O EXÉRCITO DE ISRAEL.
(Parte 2 - De Massada a Hitler)
Introdução.
Por terem vivido 400 anos de escravidão no Egito, e por terem sofrido a escravidão na Babilônia de Nabucodonosor, os judeus nunca aceitaram a escravidão passivamente.
1) O judeu Paulo de Tarso, disse:
"Fomos criados para a liberdade e jamais seremos escravos de homens."
1.1) Primeira grande revolta dos judeus contra os romanos. (Ano 66 d.C)
Também chamada de "Grande Revolta Judaica", foi iniciada em 66 d.C., na província romana da Judeia, e oficialmente encerrada em 70 d.C., embora a luta tenha se prolongado até 73 d.C., com a tomada da fortaleza de Massada, por 960 judeus Zelotes.
* Jerusalém foi sufocada pelas tropas do comandante romano (e futuro imperador), Vespasiano, secundado por seu filho, Tito.
* Morreram mais de um milhão de judeus e o Templo de Jerusalém foi destruído, restando apenas parte do Muro das Lamentações.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas
1.2) A Revolta é a resistência em Massada.
Ben Yair e o suicídio coletivo em Masada. (73 d C)
* O líder da rebelião de Massada, antes do suicídio coletivo de 960 judeus Zelotes, Eleazar Ben Yair, foi o líder da rebelião contra os romanos disse:
"Como decidimos há muito tempo atrás que nunca seríamos servos dos romanos, e nem de ninguém, além do próprio Deus, que sozinho é o Senhor verdadeiro e justo da humanidade." (Flávio Josefo)
* Leia a mensagem completa sobre a Revolta de Massada. em 73 d.C, onde 960 judeus Zelotes, impuseram uma grande derrota as legiões de Roma.
* Click no link Abaixo:
http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/a-revolta-de-massada-e-os-960-zelotes.html
2) A revolta dos judeus e a Guerra de Kitos.
^Também chamada de "Guerra de Kitos", ocorreu entre os anos 115 e 117, no governo do imperador Trajano."
"Se consistiu em uma revolta das comunidades judaicas da Diáspora (judeus que viviam fora da Judeia), disseminando-se, principalmente, por Cirene (Cirenaica), ilha de Chipre, Mesopotâmia e Egito."
"Foi sufocada pelo comandante romano Lúsio Quieto."
"Lúsio Quieto (Quintus Lusius Quietus, ca. 70 – 118), chamado de "Príncipe Mouro", foi um militar romano, de origem bérbere, tendo governado a Judeia, em 117 d.C."
“Kitos” é uma corruptela de seu nome,(Quietus), que vai aparecer na Guerra de Kitos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas
3) Terceira Guerra:
A Revolta de Simão Bar Kochba
* (O Messias?) - (132-135 d.C)
"Também chamada de "Revolta de Barcoquebas", ocorreu entre os anos de 132 e 135 d.C, durante o governo do Imperador romano Adriano, sendo liderada por Simão Barcoquebas, que alguns consideraram ser o
Barcoquebas.
"Ele foi considerado pelos judeus como o Messias davídico, o legítimo filho de Davi, esperado pelos judeus."
Foi recebido em Jerusalém por todos os judeus e saudado por todos.
"Ao ser consagrado como líder dos judeus, teve seu nome alterado para Bar Kochba, que significa “filho de uma estrela”, em alusão a um versículo bíblico do livro Números. Essa estrela seria uma referência à vinda do messias – a profecia de que um descendente do rei David chegaria ao mundo para restaurar a nação de Israel e a paz na Terra."
"Bar Kochba evitou o combate aberto com as forças romanas, claramente superiores, recorrendo a táticas de guerrilha. Organizou pequenos grupos regulares de combate e, pouco a pouco, conseguiu expulsar as tropas romanas de suas posições."
"Cerca de três anos após o início da revolta, Bar Kochba conduziu seus soldados até Jerusalém, reconquistando a cidade e proclamando o restabelecimento da independência do Estado Judeu"
* A resistência em Betar
"Após os primeiros reveses, porém, a poderosa Roma reestruturou suas forças para contra-atacar, enviando para a região mais soldados e seus melhores generais.
"Os romanos começaram a construir estradas desde os portos no Mediterrâneo até os centros das rebeliões. Com isso, foram derrubando posições importantes, menos ocupadas, mas que eram fundamentais para o avanço militar."
"Já a partir de 133, Roma devastou regiões como as de Beit Govrin (área de cultivo agrícola) e assentamentos das chamadas montanhas reais "
O objetivo era derrubar as posições, uma a uma, de forma que elas não pudessem retornar às mãos dos judeus, isolando-os em Jerusalém e em outros pontos afastados."
"Assim, Roma foi deixando os judeus sem suprimento de alimentos e outros itens essenciais para a manutenção da estrutura do Reino de Israel.
"Na primeira investida, que foi até 134, os judeus ainda resistiram. Mas já na primavera do mesmo ano, os romanos atacaram de novo, cercando Jerusalém e isolando a cidade.
* Os líderes da revolta, incluindo Bar Kochba, escaparam com suas tropas e refugiaram-se em Betar, cidade próxima a Jerusalém. Ali resistiram até agosto de 135, quando finalmente a fortaleza de Betar ruiu.
* A morte de Bar Kochba.(135)
"Bar Kochba foi preso pelos soldados romanos e condenado à morte. Decapitado, teve sua cabeça levada ao imperador Adriano como troféu."
O "Messias Militar" que os judeus acreditavam ser o filho de Davi, morreu e ainda perdeu a sua cabeça!
Fonte:
3.1) Lembrando que os judeus como nação, não receberam Jesus Cristo como o Messias prometido.
O Apóstolo João escreveu sobre isso: (João 1:11-12)
"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome "
(João 1:11-12)
* No Cenáculo, em Atos 1:14, haviam 120 judeus orando e perseverando em adoração.
Após isso, o Espírito Santo, desceu. (Atos 2"1-4)
3.2) A Revolta de Simão Bar Kochba foi sufocada pelo Imperador Adriano.
O comandante romano Sexto Júlio Severo.
"Bar Kochba foi preso pelos soldados romanos e condenado à morte. Decapitado, teve sua cabeça levada ao imperador Adriano como troféu."
* Fonte de Pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas.
Em retaliação, o Imperador Adriano mudou o nome da Judeia para: Síria-Palestina, e ordenou que diversos povos de origem Siro-cananita, tomassem a terra de Israel, e ocupassem a cidade de Jerusalém.
4) Outras Revoltas.(351-613)
Além dessas guerras, houve também uma rebelião dos judeus da Síria Palestina contra Constâncio Galo, césar do Império Romano, conhecida como "Revolta judaica contra Galo", ocorrida entre 351 e 352, que foi sufocada pelo comandante romano Ursicino. No século V, as Revoltas Samaritanas contra o Império Bizantino inflamaram a região por quase um século.
No século seguinte, os judeus se revoltaram novamente contra o imperador bizantino Heráclio (613).
4.1) Vagando pelo mundo.
"Ocupando diferentes regiões pelo mundo, os judeus conviveram em pequenas comunidades. Apesar de não possuírem um Estado (território), eram considerados uma nação (povo) e procuravam conservar sua identidade cultural por meio da língua, religião, costumes e hábitos.
Na Europa medieval, ocuparam principalmente a região da Península Ibérica (Portugal e Espanha). Antes do ano 1000, tinham liberdade religiosa e influenciaram o desenvolvimento cultural e científico.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
4.2) A grande perseguição da Igreja Católica Romana.
"No ano de 1095, os judeus começaram a ser perseguidos pelos cristãos, porque a Igreja Católica julgou os judeus como responsáveis pela morte de Jesus Cristo.
A partir desse fato, a civilização judaica sofreu constantes ataques nas cidades europeias; enclausurando-se nos guetos, milhares de judeus foram vítimas da Santa Inquisição (Tribunal da Igreja Católica que julgava os hereges)."
5) A partir da Idade Moderna, os judeus foram expulsos da Península Ibérica.
"A grande maioria das comunidades judaicas teve que se instalar em regiões protestantes (norte da Europa).
"Após o advento dos Direitos Universais do Homem, durante a Revolução Francesa, os judeus passaram a gozar de certa liberdade religiosa e desenvolveram várias atividades no continente europeu, em diversos setores, tais como: bancos e indústrias; além de atividades intelectuais, como: ciências, artes e filosofia (principalmente)."
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
5.1) Surge o antissemitismo.
"Com grande ascensão econômica e intelectual, no século XIX, vários países começaram a acusar a comunidade judaica de querer dominá-los.
Nesse contexto, começaram a surgir ideias de aversão e preconceito contra os judeus (o antissemitismo).
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
6) Surge o Sionismo.
Ainda no século XIX, surgiu entre a civilização judaica o desejo de retornar ao seu território de origem, a Palestina, e criar um Estado Judaico nesse território.
Era o ‘Sionismo’, milhares de judeus retornaram, fugindo do antissemitismo europeu."
* Publicado por Leandro Carvalho.
* Link:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
# Importante!
Por quase 2.000 anos, Israel esteve sem pátria, sem bandeira, e ainda assim, conseguiu preservar sua cultura, suas leis, e seu livro sagrado: A Torá de Moisés.
Os judeus foram espalhados pelas nações até o ano de 1948.
(Nossa próxima Lição)
6.1) Uma antiga profecia começava a se cumprir:
(Amós 9:14-15)
"Nos últimos ...mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto. Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus." (Amós 9:14-15)
6.2) Na Decada de 20, os judeus foram expulsos de várias nacoes.
Eles foram expulsos de Portugal, Espanha e Países vizinhos.
* A igreja Católica os acusava de serem os responsáveis pela morte de Jesus Cristo.
6.3) Em 1922 começou em toda a Europa, um movimento chamado Sionismo, ou a volta dos judeus para a antiga terra de Israel.
Milhares de judeus começaram a retornar para casa.
Em meados da Década de 40, mais 600 mil judeus já haviam voltado para a Palestina.
* Em meio a toda essa alegria, eclodiu a Primeira Guerra Mundial.
7) A eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial.(1914-1918)
"A Primeira Guerra Mundial foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas."
"Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914 ."
* Fonte:
https://www.google.com/searchq=quando+come%C3%A7ou+a+primeira+guerra&oq=Quando+comecou
"Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro."
"Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto."
* Fonte:
https://www.google.com/searchq=quando+come%C3%A7ou+a+primeira+guerra&oq=Quando+comecou
O fim da primeira guerra mundial.(1914-1918)
A Alemanha ficou totalmente arruinada após a primeira guerra mundial.
8) A Segunda Guerra Mundial.(1939-1945)
* O GRANDE MASSACRE DOS JUDEUS.
Com a ascensão do Nazismo na Alemanha, e após a invasão da Polônia, começa a Segunda Grande guerra mundial.
"Basicamente, a Segunda guerra foi a luta dos países do Eixo.(A Alemanha, a Itália fascita de Benito Mussoline, e o Japão, que durante seis anos, lutaram contra os Aliados, liderados pelo Reino Unido, URSS e os Estados Unidos.
A invasão da Polônia resultou no início da Segunda Guerra Mundial e foi consequência do ressentimento de Hitler por causa de territórios perdidos pela Alemanha na década de 1910."
8.1) Matéria da UOL.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/invasao-polonia-inicio-segunda-guerra-mundial.htm
"A Segunda Guerra Mundial começou a partir de um ato de agressão da Alemanha Nazista contra a Polônia em 1º de setembro de 1939. A popularização do Nazismo, levou Adolf Hitler ao poder na Alemanha em 1933."
"Durante toda a década de 1920 e 1930, Hitler defendeu algumas ideias que foram registradas em seu livro Minha Luta (Mein Kampf).
8.2) Entre algumas dessas ideias, podemos citar:
A) Hitler pregava abertamente o preconceito contra os judeus (antissemitismo) e atribuía a eles a responsabilidade pelos problemas econômicos alemães;
B) Hitler defendia um princípio etnocêntrico que afirmava que a raça germânica (chamada de ariana) era superior aos outros povos.
C) Hitler defendia a formação do novo império (reich) alemão a partir da construção de um espaço vital (lebensraum) para que a raça germânica pudesse viver.
8.3) A formação desse espaço vital, segundo Hitler, seria realizada em regiões onde havia populações germânicas e regiões onde estava o antigo Império Prussiano, que havia sido fragmentado após a Primeira Guerra Mundial."
"Para alcançar esse objetivo. Hitler anexou a Áustria, em 1938, e também os Sudetos (região da Tchecoslováquia de população germânica) após a Conferência de Munique."
"O outro passo era recuperar territórios que formavam o antigo império prussiano e que se tornaram a Polônia após a Primeira Guerra Mundial. Além disso, territórios poloneses separavam a Prússia Oriental do restante da Alemanha a partir do chamado corredor polonês."
"O objetivo alemão era, portanto, interligar novamente a Prússia Oriental com a Alemanha."
8.4) A França e a Grã-Bretanha tinham compromissos de ajuda aos poloneses.
"Os dois países enviaram um ultimato à Alemanha exigindo a imediata paralisação da invasão. Hitler não se deu ao trabalho de responder. Diante disso, a França e a Grã-Bretanha não tiveram outra saída senão declarar guerra à Alemanha, em 3 de setembro de 1939."
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/invasao-polonia-inicio-segunda-guerra-mundial.htm
9) A vitória dos aliados eco fim da Segunda Guerra Mundial.(1939)
* Posteriormente, uma Colisão chamada de Os Aliados, se uniu ao Reino Unido, URSS, e Estados Unidos, no objetivo de juntos, vencerem o Nazismo e o Fascismo.
9.1) A invasão da Nornandia, conhecida como O DIA D, o bombardeio da cidade de Berlim, e o lançamento da Bomba Atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, determinou o fim do grande conflito mundial.
9.2) O Saldo da Segunda Guerra Mundial.(60 milhões de mortos)
Durante a Segunda Guerra mundial, houve 60 milhões de Mortos, dentre eles, 6 milhões de judeus.
O saldo da Segunda Guerra foi de 60 milhões de mortos, além de muita destruição, casos chocantes de violência e uso inapropriado de armas contra civis, como ficou evidente no holocausto dos judeus, no massacre de Katyn, o uso de bombas nucleares, entre outros.
* Fonte de Pesquisa:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/invasao-polonia-inicio-segunda-guerra-mundial.htm
10) A Solução Final: O plano de extermínio dos judeus.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
"Conhecido como Holocausto, esse plano de extermínio teve fases diferentes ao longo da Segunda Guerra, e, após sua implantação em meados de 1941, foi desenvolvida toda a estrutura que levou à morte de milhões de pessoas."
* Dos nove milhões de judeus que viviam na Europa, Seis milhões de judeus foram mortos.
"Durante a "Solução Final", também foram mortos Testemunhas de Jeová, ciganos, homossexuais e negros."
10.2) O Antissemitismo no Nazismo.
Antissemitismo é o termo usado para referir-se ao preconceito contra pessoas de origem semita.
* Por serem da descendência de Sem, um dos filhos de Noé, os judeus são Semitas.
O crescimento do antissemitismo na Alemanha aconteceu durante o século XIX e tomou grandes proporções a partir da República de Weimar (1919-1933).
Essa foi a primeira experiência republicana da Alemanha em que foi colocado em prática um modelo de democracia representativa.
"Como esse período foi caracterizado pela forte crise econômica em decorrência da derrota na Primeira Guerra Mundial e dos pesados termos impostos pelo Tratado de Versalhes, um partido surgiu como alternativa para a população: o Partido Nazista.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
10.3) Adolf Hitler e seu ódio contra os judeus.
"Adolf Hitler, a partir do seu antissemitismo, transformou o judeu em um bode expiatório e passou a culpá-lo pelos problemas da Alemanha.
Além disso, Hitler responsabilizava os judeus pelo bolchevismo – o principal adversário ideológico do nazismo.
Assim que o Partido Nazista ascendeu ao poder em 1933, uma série de medidas foi tomada com o objetivo de progressivamente retirar os direitos de cidadãos dos alemães judeus e forçá-los a migrarem da Alemanha.
* Conforme o que se desenrolou, porém, foi provado que o objetivo de Hitler, além da guerra, era o extermínio total dos judeus da Europa.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
10.4) Primeiramente, a Solução Final consistia em utilizar do trabalho dos judeus, alimentados de forma mínima, em um regime de escravidão.
Essa proposta baseava-se no plano nazista que pretendia deixar 30 milhões de eslavos com pouca alimentação para que os alimentos fossem prioritariamente direcionados aos cidadãos alemães.
10.5) Em seguida, seria implantado gradativamente o projeto de extermínio dos judeus durante a guerra. Dessa forma, Heydrich e Himmler anteciparam o projeto de Hitler que pretendia dizimar os judeus depois da guerra.
Por fim, o trabalho dos judeus seria utilizado para transformar o Leste Europeu em uma grande colônia de exploração alemã, assim como sugeria a ideia nazista de “espaço vital”.
"A ordem de Hitler para iniciar a execução da Solução Final foi transmitida por Hermann Göring em julho de 1941."
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
11) O fuzilamento dos judeus.
"A primeira etapa: os Einsatzgruppen
A primeira etapa da Solução Final foi a utilização de esquadrões da morte para promover a limpeza étnica em regiões do Leste Europeu.
* Esses esquadrões eram chamados pelos nazistas de Einsatzgruppen (em português, “força-tarefa”). O trabalho do Einsatzgruppen era feito a partir de fuzilamentos em valas comuns.
"À princípio, na atuação do Einsatzgruppen, apenas judeus homens seriam fuzilados. No entanto, com a expansão do projeto de genocídio, Himmler anunciou que tanto mulheres quanto crianças judias seriam alvo desse grupo de extermínio e, portanto, seriam fuziladas."
"Nos dias 29 e 30 de setembro de 1941, um grande fuzilamento que vitimou 33 mil pessoas em cerca de 36 horas, o que caracterizou o massacre dos judeus de Kiev como um dos piores de toda a guerra."
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
11.1) No entanto, a utilização do Einsatzgruppen encontrou como grande obstáculo a barreira psicológica que afetava muitos soldados após fuzilar inúmeras pessoas.
Esses problemas psicológicos acentuaram-se quando mulheres e crianças também passaram a ser fuziladas. Em razão disso, os nazistas implantaram um sistema de execução mais “impessoal”: as câmaras de gás.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
12) As Câmaras de Gás.
A segunda etapa: os campos de extermínio e as Câmaras de Gás.
A criação das câmaras de gás, além de resolver a questão psicológica que envolvia os fuzilamentos do Einsatzgruppen, possibilitou aos nazistas ampliarem a quantidade de mortos.
À princípio, as câmaras de gás foram testadas em prisioneiros soviéticos em vagões de trem adaptados. Esses prisioneiros foram mortos envenenados por monóxido de carbono.
12.1) Dos Guetos para as Câmaras de Gás.
"Posteriormente, com os desmanches dos guetos e a implantação em larga escala dos campos de concentração, os nazistas implantaram as câmaras de gás em locais adaptados para o banho.
* Essa medida transformou o campo de concentração em um campo de extermínio.
Os judeus eram levados de diferentes partes da Europa para esses campos de concentração e extermínio instalados, principalmente, na Polônia.
Essas pessoas eram colocadas aos montes em vagões de trem em péssimas condições. Durante a viagem, os judeus não recebiam água nem alimento e muitos morriam de frio ou outras causas relacionadas às péssimas condições.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
12.2) Em seguida, os nazistas passaram a utilizar o pesticida Zyklon B nas câmaras de gás.
Os principais campos de concentração e extermínio da Europa foram os de Auschwitz-Birkenau, Treblinka, Belzec e Sobibor, todos localizados na Polônia ocupada pelos nazistas.
"Estima-se que cerca de 3 milhões de judeus tenham morrido em decorrência das ações diretamente relacionadas aos fuzilamentos ou às câmaras de gás e que outros 3 milhões tenham morrido por causa das péssimas condições de vida a que eram sujeitos."
"Os historiadores apontam que, dos 9 milhões de judeus que viviam na Europa antes da guerra, 6 milhões foram mortos."
* Fonte de Pesquisa:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
* O Holocausto foi a maior tragédia humanitária que a humanidade já experimentou!
Postado no Blog do Pastor Venilton.
* Fontes de Consulta para este estudo:
1) Guerras Romano-judaicas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas
2) Bar-Kochba, O Messias Guerreiro.
3) Os judeus na história.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
4) Quando começou a Primira Guerra Mundial.
https://www.google.com/searchq=quando+come%C3%A7ou+a+primeira+guerra&oq=Quando+comecou
5) A invasão da Polônia e a Segunda Guerra Mundial.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/invasao-polonia-inicio-segunda-guerra-mundial.htm
6) A Solução Final é o Extermínio dos Judeus.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
* Leia a Primeira Parte deste Estudo:
http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/os-inimigos-de-israel-ao-longo-dos.html
* Próximo Estudo:
* 1948, Israel ressurge como nação!
http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/a-recriacao-do-estado-de-israel-14-de.html
Fim
.
Por terem vivido 400 anos de escravidão no Egito, e por terem sofrido a escravidão na Babilônia de Nabucodonosor, os judeus nunca aceitaram a escravidão passivamente.
ResponderExcluir1) O judeu Paulo de Tarso, disse:
"Fomos criados para a liberdade e jamais seremos escravos de homens
Primeira grande revolta dos judeus contra os romanos. (Ano 66 d.C)
ResponderExcluirTambém chamada de "Grande Revolta Judaica", foi iniciada em 66 d.C., na província romana da Judeia, e oficialmente encerrada em 70 d.C., embora a luta tenha se prolongado até 73 d.C., com a tomada da fortaleza de Massada, por 960 judeus Zelotes.
* Jerusalém foi sufocada pelas tropas do comandante romano (e futuro imperador), Vespasiano, secundado por seu filho, Tito.
* Morreram mais de um milhão de judeus e o Templo de Jerusalém foi destruído, restando apenas parte do Muro das Lamentações.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas
A revolta dos judeus e a Guerra de Kitos.
ResponderExcluir^Também chamada de "Guerra de Kitos", ocorreu entre os anos 115 e 117, no governo do imperador Trajano."
"Se consistiu em uma revolta das comunidades judaicas da Diáspora (judeus que viviam fora da Judeia), disseminando-se, principalmente, por Cirene (Cirenaica), ilha de Chipre, Mesopotâmia e Egito."
"Foi sufocada pelo comandante romano Lúsio Quieto."
"Lúsio Quieto (Quintus Lusius Quietus, ca. 70 – 118), chamado de "Príncipe Mouro", foi um militar romano, de origem bérbere, tendo governado a Judeia, em 117 d.C."
“Kitos” é uma corruptela de seu nome,(Quietus), que vai aparecer na Guerra de Kitos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas
A Revolta de Simão Bar Kochba foi sufocada pelo Imperador Adriano.
ResponderExcluirO comandante romano Sexto Júlio Severo.
"Bar Kochba foi preso pelos soldados romanos e condenado à morte. Decapitado, teve sua cabeça levada ao imperador Adriano como troféu."
* Fonte de Pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas.
Em retaliação, o Imperador Adriano mudou o nome da Judeia para: Síria-Palestina, e ordenou que diversos povos de origem Siro-cananita, tomassem a terra de Israel, e ocupassem a cidade de Jerusalém.
A Revolta de Simão Bar Kochba
ResponderExcluir* (O Messias?) - (132-135 d.C)
"Também chamada de "Revolta de Barcoquebas", ocorreu entre os anos de 132 e 135 d.C, durante o governo do Imperador romano Adriano, sendo liderada por Simão Barcoquebas, que alguns consideraram ser o
Barcoquebas.
"Ele foi considerado pelos judeus como o Messias davídico, o legítimo filho de Davi, esperado pelos judeus."
Foi recebido em Jerusalém por todos os judeus e saudado por todos.
"Ao ser consagrado como líder dos judeus, teve seu nome alterado para Bar Kochba, que significa “filho de uma estrela”, em alusão a um versículo bíblico do livro Números. Essa estrela seria uma referência à vinda do messias – a profecia de que um descendente do rei David chegaria ao mundo para restaurar a nação de Israel e a paz na Terra."
"Bar Kochba evitou o combate aberto com as forças romanas, claramente superiores, recorrendo a táticas de guerrilha. Organizou pequenos grupos regulares de combate e, pouco a pouco, conseguiu expulsar as tropas romanas de suas posições."
"Cerca de três anos após o início da revolta, Bar Kochba conduziu seus soldados até Jerusalém, reconquistando a cidade e proclamando o restabelecimento da independência do Estado Judeu"
Surge o antissemitismo.
ResponderExcluir"Com grande ascensão econômica e intelectual, no século XIX, vários países começaram a acusar a comunidade judaica de querer dominá-los.
Nesse contexto, começaram a surgir ideias de aversão e preconceito contra os judeus (o antissemitismo).
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
6) Surge o Sionismo.
Ainda no século XIX, surgiu entre a civilização judaica o desejo de retornar ao seu território de origem, a Palestina, e criar um Estado Judaico nesse território.
Era o ‘Sionismo’, milhares de judeus retornaram, fugindo do antissemitismo europeu."
* Publicado por Leandro Carvalho.
* Link:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
# Importante!
Por quase 2.000 anos, Israel esteve sem pátria, sem bandeira, e ainda assim, conseguiu preservar sua cultura, suas leis, e seu livro sagrado: A Torá de Moisés.
Os judeus foram espalhados pelas nações até o ano de 1948.
(Nossa próxima Lição)
Em meio a toda essa alegria, eclodiu a Primeira Guerra Mundial.
ResponderExcluir* A eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial.(1914-1918)
"A Primeira Guerra Mundial foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas."
"Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914 ."
* Fonte:
https://www.google.com/searchq=quando+come%C3%A7ou+a+primeira+guerra&oq=Quando+comecou
A Segunda Guerra Mundial.(1939-1945)
ResponderExcluir* O GRANDE MASSACRE DOS JUDEUS.
Com a ascensão do Nazismo na Alemanha, e após a invasão da Polônia, começa a Segunda Grande guerra mundial.
"Basicamente, a Segunda guerra foi a luta dos países do Eixo.(A Alemanha, a Itália fascita de Benito Mussoline, e o Japão, que durante seis anos, lutaram contra os Aliados, liderados pelo Reino Unido, URSS e os Estados Unidos.
A invasão da Polônia resultou no início da Segunda Guerra Mundial e foi consequência do ressentimento de Hitler por causa de territórios perdidos pela Alemanha na década de 1910."
8.1) Matéria da UOL.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/invasao-polonia-inicio-segunda-guerra-mundial.htm
Entre algumas dessas ideias, podemos citar:
ResponderExcluirA) Hitler pregava abertamente o preconceito contra os judeus (antissemitismo) e atribuía a eles a responsabilidade pelos problemas econômicos alemães;
B) Hitler defendia um princípio etnocêntrico que afirmava que a raça germânica (chamada de ariana) era superior aos outros povos.
C) Hitler defendia a formação do novo império (reich) alemão a partir da construção de um espaço vital (lebensraum) para que a raça germânica pudesse viver.
Adolf Hitler e seu ódio contra os judeus.
ResponderExcluir"Adolf Hitler, a partir do seu antissemitismo, transformou o judeu em um bode expiatório e passou a culpá-lo pelos problemas da Alemanha.
Além disso, Hitler responsabilizava os judeus pelo bolchevismo – o principal adversário ideológico do nazismo.
Assim que o Partido Nazista ascendeu ao poder em 1933, uma série de medidas foi tomada com o objetivo de progressivamente retirar os direitos de cidadãos dos alemães judeus e forçá-los a migrarem da Alemanha.
* Conforme o que se desenrolou, porém, foi provado que o objetivo de Hitler, além da guerra, era o extermínio total dos judeus da Europa.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
O fuzilamento dos judeus.
ResponderExcluir"A primeira etapa: os Einsatzgruppen
A primeira etapa da Solução Final foi a utilização de esquadrões da morte para promover a limpeza étnica em regiões do Leste Europeu.
* Esses esquadrões eram chamados pelos nazistas de Einsatzgruppen (em português, “força-tarefa”). O trabalho do Einsatzgruppen era feito a partir de fuzilamentos em valas comuns.
"À princípio, na atuação do Einsatzgruppen, apenas judeus homens seriam fuzilados. No entanto, com a expansão do projeto de genocídio, Himmler anunciou que tanto mulheres quanto crianças judias seriam alvo desse grupo de extermínio e, portanto, seriam fuziladas."
As Câmaras de Gás.
ResponderExcluirA segunda etapa: os campos de extermínio e as Câmaras de Gás.
A criação das câmaras de gás, além de resolver a questão psicológica que envolvia os fuzilamentos do Einsatzgruppen, possibilitou aos nazistas ampliarem a quantidade de mortos.
À princípio, as câmaras de gás foram testadas em prisioneiros soviéticos em vagões de trem adaptados. Esses prisioneiros foram mortos envenenados por monóxido de carbono.
12.1) Dos Guetos para as Câmaras de Gás.
"Posteriormente, com os desmanches dos guetos e a implantação em larga escala dos campos de concentração, os nazistas implantaram as câmaras de gás em locais adaptados para o banho.
* Essa medida transformou o campo de concentração em um campo de extermínio.
Os judeus eram levados de diferentes partes da Europa para esses campos de concentração e extermínio instalados, principalmente, na Polônia.
6) A Solução Final é o Extermínio dos Judeus.
ResponderExcluirhttps://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
* Leia a Primeira Parte deste Estudo:
http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/os-inimigos-de-israel-ao-longo-dos.html
* Próximo Estudo:
1948, Israel ressurge como nação! (Em Construção)
Fontes de Consulta para este estudo:
ResponderExcluir1) Guerras Romano-judaicas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_romano-judaicas
2) Bar-Kochba, O Messias Guerreiro.
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/bar-kochba-o-messias-guerreiro-imperio-romano-jerusalem-historia.phtml
3) Os judeus na história.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/judeus-na-historia.htm
4) Quando começou a Primira Guerra Mundial.
https://www.google.com/searchq=quando+come%C3%A7ou+a+primeira+guerra&oq=Quando+comecou
5) A invasão da Polônia e a Segunda Guerra Mundial.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/invasao-polonia-inicio-segunda-guerra-mundial.htm
6) A Solução Final é o Extermínio dos Judeus.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/solucao-final-plano-exterminio-dos-judeus.htm
* Leia a Primeira Parte deste Estudo:
http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/os-inimigos-de-israel-ao-longo-dos.html
* Próximo Estudo:
1948, Israel ressurge como nação! (Em Construção)