Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

O VALOR DE SIÃO PARA DEUS

               JERUSALÉM ATUAL.


              Por: Uilson Barbosa. 

"Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.” (Salmos 125:1)

INTRODUÇÃO.

O termo “Sião” vem do nome “Jebus” que é uma referência a cidade fortificada dos jebuseus que eram descendentes de um dos filhos de Canaã, e que se tornaram num dos maiores e mais ferrenhos inimigos do povo israelita. Sendo que este monte fica localizado na região sudeste de Jerusalém.

CORPO DO ESTUDO.

A história biblica nos mostra que coube ao Rei Davi tomar aquela cidade fortificada (colina) e fazer dela a sua residência real. Por isso, Sião passou a ser chamada de “Cidade de Davi”: 

“PARTIU O REI COM OS SEUS HOMENS PARA JERUSALÉM, CONTRA OS JEBUSEUS QUE HABITAVAM NAQUELA TERRA E QUE DISSERAM A DAVI: NÃO ENTRARÁS AQUI, PORQUE OS CEGOS E OS COXOS TE REPELIRÃO, COMO QUEM DIZ: DAVI NÃO ENTRARÁ NESTE LUGAR. PORÉM DAVI TOMOU A FORTALEZA DE SIÃO; ESTA É A CIDADE DE DAVI” (2 Samuel 5:6,7)

* Desdenharam o poder do rei Davi.                                                                        Com a transferência da Arca da Aliança para lá, o Monte Sião passou a ser um lugar sagrado para Deus, pois seria daquela região que surgiria o Salvador, o Messias, já que Sião passou a fazer parte de Jerusalém e ambas as cidades se tornaram sinônimo: 

“POIS ISSO ESTÁ NA ESCRITURA: EIS QUE PONHO EM SIÃO UMA PEDRA ANGULAR, ELEITA E PRECIOSA; E QUEM NELA CRER NÃO SERÁ, DE MODO ALGUM, ENVERGONHADO”  (1 Pedro 2:6). 

E mais, o Monte Sião tem tanta relevância na história bíblica que será sobre ele que o próprio Cristo de Deus será avistado: 

“OLHEI, E EIS O CORDEIRO EM PÉ SOBRE O MONTE SIÃO, E COM ELE CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL, TENDO NA FRONTE ESCRITO O SEU NOME E O NOME DE SEU PAI.” (Apocalipse 14:1).

A partir do reinado de Salomão a cidade de Sião passou a abranger o Monte Moriá, onde foi construído o templo de Jerusalém. 

Portanto toda a unificalção daquela região passou - sob esse aspecto – a ser chamada de lugar da morada espiritual de Deus: 

“MAS TENDES CHEGADO AO MONTE SIÃO E À CIDADE DO DEUS VIVO, A JERUSALÉM CELESTIAL, E A INCONTÁVEIS HOSTES DE ANJOS, E À UNIVERSAL ASSEMBLEIA”      (Hebreus 12:22).

* O SENHOR AMA AS PORTAS DE SIÃO.

“O Senhor ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó.Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!”                (Salmos 87:2, 3)

Levando em consideração que Sião é sinônimo para Jerusalém, conforme já mostrado, o amor de Deus pela Jerusalém espiritual é maior do que por todas as demais cidades de Israel; já que a Jerusalém terrena (do primeiro século) é vista como prostituta e mãe das meretrizes da terra, porque ela irá, ainda, se prostituir com o Anticristo segundo nos mostra a profecia do livro de Daniel com quem ela fara uma aliança de sete anos.

O curioso é que o próprio Jesus já havia previsto essa traição:

“EU VIM EM NOME DE MEU PAI, E NÃO ME RECEBEIS; SE OUTRO VIER EM SEU PRÓPRIO NOME, CERTAMENTE, O RECEBEREIS”      (João 5:43). 

* Logo, o Anticristo será recebido de braços abertos.                                                                                                            Deus escolheu Jerusalém para que fosse morada para o seu Filho, o Messias que redimiria aquele povo. Só que ele foi expulso da sua própria cidade, Nazaré. Veja os dois textos correspondentes: 

“POIS O SENHOR ESCOLHEU A SIÃO, PREFERIU-A POR SUA MORADA: ESTE É PARA SEMPRE O LUGAR DO MEU REPOUSO; AQUI HABITAREI, POIS O PREFERI” (Salmos 132:13,14). 

O segundo texto: 

"TODOS NA SINAGOGA, OUVINDO ESTAS COISAS, SE ENCHERAM DE IRA. E, LEVANTANDO-SE, EXPULSARAM-NO DA CIDADE E O LEVARAM ATÉ AO CIMO DO MONTE SOBRE O QUAL ESTAVA EDIFICADA, PARA, DE LÁ, O PRECIPITAREM ABAIXO”              (Lucas 4:28, 29).                                                                                                    Além de expulsarem o próprio dono da cidade, ainda tentaram matá-lo. No entanto, ninguém conseguia colocar as mãos sobre Jesus; já que não era chegada ainda a sua hora. E apesar da Sião atual servir de palco para muitas lutas, discórdias  e disputas, haverá um dia quando ela será de uma única posse: 

“DESPERTA, DESPERTA, REVESTE-TE DA TUA FORTALEZA, Ó SIÃO; VESTE-TE DAS TUAS ROUPAGENS FORMOSAS, Ó JERUSALÉM, CIDADE SANTA; PORQUE NÃO MAIS ENTRARÁ EM TI NEM INCIRCUNCISO NEM IMUNDO... TAMBÉM VIRÃO A TI, INCLINANDO-SE, OS FILHOS DOS QUE TE OPRIMIRAM; PROSTRAR-SE-ÃO ATÉ ÀS PLANTAS DOS TEUS PÉS TODOS OS QUE TE DESDENHARAM E CHAMAR-TE-ÃO CIDADE DO SENHOR, A SIÃO DO SANTO DE ISRAEL”    (Isaías 52:1; 60:14).                                                                                                     * PALAVRA FINAL.

 Ao contrário da Jerusalém adúltera do primeiro século, a mãe das meretrizes, a Sião espititual será adornada e vestirá roupas finas para a sua prosperidade futura, isto é, para aquele dia glorioso quando ela se encontrará com o seu Senhor: 

“VI TAMBÉM A CIDADE SANTA, A NOVA JERUSALÉM, QUE DESCIA DO CÉU, DA PARTE DE DEUS, ATAVIADA COMO NOIVA ADORNADA PARA O SEU ESPOSO” (Apocalipse 21:2). 

Esta será a Sião gloriosa! 

Que Deus te abençoe hoje e sempre!                                                                        Por: Uilson Barbosa – Pastor e Professor de Teologia (há 35 anos).

7 comentários:

  1. O termo “Sião” vem do nome “Jebus” que é uma referência a cidade fortificada dos jebuseus que eram descendentes de um dos filhos de Canaã, e que se tornaram num dos maiores e mais ferrenhos inimigos do povo israelita. Sendo que este monte fica localizado na região sudeste de Jerusalém.

    ResponderExcluir
  2. “PARTIU O REI COM OS SEUS HOMENS PARA JERUSALÉM, CONTRA OS JEBUSEUS QUE HABITAVAM NAQUELA TERRA E QUE DISSERAM A DAVI: NÃO ENTRARÁS AQUI, PORQUE OS CEGOS E OS COXOS TE REPELIRÃO, COMO QUEM DIZ: DAVI NÃO ENTRARÁ NESTE LUGAR. PORÉM DAVI TOMOU A FORTALEZA DE SIÃO; ESTA É A CIDADE DE DAVI” (2 Samuel 5:6,7)

    ResponderExcluir
  3. Com a transferência da Arca da Aliança para lá, o Monte Sião passou a ser um lugar sagrado para Deus, pois seria daquela região que surgiria o Salvador, o Messias, já que Sião passou a fazer parte de Jerusalém e ambas as cidades se tornaram sinônimo:

    “POIS ISSO ESTÁ NA ESCRITURA: EIS QUE PONHO EM SIÃO UMA PEDRA ANGULAR, ELEITA E PRECIOSA; E QUEM NELA CRER NÃO SERÁ, DE MODO ALGUM, ENVERGONHADO” (1 Pedro 2:6).

    ResponderExcluir
  4. * O SENHOR AMA AS PORTAS DE SIÃO.

    “O Senhor ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó.Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!” (Salmos 87:2, 3)

    Levando em consideração que Sião é sinônimo para Jerusalém, conforme já mostrado, o amor de Deus pela Jerusalém espiritual é maior do que por todas as demais cidades de Israel; já que a Jerusalém terrena (do primeiro século) é vista como prostituta e mãe das meretrizes da terra, porque ela irá, ainda, se prostituir com o Anticristo segundo nos mostra a profecia do livro de Daniel com quem ela fara uma aliança de sete anos.

    ResponderExcluir
  5. “POIS O SENHOR ESCOLHEU A SIÃO, PREFERIU-A POR SUA MORADA: ESTE É PARA SEMPRE O LUGAR DO MEU REPOUSO; AQUI HABITAREI, POIS O PREFERI” (Salmos 132:13,14).

    ResponderExcluir
  6. “DESPERTA, DESPERTA, REVESTE-TE DA TUA FORTALEZA, Ó SIÃO; VESTE-TE DAS TUAS ROUPAGENS FORMOSAS, Ó JERUSALÉM, CIDADE SANTA; PORQUE NÃO MAIS ENTRARÁ EM TI NEM INCIRCUNCISO NEM IMUNDO... TAMBÉM VIRÃO A TI, INCLINANDO-SE, OS FILHOS DOS QUE TE OPRIMIRAM; PROSTRAR-SE-ÃO ATÉ ÀS PLANTAS DOS TEUS PÉS TODOS OS QUE TE DESDENHARAM E CHAMAR-TE-ÃO CIDADE DO SENHOR, A SIÃO DO SANTO DE ISRAEL” (Isaías 52:1; 60:14).

    ResponderExcluir
  7. “VI TAMBÉM A CIDADE SANTA, A NOVA JERUSALÉM, QUE DESCIA DO CÉU, DA PARTE DE DEUS, ATAVIADA COMO NOIVA ADORNADA PARA O SEU ESPOSO” (Apocalipse 21:2).

    Esta será a Sião gloriosa!

    ResponderExcluir