Páginas

sábado, 1 de julho de 2023

De Perseguidor a Perseguido.(Paulo)

 

Texto: (Atos 9:1-5)

Introdução.

"Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?        Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues." (Atos 9:1‭-‬5)

1) Quem era Saulo?

Um feroz perseguidor do Cristianismo, no primeiro século da era cristã.

Como ainda não haviam templos ou igrejas, os cultos aconteciam nas casas.

Com a autorização dos principais sacerdotes, Saulo invadia as casas.

"Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere." (Atos 8:3)

Em seu nascedouro, o cristianismo era considerado como uma seita ou heresia.

Os seguidores de Jesus Cristo eram rotulados de "Nazarenos" ou  a "Seita do Caminho". (Atos 9:2)

1.1) Ele mesmo confessou seu ódio e aversão contra o cristianismo.

"Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; e assim procedi em Jerusalém.
Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam."
(Atos 26:9‭,10)

Sim, Saulo de Tarso, ou Paulus,  era
uma fera indomável, em seu ódio contra o cristianismo.

2) O Leão da tribo de Judá amansou a fera.

Jesus, o Cristo ressuscitado, o Leão de Judá, apareceu a Saulo, na Estrada que ligava Jerusalém a Damasco.

Próximo da entrada da cidade de  Damasco, Saulo viu uma luz, e ouviu uma voz, em língua hebraica, que lhe perguntava:

"Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Atos 9:5)


Com o fulgor daquela luz, e o impacto daquela voz, Saulo caiu por terra, e ao levantar-se, sua vida nunca mais seria a mesma.

A ferocidade de um assassino, foi aniquilada pelo poder do Leão de Judá.

3) Certos encontros são verdadeiros cambiadores de destinos.

Na estrada de Damasco, Paulo conheceu o plano e o propósito de Deus para sua vida.

"Então, eu perguntei:
Quem és tu, Senhor?
Ao que o Senhor respondeu:
Eu sou Jesus, a quem tu persegues.  Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda,  livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio,  para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:15‭-‬18)

4) Três dias com Jesus.

Completamente impactado pelo sobrenatural, cegado em seus olhos, e sendo guiado pela mão de outros, Paulo esteve três dias sem ver, durante os quais,  também nada comeu.

Nesta condição de medo e fragilidade, sem sequer ter a certeza se voltaria a enxergar, Paulo passou 72 horas sendo ministrado diretamente  por Jesus Cristo.

* Não sabemos o que foi falado durante este tempo, mas este encontro mudou sua vida para sempre.

Tudo muda quando nos encontramos com Jesus Cristo.

5) Um pregador que assombrava a todos.

"E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam:
Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes? Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo."
(Atos 9:20‭-‬22‭)

5.1) A emboscada contra Saulo em Damasco.

"Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida; porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem. Mas os seus discípulos tomaram-no de noite e, colocando-o num cesto, desceram-no pela muralha." (Atos 9:243-‬25)

6) O espanto dos moradores de Jerusalém.

Livre do ódio, e cheio de alegria,  Paulo  voltou para Jerusalém disposto a testemunhar aos judeus, que Jesus era o Cristo ou o Messias de Israel.

Voltar a Jerusalém não seria uma tarefa fácil para Saulo, uma
vez que agora ele estava pregando a fé, que outrora procurava destruir.

6.1) A tunultuada volta de Saulo para Jerusalém.

* Vejamos como tudo aconteceu:

"Tendo nós chegado a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria. No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram.
E, tendo-os saudado, contou minuciosamente o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério.
Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei; e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei.          Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada." (Atos 21:17‭-‬22‭)

6.2) A presença de Paulo em Jerusalém gerou uma grande convulsão social na cidade.

"Quando já estavam por findar os sete dias, os judeus vindos da Ásia, tendo visto Paulo no templo, alvoroçaram todo o povo e o agarraram, gritando: Israelitas, socorro! Este é o homem que por toda parte ensina todos a serem contra o povo, contra a lei e contra este lugar; ainda mais, introduziu até gregos no templo e profanou este recinto sagrado. Pois, antes, tinham visto Trófimo, o efésio, em sua companhia na cidade e julgavam que Paulo o introduzira no templo."

"Agitou-se toda a cidade, havendo concorrência do povo; e, agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente foram fechadas as portas. Procurando eles matá-lo, chegou ao conhecimento do comandante da força que toda a Jerusalém estava amotinada."

"Então, este, levando logo soldados e centuriões, correu para o meio do povo. Ao verem chegar o comandante e os soldados, cessaram de espancar Paulo. Aproximando-se o comandante, apoderou-se de Paulo e ordenou que fosse acorrentado com duas cadeias, perguntando quem era e o que havia feito."

"Na multidão, uns gritavam de um modo; outros, de outro; não podendo ele, porém, saber a verdade por causa do tumulto, ordenou que Paulo fosse recolhido à fortaleza. Ao chegar às escadas, foi preciso que os soldados o carregassem, por causa da violência da multidão, pois a massa de povo o seguia gritando: Mata-o!"
(Atos 21:27‭-‬36)

6.3) Uma nova confusão em torno da presença de Saulo em Jerusalém.

"Ouviram-no até essa palavra e, então, gritaram, dizendo:
Tira tal homem da terra, porque não convém que ele viva! ordenou o comandante que Paulo fosse recolhido à fortaleza e que, sob açoite, fosse interrogado para saber por que motivo assim clamavam contra ele." (Atos 22:22‭, ‬24)

Tudo isso foi informado a Paulo, no dia da aparição do Cristo Glorificado, na Estrada de Damasco.

* Disse-lhe Jesus Cristo:
"Pois Eu lhe mostrarei o quanto importa sofrer pelo meu nome."
(Atos 9:15,16)

6.4) O Senhor, consola a Paulo.

"Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem!
Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma."
(Atos 23:11)

* Logo no início de seu Ministério, o Senhor lhe disse:

"Seu destino final será Roma."

7) Um pacto de jejum,movido pelos judeus, para assassinar Saulo.

A religiosidade é movida pelo ódio aos contrários.

Entre os judeus de Jerusalém havia um consenso: Paulo deveria ser morto!

* O fanatismo e o extremismo da ortodoxia era tão cego, que ambos fizeram um jejum, onde o propósito maior era: MATAR PAULO NUMA EMBOSCADA.

* Isso mesmo. Eles fizeram um Jejum com o propósito de matar Paulo.

"Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob anátema, juraram que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo. Eram mais de quarenta os que entraram nesta conspirata.

"Estes, indo ter com os principais sacerdotes e os anciãos, disseram: Juramos, sob pena de anátema, não comer coisa alguma, enquanto não matarmos Paulo." (Atos 23:12‭-‬14)

7.1) Um jejum para a morte?

Este "suposto jejum" nos mostra que a religiosidade cega, pune e mata, quem pensa diferente, ou discorda de seus dogmas.

Ainda hoje, no Século XXI, a religiosidade e o fanatismo, continuam dizimando milhões de pessoas no mundo inteiro!

O maior problema do mundo atual, ainda é, o ódio religioso.

Paulo escapou desta emboscada, e partiu de Jerusalém, em direção a Cesárea.

"Mas o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido a trama, foi, entrou na fortaleza e de tudo avisou a Paulo. Então, este, chamando um dos centuriões, disse: Leva este rapaz ao comandante, porque tem alguma coisa a comunicar-lhe. Tomando-o, pois, levou-o ao comandante, dizendo: O preso Paulo, chamando-me, pediu-me que trouxesse à tua presença este rapaz, pois tem algo que dizer-te. Tomou-o pela mão o comandante e, pondo-se à parte, perguntou-lhe: Que tens a comunicar-me? Respondeu ele: 
Os judeus decidiram rogar-te que, amanhã, apresentes Paulo ao Sinédrio, como se houvesse de inquirir mais acuradamente a seu respeito.Tu, pois, não te deixes persuadir, porque mais de quarenta entre eles estão pactuados entre si, sob anátema, de não comer, nem beber, enquanto não o matarem; e, agora, estão prontos, esperando a tua promessa." (Atos 23:16‭-‬20)

8) O envio de Paulo e Barnabé para a Macedônia. (Atual Europa)

Após um tempo de oração, a liderança da igreja de Antioquia enviou Paulo e Barnabé, para sua primeira viagem missionária.

"Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo."

"E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.  Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre."
(Atos 13:1‭-‬4)


"Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."(V.2)

Selêucia e  a ilha de Chipre, foram os primeiros destinos missionários de Paulo e Barnabé.

9) A grande virada no Ministério de Paulo.


Através de Paulo e Barnabé, houve um grande avivamento na cidade de Antioquia.

* A cidade inteira parou para ouvir Paulo e Barnabé.

"No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus." (Atos 13:44‭)


Ainda hoje Deus deseja impactar cidades inteiras!

9.1) A inveja dos judeus contra Paulo e Barnabé.

Um novo conflito eclodiu entre Paulo e os judeus ultra-ortodoxos.

"Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava." (Atos 13:45)

Cansado de tanta perseguição, ciladas e emboscadas entre os judeus, Paulo entendeu que seu verdadeiro chamado era pregar para os gentios.

A partir deste episódio, Paulo passou a se apresentar como:
O Apóstolo dos Gentios.

"Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério." (Romanos 11:13)

9.2) A chamada de Paulo para pregar aos gentios ou não judeus.

"Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram:
Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.

"Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.  Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região. 

"Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território. E estes, sacudindo contra aqueles o pó dos pés, partiram para Icônio. Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo." (Atos 13:46-‬52)

10) O confronto de Paulo, com seu companheiro, Barnabé.

Paulo tinha um temperamento muito forte.

* Talvez fosse este, o seu "espinho na carne".


Na cidade de Antioquia, de onde partiram para a Primeira Viagem Missionária, Atos 13:1-4, Paulo e Barnabés discodaram acerca de João Marcos.

* Barnabé insistia em querer levar João Marcos para a nova viagem.

Paulo não aceitou a proposta de Barnabé.

* Na opinião de Paulo, João Marcos era um desertor!

"Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam."

"Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho.
Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se."
(Atos 15: 36-39)


11) Paulo e Barnabé se separaram!

"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se."
(Atos 15:39)

"Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas."
(Atos 15:40,41)

Para sua segunda viagem missionária, Paulo escolheu um novo parceiro, chamado Silas.

Barnabé e João Marcos foram para a ilha de Chipre.

"Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre."

Este foi um rompimento dolorido para ambos os lados!

Homens de Deus, por vezes discordam, e até se separam.

Anos mais tarde, Paulo e João Marcos, se acertaram.

12) Paulo e Silas, versus a visão da Macedônia.

Uma certa noite, Deus deu a Paulo uma visão, e o direcionou para ir  a Macedônia, na Grécia.

"À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho."
(Atos 16:9,10)


* Paulo chega a cidade de Filipos, na Macedônia.

Filipos era uma importante Polis ou cidade grega, e foi a porta de Entrada de Paulo na Macedônia.

"Tendo, pois, navegado de Trôade, seguimos em direitura a Samotrácia, no dia seguinte, a Neápolis e dali, a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade, permanecemos alguns dias."
(Atos 16:11,12)

12.1) A importância da Macedônia
.

"A Macedônia antiga (em grego: Μακεδονία; tem sua história vinculada aos povos que habitavam a região Grécia e Anatólia na Antiguidade."

"A Macedônia alcançou uma posição hegemônica dentro da Grécia durante o reinado de Filipe II, o Caolho (359-336 a.C.).
Alexandre, (O Grande), filho de Filipe e aluno do filósofo Aristóteles, levou os exércitos da Macedônia ao Egito, derrotou o Império Aquemênida e chegou até a Índia."


"Construído num curto período de onze anos, o Império Macedônico contribuiu com a difusão da cultura grega no Oriente.

Alexandre, O Grande, fundou uma grande quantidade de cidades e promoveu a fusão da cultura grega com a dos povos conquistados, dando origem ao que se conhece por helenismo."

* Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maced%C3%B3nia_Antiga

13) Em Filipos, Lídia  e sua casa se converteram ao SENHOR.

"No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso." (Atos 16:13-‬15)

* Um lugar de oração em Filipos .

Aquele lugar de oração, existente em Filipos, fez Deus deslocar Paulo Paulo e Silas, de Antioquia, em direção à Europa. (Atos 16:9,10)


* E tudo isso começou no lugar de oração, à  beira de um rio, na cidade de Filipos.

* Jamais abandone o lugar de oração!

A oração é a chave do avivamento.

14) Confrontando os Demônios de Filipos.

Ao sair para o lugar de oração, Paulo se deparou com uma jovem, possessa por um espírito de adivinhação.

* Assim aconteceu:

"Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. 
Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu." (Atos 16:16‭-‬18)

15) O Grande tumulto em Filipos.

"Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito:
Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu." (Atos 16:18)

* Paulo e Silas são açoitados e presos em Filipos.

"Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas."
(Atos 16:19-‬22)

16) O canto da meia noite em Filipos.

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos." (Atos 16 :25‭-‬26)

* O Canto da meia noite em filipos provocou um terremoto e abriu as portas de todas as celas.


"De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos." (Atos 16:26)

Este é o poder do louvor!

O louvor quebra todas as cadeias.
(Salmo 149)

17) Paulo prega na cidade de  Atenas. (Atos 17:15)

Paulo chegou em Atenas, por volta do ano 50 da era cristã.

Consagrada a "deusa" Atena ou Athenai, daí vem a etimologia do nome desta cidade milenar.

"Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva.
Segundo a mitologia grega, Atena foi concebida da união de Zeus com a deusa Métis."

www.infoescola.com.br

"Atenas, foi a grande capital da Grécia, e a capital intelectual do mundo antigo."

* O Novo Testamento foi escrito em grego. (Koiné)

"Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, sendo que seu território está continuamente
 
habitado há 3.400 anos."

www.wikepedia.org

* Atenas foi o berço da filosofia mundial nos séculos VI e VII, a.C.

18) Sócrates, Platão e Aristóteles
.

- Sócrates, o maior dos filósofos, divulgava ali suas idéias, andando e filosofando com seus discípulos.

Sócrates era um Filósofo andante, filho de uma parteira. Acreditava que suas idéias filosóficas, eram como crianças nascidas em um parto.

* Platão.

Atenas sediou a Academia de
Platão. 

* Platão foi o maior divulgador das idéias de Sócrates.

Platão nos deixou "O  Mito da Caverna", uma alusão ao homem que toma a iniciativa de sair das trevas da ignorância, até encontrar a "luz" do conhecimento e da razão.

* Quem foi Aristóteles? 

Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, na Macedônia, em 384 a.C. 

Foi um dos três grandes filósofos da Grécia Antiga, tendo convivido e estudado com Platão

- A cidade de Atenas  abrigou  o Liceu de Aristóteles.

* Fonte:


19) Estóicos e Epicureus.

Os Estóicos e Epicureus também discutiam em  Atenas, seus pensamentos, e suas idéias filosóficas.

* O apóstolo Paulo debateu com tais filósofos em Atenas.


"Ora, alguns filósofos Epicureus e Estóicos debatiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este tagarela? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição. E, tomando Paulo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
20. Pois tu nos trazes aos ouvidos coisas estranhas; portanto queremos saber o que vem a ser isto." (Atos17: 18-20)

20) A pregação de Paulo em Atenas.

Em Atenas, Paulo pregou, usando o exemplo do Deus desconhecido, para a partir daí, anunciar Jesus, na gloriosa cidade de Atenas.

"Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.

"Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio."

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;  de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração."
(Atos 17:19‭-‬28)

Infelizmente, poucos prestaram atenção em suas palavras e tendo partido de Atenas, Paulo chegou a Corinto.

20.1) Paulo também pregou em Corinto. (Atos 18:1-11)

"Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto.
E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.  Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados. Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse:
Não temas; pelo contrário, fala e não te cales;  porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade." (Atos 18:1‭, ‬4‭, ‬8‭)

"E ali, em Corinto, permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. (Atos 18:1‭1)

21) Paulo chegou a grande Éfeso, a Capital da Ásia Menor, romana.

Éfeso era a capital de toda a Ásia romana.

A maior e a mais influente cidade daquela região.

* Cerca de Hum Milhão de pessoas moravam, trabalhavam ou passavam por ali, todos  os meses do ano.

Ainda hoje, as ruínas de Éfeso, na Turquia, atraem milhares de pessoas.

Como estrategista, Paulo sabia que Éfeso, era o que São Paulo e o Rio de Janeiro, são para o Brasil; ou seja, lugares chaves.

Éfeso era a chave para toda a Ásia romana!

* Paulo versus Diana dos efésios.

Em Éfeso Paulo confrontou Diana dos efésios, em sua base.

22) Diana dos efésios. 

* Diana dos efésios ou Artemisa, era chamada de: "A rainha de toda a Ásia".

O templo de Diana ou Artemisa, com suas 144 colunas, levou 220 anos para ser construído.

"Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho. Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices, convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas."
(Atos 19:23‭-‬26)


* E ali, pelo espaço de dois anos, na Escola de Tirano, Paulo pregou a doutrina de Jesus Cristo, com total e plena  liberdade.

A partir de Éfeso, e através de Paulo, todos os habitantes da Ásia romana, ouviram falar de Jesus Cristo.


23) Roma, a última missão de Paulo.

Depois de passar por quase todas as cidades da Macedônia, Grécia,  chegando inclusive a Síria, Paulo chegou em Roma.

"Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías."

* Dois anos em Roma.

"Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo."

(Atos 28:16‭, ‬23‭, ‬25‭, ‬30‭-,31)

Segundo a história da igreja, Paulo foi decapitado em Roma.

24) Em síntese, esta foi a vida e o ministério de Saulo ou Paulo de Tarso.

* Paulo, de Perseguidor, a alguém  que foi perseguido por amor a Cristo!

Se Deus perdoou Paulo, o matador de crentes, ele pode perdoar você que pacientemente fez este estudo.

Eu estive por sete dias preparando esta mensagem. Valeu demais o esforço, e as longas horas de estudo e meditação, sobre a vida, daquele que para mim, foi o maior, e o mais efetivo de todos os apóstolos!

* Paulo foi o maior divulgador do Cristianismo de todos os tempos.
Sozinho, ele escreveu mais da metade do Novo Testamento.


O obra de Deus na vida de Paulo é a maior prova que Deus pode transformar qualquer pecador.

* Por causa do Apóstolo Paulo, o cristianismo alcançou todo o império romano, e chegou até nós.

* Sua motivação sempre foi:
"Pregar o evangelho aonde Cristo nunca tivesse sido anunciado."
(Romanos 15:20,21)

Por causa desta palavra de Paulo, eu estive duas vezes na Índia.

* A GRANDE DECLARAÇÃO DE PAULO:


"Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.  Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo."
(1 Coríntios 15:9‭,10)


* Doxologia.

"Dele, por meio Dele e para Ele, são todas as coisas."(Romanos 11:36)

Receba esta Palavra em Nome de Jesus.

Pastor Venilton de Jesus

prvenilton@gmail.com


* Visite o meu Blog



Pastor Venilton de Jesus é Teólogo, Escritor de 28 livros, sendo 01 em Inglês e outro em Espanhol, sendo ainda Professor de História Comunicador, e um Motivador por excelência!

* Leia também:


12 comentários:

  1. O confronto de Paulo, com seu companheiro, Barnabé.

    Paulo tinha um temperamento muito forte.

    * Talvez fosse este, o seu "espinho na carne".

    Na cidade de Antioquia, de onde partiram para a Primeira Viagem Missionária, Atos 13:1-4, Paulo e Barnabés discodaram acerca de João Marcos.

    * Barnabé insistia em querer levar João Marcos para a nova viagem.

    Paulo não aceitou a proposta de Barnabé.

    * Na opinião de Paulo, João Marcos era um desertor!

    "Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam."

    "Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho.
    Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se."
    (Atos 15: 36-39)

    11) Paulo e Barnabé se separaram!

    "Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se."
    (Atos 15:39)

    "Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas."
    (Atos 15:40,41)

    Para sua segunda viagem missionária, Paulo escolheu um novo parceiro, chamado Silas.

    Barnabé e João Marcos foram para a ilha de Chipre.

    "Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre."

    Este foi um rompimento dolorido para ambos os lados!

    Homens de Deus, por vezes discordam, e até se separam.

    Anos mais tarde, Paulo e João Marcos, se acertaram.

    ResponderExcluir
  2. Quem era Saulo?

    Um feroz perseguidor do Cristianismo, no primeiro século da era cristã.

    Como ainda não haviam templos ou igrejas, os cultos aconteciam nas casas.

    Com a autorização dos principais sacerdotes, Saulo invadia as casas.

    "Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere." (Atos 8:3)

    Em seu nascedouro, o cristianismo era considerado como uma seita ou heresia.

    Os seguidores de Jesus Cristo eram rotulados de "Nazarenos" ou a "Seita do Caminho". (Atos 9:2)

    Ele mesmo confessou seu ódio e aversão contra o cristianismo.

    "Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; e assim procedi em Jerusalém.

    Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam."
    (Atos 26:9‭,10)

    Sim, Saulo de Tarso, ou Paulus, era
    uma fera indomável, em seu ódio contra o cristianismo.

    ResponderExcluir
  3. * Certos encontros são verdadeiros cambiadores de destinos.

    Na estrada de Damasco, Paulo conheceu o plano e o propósito de Deus para sua vida.

    "Então, eu perguntei:
    Quem és tu, Senhor?
    Ao que o Senhor respondeu:
    Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:15‭-‬18)

    ResponderExcluir
  4. * Paulo, de Perseguidor, a alguém que foi perseguido por amor a Cristo!

    Se Deus perdoou Paulo, o matador de crentes, ele pode perdoar você que pacientemente fez este estudo.

    Eu estive por sete dias preparando esta mensagem. Valeu demais o esforço, e as longas horas de estudo e meditação, sobre a vida, daquele que para mim, foi o maior, e o mais efetivo de todos os apóstolos!

    * Paulo foi o maior divulgador do Cristianismo de todos os tempos.
    Sozinho, ele escreveu mais da metade do Novo Testamento.

    O obra de Deus na vida de Paulo é a maior prova que Deus pode transformar qualquer pecador.

    * Por causa do Apóstolo Paulo, o cristianismo alcançou todo o império romano, e chegou até nós.

    * Sua motivação sempre foi:
    "Pregar o evangelho aonde Cristo nunca tivesse sido anunciado."
    (Romanos 15:20,21)

    * Por causa desta palavra de Paulo, eu estive duas vezes na Índia, pregando a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  5. * Sócrates, Platão e Aristóteles.

    - Sócrates, o maior dos filósofos, divulgava ali suas idéias, andando e filosofando com seus discípulos.

    Sócrates era um Filósofo andante, filho de uma parteira. Acreditava que suas idéias filosóficas, eram como crianças nascidas em um parto.

    * Platão.

    Atenas sediou a Academia de
    Platão.

    * Platão foi o maior divulgador das idéias de Sócrates.

    Platão nos deixou "O Mito da Caverna", uma alusão ao homem que toma a iniciativa de sair das trevas da ignorância, até encontrar a "luz" do conhecimento e da razão.

    * Quem foi Aristóteles?

    Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, na Macedônia, em 384 a.C.

    Foi um dos três grandes filósofos da Grécia Antiga, tendo convivido e estudado com Platão.

    - A cidade de Atenas abrigou o Liceu de Aristóteles.

    * Fonte:

    https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/aristoteles.htm

    * Estóicos e Epicureus.

    Os Estóicos e Epicureus também discutiam em Atenas, seus pensamentos, e suas idéias filosóficas.

    * O apóstolo Paulo debateu com tais filósofos em Atenas.

    "Ora, alguns filósofos Epicureus e Estóicos debatiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este tagarela? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição. E, tomando Paulo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
    20. Pois tu nos trazes aos ouvidos coisas estranhas; portanto queremos saber o que vem a ser isto." (Atos17: 18-20)

    * A pregação de Paulo em Atenas.

    Em Atenas, Paulo pregou, usando o exemplo do Deus desconhecido, para a partir daí, anunciar Jesus, na gloriosa cidade de Atenas.

    "Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.

    ResponderExcluir
  6. A inveja dos judeus contra Paulo e Barnabé.

    Um novo conflito eclodiu entre Paulo e os judeus ultra-ortodoxos.

    "Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava." (Atos 13:45)

    Cansado de tanta perseguição, ciladas e emboscadas entre os judeus, Paulo entendeu que seu verdadeiro chamado era pregar para os gentios.

    A partir deste episódio, Paulo passou a se apresentar como:
    O Apóstolo dos Gentios.

    "Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério." (Romanos 11:13)

    9.2) A chamada de Paulo para pregar aos gentios ou não judeus.

    "Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram:
    Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.

    ResponderExcluir
  7. A GRANDE DECLARAÇÃO DE PAULO:

    "Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo."
    (1 Coríntios 15:9‭,10)

    * Doxologia.

    "Dele, por meio Dele e para Ele, são todas as coisas."(Romanos 11:36)

    ResponderExcluir

  8. "Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues." (Atos 9:1‭-‬5)

    ResponderExcluir
  9. Diana dos efésios.

    * Diana dos efésios ou Artemisa, era chamada de: "A rainha de toda a Ásia".

    O templo de Diana ou Artemisa, com suas 144 colunas, levou 220 anos para ser construído.

    "Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho. Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices, convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas."
    (Atos 19:23‭-‬26)

    * E ali, pelo espaço de dois anos, na Escola de Tirano, Paulo pregou a doutrina de Jesus Cristo, com total e plena liberdade.

    A partir de Éfeso, e através de Paulo, todos os habitantes da Ásia romana, ouviram falar de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Roma, a última missão de Paulo.

    Depois de passar por quase todas as cidades da Macedônia, Grécia, chegando inclusive a Síria, Paulo chegou em Roma.

    "Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías."

    * Dois anos em Roma.

    "Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo."

    (Atos 28:16‭, ‬23‭, ‬25‭, ‬30‭-,31)

    * Segundo a história da igreja, Paulo foi decapitado em Roma.

    ResponderExcluir
  11. Três dias com Jesus.

    Completamente impactado pelo sobrenatural, cegado em seus olhos, e sendo guiado pela mão de outros, Paulo esteve três dias sem ver, durante os quais, também nada comeu.

    Nesta condição de medo e fragilidade, sem sequer ter a certeza se voltaria a enxergar, Paulo passou 72 horas sendo ministrado diretamente por Jesus Cristo.

    * Não sabemos o que foi falado durante este tempo, mas este encontro mudou sua vida para sempre.

    Tudo muda quando nos encontramos com Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  12. Um pacto de jejum,movido pelos judeus, para assassinar Saulo.

    A religiosidade é movida pelo ódio aos contrários.

    Entre os judeus de Jerusalém havia um consenso: Paulo deveria ser morto!

    * O fanatismo e o extremismo da ortodoxia era tão cego, que ambos fizeram um jejum, onde o propósito maior era: MATAR PAULO NUMA EMBOSCADA.

    * Isso mesmo. Eles fizeram um Jejum com o propósito de matar Paulo.

    "Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob anátema, juraram que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo. Eram mais de quarenta os que entraram nesta conspirata.

    "Estes, indo ter com os principais sacerdotes e os anciãos, disseram: Juramos, sob pena de anátema, não comer coisa alguma, enquanto não matarmos Paulo." (Atos 23:12‭-‬14)

    7.1) Um jejum para a morte?

    Este "suposto jejum" nos mostra que a religiosidade cega, pune e mata, quem pensa diferente, ou discorda de seus dogmas.

    Ainda hoje, no Século XXI, a religiosidade e o fanatismo, continuam dizimando milhões de pessoas no mundo inteiro!

    O maior problema do mundo atual, ainda é, o ódio religioso.

    * Paulo escapou desta emboscada, e partiu de Jerusalém, em direção a Cesárea.

    ResponderExcluir