.2) Esta história da Bíblia Sagrada, ocorrida, há 2.500 anos atrás, em 502 a.C, é o primeiro grande exemplo de antissemitismo no mundo.


Hamã foi o precursor do Nazismo.


4) Como tudo  isso começou?


Sendo um judeu monoteísta, Mordecai tinha por princípio adorar somente a Deus, e jamais se curvar diante de homem algum.


* Tem sido assim até os dias de hoje!


4.1) O judeu Pedro recusou a adoração pessoal, vinda de Cornélio. (‭‭Atos‬ ‭10:25‭-‬26‬)


"Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem."

(‭‭Atos‬ ‭10:25‭-‬26‬)


4.2) O judeu Mordecai não reverenciava Hamã. (‭‭Ester‬ ‭3:1‭-‬2‬)


"Depois destas coisas, o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou, e lhe pôs o trono acima de todos os príncipes que estavam com ele.Todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei a respeito dele. Mordecai, porém, não se inclinava, nem se prostrava."


4.3) Devido a sua soberba, o ódio brotou no coração de Hamã, contra Mordecai. (Ester‬ ‭3:5‭)


"Vendo, pois, Hamã que Mordecai não se inclinava, nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. 


4.4) O ódio de Hamã contra todos os judeus.


"Porém Hamã, teve como pouco, nos seus propósitos, o atentar apenas contra Mordecai, porque lhe haviam declarado de que povo era Mordecai; por isso, procurou Hamã destruir todos os judeus, povo de Mordecai, que havia em todo o reino de Assuero.

(Ester‬ ‭3:6‬)


Hamã odiava, alimentava e sustentava seu ódio contra Mordecai e contra todos os judeus!


4) Hamã publicou um decreto de morte contra Mordecai. 


Neste decreto, todos os judeus deveriam ser mortos! (‭‭Ester‬ ‭3:7‭-‬11‬)


"No primeiro mês, que é o mês de nisã, no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou o Pur, isto é, sortes, perante Hamã, dia a dia, mês a mês, até ao duodécimo, que é o mês de adar.  Então, disse Hamã ao rei Assuero: Existe espalhado, disperso entre os povos em todas as províncias do teu reino, um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as do rei; pelo que não convém ao rei tolerá-lo. Se bem parecer ao rei, decrete-se que sejam mortos, e, nas próprias mãos dos que executarem a obra, eu pesarei dez mil talentos de prata para que entrem nos tesouros do rei."

"Então, o rei tirou da mão o seu anel, deu-o a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus, e lhe disse: Essa prata seja tua, como também esse povo, para fazeres dele o que melhor for de teu agrado."

(‭‭Ester‬ ‭3:7‭-‬11‬)


4.1) Hamã, de seu próprio dinheiro, pagou 10.000 talentos de prata, para exterminar os judeus.


* Um talento de prata, pesava aproximadamente 30 Kg de prata.


No intuito de consumar seu ódio e vingança contra Mordecai e os judeus, Hamã insuflou o coração do rei Assuero, forjando mentiras.(Ester‬ ‭3:8-‬11‬)


4.2) O decreto de Hamã contra os judeus.


"Existe espalhado, disperso entre os povos em todas as províncias do teu reino, um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as do rei; pelo que não convém ao rei tolerá-lo. Se bem parecer ao rei, decrete-se que sejam mortos, e, nas próprias mãos dos que executarem a obra, eu pesarei dez mil talentos de prata para que entrem nos tesouros do rei." (‭‭Ester‬ ‭3:8-‬11‬)


5) Mordecai e Ester reagem em fé, humilhação, jejum e oração diante de Deus. (‭‭Ester‬ ‭4:7‬)


"Mordecai lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido; como também a quantia certa da prata que Hamã prometera pagar aos tesouros do rei pelo aniquilamento dos judeus." (Ester‬ ‭4:7‬)


5.1) Mordecai e Ester oraram e Jejuaram por três dias contra o decreto de Hamã. (‭‭Ester‬ ‭4:1‬)


"Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e de cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor." (‭‭Ester‬ ‭4:1‬)


‭‭5.2) Mordecai confronta a rainha Ester. (Uma judia)


"Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus.

Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para esta hora, é que foste elevada a rainha? 

Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. Então, se foi Mordecai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado." 

(Ester‬ ‭4:13‭-‬17‬) 


"...e quem sabe se para esta hora, é que foste elevada a rainha?"


6) Após o clamor de Mordecai e Ester, o "jogo" começou a virar contra o perverso Hamã.


* Hamã foi forçado pelo rei Assuero, a honrar o judeu Mordecai. (‭‭Ester‬ ‭6:1‭-‬13‬) 


"Naquela noite, o rei não pôde dormir; então, mandou trazer o Livro dos Feitos Memoráveis, e nele se leu diante do rei. Achou-se escrito que Mordecai é quem havia denunciado a Bigtã e a Teres, os dois eunucos do rei, guardas da porta, que tinham procurado matar o rei Assuero.  Então, disse o rei: Que honras e distinções se deram a Mordecai por isso? Nada lhe foi conferido, responderam os servos do rei que o serviam. Perguntou o rei: Quem está no pátio? Ora, Hamã tinha entrado no pátio exterior da casa do rei, para dizer ao rei que se enforcasse a Mordecai na forca que ele, Hamã, lhe tinha preparado. Os servos do rei lhe disseram: Hamã está no pátio. Disse o rei que entrasse." (‭‭Ester‬ ‭6:1‭-‬13‬)


"Entrou Hamã. O rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar? Então, Hamã disse consigo mesmo: De quem se agradaria o rei mais do que de mim para honrá-lo? E respondeu ao rei: Quanto ao homem a quem agrada ao rei honrá-lo, tragam-se as vestes reais, que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei costuma andar montado, e tenha na cabeça a coroa real; entreguem-se as vestes e o cavalo às mãos dos mais nobres príncipes do rei, e vistam delas aquele a quem o rei deseja honrar; levem-no a cavalo pela praça da cidade e diante dele apregoem: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar. Então, disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma as vestes e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mordecai, que está assentado à porta do rei; e não omitas coisa nenhuma de tudo quanto disseste. Hamã tomou as vestes e o cavalo, vestiu a Mordecai, e o levou a cavalo pela praça da cidade, e apregoou diante dele: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.Depois disto, Mordecai voltou para a porta do rei; porém Hamã se retirou correndo para casa, angustiado e de cabeça coberta. Contou Hamã a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos tudo quanto lhe tinha sucedido. Então, os seus sábios e Zeres, sua mulher, lhe disseram: Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele." (Ester‬ ‭6:1‭-‬13‬) 


* "Então, os seus sábios e Zeres, sua mulher, lhe disseram: Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele."


7) Ester alcançou o favor do rei Assuero. (Ester 7:2‭,3)


Ninguém podia adentrar diante do trono de Assuero, a menos que fosse chamado ou convidado por ele.


* A pena para os desobedientes contra a quebra  deste protocolo, era a morte.


* Nem mesmo a rainha podia quebrar este protocolo real.


Angustiada, Ester quebrou o protocolo, e invadiu o banquete do rei Assuero, sem ser convidada por ele, trazendo a sua petição.


7.1) Ester alcançou o Favor do rei.


"No segundo dia, durante o banquete do vinho, disse o rei a Ester: Qual é a tua petição, rainha Ester. E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á ainda que seja a metade do reino."

"Então, respondeu Ester e disse: Se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a vida do meu povo."          (Ester 7:2‭,3)


Quando o rei Assuero estendeu o Cetro de Ouro em sua direção, Ester alcancou o favor do rei.


* Estender e Cetro de Ouro para alguém, significava um favor ou conceder a alguém, uma graça imerecida.


"Estendeu o rei para Ester o Cetro de Ouro." (Ester 8:4)


"Então, ela se levantou, pôs-se de pé diante do rei e lhe disse: Se bem parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a vida do meu povo" (Ester 8:4‭,5)


9) Ester denuncia Hamã diante do rei Assuero.


Após alcançar o favor do rei, a rainha Ester, que era judia, denunciou o perverso Hamã, o inimigo dos judeus.


"E disse Ester, se eu achei favor perante ele, se esta coisa é reta diante do rei, e se nisto lhe agrado, escreva-se que se revoguem os decretos concebidos por Hamã, filho de Hamedata, o agagita, os quais ele escreveu para aniquilar os judeus que há em todas as províncias do rei."


9.1) Ester se revela uma judia para o rei Assuero.

"Pois como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a destruição da minha parentela?"


"Então, disse o rei Assuero à rainha Ester e ao judeu Mordecai: Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a ele penduraram numa forca, porquanto intentara matar os judeus." (Ester 8:5-‬7)


10) Hamã foi enforcado pelo rei Assuero, a pedido de Ester. (‭‭Ester‬ ‭7:3‭-‬10‬) ‭


"Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a vida do meu povo."


"Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e aniquilarem de vez; se ainda como servos e como servas nos tivessem vendido, calar-me-ia, porque o inimigo não merece que eu moleste o rei."


"Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim? Respondeu Ester: O adversário e inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se perturbou perante o rei e a rainha."


"O rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; Hamã, porém, ficou para rogar por sua vida à rainha Ester, pois viu que o mal contra ele já estava determinado pelo rei."


"Tornando o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído sobre o divã em que se achava Ester. Então, disse o rei: Acaso, teria ele querido forçar a rainha perante mim, na minha casa?"


* Hamã foi enforcado com a própria forca que construiu para matar Mordecai.


"Tendo o rei dito estas palavras, cobriram o rosto de Hamã.Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam o rei: Eis que existe junto à casa de Hamã a forca de cinquenta côvados de altura que ele preparou para Mordecai, que falara em defesa do rei. Então, disse o rei: Enforcai-o nela.  Enforcaram, pois, Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai. Então, o furor do rei se aplacou." (Ester 7:3-10)


11) O Pur se transformou em Purim.


* O luto dos Judeus virou uma grande festa. (‭‭Ester‬ ‭9:1,2)


"No dia treze do duodécimo mês, que é o mês de Adar, quando chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus contavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, pois os judeus é que se assenhorearam dos que os odiavam." (Ester‬ ‭9:1,2)


* Pur: 

"A Sorte para Destruição." 


* Purim: 

"O Meu lamento virou uma grande festa."


A festa de Purim é celebrada pelos judeus. até os dias de hoje!


12) A sorte final de Mardoqueu. (‭‭Ester‬ ‭10:1‭-‬3‬) ‭


"Depois disto, o rei Assuero impôs tributo sobre a terra e sobre as terras do mar. Quanto aos mais atos do seu poder e do seu valor e ao relatório completo da grandeza de Mordecai, a quem o rei exaltou, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis da Média e da Pérsia?  

Pois o judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhado pela prosperidade de todo o povo da sua raça."

(Ester‬ ‭10:1‭-‬3‬) ‭


* Palavra Final.


Nos dias de hoje o ódio, o racismo, a xenofobia e o antissemitismo continuam nos chocando.


Em 07 de Outubro de 2023, Israel foi alvo do maior ataque de ódio contra o seu país. 


Apenas o Nazismo foi maior que este novo ataque.


Hamã, o Amedata, e o HAMAS da Faixa de Gaza,  compartilham do mesmo sentimento: O ódio mortal contra os judeus.


Assim como de forma sobrenatural, Deus concedeu vitória a Israel, nos dias de Ester e  Mordecai, de igual forma, hoje, Deus dará vitória a Israel contra os seus inimigos.


Shalom Israel.


Shalom Jerusalém 


(Salmo 122)


Pastor Venilton de Jesus.


 prvenilton@gmail.com


www.prvenilton.blogspot.com 


Novembro de 2023.


Pastor Venilton de Jesus é Teólogo desde 1990, Pastor, Escritor de 28 livros e Professor de Bibliologia.

É Graduado em Ciências da Religião, Licenciado em História Geral, Pós Graduado em História do Brasil, e atualmente, 2024,  está cursando Pós Graduação em Teologia, pela Universidade Estácio de Sá.



Fim.




14 comentários:

  1. "Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro." (Salmos‬ ‭109:2‭-‬4‬)

    ResponderExcluir
  2. Porque algumas pessoas carregam tanto ódio?

    Como explicar o ódio?

    "Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro."
    (Salmos‬ ‭109:2‭-‬4‬)


    Um dos sentimentos mais perturbadores que podem acometer ao ser humano é o ódio.

    * Como explicar o ódio?

    * Como defini-lo?

    * Como entender o motivo de tanto ódio nos dias de hoje?


    Veja por exemplo as guerras existentes no mundo atual, onde o motivo único e principal, é o ódio.


    O ódio é uma necessidade fixa de prejudicar, causar mal e até mesmo, matar uma outra pessoa.


    * O ódio diz: "Você não o direito de existir como pessoa ou nação".


    * Como explicar a xenofobia, o antissemitismo, a islãfobia, o racismo, e as múltiplas formas de ódio existentes no mundo atual.


    * A mim me parece, que quanto mais o progresso e a ciência evoluem, mais cresce o ódio entre as pessoas e as nações.

    Você concorda comigo?

    ResponderExcluir
  3. Porque algumas pessoas carregam tanto ódio?
    (Link)

    Como explicar o ódio?

    "Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro." (Salmos‬ ‭109:2‭-‬4‬)


    Um dos sentimentos mais perturbadores que podem acometer ao ser humano é o ódio.

    * Como explicar o ódio?

    * Como defini-lo?

    * Como entender o motivo de tanto ódio nos dias de hoje?

    Veja por exemplo as guerras existentes no mundo atual, onde o motivo único e principal, é o ódio.

    O ódio é uma necessidade fixa de prejudicar, causar mal e até mesmo, matar uma outra pessoa.

    * O ódio diz: "Você não o direito de existir como pessoa ou nação".

    * Como explicar a xenofobia, o antissemitismo, a islãfobia, o racismo, e as múltiplas formas de ódio existentes no mundo atual.

    * A mim me parece, que quanto mais o progresso e a ciência evoluem, mais cresce o ódio entre as pessoas e as nações.

    Você concorda comigo?

    Continue lendo no Link Abaixo:

    http://prvenilton.blogspot.com/2023/11/porque-algumas-pessoas-carregam-tanto.html#c4213001412396022663

    ResponderExcluir
  4. O ódio segundo o Dicionário.

    (O Dicionário Larousse).



    "O dicionário Larousse do século XX fala do "ato de odiar, (de) profunda inimizade para com alguém"; associa a isso a "profunda repugnância por alguma coisa, o horror de" e aponta os efeitos e graus do ódio: Quando um objeto, pessoa ou ato é, foi ou parece à nossa mente que deve ser para nós causa de impressões dolorosas, estamos dispostos a evitá-lo ou afastá-lo de nós. Essa disposição é chamada, dependendo do caso, de aversão ou antipatia."

    ResponderExcluir
  5. O Ódio do ponto de vista Bíblico. (‭‭Números‬ ‭35:20‭-‬21‬)



    "Se alguém empurrar a outrem com ódio ou com mau intento lançar contra ele alguma coisa, e ele morrer, ou, por inimizade, o ferir com a mão, e este morrer, será morto aquele que o feriu; é homicida; o vingador do sangue, ao encontrar o homicida, matá-lo-á." (Números‬ ‭35:20‭-‬21‬)



    2.1) O Ódio tem como fundamento a malícia e a falsidade.



    (‭‭Provérbios‬ ‭26:26‬) "Ainda que o seu ódio se encubra com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente."

    ResponderExcluir
  6. Davi orou contra o ódio cruel de seus cruéis inimigos.



    (‭‭Salmos‬ ‭25:19‬) "Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com um ódio cruel.



    (Salmos‬ ‭109:2‭-‬4‬) "Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro."



    2.3) O ódio de Ésaú contra seu irmão Jacó.



    O ódio de Esaú contra seu irmão Jacó, perdurou por vinte anos.



    ‭‭(Gênesis‬ ‭27:41‬) "E Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão."

    ResponderExcluir
  7. O ódio de Hamã contra Mordecai e contra os Judeus. (502 a.C)



    "Então, saiu Hamã, naquele dia, alegre e de bom ânimo; quando viu, porém, Mordecai à porta do rei e que não se levantara, nem se movera diante dele, então, se encheu de furor contra Mordecai." (Ester‬ ‭5:9‬)


    "...Então, Hamã se encheu de furor contra Mordecai." (Ester‬ ‭5:9‬ b)



    3.1) O ódio da esposa de Hamã contra Mordecai.



    "Então, lhe disse Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e, pela manhã, dize ao rei que nela enforquem Mordecai; então, entra alegre com o rei ao banquete. A sugestão foi bem-aceita por Hamã, que mandou levantar a forca." (Ester‬ ‭5:14)

    ResponderExcluir
  8. O ódio de Hamã contra todos os judeus.



    "Porém Hamã, teve como pouco, nos seus propósitos, o atentar apenas contra Mordecai, porque lhe haviam declarado de que povo era Mordecai; por isso, procurou Hamã destruir todos os judeus, povo de Mordecai, que havia em todo o reino de Assuero.

    (Ester‬ ‭3:6‬)



    Hamã odiava, alimentava e sustentava seu ódio contra Mordecai e contra todos os judeus!

    ResponderExcluir
  9. Hamã, de seu próprio dinheiro, pagou 10.000 talentos de prata, para exterminar os judeus.



    * Um talento de prata, pesava aproximadamente 30 Kg de prata.



    No intuito de consumar seu ódio e vingança contra Mordecai e os judeus, Hamã insuflou o coração do rei Assuero, forjando mentiras.(Ester‬ ‭3:8-‬11‬)

    ResponderExcluir
  10. O decreto de Hamã contra os judeus.



    "Existe espalhado, disperso entre os povos em todas as províncias do teu reino, um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as do rei; pelo que não convém ao rei tolerá-lo. Se bem parecer ao rei, decrete-se que sejam mortos, e, nas próprias mãos dos que executarem a obra, eu pesarei dez mil talentos de prata para que entrem nos tesouros do rei." (‭‭Ester‬ ‭3:8-‬11‬)

    ResponderExcluir
  11. O ódio da esposa de Hamã contra Mordecai.



    "Então, lhe disse Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e, pela manhã, dize ao rei que nela enforquem Mordecai; então, entra alegre com o rei ao banquete. A sugestão foi bem-aceita por Hamã, que mandou levantar a forca." (Ester‬ ‭5:14)

    ResponderExcluir
  12. Ester denuncia Hamã diante do rei Assuero.



    Após alcançar o favor do rei, a rainha Ester, que era judia, denunciou o perverso Hamã, o inimigo dos judeus.



    "E disse Ester, se eu achei favor perante ele, se esta coisa é reta diante do rei, e se nisto lhe agrado, escreva-se que se revoguem os decretos concebidos por Hamã, filho de Hamedata, o agagita, os quais ele escreveu para aniquilar os judeus que há em todas as províncias do rei."



    9.1) Ester se revela uma judia para o rei Assuero.

    "Pois como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a destruição da minha parentela?"

    ResponderExcluir
  13. Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim? Respondeu Ester: O adversário e inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se perturbou perante o rei e a rainha."



    "O rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; Hamã, porém, ficou para rogar por sua vida à rainha Ester, pois viu que o mal contra ele já estava determinado pelo rei."



    "Tornando o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído sobre o divã em que se achava Ester. Então, disse o rei: Acaso, teria ele querido forçar a rainha perante mim, na minha casa?"



    * Hamã foi enforcado com a própria forca que construiu para matar Mordecai.



    "Tendo o rei dito estas palavras, cobriram o rosto de Hamã.Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam o rei: Eis que existe junto à casa de Hamã a forca de cinquenta côvados de altura que ele preparou para Mordecai, que falara em defesa do rei. Então, disse o rei: Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai. Então, o furor do rei se aplacou." (Ester 7:3-10)

    ResponderExcluir
  14. O ódio é uma necessidade fixa de prejudicar, causar mal e até mesmo, matar uma outra pessoa.

    ResponderExcluir