Páginas

sábado, 14 de novembro de 2020

A Sabedoria de Abigail


                   Venilton e Marly 

"Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe."        (1 Samuel 25:3) 

Introdução.

Através desta Palavra, conheceremos a história de Abigail, uma das mulheres Extraordinárias da Bíblia Sagrada.

Abigail era uma mulher formosa, sensata, sábia e virtuosa.

1) Uma mulher mal casada.

Abigail viveu na primeira Monarquia de Israel, sendo Saul, o rei unificado de toda a nação, em 1.000 a.C.

Naqueles tempos, uma mulher não gozava de nenhum direito social  ou político.

Uma mulher sequer podia escolher seu marido, pois cabia a seu pai escolher seu futuro esposo.

A escolha do pai, sempre levava em conta a condição sócio econômica do pretendente.

2) Abigail entregue a Nabal.

Nabal era um rico fazendeiro, criador de ovelhas, da região do monte Carmelo.

Era um homem maligno, soberbo, duro no trato com todas as pessoas que lhe cercavam, inclusive Abigail, sendo chamado de filho de Belial, ou filho do capeta!

"O homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe." (1 Samuel 25:3) 

* Seu nome e sua personalidade popularizou a expressão: "Temperamento Nabalesco."

2.1) Este era Nabal!

Sua esposa, Abigail, era: sensata e formosa.  (1 Samuel 25:3) 

Para piorar a situação, Nabal era beberrão e fanfarrão.

3) O drama de Abigail.

Sendo jovem e submissa, Abigail aceitou a escolha de seu pai, e deixando sua família, se mudou para a fazenda de Nabal, localizada na região do monte Carmelo.

Anos mais tarde, o profeta Elias venceu  todos os profetas de Baall e Asera, orando no cume do monte Carmelo.

4) Nesta época, Davi estava vagando pelo deserto da Judéia, fugindo da perseguição movida pelo rei Saul.

Ao saber que Davi, seu genro, seria o próximo rei, Saul promoveu uma impiedosa perseguição contra Davi, no objetivo de matá-lo.

* Dói mais no invejoso o sucesso de outro, do que o seu próprio fracasso.

O sábio Salomão já dizia: 

"A inveja é a podridão dos ossos."

5) Davi protege os pastores de Nabal.

Em um momento de dificuldades, Davi envia um pedido de socorro ao fazendeiro Nabal. 

Um dos homens que acompanhava Davi levou-lhe  a seguinte mensagem:

"Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo."   (1 Samuel 25:7)

"Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão."                        (1 Samuel 25:8)

* A tosquia era o momento em que os criadores de ovelhas retiravam a lã de suas ovelhas para a venda.

5.1) A ingratidão de Nabal.

"Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram. Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse:                    Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?"

(1 Samuel 25:9‭-‬11) 

5.2) A fúria de Davi contra Nabal, o marido de Abigal.

"Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras. Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem." (1 Samuel 25:12‭,13‭)

5.3) Davi planeja um terrível vingança contra Nabal.

"Ora, Davi dissera: Com efeito, de nada me serviu ter guardado tudo quanto este possui no deserto, e de nada sentiu falta de tudo quanto lhe pertence; ele me pagou mal por bem. Faça Deus o que lhe aprouver aos inimigos de Davi, se eu deixar, ao amanhecer, um só do sexo masculino dentre os seus." (1 Samuel 25:21‭,22)

* Totalmente encolerizado, Davi decidiu matar Nabal ao fio da espada, bem como, todos os seus descendentes do sexo masculino.

6) Abigail, esposa de Nabal,  é avisada por um de seus empregados.

"Nesse meio tempo, um dentre os moços de Nabal o anunciou a Abigail, mulher deste, dizendo: Davi enviou do deserto mensageiros a saudar a nosso senhor; porém este disparatou com eles. Aqueles homens, porém, nos têm sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles e de nenhuma coisa sentimos falta em todos os dias de nosso trato com eles, quando estávamos no campo."           (1 Samuel 25:14‭,15)

"Agora, pois, considera e vê o que hás de fazer, porque já o mal está, de fato, determinado contra o nosso senhor e contra toda a sua casa; e ele é filho de Belial, e não há quem lhe possa falar."(1 Samuel 25:17)

7)  A prudência e a sabedoria de Abigail diante da cólera de Davi.

A Bíblia diz que que presente que se dá em segredo acalma a ira.(Provérbios 21:14)

Em tempos passados, Jacó aplacou a vingança de seu irmão Esaú, enviando-lhe diversos presentes.

7.1) Sendo uma mulher sábia, Abigail conhecia esta estratégia.

E foi exatamente o que ela fez, para evitar a morte de seu marido e filhos.

* Abigail preparou uma oferta ou um presente para Davi.

"Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal."            (1 Samuel 25:18‭,19) 

7.2) Abigail se humilhou diante de Davi e intercedeu por Nabal, seu orgulhoso marido.

* A beleza do caráter de Abigail fica comprovada com esta nobre atitude.

"Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva."

"Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste."

"Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor."

"Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor , e não se ache mal em ti por todos os teus dias."                                  (1 Samuel 25:23‭-‬28)

7.3) Davi se quebranta e exalta a sabedoria e a prudência de Abigail.

"Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor , Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse. Porque, tão certo como vive o Senhor , Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, se tu não te apressaras e me não vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal, até ao amanhecer, nem um sequer do sexo masculino."  (1 Samuel 25:32‭-‬34) 

7.4) Davi recebe a oferta de Abigail, e a despede em paz para sua casa.

"Então, Davi recebeu da mão de Abigail o que esta lhe havia trazido e lhe disse: 

Sobe em paz à tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi."        (1 Samuel 25:35) 

* Este é o poder de uma oferta: aplacar a ira.

Importante.                                            Davi ficou totalmente impactado com o procedimento de Abigail.

* Você entenderá isso no final desta mensagem.

8) Enquanto isso, Nabal "enchia a cara" no Carmelo.

"Voltou Abigail a Nabal. Eis que ele fazia em casa um banquete, como banquete de rei; o seu coração estava alegre, e ele, já mui embriagado, pelo que não lhe referiu ela coisa alguma, nem pouco nem muito, até ao amanhecer." (1 Samuel 25:36) 

* Temos aqui mais uma atitude de sabedoria, desta extraordinários mulher, chamada: Abigail.

Ela desceu do Carmelo em segredo, se humilhou diante de Davi, entregou-lhe uma oferta, e intercedeu por seu marido e sua casa.

* Salomão disse que a Sabedoria pode mais que a força!

9) Deus julgou Nabal diante de Abigail.

"Pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra. Passados uns dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu." (1 Samuel 25:37‭,38)

Alguns estudiosos defendem que ele possa ter sofrido uma Esquemia Cerebral, seguido de um AVC Hemorrágico.

Dez dias depois, Nabal veio a óbito.

9.1) O que Nabal nos ensina?

"O homem que muitas vezes é repreendido e endurece a sua cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura." (Provérbios 29:1) 

* Que Deus nos ajude e nos livre do orgulho de Nabal!

10) Deus muda a sorte de Abigail.

A notícia da morte de Nabal se espalha, pois o mesmo era um importante comerciante naquela região montanhosa do Carmelo.

10.1) Sabedor da morte de Nabal, Davi pede Abigail em casamento.

"Ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor , que pleiteou a causa da afronta que recebi de Nabal e me deteve de fazer o mal, fazendo o Senhor cair o mal de Nabal sobre a sua cabeça. Mandou Davi falar a Abigail que desejava tomá-la por mulher." (1 Samuel 25:39) 

10.2) Abigail se tornou esposa de Davi.

"Tendo ido os servos de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe disseram: Davi nos mandou a ti, para te levar por sua mulher. Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor. Abigail se apressou e, dispondo-se, cavalgou um jumento com as cinco moças que a assistiam; e ela seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeu por mulher."                  (1 Samuel 25:40‭-42) 

* Palavra Final.

Dirijo-me agora, a você prezada leitora, que tem lidado com um "Nabal" dentro de sua casa.

Espere na fidelidade de Deus, pois ele julgará sua causa!

* E aos leitores, de um modo em geral, digo:

Quem sabe o seu "Nabal" seja um marido rude e violento. Talvez um chefe, um gerente, um superior, ou qualquer outra pessoa que tem lhe maltratado e lhe humilhado.

* Deixe Deus julgar a sua causa.

Assim como Deus julgou a causa de Abigail, de igual forma, ele julgará sua causa, e no devido tempo, lhe dará dupla honra.

"Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria." (Isaías 61:7) 

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo!

Amém.

Pastor Venilton de Jesus.

prvenilton@gmail.com

* Escreva-me no e-mail acima, e conte-me o seu testemunho.

www.prvenilton.blogspot.com

* Dedico esta mensagem a minha querida e preciosa esposa MARLY.

* Mulher sábia, paciente e abençoada por Deus. Você é comparada a Abigail.

* Obrigado por ser esta mulher fiel, sábia e sensata.

Assista esta LIVE clicando no Link Azul  Abaixo: 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3559527357419151&id=100000857646965


15 comentários:

  1. Através desta Palavra, conheceremos a história de Abigail, uma das mulheres Extraordinárias da Bíblia Sagrada.

    Abigail era uma mulher formosa, sensata, sábia e virtuosa.

    1) Uma mulher mal casada.

    Abigail viveu na primeira Monarquia de Israel, sendo Saul, o rei unificado de toda a nação, em 1.000 a.C.

    Naqueles tempos, uma mulher não gozava de nenhum direito social ou político.

    Uma mulher sequer podia escolher seu marido, pois cabia a seu pai escolher seu futuro esposo.

    A escolha do pai, sempre levava em conta a condição sócio econômica do pretendente.

    ResponderExcluir
  2. Uma mulher mal casada.

    Abigail viveu na primeira Monarquia de Israel, sendo Saul, o rei unificado de toda a nação, em 1.000 a.C.

    Naqueles tempos, uma mulher não gozava de nenhum direito social ou político.

    Uma mulher sequer podia escolher seu marido, pois cabia a seu pai escolher seu futuro esposo.

    A escolha do pai, sempre levava em conta a condição sócio econômica do pretendente.

    Abigail foi entregue a Nabal.

    Nabal era um rico fazendeiro, criador de ovelhas, da região do monte Carmelo.

    Era um homem maligno, soberbo, duro no trato com todas as pessoas que lhe cercavam, inclusive Abigail, sendo chamado de filho de Belial, ou filho do capeta!

    "O homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe." (1 Samuel 25:3)

    * Seu nome e sua personalidade popularizou a expressão:

    "Temperamento Nabalesco."

    ResponderExcluir
  3. Este era Nabal!

    Sua esposa, Abigail, era: sensata e formosa. (1 Samuel 25:3)

    Para piorar a situação, Nabal era beberrão e fanfarrão.

    * O drama de Abigail.

    Sendo jovem e submissa, Abigail aceitou a escolha de seu pai, e deixando sua família, se mudou para a fazenda de Nabal, localizada na região do monte Carmelo.

    Anos mais tarde, o profeta Elias venceu todos os profetas de Baall e Asera, orando no cume do monte Carmelo.

    ResponderExcluir
  4. Davi protege os pastores de Nabal.

    Em um momento de dificuldades, Davi envia um pedido de socorro ao fazendeiro Nabal.

    Um dos homens que acompanhava Davi levou-lhe a seguinte mensagem:

    "Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo." (1 Samuel 25:7)

    "Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão." (1 Samuel 25:8)

    ResponderExcluir
  5. A ingratidão de Nabal.

    "Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram. Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?"
    (1 Samuel 25:9‭-‬11)

    * A fúria de Davi contra Nabal, o marido de Abigal.

    "Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras. Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem."
    (1 Samuel 25:12‭,13‭)

    ResponderExcluir
  6. A fúria de Davi contra Nabal, o marido de Abigal.

    "Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras. Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem." (1 Samuel 25:12‭,13‭)

    5.3) Davi planeja um terrível vingança contra Nabal.

    "Ora, Davi dissera: Com efeito, de nada me serviu ter guardado tudo quanto este possui no deserto, e de nada sentiu falta de tudo quanto lhe pertence; ele me pagou mal por bem. Faça Deus o que lhe aprouver aos inimigos de Davi, se eu deixar, ao amanhecer, um só do sexo masculino dentre os seus." (1 Samuel 25:21‭,22)

    * Totalmente encolerizado, Davi decidiu matar Nabal ao fio da espada, bem como, todos os seus descendentes de sexo masculino.

    ResponderExcluir
  7. A prudência e a sabedoria de Abigail diante da cólera de Davi.

    A Bíblia diz que que presente que se dá em segredo acalma a ira.(Provérbios 21:14)

    Em tempos passados, Jacó aplacou a vingança de seu irmão Esaú, enviando-lhe diversos presentes.

    7.1) Sendo uma mulher sábia, Abigail conhecia esta estratégia.

    E foi exatamente o que ela fez, para evitar a morte de seu marido e filhos.

    * Abigail preparou uma oferta ou um presente para Davi.

    "Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal." (1 Samuel 25:18‭,19)

    7.2) Abigail se humilhou diante de Davi e intercedeu por Nabal, seu orgulhoso marido.

    * A beleza do caráter de Abigail fica comprovada com esta nobre atitude.

    "Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse:

    Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva."

    ResponderExcluir
  8. Davi se quebranta e exalta a sabedoria e a prudência de Abigail.

    "Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor , Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse. Porque, tão certo como vive o Senhor , Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, se tu não te apressaras e me não vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal, até ao amanhecer, nem um sequer do sexo masculino." (1 Samuel 25:32‭-‬34)

    * Davi recebe a oferta de Abigail, e a despede em paz para sua casa.

    "Então, Davi recebeu da mão de Abigail o que esta lhe havia trazido e lhe disse:

    Sobe em paz à tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi." (1 Samuel 25:35)

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isso, Nabal "enchia a cara" no Carmelo.

    "Voltou Abigail a Nabal. Eis que ele fazia em casa um banquete, como banquete de rei; o seu coração estava alegre, e ele, já mui embriagado, pelo que não lhe referiu ela coisa alguma, nem pouco nem muito, até ao amanhecer." (1 Samuel 25:36)

    * Temos aqui mais uma atitude de sabedoria, desta extraordinários mulher, chamada: Abigail.

    Ela desceu do Carmelo em segredo, se humilhou diante de Davi, entregou-lhe uma oferta, e intercedeu por seu marido e sua casa.

    * Salomão disse que a Sabedoria pode mais que a força!

    ResponderExcluir
  10. Deus julga Nabal diante de Abigail.

    "Pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra. Passados uns dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu." (1 Samuel 25:37‭,38)

    Alguns estudiosos defendem que ele possa ter sofrido uma Esquemia Cerebral, seguido de um AVC Hemorrágico.

    Dez dias depois, Nabal veio a óbito.

    9.1) O que Nabal nos ensina?

    "O homem que muitas vezes é repreendido e endurece a sua cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura." (Provérbios 29:1)

    * Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  11. Deus muda a Sorte de Abigail.

    A notícia da morte de Nabal se espalha, pois O mesmo era um importante comerciante naquela região montanhosa do Carmelo.

    10.1) Sabedor da morte de Nabal, Davi pede Abigail em Casamento.

    "Ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor , que pleiteou a causa da afronta que recebi de Nabal e me deteve de fazer o mal, fazendo o Senhor cair o mal de Nabal sobre a sua cabeça. Mandou Davi falar a Abigail que desejava tomá-la por mulher."
    (1 Samuel 25:39)

    ResponderExcluir
  12. Abigail se tornou esposa de Davi.

    "Tendo ido os servos de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe disseram: Davi nos mandou a ti, para te levar por sua mulher. Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor. Abigail se apressou e, dispondo-se, cavalgou um jumento com as cinco moças que a assistiam; e ela seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeu por mulher." (1 Samuel 25:40‭-42)

    ResponderExcluir
  13. Quem sabe o seu "Nabal" seja um marido, um chefe, um gerente, um superior, ou qualquer outra pessoa que tem lhe maltratado e lhe humilhado.

    * Deixe Deus julgar a sua causa.

    Assim como Deus julgou a causa de Abigail, de igual forma, ele julgará sua causa, e no devido tempo, lhe dará uma dupla honra.

    "Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria."(Isaías 61:7)

    ResponderExcluir
  14. Quem sabe o seu "Nabal" seja um marido, um chefe, um gerente, um superior, ou qualquer outra pessoa que tem lhe maltratado e lhe humilhado.

    * Deixe Deus julgar a sua causa.

    Assim como Deus julgou a causa de Abigail, de igual forma, ele julgará sua causa, e no devido tempo, lhe dará uma dupla honra.

    "Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria."(Isaías 61:7)

    ResponderExcluir
  15. Link desta mensagem

    http://prvenilton.blogspot.com/2020/11/a-sabedoria-de-abigail.html

    ResponderExcluir