Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2022

Cristo, o Nosso Redentor!

        Ele pagou o Preço da Redenção.

"Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção."  (Hebreus 9:11‭-‬12)

"Mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção."(Hebreus 9:12)

INTRODUÇÃO

"Nas Escrituras em hebraico há duas palavras usadas com frequência para expressar a verdade da redenção. Uma significa “comprar de volta”, ou “redimir mediante o pagamento de um resgate”;  e  a  outra,  “livrar. Esta  é   bastante  usada  com o  mesmo   significado  da primeira, embora seu significado original seja “livrar”. No Novo Testamento há apenas uma palavra grega, mas ela compreende os significados de ambas as palavras hebraicas, a saber, livrar por se   ter   recebido   um   resgate."

"Há,   portanto,   dois   pensamentos   na   palavra   “redenção”: o pagamento de um resgate, e a consequente libertação; ou o fato de se ter sido libertado, e a condição em que somos colocados como resultado de termos sido redimidos."

https://acervodigitalcristao.com.br/produto/cristo-nosso-redentor/

1) A morte de Jesus fazia parte de um plano, denominado: O Plano da Redenção.

A palavra Redenção significa: Comprar de volta por um preço.

* O Redentor ou Remidor,  é aquele que paga o devido preço por algo considerado perdido.É aquele que compra de volta, algo ou alguém.

Como nosso Redentor, Jesus Cristo pagou o preço de nossa Salvação, através de seu sangue, derramado na cruz do calvário.

* Ele é o nosso Cristo Redentor!

O Redentor ou Remidor,  é aquele que paga o devido preço, ou aquele que compra de volta algo ou alguém, que se perdeu.

2) Um preço a ser pago.

Nossa Salvação exigiu uma compra a preço de sangue!

Jesus Cristo é o nosso eterno Redentor, pois pagou com seu sangue na cruz do calvário, o preço pela nossa Salvação.

* Ele nos comprou a preço de sangue.

"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele Comprou com o seu próprio sangue." (Atos 20:28)

3) A escravidão na Mesopotâmia.

Na Mesopotâmia, no antigo Egito, na Assíria, na Babilônia, na Pérsia, na Grécia, e até mesmo em Roma, as sociedade eram dividida em  classes ou castas. 

* A escravidão na Mesopotâmia.

"A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso, e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares."

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/mesopotamia.htm

3.1) Quatro classes sustentadas por escravos e camponeses.

"A base piramidal, ou seja, quem sustentava as demais castas, era composta de camponeses, que trabalhavam no plantio e na colheita, e de escravos, que construíam as obras públicas e os templos."

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/mesopotamia.htm

3.2) José, um exemplo biblico de como funcionava a escravidão entre os povos.

José foi vendido por seus irmãos a uma caravana de midianitas, para ser escravo no Egito. (Gênesis 37:28)

"Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram.   E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.(Gênesis 37:26‭-‬28)

* De um modo em geral, desde a Mesopotâmia,  os povos conquistados eram explorados e escravizados pelos povos ascendentes.

4) Uma prática comum entre os povos.

* Algo que é cada vez menos tolerado por nós, a escravidão humana, durante milhares de anos, era uma prática comum entre os povos e as sociedades organizadas.

4.1) A escravidão na Roma Antiga.

Na Roma antiga, havia o "Mercado popular para compra de Escravos".

Neste mercado, os escravos eram vendidos em "leilão", de acordo com sua capacidade física ou intelectual. Cada um deles recebia um número, ao invés de um nome.

Um escravo intelectualizado normalmente era vendido para exercer atividades domésticas.

4.2) O comércio de Escravos na Roma Antiga.

"A escravidão foi tão presente no território romano que os números são significativos. Por exemplo, durante o governo de Augusto, no século I a.C., estima-se que trinta e cinco por cento da população fosse escrava, o que correspondia a dois milhões de habitantes."

https://www.infoescola.com/historia/escravidao-na-roma-antiga/

5) A escravidão no Brasil Colônia.(1540-1850)

Infelizmente, no Brasil colônia, e até mesmo no tempo da monarquia, milhões de escravos foram comercializadas para o Brasil.

* Estima-se que o tráfico negreiro trouxe para o Brasil, cerca de 3,5 a 5,0 milhões de Escravos.

5.1) Escravidão, uma migração forçada.

"O tráfico de escravos consistiu-se basicamente, na migração forçada de africanos, com o intuito de escravizá-los durante a colonização da América. Essa atividade, em nosso país, iniciou-se em meados do século XVI e encerrou-se somente em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós."

https://escolakids.uol.com.br/historia/trafico-negreiro.htm

6) Paulo e a escravidão humana.

Há dois mil anos atrás, Paulo escreveu contra a escravidão humana, carta aos Gálatas.

"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."  (Gálatas 3:27‭-‬28)

"Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher." (V.28)

* A mente de Paulo era livre, por isso ele lutava ferrenhamente contra toda forma de escravidão, fosse ela, fisica, mental ou intelectual!

"Fostes comprados pelo mais elevado preço; não vos torneis escravos de homens!"  (1 Corintios 7:23)

* Bíblia King James Atualizada

"Por preço fostes comprados; mas vos façais escravos de homens."            (1 Coríntios 7:23) 

* Almeida Revista Atualizada.(ARA)

7) O Mercado de escravos na Roma Antiga.

* Na Roma antiga, alguns  "senhores" iam até o mercado de escravos, no objetivo de compra-los como uma mercadoria.

Os escravos libertos. 

Tais escravos eram comprados, trabalhavam por um prazo de tempo, e logo a seguir, eram considerados livres.

* Neste caso recebiam o título de: Os Libertos.

8) O plano da Redenção.            (Mateus 17:22‭) 

Em diversas ocasiões, Jesus Cristo alertou a seus discípulos sobre a forma como seria preso, entregue e morto.

"Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia." (Mateus 16:21‭,22) 

"Reunidos eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens; e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará."  (Mateus 17:22‭) 

9) Jesus Cristo foi entregue pelo desígnio e presidência de Deus.   (Atos 2:23)

"Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;    (Atos 2:22‭-‬23)

"Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus..." (Atos 2:23)

10) Jesus Cristo jamais vendeu ilusão a seus discípulos.

"Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá." (Mateus 20:18‭-‬19) 

10.1) O plano da Redenção!

"Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia."          (Mateus 16:21‭,22) 

Jesus Cristo pagou a nossa Redenção, ao derramar seu sangue na Cruz do Calvário.

Assim nos informa o livro de Apocalipse.

"Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados." (Apocalipse 1:5) 

* Palavra Final.

"E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra." (Apocalipse 5:9‭-‬10)

Como redimidos do Senhor, fomos comprados de toda tribo, língua, povo e nação.

Ele nos constituiu reino e sacerdotes, e no futuro, no Reino Milenial, reinaremos com Cristo sobre esta terra.

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo!

Amém.

Pastor Venilton de Jesus.

prvenilton@gmail.com 

Maio de 2022

Acesse meu Blog no Link Abaixo:

www.prvenilton.blogspot.com

* Me siga no Instagram:

 https://instagram.com/prvenilton?igshid=YmMyMTA2M2Y=


* Escreva-me no E-mail abaixo e receba 0800, Free, um Livro do Pastor Venilton em PDF.
prvenilton@gmail.com 



10 comentários:

  1. Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção." (Hebreus 9:11‭-‬12)

    "Mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção."(Hebreus 9:12)

    ResponderExcluir
  2. Jesus Cristo é o nosso Eterno Redentor.

    Ele nos comprou de volta através de seu sangue derramado na Cruz do Calvário.

    "Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção." (Hebreus 9:11‭-‬12)

    ResponderExcluir


  3. 1) A morte de Jesus fazia parte de um plano, denominado: O Plano da Redenção.

    A palavra Redenção significa: Comprar de volta por um preço.

    * O Redentor ou Remidor, é aquele que paga o devido preço por algo considerado perdido.É aquele que compra de volta, algo ou alguém.

    Como nosso Redentor, Jesus Cristo pagou o preço de nossa Salvação, através de seu sangue, derramado na cruz do calvário.

    * Ele é o nosso Cristo Redentor!

    O Redentor ou Remidor, é aquele que paga o devido preço, ou aquele que compra de volta algo ou alguém, que se perdeu.

    2) Um preço a ser pago.

    ResponderExcluir
  4. Ele é o nosso Cristo Redentor!

    O Redentor ou Remidor, é aquele que paga o devido preço, ou aquele que compra de volta algo ou alguém, que se perdeu.

    2) Um preço a ser pago.

    Nossa Salvação exigiu uma compra a preço de sangue!

    Jesus Cristo é o nosso eterno Redentor, pois pagou com seu sangue na cruz do calvário, o preço pela nossa Salvação.

    * Ele nos comprou a preço de sangue.

    "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele Comprou com o seu próprio sangue." (Atos 20:28)

    ResponderExcluir
  5. José, um exemplo biblico de como funcionava a escravidão entre os povos.

    José foi vendido por seus irmãos a uma caravana de midianitas, para ser escravo no Egito. (Gênesis 37:28)

    "Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram. E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.(Gênesis 37:26‭-‬28)

    * De um modo em geral, desde a Mesopotâmia, os povos conquistados eram explorados e escravizados pelos povos ascendentes.

    4) Uma prática comum entre os povos.

    * Algo que é cada vez menos tolerado por nós, a escravidão humana, durante milhares de anos, era uma prática comum entre os povos e as sociedades organizadas.

    ResponderExcluir
  6. A escravidão no Brasil Colônia.(1540-1850)

    Infelizmente, no Brasil colônia, e até mesmo no tempo da monarquia, milhões de escravos foram comercializadas para o Brasil.

    * Estima-se que o tráfico negreiro trouxe para o Brasil, cerca de 3,5 a 5,0 milhões de Escravos.

    5.1) Escravidão, uma migração forçada.

    "O tráfico de escravos consistiu-se basicamente, na migração forçada de africanos, com o intuito de escravizá-los durante a colonização da América. Essa atividade, em nosso país, iniciou-se em meados do século XVI e encerrou-se somente em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós."

    https://escolakids.uol.com.br/historia/trafico-negreiro.htm

    ResponderExcluir
  7. Paulo e a escravidão humana.

    Há dois mil anos atrás, Paulo escreveu contra a escravidão humana, carta aos Gálatas.

    "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." (Gálatas 3:27‭-‬28)

    "Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher." (V.28)

    * A mente de Paulo era livre, por isso ele lutava ferrenhamente contra toda forma de escravidão, fosse ela, fisica, mental ou intelectual!

    "Fostes comprados pelo mais elevado preço; não vos torneis escravos de homens!" (1 Corintios 7:23)

    * Bíblia King James Atualizada

    "Por preço fostes comprados; mas vos façais escravos de homens." (1 Coríntios 7:23)

    * Almeida Revista Atualizada.(ARA)

    ResponderExcluir
  8. Almeida Revista Atualizada.(ARA)

    7) O Mercado de escravos na Roma Antiga.

    * Na Roma antiga, alguns "senhores" iam até o mercado de escravos, no objetivo de compra-los como uma mercadoria.

    Os escravos libertos.

    Tais escravos eram comprados, trabalhavam por um prazo de tempo, e logo a seguir, eram considerados livres.

    * Neste caso recebiam o título de: Os Libertos.

    8) O plano da Redenção. (Mateus 17:22‭)

    Em diversas ocasiões, Jesus Cristo alertou a seus discípulos sobre a forma como seria preso, entregue e morto.

    "Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia." (Mateus 16:21‭,22)

    "Reunidos eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens; e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará." (Mateus 17:22‭)

    ResponderExcluir
  9. Em diversas ocasiões, Jesus Cristo alertou a seus discípulos sobre a forma como seria preso, entregue e morto.

    "Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia." (Mateus 16:21‭,22)

    "Reunidos eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens; e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará." (Mateus 17:22‭)

    ResponderExcluir
  10. Assim nos informa o livro de Apocalipse.

    "Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados." (Apocalipse 1:5)

    * Palavra Final.

    "E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra." (Apocalipse 5:9‭-‬10)

    Como redimidos do Senhor, fomos comprados de toda tribo, língua, povo e nação.

    Ele nos constituiu reino e sacerdotes, e no futuro, no Reino Milenial, reinaremos com Cristo sobre esta terra.

    ResponderExcluir