Texto: (Atos 15:39)
"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (Atos 15:39)
Introdução.
"Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam. E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos."
"Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor." (Atos 15:36-40) V.39
1) A separação de dois apóstolos.
Esta passagem da Bíblia Sagrada, mostra um lastimável episódio de separação entre dois homens de Deus: Paulo e Barnabé. (Atos 15:39)
A Bíblia não esconde os defeitos de seus personagens.
* Todos nós, inclive eu, temos os "pés de barro".
Somos fracos, falhos e previsíveis.
Homens de Deus por vezes discordam e até se separam.
Todo homem por mais firme que esteja é pura vaidade. (Salmo 39:5 b)
2) Quem era Barnabé?
Barnabé foi o primeiro discipulador que Paulo teve.
"Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e discutia com os helenistas; (fala grega) mas eles procuravam tirar-lhe a vida."
(Atos 9:26-29)
3) Paulo e Barnabé foram separados pelo Espírito Santo, para a primeira viagem missionária de Paulo. (Atos 13:1-3)
"Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo."
"E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado."
"Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."
(Atos 13:1-3)
3.1) Tanto Paulo quanto Barnabé eram Apóstolos, entretanto a liderança era de Barnabé.
"Separai-me a Barnabé e a Saulo, para a obra que os tenho chamado..." (Atos 13:2)
* Barnabé era mais antigo e discipulou Paulo, logo após a sua conversão. (Atos 9:26-29)
3.2) Barnabé e Saulo não faziam parte dos time dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
Os Doze Apóstolos primitivos foram chamados diretamente por Jesus Cristo. São eles, os Doze Apóstolos do Cordeiro. (Mateus 19:28)
* Para o lugar de Judas foi escolhido Matias. (Atos 1:24-26)
4) O roteiro da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé.
"Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar."
"Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus, o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus." (Atos 13:4-7)
* V.4 "Enviados pelo Espírito Santo desceram para Seleucia, e dali para Chipre...: (Atos 13:4-7)
4.1) João Marcos era o auxiliar de Barnabé e Saulo.
"Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar." (Atos 13:5)
* Este João se chamava João Marcos.
4.2) Em Perge, João Marcos se separou de Paulo e Barnabé.
"E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém." (Atos 13:13)
* Em outras palavras, João Marcos "abandonou o barco", e voltou para Jerusalém.
* Aparentemente, o problema de João Marcos era com Saulo.
4.3) Paulo não gostou da deserção de João Marcos.
Paulo era um homem de temperamento muito forte!
* Não confunda temperamento com a espiritualidade de uma pessoa!
5) A separação de Paulo e Barnabé.
"Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam. E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos."
"Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho."
"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (Atos 15:35-39)
5.1) Qual foi o motivo da Separação entre Paulo e Barnabé?
* A deserção de João Marcos foi a causa do atrito e separação entre Paulo e Barnabé.
"E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos. Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho."
(Atos 15:37,38)
5.2) A separação definitiva de Paulo e Barnabé.
"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (Atos 15:39)
* Pastora Marcella Dias, do Arizona, me deu a seguinte contribuição:
* Barnabé e João Marcos eram primos, e por isso Barnabé protegia Marcos.
"Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)." (Colossenses 4:10)
5.3) Paulo escolheu a Silas, como seu novo parceiro de Viagens.
"Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas."
(Atos 15:40-41)
6) Duas novas duplas foram formadas.
* Importante.
Esta separação trouxe um benefício para a expansão do reino de Deus, pois duas novas duplas foram formadas.
* Barnabé e João Marcos.
* Paulo e Silas.
6.1) Paulo e Silas partiram para a Macedônia. (Hoje a Europa)
* O jovem Timóteo os auxiliava.
A visão de Trôade
"À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho."
(Atos 16:9-10)
* Neste Navio estavam Paulo, Silas e Timóteo.
6.2) Neapólis, Filipos, Anfípolis, Tessalônica e Beréia, na Macedônia, (Atual Grécia), foram as primeiras cidades alcançadas por Paulo na atual Europa.
7) Os primeiros milagres na Europa.
7.1) A conversão de Lídia. (Atos 16:14,15)
"Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso."
(Atos 16:14,15)
* Este foi o Primeiro Batismo nas águas da Europa.
7.2) A libertação da jovem adivinha.
(Atos 16:16-18)
"Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu."
(Atos 16:16-18)
* O dom de discernimento de espíritos operou em Paulo neste episódio.
7.3) Paulo e Silas foram presos na cadeia de Filipos. (Atos 16:19-24)
"Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. "
"Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco." (Atos 16:19-24)
8) O Terremoto de Filipos.
(Atos 16:25-26)
"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos." (Atos 16:25-26)
* Este é o poder do louvor
* O louvor liberta!
* O louvor quebra cadeias e prende reis em grilhoes de ferro.
(Salmo 149)
* Troque a murmuração pelo louvor e pela adoração.
IMPORTANTE.
AS RUÍNAS DA CELA ONDE PAULO E SILAS FORAM PRESOS, AINDA EXISTEM, MESMO TENDO SE PASSADO 20 SÉCULOS!
A cadeia de Filipos.
9) A conversão do Carcereiro de Filipos. (Atos 16:27-34)
"O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido."
"Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas."
"Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Creia no Senhor Jesus e seras salvo tu e a tua casa." (Atos 16:30,31)
"E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites.
A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus."
(Atos 16: 27-34)
9.1) A primeira grande evidencia da Salvação é uma grande alegria!
"E, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus." (Atos 16:34)
10) Paulo chega a Tessalonica, Bereia e a Atenas.
(Atos 17:1, 10,1112, 16, 18,19)
"Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens. (Atos 17:1, 10,1112)
10.1) Paulo pregou em Atenas.
(Atos 17:16-26)
Atenas era a capital da Grécia.
Atenas homenageava a "deusa" Atena.
* Atena da Grécia, ou Minerva, do Panteão romano, era a "deusa" da sabedoria e a protetora dos heróis.
* Paulo em Atenas.
"Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas?" (Atos 17:16-26)
10.2) Em Atenas Paulo pregou sobre o Deus desconhecido.
Jesus foi exaltado na terra de Sócrates, Platão e Aristóteles.
10.3) No berço da Democracia Paulo pregou a Teocracia.
Em Atenas Paulo falou sobre arrependimento e ressureição dentre os mortos. (Atos 17:30-34)
A Europa e o resto do mundo ouviram falar de Jesus Cristo, devido a coragem do Apóstolo Paulo!
Todo este mover na Europa, começou pela separação acontecida entre Paulo e Barnabé.
11) Outras Separações. (Abraão versus Ló)
* Deus chamou Abraão para fundar uma nação. (Gênesis 12:1-4)
Sem consultar a Deus, Abraão levou seu sobrinho Ló.
Com o passar do tempo, houve contenda entre os pastores de Ló e os pastores de Abraão.
Nesta hora, Abraão decidiu se separar de seu sobrinho Ló. (Gênesis 13:7-11)
Algumas más Associações nos trarão aborrecimentos.
11.1) Josafá versus Acazias.
Josafá era um grande homem de Deus.
Apesar disso, se aparentou com o rei Acabe, e logo depois, fez uma parceria comercial para exploração de ouro, com Acazias, filho de Acabe.
Josafá foi repreendido por um profeta, os navios de ambos se quebraram, e a parceria acabou.
"Porém Eliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizou contra Jeosafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram, e não puderam ir a Társis." (2 Crônicas 20:37)
* Quando as pessoas erradas sairem se sua vida, as coisas certas começarão a acontecer!
Jamais se associe a um impio!
12) A reconciliação de Paulo e João Marcos.
Já idoso, Paulo solicitou a presença e a companhia de João Marcos.
"Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério." (2 Timóteo 4:11)
No final, os legítimos Homens de Deus, sempre se acertam!
"Como o relato de Atos segue a viagem de Paulo, e não a de Barnabé, não temos detalhes do trabalho feito por Barnabé e Marcos. Temos apenas alguns indícios dos resultados da paciência de Barnabé no seu trabalho com esse jovem."
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
"João Marcos escreveu um dos relatos da vida de Jesus, o evangelho segundo Marcos, aceito pela igreja primitiva como uma versão divinamente inspirada dessa mensagem fundamental das Escrituras."
"Anos mais tarde, o próprio apóstolo Paulo escreveu: "Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2 Timóteo 4:11).
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
"O mesmo apóstolo que não confiava no jovem Marcos depois do problema do seu procedimento na primeira viagem chegou a pedir a sua ajuda no final da sua vida. João Marcos amadureceu. Cresceu espiritualmente. Aprendeu ser responsável e ganhou a confiança do mesmo apóstolo que mostrou sua decepção em outra época. Todos nós precisamos de exemplos como o de João Marcos."
* Assim também acontece conosco.
"Falhamos. decepcionamos os outros. Nem sempre agimos como devemos e nem como pessoas mais fortes esperam de nós."
"Mas Marcos serve para nos lembrar de segundas chances, da possibilidade de superar as nossas falhas e fazer melhor."
"O servo inútil se tornou útil."
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
* Palavra Final.
Algumas separações serão necessárias, pois certos parceiros não foram dados pelo Senhor!
Por isso, nao leve em sua jornada, quem Deus não autorizou!
Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo.
Pastor Venilton de Jesus.
Agosto de 2021.
* Assista a LIVE deste Estudo no LINK ABAIXO:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2003534049817871&id=100000857646965
prvenilton@gmail.com
* Escreva-me no e-mail acima e receba um livro de minha autoria, em PDF, gratuitamente,0800, FREE.
* Disponho de títulos em Português, Inglês e Espanhol.
PEÇA AGORA MESMO O SEU LIVRO DO PASTOR VENILTON.
* ACESSE O BLOG DO PASTOR VENILTON
Porque Algumas Pessoas se Separam? (Paulo e Barnabé)
ResponderExcluirTexto: (Atos 15:39)
"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (Atos 15:39)
A separação de dois apóstolos.
ResponderExcluirEsta passagem da Bíblia Sagrada, mostra um lastimável episódio de separação entre dois homens de Deus: Paulo e Barnabé. (Atos 15:39)
A Bíblia não esconde os defeitos de seus personagens.
* Todos nós, inclive eu, temos os "pés de barro".
Somos fracos, falhos e previsíveis.
Homens de Deus por vezes discordam e até se separam.
Todo homem por mais firme que esteja é pura vaidade.
(Salmo 39:5 b)
Paulo e Barnabé foram separados pelo Espírito Santo, para a primeira viagem missionária de Paulo. (Atos 13:1-3)
ResponderExcluir"Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo."
"E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado."
"Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."
(Atos 13:1-3)
3.1) Tanto Paulo quanto Barnabé eram Apóstolos, entretanto a liderança era de Barnabé.
"Separai-me a Barnabé e a Saulo, para a obra que os tenho chamado..." (Atos 13:2)
* Barnabé era mais antigo e discipulou Paulo, logo após a sua conversão. (Atos 9:26-29)
3.2) Barnabé e Saulo não faziam parte dos time dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
Os Doze Apóstolos primitivos foram chamados diretamente por Jesus Cristo. São eles, os Doze Apóstolos do Cordeiro. (Mateus 19:28)
* Para o lugar de Judas foi escolhido Matias. (Atos 1:24-26)
4) O roteiro da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé.
ResponderExcluir"Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar."
"Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus, o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus." (Atos 13:4-7)
* V.4 "Enviados pelo Espírito Santo desceram para Seleucia, e dali para Chipre...: (Atos 13:4-7)
4.1) João Marcos era o auxiliar de Barnabé e Saulo.
"Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar." (Atos 13:5)
* Este João se chamava João Marcos.
4.2) Em Perge, João Marcos se separou de Paulo e Barnabé.
"E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém." (Atos 13:13)
* Em outras palavras, João Marcos "abandonou o barco", e voltou para Jerusalém.
* Aparentemente, o problema de João Marcos era com Saulo.
Paulo não gostou da deserção de João Marcos.
ResponderExcluirPaulo era um homem de temperamento muito forte!
* Não confunda temperamento com a espiritualidade de uma pessoa!
5) A separação de Paulo e Barnabé.
"Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam. E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos."
"Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho."
"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (Atos 15:35-39)
5.1) Qual foi o motivo da Separação entre Paulo e Barnabé?
* A deserção de João Marcos foi a causa do atrito e separação entre Paulo e Barnabé.
"E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos. Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho."
(Atos 15:37,38)
5.2) A separação definitiva de Paulo e Barnabé.
"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (Atos 15:39)
Duas novas duplas foram formadas.
ResponderExcluir* Importante.
Esta separação trouxe um benefício para a expansão do reino de Deus, pois duas novas duplas foram formadas.
* Barnabé e João Marcos.
* Paulo e Silas.
6.1) Paulo e Silas partiram para a Macedônia. (Hoje a Europa)
* O jovem Timóteo os auxiliava.
A visão de Trôade
"À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho."
(Atos 16:9-10)
* Neste Navio estavam Paulo, Silas e Timóteo.
6.2) Neapólis, Filipos, Anfípolis, Tessalônica e Beréia, na Macedônia, (Atual Grécia), foram as primeiras cidades alcançadas por Paulo na atual Europa.
Os primeiros milagres na Europa.
ResponderExcluir7.1) A conversão de Lídia. (Atos 16:14,15)
"Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso."
(Atos 16:14,15)
* Este foi o Primeiro Batismo nas águas da Europa.
7.2) A libertação da jovem adivinha.
(Atos 16:16-18)
"Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu."
(Atos 16:16-18)
* O dom de discernimento de espíritos operou em Paulo neste episódio.
O Terremoto de Filipos.
ResponderExcluir(Atos 16:25-26)
"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos." (Atos 16:25-26)
* Este é o poder do louvor
* O louvor liberta!
* O louvor quebra cadeias e prende reis em grilhoes de ferro.
(Salmo 149)
* Troque a murmuração pelo louvor e pela adoração.
IMPORTANTE.
AS RUÍNAS DA CELA ONDE PAULO E SILAS FORAM PRESOS, AINDA EXISTEM, MESMO TENDO SE PASSADO 20 SÉCULOS!
A conversão do Carcereiro de Filipos. (Atos 16:27-34)
ResponderExcluir"O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido."
"Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas."
"Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Creia no Senhor Jesus e seras salvo tu e a tua casa." (Atos 16:30,31)
"E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites.
A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus."
(Atos 16: 27-34)
9.1) A primeira grande evidencia da Salvação é uma grande alegria!
"E, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus." (Atos 16:34)
Paulo pregou em Atenas.
ResponderExcluir(Atos 17:16-26)
Atenas era a capital da Grécia.
Atenas homrnageava a "deusa" Atena.
* Atena da Grécia, ou Minerva, do Panteão romano, era a "deusa" da sabedoria e a protetora dos heróis.
* Paulo em Atenas.
"Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas?" (Atos 17:16-26)
10.2) Em Atenas Paulo pregou sobre o Deus desconhecido.
Jesus foi exaltado na terra de Sócrates, Platão e Aristóteles.
10.3) No berço da Democracia Paulo pregou a Teocracia.
Em Atenas Paulo falou sobre arrependimento e ressureição dentre os mortos. (Atos 17:30-34)
A Europa e o resto do mundo ouviram falar de Jesus Cristo, devido a coragem do Apóstolo Paulo!
Todo este mover na Europa, comecou pela separação acontecida entre Paulo e Barnabé.
Palavra Final.
ResponderExcluirJá idoso, Paulo solicitou a presença e a companhia de João Marcos.
"Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2 Timóteo 4:11).
No final, os legítimos Homens de Deus, sempre se acertam!
* Assim explica o Site: estudosdabiblia.net:
"Quando Paulo e Barnabé se preparavam para uma segunda viagem, Paulo recusou levar Marcos. Ele não sentiu confiança no jovem, e escolheu um outro irmão, Silas, como ajudante." (Atos 15:36-41).
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
"Anos mais tarde, o próprio apóstolo Paulo escreveu: "Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2 Timóteo 4:11).
ResponderExcluirhttps://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
"O mesmo apóstolo que não confiava no jovem Marcos depois do problema do seu procedimento na primeira viagem chegou a pedir a sua ajuda no final da sua vida. João Marcos amadureceu. Cresceu espiritualmente. Aprendeu ser responsável e ganhou a confiança do mesmo apóstolo que mostrou sua decepção em outra época. Todos nós precisamos de exemplos como o de João Marcos."
"Falhamos. decepcionamos os outros. Nem sempre agimos como devemos e nem como pessoas mais fortes esperam de nós."
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
"Mas Marcos serve para nos lembrar de segundas chances, da possibilidade de superar as nossas falhas e fazer melhor."
"O servo inútil se tornou útil."
5.2) A separação definitiva de Paulo e Barnabé.
ResponderExcluir"Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (Atos 15:39)
* Pastora Marcella Dias, do Arizona, me deu a seguinte contribuição:
* Barnabé e João Marcos eram primos, e por isso Barnabé protegia Marcos.
"Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)." (Colossenses 4:10)
5.3) Paulo escolheu a Silas, como seu novo parceiro de Viagens.
"Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas."
(Atos 15:40-41)
Assista a LIVE deste Estudo no LINK ABAIXO:
ResponderExcluirhttps://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2003534049817871&id=100000857646965
prvenilton@gmail.com
No berço da Democracia Paulo pregou a Teocracia.
ResponderExcluirEm Atenas Paulo falou sobre arrependimento e ressureição dentre os mortos. (Atos 17:30-34)
A Europa e o resto do mundo ouviram falar de Jesus Cristo, devido a coragem do Apóstolo Paulo!
Todo este mover na Europa, começou pela separação acontecida entre Paulo e Barnabé.
Outras Separações. (Abraão versus Ló)
ResponderExcluir* Deus chamou Abraão para fundar uma nação. (Gênesis 12:1-4)
Sem consultar a Deus, Abraão levou seu sobrinho Ló.
Com o passar do tempo, houve contenda entre os pastores de Ló e os pastores de Abraão.
Nesta hora, Abraão decidiu se separar de seu sobrinho Ló. (Gênesis 13:7-11)
Algumas más Associações nos trarão aborrecimentos.
Josafá versus Acazias.
ResponderExcluirJosafá era um grande homem de Deus.
Apesar disso, se aparentou com o rei Acabe, e logo depois, fez uma parceria comercial para exploração de ouro, com Acazias, filho de Acabe.
Josafá foi repreendido por um profeta, os navios de ambos se quebraram, e a parceria acabou.
"Porém Eliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizou contra Jeosafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram, e não puderam ir a Társis." (2 Crônicas 20:37)
* Quando as pessoas erradas sairem se sua vida, as coisas certas começarão a acontecer!
Jamais se associe a um impio!
A reconciliação de Paulo e João Marcos.
ResponderExcluirJá idoso, Paulo solicitou a presença e a companhia de João Marcos.
"Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério." (2 Timóteo 4:11)
No final, os legítimos Homens de Deus, sempre se acertam!
* Assim também acontece conosco.
ResponderExcluir"Falhamos. decepcionamos os outros. Nem sempre agimos como devemos e nem como pessoas mais fortes esperam de nós."
"Mas Marcos serve para nos lembrar de segundas chances, da possibilidade de superar as nossas falhas e fazer melhor."
"O servo inútil se tornou útil."
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
* Palavra Final.
Algumas separações serão necessárias, pois certos parceiros não foram dados pelo Senhor!
Por isso, nao leve em sua jornada, quem Deus não autorizou!
Assista a LIVE deste Estudo no LINK ABAIXO:
ResponderExcluirhttps://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2003534049817871&id=100000857646965
prvenilton@gmail.com
* Escreva-me no e-mail acima e receba um livro de minha autoria, em PDF, gratuitamente,0800, FREE.
* Disponho de títulos em Português, Inglês e Espanhol.
PEÇA AGORA MESMO O SEU LIVRO DO PASTOR VENILTON.
* ACESSE O BLOG DO PASTOR VENILTON
www.prvenilton.blogspot.com
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
ResponderExcluir"O mesmo apóstolo que não confiava no jovem Marcos depois do problema do seu procedimento na primeira viagem chegou a pedir a sua ajuda no final da sua vida. João Marcos amadureceu. Cresceu espiritualmente. Aprendeu ser responsável e ganhou a confiança do mesmo apóstolo que mostrou sua decepção em outra época. Todos nós precisamos de exemplos como o de João Marcos."
* Assim também acontece conosco.
"Falhamos. decepcionamos os outros. Nem sempre agimos como devemos e nem como pessoas mais fortes esperam de nós."
Anos mais tarde, o próprio apóstolo Paulo escreveu: "Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2 Timóteo 4:11).
ResponderExcluirhttps://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
"O mesmo apóstolo que não confiava no jovem Marcos depois do problema do seu procedimento na primeira viagem chegou a pedir a sua ajuda no final da sua vida. João Marcos amadureceu. Cresceu espiritualmente. Aprendeu ser responsável e ganhou a confiança do mesmo apóstolo que mostrou sua decepção em outra época. Todos nós precisamos de exemplos como o de João Marcos."
* Assim também acontece conosco.
"Falhamos. decepcionamos os outros. Nem sempre agimos como devemos e nem como pessoas mais fortes esperam de nós."
"Mas Marcos serve para nos lembrar de segundas chances, da possibilidade de superar as nossas falhas e fazer melhor."
"O servo inútil se tornou útil."
https://estudosdabiblia.net/jbd304.htm
Algumas separações serão necessárias, pois certos parceiros não foram dados pelo Senhor!
Por isso, nao leve em sua jornada, quem Deus não autorizou!