Páginas

sábado, 14 de outubro de 2023

Abraão e o plano de Deus com Israel. (Parte 4)

(Jeroboão, Roboão, o cativeiro assírio, e o cativeiro na Babilônia). (Parte 4)

Texto: (1 Reis‬ ‭11:29‭-‬30)

Introdução.

Como ensinei no estudo numero (3), Salomão construiu o primeiro templo em Jerusalém.

O templo de Salomão foi uma obra imponente e magnifica, seguindo um projeto que lhe foi revelado pelo próprio Deus.

* Segue abaixo, o link do Estudo número (3)

Tema: Salomão e a construção do templo. (Estudo 3)

http://prvenilton.blogspot.com/2023/10/abraao-e-o-plano-de-deus-com-israel_11.html

A construção do templo de Salomão durou sete anos e foi executada por 30 mil israelitas, e 150 mil cananeus. 

Durante essa época houve a atuação de diversos profetas que alertaram o povo de Israel. 

Posso citar: Gade; Natã; Aías.

1)  A idolatria do rei Salomão.     (1 Reis 11:29-40)

* Depois de construir o grande templo, no tempo de sua velhice, Salomão abandonou o Senhor, apegando-se pelo amor, as mulheres de outras nações. Tais mulheres levaram Salomão ao pecado de prostituição e a idolatria.

Neste tempo, Deus levantou um profeta contra o rei Salomão. (Aías) - (1 Reis‬ ‭11:29‭-‬40‬)

"Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços  e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos."

"Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai. Porém não tomarei da sua mão o reino todo; pelo contrário, fá-lo-ei príncipe todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem elegi, porque guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, a saber, as dez tribos, e tas darei a ti."

"E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. 

Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.  Por isso, afligirei a descendência de Davi; todavia, não para sempre. 

Pelo que Salomão procurou matar a Jeroboão; este, porém, se dispôs e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei do Egito; e ali permaneceu até à morte de Salomão." 

(1 Reis‬ ‭11:29‭-‬40‬)

2) Os dois reinos de Israel.(Norte e Sul) -(931-910 a.C)

"Sucedeu, nesse tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo."

"Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos." 

(1 Reis‬ ‭11:29‭-‬31)

* Os pecados, a idolatria e a prostituição do rei Salomão, trouxeram sérias, graves e duradouras conquências sobre a nação de Israel.

* Salomão Reinou entre 970-933 a.C. 

3) Salomão, o filho de Davi, iniciou bem o seu governo, sendo sincero, temente a Deus, e piedoso. 

Construiu um majestoso templo, e a glória de Deus encheu aquele templo.

* Na inauguração do templo,  Salomão fez célebre oração de: (2 Crônicas 7:14-16)

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:14-16)

3.1) A idolatria de Salomão.

Porém em sua velhice, Salomão afastou-se de Deus, entregando-se à idolatria, tendo inúmeras mulheres, sendo que a maior parte delas, eram vindas dos povos pagãos e idólatras.

* Deus havia alertado a Salomão, porém ele optou em desobedecer.

'Porém, se vós e vossos filhos, de qualquer maneira, vos apartardes de mim e não guardardes os meus mandamentos e os meus estatutos, que vos prescrevi, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes, então, eliminarei Israel da terra que lhe dei, e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel virá a ser provérbio e motejo entre todos os povos."

"E desta casa, agora tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que procedeu o Senhor assim para com esta terra e esta casa?  Responder-se-lhe-á: Porque deixaram o Senhor, seu Deus, que tirou da terra do Egito os seus pais, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Por isso, trouxe o Senhor sobre eles todo este mal."  (1 Reis‬ ‭9:6-‬9‬) 

* Salomão foi avisado!

3.2) Deus respeita nossas escolhas, porém teremos que lidar com as consequências de cada uma delas.

"Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai." (1 Reis‬ ‭11:29‭-‬35)

Por causa disso, Deus permitiu  a divisão de Israel, em dois reinos separados. (Norte e Sul)

4) Os reinos do Norte e Sul de Israel. (931-910 a.C)

Jeroboão, filho de Nebate, dividiu a nação de Israel, cumprindo assim, a profecia de Aiás.     

Com a divisão de Israel, a parte do Norte chamou-se Israel.

A outra parte reino chamou-se Reino de Judá.

* Importante.

A idolatia de Salomão gerou tudo isso.

4.1) Dez tribos seguiram Jeroboão I. (Reino do Norte)

"No décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá.Três anos reinou em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão. Andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai." (1 Reis‬ ‭15:1‭-‬3‬)

* Robão era filho de Salomão.

* Jeroboão era filho de Nebate,

"Houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias da sua vida." (1 Reis‬ ‭15:6)

4.2) A religião de Jeroboão.(Culto ao bezerro de ouro)

Jeroboão I, implantou a religião oficial do reino do Norte, que foi o culto ao bezerro de ouro.

* Nesta época, Israel mergulhou no culto a Baal, um culto imoral, e desumano.

Os profetas Elias e Eliseu, juntamente com o rei Jeú, comandaram a luta contra esse tipo de culto.

* O reino do Norte durou 250 anos, teve 19 reis.

Todos eles adoraram o bezerro de ouro egípcio.

* Recentes escavações em Israel, localizaram um altar, na antiga tribo de Dã, onde os animais eram sacrifícados.

4.3) O rei Acabe.

Acabe se vendeu por causa da influência de Jezabel, sua mulher. (‭‭1 Reis‬ ‭21:25‬)

"Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o instigava "                  (1 Reis‬ ‭21:25‬)

4.4) Elias extermina o culto a Baal.

Felizmente, Elias o tesbita, confrontou Acabe e Jezabel, e exterminou os profetas de Baal, no desafio do monte Carmelo. (1 Reis 18:22‭-‬24‬)

"Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Deem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra."

(1 Reis 18:22‭-‬24‬)

*  Nenhum dos reis, seja do reino do norte, ou do Sul,  procuraram levar o povo de Israel a um encontro genuíno com Deus. 

* O resultado disso foi escravidão e cativeiro.

5) O Juízo definitivo contra o reino do Norte. (Cativeiro - 722 a.C)

Foi então que os reis Tiglate-Pileses III e Sargão II, da Assíria, invadiram o reino do norte levando o povo de Israel cativo em 722 a.C.

Sargão enviou seus súditos para povoar Samaria, capital do reino do norte, originando assim os samaritanos, gerando uma religião mista que se prolonga até os tempos de Cristo.

Além de destruir o reino do Norte, a Assíria invadiu Judá, capturando todo o Judá, menos Jerusalém, devido a uma intervenção de Deus.

5.1) Profetas do reino do Norte.(Samaria)

Elias, Micaías, Obde, e Eliseu, o subistituto de Elias.

Jonas; Oséias; Amós e Miquéias.

6) O reino do Sul. (Judá)

O reino do Sul, Judá, teve duas tribos: Judá e Benjamim.

* Havia uma promessa feita a Davi!

"E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome. Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel." (1 Reis 11:36,37)

"Para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi."  (1 Reis 11:36)

* Algumas famílias de outras tribos também se uniram a tribo de Judá. 

A tribo de Simeão ficava ao sul de Judá, sem comunicação com o Norte.

* A capital do reino do Sul continuou sendo Jerusalém ou Sião.

Depois do cativeiro do reino do Norte, Judá permaneceu cerca de 100 anos livre, e teve vinte reis. Os três melhores reis de Judá foram Ezequias, Josias e Joás.

* O pior de todos os reis de Judá  foi a pervesa Atália.

Infelizmente, Judá também se corrompeu.

6.1) A profecia sobre o cativeiro de Judá. (Jeremias 25:11)

"Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos." 

Conforme a profecia de Jeremias, Nabucodonosor invadiu Judá e levou preso o rei Jeoaquim. Levou também cativos os membros da família real, inclusive o profeta Daniel.

A contagem dos 70 anos de exílio começou em 606 a. C., quando três anos depois, Jeoaquim se rebelou contra o rei Nabucodonosor.

Depois disso, Nabucodonosor volta, saqueia o templo e leva Joaquim (filho de Jeoaquim), além de 10.000 outros judeus, entre príncipes e oficiais da aristocracia judaica.

6.2) Nabucodonosor nomeou Zedequias, irmão de Jeoaquim, em lugar deste. 

Nabucodonosor Levou também cativo o profeta Ezequiel.        (O Profeta do Exílio)

"Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus." (Ezequiel‬ ‭1:1‬)

7) A queda definitiva  de Jerusalém. (587 a.C)

Finalmente, em 587 a. C., Jerusalém foi sitiada por Nabucodonosor, o rei da Babilônia.

Depois de um ano e meio de cerco, acabou a resistência de Jerusalém. Acabaram-se os alimentos e a cidade foi tomada.

* O glorioso templo de Salomão foi totalmente destruído. (Jeremias 25:8-11) 

7.1) O rei Zedequias.

O rei Zedequias  foi capturado quando tentava fugir de Jerusalém, sendo levado até Nabucodonosor, onde teve os olhos vasados, sendo depois levado para a Babilônia.

* Alguns remanescentes pobres foram poupados, mas acabaram fugindo para o Egito.

7.2) Os profetas desse tempo foram:

* Semaías; Ido; Azarias e Eliézer. a profetiza Hulda; Urias; Hanani, Jaaziel, Daniel e Ezequiel.

* Jeremias ficou entre os remanescentes de Judá, e escreveu o livro de Lamentaçõesde Jeremias.

* Importante! 

O cativeiro curou Israel da idolatria até os dias de hoje.

Desde então, os judeus não podem mais ser acusados de idolatria.

Devido o cativeiro, as Escrituras passaram a ser estudadas, e surgiram as sinagogas em Israel.

Ao fim do cativeiro de 70 anos, conforme a profecia de Jeremias, Deus levantou Ciro.

* Mas este, é o tema do próximo estudo desta série.

Próxima Aula.(5)

* A volta do exílio e a construção do segundo templo.(Livros de Esdras e Neemias)


Receba esta Palavra em nome de Jesus.

Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com 


Publicada no meu blog.

www.prvenilton.blogspot.com 


* Leia o Estudo de Número (5)

A volta do exílio e a construção do segundo templo.(Livros de Esdras e Neemias)


Fontes de Pesquisa para este estudo:

1) A Interpretação da Bíblia, Weldon E. Viertel - JUERP.

2) Bíblia de Estudos Pentecostais - CPAD.

3) Bibliologia - Introdução ao Estudo da Bíblia - EETAD.

4) Bibliologia - Um assunto oportuno - Nicodemos de Souza.

5) Dr. Caramuru Afonso Francisco. 

6) Roberto José da Silva e José Roberto da Silva. 

7) Evangelista Luiz Henrique de Almeida Silva.

8) Manancial de Mensagens. 

(Genésio dos Santos).

9) Blog do Pastor Venilton.

www.prvenilton.blogspot.com

10) Livro: Bibliologia.

Pastor Venilton Jesus

Kirios Editora, 2016.


Fim 


12 comentários:

  1. * Os dois reinos de Israel.(Norte e Sul) -(931-910 a.C)

    "Sucedeu, nesse tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo."

    "Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos."

    (1 Reis‬ ‭11:29‭-‬31)

    * Os pecados, a idolatria e a prostituição do rei Salomão, trouxeram sérias, graves e duradouras conquências sobre a nação de Israel.

    * Salomão Reinou entre 970-933 a.C.

    3) Salomão, o filho de Davi, iniciou bem o seu governo, sendo sincero, temente a Deus, e piedoso.

    Construiu um majestoso templo, e a glória de Deus encheu aquele templo.

    * Na inauguração do templo, Salomão fez célebre oração de: (2 Crônicas 7:14-16)

    ResponderExcluir
  2. Salomão, o filho de Davi, iniciou bem o seu governo, sendo sincero, temente a Deus, e piedoso.

    Construiu um majestoso templo, e a glória de Deus encheu aquele templo.

    * Na inauguração do templo, Salomão fez célebre oração de: (2 Crônicas 7:14-16)

    "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (2 Crônicas 7:14-16)

    ResponderExcluir
  3. Os reinos do Norte e Sul de Israel. (931-910 a.C)

    Jeroboão, filho de Nebate, dividiu a nação de Israel, cumprindo assim, a profecia de Aiás.

    Com a divisão de Israel, a parte do Norte chamou-se Israel.

    A outra parte reino chamou-se Reino de Judá.

    * Importante.

    A idolatia de Salomão gerou tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. O Juízo definitivo contra o reino do Norte. (Cativeiro - 722 a.C)

    "Foi então que os reis Tiglate-Pileses III e Sargão II, da Assíria, invadiram o reino do norte levando o povo de Israel cativo em 722 a.C."

    "Sargão enviou seus súditos para povoar Samaria, capital do reino do norte, originando assim os samaritanos, gerando uma religião mista que se prolonga até os tempos de Cristo."

    "Além de destruir o reino do Norte, a Assíria invadiu Judá, capturando todo o Judá, menos Jerusalém, devido a uma intervenção de Deus."

    ResponderExcluir
  5. Dez tribos seguiram Jeroboão I. (Reino do Norte)

    "No décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá.Três anos reinou em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão. Andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai." (1 Reis‬ ‭15:1‭-‬3‬)

    * Robão era filho de Salomão.

    * Jeroboão era filho de Nebate,

    "Houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias da sua vida." (1 Reis‬ ‭15:6)

    ResponderExcluir
  6. A religião de Jeroboão.(Culto ao bezerro de ouro)

    Jeroboão I, implantou a religião oficial do reino do Norte, que foi o culto ao bezerro de ouro.

    * Nesta época, Israel mergulhou no culto a Baal, um culto imoral, e desumano.

    Os profetas Elias e Eliseu, juntamente com o rei Jeú, comandaram a luta contra esse tipo de culto.

    * O reino do Norte durou 250 anos, teve 19 reis.

    Todos eles adoraram o bezerro de ouro egípcio.

    * Recentes escavações em Israel, localizaram um altar, na antiga tribo de Dã, onde os animais eram sacrifícados.

    4.3) O rei Acabe.

    Acabe se vendeu por causa da influência de Jezabel, sua mulher. (‭‭1 Reis‬ ‭21:25‬)

    "Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o instigava " (1 Reis‬ ‭21:25‬)

    4.4) Elias extermina o culto a Baal.

    Felizmente, Elias o tesbita, confrontou Acabe e Jezabel, e exterminou os profetas de Baal, no desafio do monte Carmelo. (1 Reis 18:22‭-‬24‬)

    ResponderExcluir
  7. O Juízo definitivo contra o reino do Norte. (Cativeiro - 722 a.C)

    "Foi então que os reis Tiglate-Pileses III e Sargão II, da Assíria, invadiram o reino do norte levando o povo de Israel cativo em 722 a.C."

    "Sargão enviou seus súditos para povoar Samaria, capital do reino do norte, originando assim os samaritanos, gerando uma religião mista que se prolonga até os tempos de Cristo."

    "Além de destruir o reino do Norte, a Assíria invadiu Judá, capturando todo o Judá, menos Jerusalém, devido a uma intervenção de Deus."

    ResponderExcluir
  8. "Para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi." (1 Reis 11:36)

    * Algumas famílias de outras tribos também se uniram a tribo de Judá.

    A tribo de Simeão ficava ao sul de Judá, sem comunicação com o Norte.

    * A capital do reino do Sul continuou sendo Jerusalém ou Sião.

    Depois do cativeiro do reino do Norte, Judá permaneceu cerca de 100 anos livre, e teve vinte reis. Os três melhores reis de Judá foram Ezequias, Josias e Joás.

    * O pior de todos os reis de Judá foi a pervesa Atália.

    Infelizmente, Judá também se corrompeu.

    ResponderExcluir
  9. A profecia sobre o cativeiro de Judá. (Jeremias 25:11)

    "Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos."

    Conforme a profecia de Jeremias, Nabucodonosor invadiu Judá e levou preso o rei Jeoaquim. Levou também cativos os membros da família real, inclusive o profeta Daniel.

    A contagem dos 70 anos de exílio começou em 606 a. C., quando três anos depois, Jeoaquim se rebelou contra o rei Nabucodonosor.

    Depois disso, Nabucodonosor volta, saqueia o templo e leva Joaquim (filho de Jeoaquim), além de 10.000 outros judeus, entre príncipes e oficiais da aristocracia judaica.

    6.2) Nabucodonosor nomeou Zedequias, irmão de Jeoaquim, em lugar deste.

    Nabucodonosor Levou também cativo o profeta Ezequiel. (O Profeta do Exílio)

    "Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus." (Ezequiel‬ ‭1:1‬)

    ResponderExcluir
  10. A queda definitiva de Jerusalém. (587 a.C)

    Finalmente, em 587 a. C., Jerusalém foi sitiada por Nabucodonosor, o rei da Babilônia.

    Depois de um ano e meio de cerco, acabou a resistência de Jerusalém. Acabaram-se os alimentos e a cidade foi tomada.

    * O glorioso templo de Salomão foi totalmente destruído. (Jeremias 25:8-11)

    7.1) O rei Zedequias.

    O rei Zedequias foi capturado quando tentava fugir de Jerusalém, sendo levado até Nabucodonosor, onde teve os olhos vasados, sendo depois levado para a Babilônia.

    * Alguns remanescentes pobres foram poupados, mas acabaram fugindo para o Egito.

    ResponderExcluir
  11. Os profetas desse tempo foram:

    * Semaías; Ido; Azarias e Eliézer. a profetiza Hulda; Urias; Hanani, Jaaziel, Daniel e Ezequiel.

    * Jeremias ficou entre os remanescentes de Judá, e escreveu o livro de Lamentaçõesde Jeremias.

    * Importante!

    O cativeiro curou Israel da idolatria até os dias de hoje.

    Desde então, os judeus não podem mais ser acusados de idolatria.

    Devido o cativeiro, as Escrituras passaram a ser estudadas, e surgiram as sinagogas em Israel.

    Ao fim do cativeiro de 70 anos, conforme a profecia de Jeremias, Deus levantou Ciro.

    * Mas este, é o tema do próximo estudo desta série.

    ResponderExcluir
  12. Nabucodonosor nomeou Zedequias, irmão de Jeoaquim, em lugar deste.

    Nabucodonosor Levou também cativo o profeta Ezequiel. (O Profeta do Exílio)

    "Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus." (Ezequiel‬ ‭1:1‬)

    ResponderExcluir