(1 Samuel 16:14-16)
"Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor , da parte deste um espírito maligno o atormentava.
Então, os servos de Saul lhe disseram:
Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do Senhor , vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor.
(1 Samuel 16:14-16)
Introdução.
"Com certeza uma das perguntas mais difíceis que um leitor da Bíblia vai enfrentar seja essa: Deus pode enviar um espírito mau?"
"Como entender a história do rei Saul?"
O texto bíblico afirma que um “espírito mau” da parte do SENHOR atormentava Saul
(1 Sm 16:14)."
"Se Deus é bom, como ele pode agir de modo aparentemente tão contraditório?"
Fonte;
https://pleno.news/opiniao/luiz-sayao/deus-pode-enviar-um-espirito-mau.html
* Por Luiz Sayão
1) Outras passagens polêmicas.
"A questão torna-se até mais complicada quando vemos que esse texto não é único na Bíblia.
Há diversos outros textos bíblicos semelhantes: Em Juízes 9:23 lemos que Deus envia um “espírito mau” para atuar entre Abimeleque e os “cidadãos de Siquém”; 1 Samuel 18:10 e 19:9 trazem mais detalhes sobre o agir do espírito mau da parte do SENHOR em Saul."
" Em 2 Crônicas 18:19-22) menciona até um “espírito mentiroso” colocado pelo SENHOR na boca de profetas. Há ainda textos que incomodam por dizer que :
“Deus se arrependeu do mal” (Êxodo 32:14).
"Em Isaías lemos que: “Deus cria o mal ” (Isaías 45:7).
"Deus permite o mal, mas nunca é o criador direto do mal ético; ele não é o autor do pecado."
"Os “seres maus” estão subordinados a Deus, e de certa forma, acabam sendo também “seus servos”, pois não passam de criaturas que só agem até o limite que Deus lhes permite atuar."
"Por isso até os chamados espíritos maus são enviados por Deus e estão sob o seu domínio, como é o caso de Satanás no livro de Jó (Jó 1:6)."
"Deus não se arrepende do mal enquanto pecado! Finalmente Deus não cria o mal, no sentido ético do termo, mas sim “a desgraça, a calamidade” (Veja Isaías 45:7 na Biblia NVI)."
"Deus permite o mal, mas nunca é o criador direto do mal ético; ele não é o autor do pecado Na verdade, “mal” em diversas passagens bíblicas tem o significado de “desgraça”, “infortúnio”, “calamidade”. Se entendermos o termo dessa forma, é muito provável que o “espírito mau” de 1 Samuel 16 não seja um demônio que se opõe a Deus, mas sim um “espírito arruinador” (que traz sofrimento e juízo)"
"Retomando a amplitude semântica do termo “mal”, é necessário entender que a palavra não tem significado ético em muitos dos textos bíblicos já citados aqui. Na verdade, “mal” em diversas passagens bíblicas tem o significado de “desgraça”, “infortúnio”, “calamidade”
Por Luiz Sayão
Fonte;
https://pleno.news/opiniao/luiz-sayao/deus-pode-enviar-um-espirito-mau.html
2) Alguns ainda perguntam:
"Como Deus pode mandar um espírito maligno para atormentar Saul."
"Alguém ainda pode dizer: Essa forma com que Deus agiu parece injusta e não amorosa! Deus não é amor?"
"Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?” (Amós 3:6).
"É importante observar que os judeus creditavam a Deus coisas boas ou más que aconteciam, pois criam na soberania Dele sobre tudo e sobre todos."
No livro de Rute, Noemi afirmou que o Todo Poderoso havia descarregado sua mão contra ela.
(Rute 1:20)
2.1) "Em primeiro lugar é importante ressaltar que Saul foi rejeitado por Deus por causa de sua desobediência. (1 Samuel 15.27-28)."
"As atitudes de Saul e sua trajetória como rei de Israel demonstraram que ele não era um homem de Deus. Daí o texto mencionar que o Espírito do Senhor já não estava sobre Ele e de Deus ter se arrependido de tê-lo constituído rei (1 Samuel 15:35)."
"Sem a direção de Deus Saul estava com o coração aberto para o mal. O homem sem Deus pende totalmente para o mal e é controlado por ele."
A escritura diz
“Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.” (Romanos 9:15)
Fonte:
https://www.esbocandoideias.com/2015/04/espirito-maligno-da-parte-de-deus-para-atormentar-saul.html
"Considerai a bondade e a severidade de Deus." (Romanos 9:21,22)
3) Alberto R. Timm tambem explicou esta polêmica passagem.
"Como o “espírito maligno” que se apossou de Saul poderia vir “da parte de Deus?" (1 Samuel 18:10)
"Saul se afastara completamente dos propósitos divinos para a sua vida, e acabou sendo rejeitado por Deus (ver 1 Samuel 15:1-29) e não permitindo mais que o poder santificador do Espírito Santo fizesse nele morada (ver Apocalipse 3:20)."
"Saul acabou se colocando voluntariamente sob a influência satânica (ver Lucasc 11:24-26)."
"O texto bíblico é claro em afirmar que ele foi possuído por um “espírito maligno” (1 Samuel 16:14) (1 Samuel 18:10, 19:9).
"Esse “espírito maligno” é mencionado no livro de 1 Samuel como vindo “da parte de Deus” (1 Samuel 18:10) e “da parte do Senhor”
(1 Samuel 19:9).
* Ver também (1 Samuel.16:14).
"Descrevendo esse espírito satânico como de procedência divina, o texto bíblico emprega mais uma vez o idiomatismo semítico em que Deus é tido como causando aquilo que Ele apenas permite que aconteça. Deus, portanto, não pode ser responsabilizado pela possessão demoníaca de Saul."
Por Alberto R. Timm
* Fonte:
Sinais dos Tempos, setembro/outubro de 2001. p. 30 (usado com permissão
http://www.centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/como-o-espirito-maligno-que-se-apossou-de-saul-poderia-vir-da-parte-de-deus/
4) O Sentido Histórico Social deste texto.
* Oswaldo Luiz Ribeiro estudando está polêmica passagem escreveu:
"Analisando o sentido histórico-social das expressões rûªH yhwh (“espírito de Yahweh”), rûªH-rä`â më´ët yhwh (“espírito mau desde junto de Yahweh”), rûªH-´élöhîm rä`â (“espírito mau de Deus”), rûªH-´élöhîm (“espírito de Deus”) e rûªH härä`â (“espírito mau”), de e em (1 Samuel 16:14-23).
"Postula-se a identidade comum de todos esses personagens noológicos. "
( 1 Sm. 16,14-23)
"The evil spirit of Yahweh/God."
"Guiado por um exercício de crítica aplicada a versões da passagem, bem como pela consulta crítica por amostragem de comentários internacionais, aplica-se análise retórica e histórico-social à narrativa."
"Conclui-se que, no horizonte de produção do texto, concebiase essa figura celeste como o equivalente noológico de oficiais a serviço de reis, incumbidos de atividades que tanto podiam ser classificadas eticamente como boas quanto más, correspondendo tal concepção teológica ao estado da cultura judaico-israelita pré-persa."
"Não se trata de dois personagens: o “espírito de Yahweh” / o “espírito de Deus”, de um lado, e o “espírito mau (de Yahweh ou de Deus)” de outro, mas da descrição diferenciada da mesma figura em conformidade com a ação interpretada como realizada por ele no exercício de sua prestação de serviços ao deus-rei."
* Por Oswaldo Luiz Ribeiro.
* Fonte:
https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:9caa60bb-5123-4bd4-b8d5-4de24109eef8
5) Minha opinião. (Venilton de Jesus)
Acredito que esse texto fala da Vontade Permissiva de Deus, em relação a desobediência do eei Saul.
Apenas quero lembrar, que no Capítulo 15 de 1 Samuel, o rei Saul havia sido rejeitado por Deus, devido a sua desobediência.
Na ocasião, o profeta Samuel ainda lhe informou, que Deus havia rasgado o seu reino, e dado a outro melhor do que ele.
"Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do Senhor , já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel. Virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou. Então, Samuel lhe disse: O Senhor rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu." (Davi)
(1 Samuel 15:26-28)
5.1) No futuro, Davi seria o subistuto do rei Saul.
A partir dai, o agora rebelde e desobediente rei Saul, se colocou
fora da cobertura e da proteção de Deus.
Devido a isso, Saul se tornou alvo de ataques e até mesmo da possessão demoníaca.
5.2) O Capítulo 16, 1 Samuel, relata que quando Davi tocava sua harpa, na unção do Espírito Santo, os demônios que atormentavam o rei Saul se retiraram.
* Confira isso comigo abaixo:
"E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele."
(1 Samuel 16:23)
6) A vontade Permissiva de Deus.
Penso então, que os demônios que entraram em Saul, agiram dentro da Vontade Permissiva de Deus.
* A desobediência, a inveja e a rebelião instalada no coração do rei Saul, abriu a porta de sua vida e reinado, para a ação de todo tipo de espírito ruim.
6.1) Saul invejou Davi, perseguiu-o, e por diversas vezes, tentou matá-lo.
(1 Samuel 24 e 1 Samuel 26)
* Deus preservou e guardou Davi da inveja e ciúmes do rei Saul.
7) Um vídeo esclarecedor.
Neste momento final, quero lhe indicar um pequeno vídeo do You Tube, falando sobre este tema.
* Vídeo de 6 minutos.
Por pastor Felipe Heiderich
Link:
https://youtu.be/vEkTDkvAB5w
Amém.
* Coloque seu comentário abaixo.
* Se gostou deste Estudo, compartilhe com seus amigos e discípulos.
Pastor Venilton de Jesus
prvenilton@gmail.com
www.prvenilton.blogspot.com
Novembro de 2020
15 comentários:
"A questão torna-se até mais complicada quando vemos que esse texto não é único na Bíblia.
Há diversos outros textos bíblicos semelhantes: Em Juízes 9:23 lemos que Deus envia um “espírito mau” para atuar entre Abimeleque e os “cidadãos de Siquém”; 1 Samuel 18:10 e 19:9 trazem mais detalhes sobre o agir do espírito mau da parte do SENHOR em Saul."
" Em 2 Crônicas 18:19-22) menciona até um “espírito mentiroso” colocado pelo SENHOR na boca de profetas. Há ainda textos que incomodam por dizer que :
“Deus se arrependeu do mal” (Êxodo 32:14).
"Em Isaías lemos que: “Deus cria o mal ” (Isaías 45:7).
Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor , da parte deste um espírito maligno o atormentava.
Então, os servos de Saul lhe disseram:
Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do Senhor , vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor.
(1 Samuel 16:14-16)
Outras passagens polêmicas.
"A questão torna-se até mais complicada quando vemos que esse texto não é único na Bíblia.
Há diversos outros textos bíblicos semelhantes: Em Juízes 9:23 lemos que Deus envia um “espírito mau” para atuar entre Abimeleque e os “cidadãos de Siquém”; 1 Samuel 18:10 e 19:9 trazem mais detalhes sobre o agir do espírito mau da parte do SENHOR em Saul."
" Em 2 Crônicas 18:19-22) menciona até um “espírito mentiroso” colocado pelo SENHOR na boca de profetas. Há ainda textos que incomodam por dizer que :
Descrevendo esse espírito satânico como de procedência divina, o texto bíblico emprega mais uma vez o idiomatismo semítico em que Deus é tido como causando aquilo que Ele apenas permite que aconteça. Deus, portanto, não pode ser responsabilizado pela possessão demoníaca de Saul."
Por Alberto R. Timm
"As atitudes de Saul e sua trajetória como rei de Israel demonstraram que ele não era um homem de Deus. Daí o texto mencionar que o Espírito do Senhor já não estava sobre Ele e de Deus ter se arrependido de tê-lo constituído rei (1 Sm 15:35)."
"Sem a direção de Deus Saul estava com o coração aberto para o mal. O homem sem Deus pende totalmente para o mal e é controlado por ele."
Penso então, que os demônios que entraram em Saul, agiram dentro da Vontade Permissiva de Deus.
* A desobediência, a inveja e a rebelião instalada no coração do rei Saul, abriu a porta de sua vida e reinado, para a ação de todo tipo de espírito ruim.
6.1) Saul invejou Davi, persegiu-o, e por diversas vezes tentou matá-lo.
(1 Samuel 24 e 1 Samuel 26)
* Deus preservou e guardou Davi da inveja e ciúmes do rei Saul.
Apenas quero lembrar, que no Capítulo 15 de 1 Samuel, o rei Saul havia sido rejeitado por Deus, devido a sua desobediência.
Na ocasião, o profeta Samuel ainda lhe informou, que Deus havia rasgado o seu reino, e dado a outro melhor do que ele.
"Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do Senhor , já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel. Virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou. Então, Samuel lhe disse: O Senhor rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu." (Davi)
(1 Samuel 15:26-28)
Conclui-se que, no horizonte de produção do texto, concebiase essa figura celeste como o equivalente noológico de oficiais a serviço de reis, incumbidos de atividades que tanto podiam ser classificadas eticamente como boas quanto más, correspondendo tal concepção teológica ao estado da cultura judaico-israelita pré-persa."
Introdução.
"Com certeza uma das perguntas mais difíceis que um leitor da Bíblia vai enfrentar seja essa: Deus pode enviar um espírito mau?"
"Como entender a história do rei Saul?"
O texto bíblico afirma que um “espírito mau” da parte do SENHOR atormentava Saul
(1 Sm 16:14)."
"Se Deus é bom, como ele pode agir de modo aparentemente tão contraditório?"
Outras passagens polêmicas.
"A questão torna-se até mais complicada quando vemos que esse texto não é único na Bíblia.
Há diversos outros textos bíblicos semelhantes: Em Juízes 9:23 lemos que Deus envia um “espírito mau” para atuar entre Abimeleque e os “cidadãos de Siquém”; 1 Samuel 18:10 e 19:9 trazem mais detalhes sobre o agir do espírito mau da parte do SENHOR em Saul."
"Com certeza uma das perguntas mais difíceis que um leitor da Bíblia vai enfrentar seja essa: Deus pode enviar um espírito mau?"
"Como entender a história do rei Saul?"
O texto bíblico afirma que um “espírito mau” da parte do SENHOR atormentava Saul
(1 Sm 16:14)."
(1 Sm. 16,14-23)
Holy Bublé say:
"The evil spirit of Yahweh/God."
* Holy Bible
"Os “seres maus” estão subordinados a Deus, e de certa forma, acabam sendo também “seus servos”, pois não passam de criaturas que só agem até o limite que Deus lhes permite atuar."
"Por isso até os chamados espíritos maus são enviados por Deus e estão sob o seu domínio, como é o caso de Satanás no livro de Jó (Jó 1:6)."
Tudo isso explicado não passa de atalhos,ou passar panos, os judeus acreditavam que o mau advinha também de Deus, ou dizer que o mal não no sentido ético, mas não diz quem criou a ética e pós sentidos, será que existe algo que não foi Deus quem criou? Ediz também que no original não está escrito assim, ou seja, aínda fala que deus usa os demônios pro seu propósito faz todo tipo de pinça tentando corrigir as contradições
Postar um comentário