Páginas

domingo, 12 de julho de 2020

Paulo confronta Diana dos Efésios.

       * Diana dos Efésios ou Artemis.

INTRODUÇÃO.

"Por esse tempo houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho (cristianismo). Porque certo ourives, por nome Demétrio, que fazia da prata miniaturas do templo de Diana, proporcionava não pequeno negócio aos artífices, os quais ele ajuntou, bem como os oficiais de obras semelhantes, e disse: Senhores, vós bem sabeis que desta indústria nos vem a prosperidade, e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas."
(Atos 19:23-29)

"E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram."
(Atos 19:23-29)
 
"Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam, dizendo: Grande é a Diana dos efésios! A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem."
(Atos 19:23-29)

1) AS SETE MARAVILHAS.

O mundo antigo possuía sete grandes maravilhas arquitetônicas  e eram elas: 
As pirâmides do Egito, As muralhas da China, O Colosso de Rodes, O Farol de Alexandria, que diziam iluminar até o infinito, A estátua de Zeus, o deus de todo o povo grego, os jardins suspensos da Babilônia, e o Majestoso templo de Diana, localizado em Éfeso, na Ásia romana, atual Turquia.

"Após os 200 anos de construção, o resultado da obra foi encantador. O Templo de Ártemis  era composto por 144 colunas de mármore em estilo jônico dispostas em filas duplas, todas decoradas com obras de arte, tendo cada uma 20 metros de altura. Tinha 138 metros de comprimento e 71,5 metros de largura."
www.infoescola.com

Do antigo e majestoso Templo de Diana, ou Artemis, com suas 144 colunas, restam hoje, apenas duas colunas, na atual Turquia.


* Antigo templo de Diana, na cidade de Éfeso, atual Turquia.

* A Biblioteca de Celsius.

Outra maravilha arquitetônica de Éfeso era a Biblioteca de Celsius, com cerca de 20.000 pergaminhos.

Mesmo tendo se passado dois mil anos, o prédio ainda está de pé, e muito bem conservado.


       * Biblioteca de Celsius em Éfeso.

2) A DIANA, A DEUSA DA CASTIDADE.

No panteão grego Diana era Artemis ou a deusa  da caça, da castidade, dos animais selvagens e e da luz.

No panteão romano, Artemis  recebeu o nome de Diana, a rainha da Ásia menor e a deusa dos efésios.

Seus adoradores acreditavam que o Deus Júpiter, havia enviado a imagem de Diana à terra. (Atos 19:27)

2.1) Diana era a deusa dos muitos seios.

Este fato está registrado na Bíblia.(Atos 19:35), texto base desta mensagem.

A "deusa" do erotismo.

Em Roma e em Éfeso, Diana era a deusa dos sexo e do amor erótico.

Também chamada de a rainha de toda Ásia. (Atos 19:27)

3) O MAJESTOSO TEMPLO DE DIANA.

"Éfeso, na Ásia Menor, era a guardiã do templo de Diana, uma das Sete Maravilhas arquitetônicas do Mundo Antigo." www.infoescola.com

"Creso, então rei da Lídia, ordenou a construção de um grande templo, em Éfeso, em homenagem à deusa Ártemis, ou Diana, para ampliar o pequeno templo anterior que já havia passado por uma série de avarias." www.infoescola.com

3.1) A ampliação do templo.

"Para realização da obra, foram contratados o arquiteto Quersifrão e seu filho, Metagenes.

As obras começaram em torno de 550 a.C. e demoraram 200 anos para se completarem.

"Segundo consta, centenas de virgens sacerdotisas participaram da construção do templo, essas mulheres acreditavam na superioridade feminina e praticavam a abstinência sexual e artes mágicas."
(www.infoescola.com)

3.2) Nas atuais ruínas de Éfeso, localizadas na Turquia,  restam apenas duas colunas de pé.

* A biblioteca de Celsus ainda está muito bem conservada.

O teatro a céu aberto, com capacidade para 20.000 pessoas, ainda pode ser visitado.

3 3) A imagem de Artêmis.

"Um dos elementos mais famosos do templo era a escultura da deusa Ártemis que ficava em seu interior.
A obra de arte era produzida em ébano, ouro, prata e pedra preta, cercada por esculturas em bronze de praxíteles."

"A escultura da deusa tinha uma saia comprida coberta com relevos de animais cobrindo suas pernas e quadris. Era caracterizada ainda pelas Três Fileiras de Seios que possuía, simbolizando sua fertilidade. Na cabeça havia um ornamento em forma de pilar."www.infoescola.com


3.4) "O Templo de Ártemis ou Diana dos Efésios, se constituiu assim, no maior templo do mundo antigo, representando um grande feito da civilização grega."
(www.infoescola.com)

4) MEXENDO NO VESPEIRO.

Paulo mexeu neste "vespeiro".

"Mas quando perceberam que ele, Paulo, era judeu, todos a uma voz gritaram por quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios!  Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do Templo da Grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter? Ora, visto que estas coisas não podem ser contestadas, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente." (Atos19:34-36)

4.1) Éfeso foi sacudida.

Na ótica dos habitantes da cidade de Éfeso, Paulo estava estava desemcaminhando muita gente, ao propor que trocassem Diana por Jesus Cristo.

* A conclusão de Demétrio:

"E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram." 
(Atos 19:27)

"Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam, dizendo:
Grande é Diana dos efésios!"
(Atos 19:28)

4.2) A cidade caiu em confusão.

Paulo e seus companheiros  quase foram despedaçados.

De maneira clara, Paulo  afirmava em plena cidade de Éfeso, a capital da Ásia Menor romana, que os ídolos ou as imagens feitas por mãos humanas, nada podem fazer por nós.

Paulo sabia que poderia ser morto ali, mas mesmo diante do  perigo da morte, levou sua mensagem adiante!

5) ABAIXO A IDOLATRIA.

* Este é o ensino da Bíblia.

"Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.  Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;  têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a Eles Sejam Os Que os Fazem, e Todos os que Neles Confiam." (Salmo 115:3-8)

6) QUEM É DIANA HOJE?

Diana jaz no esquecimento.

De seu suntuoso  templo restam apenas ruínas, no sítio arqueológico de Aiasluque, na Turquia.

Apenas 02, das 144 colunas do majestoso templo de Diana ainda permanece de pé.

Sucessivos terremotos desintegraram o majestoso templo, relicário de beleza.

6.1) Fica aqui o ensino do profeta Isaías:

"Deus não divide sua Glória com homens ou imagens de escultura."
(Isaías 42:8)

7) OS DEZ MANDAMENTOS DE MOISÉS.

O ensino dos Dez Mandamentos de Moisés, está registrado no livro de Êxodo 20.

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam." (Êxodo 20:1-5)

8) O obra de Deus prosperou em Éfeso.

Sendo uma cidade portuária, bem como a capital da Ásia Menor romana, Éfeso era a a principal cidade da Ásia menor.

Paulo pregou em Éfeso por dois anos, na Escola de Tirano. 

Todos os habitantes da Ásia, ouviram a pregação de Paulo a partir de Éfeso.

"Durante três meses, Paulo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus. Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano." (Atos 19:8‭-‬12)

"Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos. E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam."
(Atos 19:8‭-‬12)

9) Outras cidades alcançadas.

Filipos, Colossos, Laodicéia, Pérgamo, Esmirna, Tiatira, Tessalônica, Filadélfia, Sardes e todas as cidades da Ásia, foram alcançadas pelo apóstolo Paulo, a partir da cidade de Éfeso.

10) A despedida de Paulo.

"De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]."
(Atos 20:17‭-‬21)

* Por três anos Paulo esteve na Ásia, e fez de Éfeso, sua capital, seu QGG ou o Quartel General da Graça de Deus.

10.1) Estou limpo do sangue de todos!

Em meio a tantas riquezas, prostituição, idolatria e luxúria, Paulo
foi um referencial para todos os líderes cristãos  da Ásia Menor.

"Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus."
(Atos 20:27)

Que este seja o nosso desejo e propósito diante de Deus.

* Palavra Final.

Diana e a cidade ruíram diante do poder de Jesus Cristo.

O templo de Diana, sacudido por diversos terremotos , foi ao chão e nunca mais foi reerguido!

Com o tempo, a igreja de Éfeso arrefeceu e abandonou o primeiro amor. (Apocalipse 2:1-4)

* Hoje só existem ruínas na antiga cidade de Éfeso.

* O cristianismo inexiste na Turquia.

* 98% da população segue o islamismo.

* Apenas 2% do país segue o cristianismo.

Que Deus nos ajude a manter sempre acesa, a chama do primeiro amor. 

Amém.

Pastor Venilton de Jesus.

prvenilton@gmail.com

Visite o meu blog 



* Leia também a mensagem:

# Clame pelo Favor de Deus!

Click no Link Abaixo:

http://prvenilton.blogspot.com/2023/03/clame-pelo-favor-de-deus.html


Fim.




22 comentários:

  1. AS SETE MARAVILHAS.

    O mundo antigo possuía sete grandes maravilhas arquitetônicas e eram elas:

    As pirâmides do Egito, As muralhas da China, O Colosso de Rodes,
    O Farol de Alexandria, que diziam iluminar até o infinito, A estátua de Zeus, o Deus de todo o povo grego, os jardins suspensos da Babilônia, e o Majestoso templo de Diana, localizado em Éfeso, na Ásia romana.

    ResponderExcluir
  2. DIANA, A DEUSA DA CASTIDADE.

    No panteão grego Diana era Artemis ou a deusa da caça, da castidade, dos animais selvagens e e da luz.
    No panteão grego Diana​ era Artemis.

    No panteão romano, Artemis recebeu o nome de Diana dos efésios.

    Seus adoradores acreditavam que o Deus Júpiter, havia enviado a imagem de Diana à terra.

    2.1) Diana era a deusa dos muitos seios.

    Este fato está registrado na Bíblia.(Atos 19:35), texto base desta mensagem.

    A "deusa" do erotismo.
    Em Roma e em Éfeso, Diana era a deusa dos sexo e do amor erótico.
    Também chamada de a rainha de toda Ásia. (Atos 19:27)

    ResponderExcluir
  3. O MAJESTOSO TEMPOLO DE DIANA.

    "Éfeso, na Ásia Menor, era a guardiã do templo de Diana, uma das Sete Maravilhas arquitetônicas do Mundo Antigo."
    (www.infoescola.com)

    "Creso, então rei da Lídia, ordenou a construção de um grande templo, em Éfeso, em homenagem à deusa Ártemis, ou Diana, para ampliar o pequeno templo anterior que já havia passado por uma série de avarias." (www.infoescola.com)

    3.1) A ampliação do templo.

    "Para realização da obra, foram contratados o arquiteto Quersifrão e seu filho, Metagenes.
    As obras começaram em torno de 550 a.C. e demoraram 200 anos para se completarem.

    "Segundo consta, centenas de virgens sacerdotisas participaram da construção do templo, essas mulheres acreditavam na superioridade feminina e praticavam a abstinência sexual e artes mágicas."
    (www.infoescola.com)

    "Após os 200 anos de construção, o resultado da obra foi encantador. O Templo de Ártemis era composto por 144 colunas de mármore em estilo jônico dispostas em filas duplas, todas decoradas com obras de arte, tendo cada uma 20 metros de altura. Tinha 138 metros de comprimento e 71,5 metros de largura."
    (www.infoescola.com)

    3.2) Nas atuais ruínas de Éfeso, localizadas na Turquia, restam apenas uma coluna de pé.

    * A biblioteca de Celsus ainda está muito bem conservada.

    O teatro a céu aberto, com capacidade para 20.000 pessoas, ainda pode ser visitado.

    ResponderExcluir
  4. MEXENDO NO VESPEIRO.

    Paulo mexeu neste "vespeiro".

    "Mas quando perceberam que ele, Paulo, era judeu, todos a uma voz gritaram por quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios! Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do Templo da Grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter? Ora, visto que estas coisas não podem ser contestadas, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente."
    (Atos19:34-36)

    4.1) Éfeso foi sacudida.

    Na ótica dos habitantes da cidade de Éfeso, Paulo estava estava desemcaminhando muita gente, ao propor que trocassem Diana por Jesus Cristo.

    * A conclusão de Demétrio:

    "E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram.
    Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam, dizendo:
    Grande é Diana dos efésios! "
    (Atos 19:27,28)

    ResponderExcluir
  5. ABAIXO A IDOLATRIA.

    * Este é o ensino da Bíblia.

    "Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a Eles Sejam Os Que os Fazem, e Todos os que Neles Confiam." (Salmo 115:3-8)

    ResponderExcluir
  6. QUEM É DIANA HOJE?

    Diana jaz no esquecimento.
    De seu templo restam apenas ruínas, no sítio arqueológico de Aiasluque, na Turquia.

    Apenas 01, das 144 colunas do majestoso templo de Diana ainda permanece de pé.

    Sucessivos terremotos desintegraram o majestoso templo, relicário de beleza.

    6.1) Fica aqui o ensino do profeta Isaías:

    "Deus não divide sua Glória com homens ou imagens de escultura."
    (Isaías 42:8)

    ResponderExcluir
  7. OS DEZ MANDAMENTOS DE MOISÉS.

    O ensino dos Dez Mandamentos de Moisés, está registrado no livro de Êxodo 20.

    "Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam." (Êxodo 20:1-5)

    * PALAVRA FINAL:

    "Deus não divide sua glória com homens ou imagens de escultura."
    (Isaías 42:8)

    ResponderExcluir
  8. * Antigo templo de Diana, na cidade de Éfeso, atual Turquia.

    * A Biblioteca de Celsius.

    Outra maravilha arquitetônica de Éfeso era a Biblioteca de Celsius, com cerca de 20.000 pergaminhos.

    Mesmo tendo se passado dois mil anos, o prédio ainda está de pé, e muito bem conservado.

    ResponderExcluir
  9. O obra de Deus prosperou em Éfeso.

    Sendo uma cidade portuária, bem como a capital da Ásia Menor romana, Éfeso era a a principal cidade da Ásia menor.

    Paulo pregou em Éfeso por dois anos, na Escola de Tirano.

    Todos os habitantes da Ásia, ouviram a pregação de Paulo a partir de Éfeso.

    "Durante três meses, Paulo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus. Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano." (Atos 19:8‭-‬12)

    "Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos. E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam."
    (Atos 19:8‭-‬12)

    ResponderExcluir
  10. Outras cidades alcançadas.

    Filipos, Colossos, Laodicéia, Pérgamo, Esmirna, Tiatira, Tessalônica, Filadélfia, Sardes e todas as cidades da Ásia, foram alcançadas pelo apóstolo Paulo, a partir da cidade de Éfeso.

    ResponderExcluir
  11. A despedida de Paulo.

    "De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]."
    (Atos 20:17‭-‬21)

    * Por três anos Paulo esteve na Ásia, e fez de Éfeso, sua capital, seu QGG ou o Quartel General da Graça de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Diana e a cidade ruíram diante do poder de Jesus Cristo.

    O templo de Diana, sacudido por diversos terremotos , foi ao chão e nunca mais foi reerguido!

    Com o tempo, a igreja de Éfeso arrefeceu e abandonou o primeiro amor. (Apocalipse 2:1-4)

    * Hoje só existem ruínas na antiga cidade de Éfeso.

    O cristianismo inexiste na Turquia.

    98% da população segue o islamismo.

    * Apenas 2% do país segue o cristianismo.

    Que Deus nos ajude a manter sempre acesa, a chama do primeiro amor.

    ResponderExcluir
  13. e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas."
    (Atos 19:28-29)

    ResponderExcluir
  14. Diana era a deusa dos muitos seios.

    Este fato está registrado na Bíblia.(Atos 19:35), texto base desta mensagem.

    A "deusa" do erotismo.

    Em Roma e em Éfeso, Diana era a deusa dos sexo e do amor erótico.

    Também chamada de a rainha de toda Ásia. (Atos 19:27)

    ResponderExcluir
  15. QUEM É DIANA HOJE?

    Diana jaz no esquecimento.

    De seu suntuoso templo restam apenas ruínas, no sítio arqueológico de Aiasluque, na Turquia.

    Apenas 02, das 144 colunas do majestoso templo de Diana ainda permanece de pé.

    Sucessivos terremotos desintegraram o majestoso templo, relicário de beleza.

    6.1) Fica aqui o ensino do profeta Isaías:

    "Deus não divide sua Glória com homens ou imagens de escultura."
    (Isaías 42:8)

    ResponderExcluir
  16. Diana e a cidade ruíram diante do poder de Jesus Cristo.

    O templo de Diana, sacudido por diversos terremotos , foi ao chão e nunca mais foi reerguido!

    Com o tempo, a igreja de Éfeso arrefeceu e abandonou o primeiro amor. (Apocalipse 2:1-4)

    * Hoje só existem ruínas na antiga cidade de Éfeso.

    * O cristianismo inexiste na Turquia.

    * 98% da população segue o islamismo.

    * Apenas 2% do país segue o cristianismo.

    Que Deus nos ajude a manter sempre acesa, a chama do primeiro amor.

    ResponderExcluir
  17. * Por três anos Paulo esteve na Ásia, e fez de Éfeso, sua capital, seu QGG ou o Quartel General da Graça de Deus.

    * Estou limpo do sangue de todos!

    Em meio a tantas riquezas, prostituição, idolatria e luxúria, Paulo
    foi um referencial para todos os líderes cristãos da Ásia Menor.

    "Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus."
    (Atos 20:27)

    Que este seja o nosso desejo e propósito diante de Deus.

    ResponderExcluir
  18. A DIANA, A DEUSA DA CASTIDADE.

    No panteão grego Diana era Artemis ou a deusa da caça, da castidade, dos animais selvagens e e da luz.

    No panteão romano, Artemis recebeu o nome de Diana, a rainha da Ásia menor e a deusa dos efésios.

    Seus adoradores acreditavam que o Deus Júpiter, havia enviado a imagem de Diana à terra. (Atos 19:27)

    2.1) Diana era a deusa dos muitos seios.

    Este fato está registrado na Bíblia.(Atos 19:35), texto base desta mensagem.

    A "deusa" do erotismo.

    Em Roma e em Éfeso, Diana era a deusa dos sexo e do amor erótico.

    Também chamada de a rainha de toda Ásia. (Atos 19:27)

    ResponderExcluir
  19. "O Templo de Ártemis ou Diana dos Efésios, se constituiu assim, no maior templo do mundo antigo, representando um grande feito da civilização grega."
    (www.infoescola.com)

    ResponderExcluir
  20. "Um dos elementos mais famosos do templo era a escultura da deusa Ártemis que ficava em seu interior.
    A obra de arte era produzida em ébano, ouro, prata e pedra preta, cercada por esculturas em bronze de praxíteles."

    "A escultura da deusa tinha uma saia comprida coberta com relevos de animais cobrindo suas pernas e quadris. Era caracterizada ainda pelas Três Fileiras de Seios que possuía, simbolizando sua fertilidade. Na cabeça havia um ornamento em forma de pilar."

    www.infoescola.com

    ResponderExcluir
  21. "Após os 200 anos de construção, o resultado da obra foi encantador. O Templo de Ártemis era composto por 144 colunas de mármore em estilo jônico dispostas em filas duplas, todas decoradas com obras de arte, tendo cada uma 20 metros de altura. Tinha 138 metros de comprimento e 71,5 metros de largura."

    www.infoescola.com

    ResponderExcluir
  22. AS SETE MARAVILHAS.

    O mundo antigo possuía sete grandes maravilhas arquitetônicas e eram elas:
    As pirâmides do Egito, As muralhas da China, O Colosso de Rodes, O Farol de Alexandria, que diziam iluminar até o infinito, A estátua de Zeus, o deus de todo o povo grego, os jardins suspensos da Babilônia, e o Majestoso templo de Diana, localizado em Éfeso, na Ásia romana, atual Turquia.

    ResponderExcluir