Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2020

O Jejum Bíblico.


.Texto: (Atos 13:3)

"Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram." (Atos 13:3)

Introdução.

Jesus Cristo, Paulo, Daniel e os grandes líderes da Bíblia, oraram com Jejuns.

O jejum é uma prática comum entre quase todas as religiões mundiais.

* Pergunto:
Porque orar com Jejum?

O jejum é um tempo de abstinência de alimentos ou água, que separamos com o propósito de consagração a Deus.

1) A palavra jejum no dicionário significa:

"Abstinência de alimentos por espírito de mortificação: hoje é dia de jejum. Estar em jejum, não ter ainda comido nada no dia; fig. ignorar alguma coisa.
Quebrar o jejum, fazer a primeira refeição do dia; comer alguma coisa que interrompa o jejum de preceito."

"Sua origem é desconhecida, mas o costume de jejuar já desempenhou um papel importante nas práticas de todos os grandes grupos religiosos."

* Fonte: https://www.dicio.com.br/jejum/

2) Nosso Senhor Jesus Cristo, também orou com Jejum, antes de iniciar seu ministério na Judéia.

"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome." (Mateus 4:1‭-‬2)

2.1) No Sermão da montanha, Jesus Cristo ensinou a seus  discípulos, como jejuar corretamente.

"Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,  com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6:17‭-‬18)

3) Paulo, o apóstolo da graça de Deus, iniciou seu Ministério, com Jejum e Oração.

"Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor?
E a resposta foi:
Eu sou Jesus, a quem tu persegues;  mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.  Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu."
(Atos 9: 3‭-‬9)

"Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu." (Atos 9: 9)

4) Ao ser separado para o Ministério entre os gentios, Paulo e Barnabés, oraram com Jejuns.

"Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."
(Atos 13: 1‭-‬3)

"Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."(Atos 13: 3)

5) As credenciais de Paulo.

Paulo travou uma intensa batalha com os falsos mestres de seus dias.

Muitos o acusavam de não ser um legítimo apóstolo, pelo fato dele não ser um dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo.

Havia uma forte campanha difamatória contra o Apóstolo Paulo por parte destes falsos mestres.

5.1) Paulo fez sua auto-defesa contra os mesmos.

"Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos.
Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho.
São hebreus? 
Também eu.
São israelitas? 
Também eu.
São da descendência de Abraão?
Também eu.
São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) 
Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes."
(2 Coríntios 11:21-23)

5.2) As credenciais de Paulo.

"Fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas."
(2 Coríntios 11:24-‬28)

5.3) Esta passagem confirma que Paulo tinha o costume de jejuar.

"Em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez." (2 Coríntios 11:27)

* "Em Jejuns, muitas vezes..."

6) O Jejum de Ester. (Três Dias)

"O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo. Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer."

www.respostas. com.br

"Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. (Ester 4:15‭-‬16)

7) Os Jejuns de Daniel.
(Daniel 1:8-16)

7.1) O Jejum de 10 dias.

“Daniel tomou a resolução de não se contaminar com os alimentos do rei e com seu vinho. Pediu ao chefe dos eunucos para deles se abster."
(Daniel 1:8-16)

"Mas Daniel disse ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia confiado o cuidado de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: ‘Rogo-te, faze uma experiência de dez dias com teus servos: que só nos sejam dados legumes a comer e água a beber’. 

"Depois, então, compararás nossos semblantes com os dos jovens que se alimentam com as iguarias da mesa real, e farás com teus servos segundo o que terás observado”.
(Daniel 1:8-16)

"O despenseiro concordou com essa proposta e os submeteu à prova durante dez dias. No final desse prazo, averiguou-se que tinham melhor aparência e estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias da mesa real.
Em consequência disso, o despenseiro retirava os alimentos e o vinho que lhes eram destinados e mandava servir-lhes legumes”.
(Daniel 1:8-16)

7.2) O Jejum  de 21 dias.

Daniel também fez um jejum de 21 dias, como demonstração  de arrependimento,  pelos pecados da nação de Israel.

"Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza.  Orei ao Senhor , meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos." (Daniel 9:3‭,4)

"A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha, como hoje se vê; aos homens de Judá, os moradores de Jerusalém, todo o Israel, quer os de perto, quer os de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas transgressões que cometeram contra ti." (Daniel 9:7)

"Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas.
Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras." (Daniel 10:2‭,3)

7.3) Este jejum de Daniel, envolvia uma grande Batalha Espiritual para libertação dos cativos de Israel.

Após o jejum de Daniel, e o exílio de 70 anos na Babilônia teve fim.

"No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos."
(Daniel 9:2)

* Ler (Jeremias 25:11)

7.3) Após este jejum de Daniel, Esdras e Neemias também Jejuaram pela volta dos judeus a Palestina.

* O jejum de Esdras.

"Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso." (Esdras 8:21)

* O jejum de Neemias.

"Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: ah! Senhor , Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado."
(Neemias 1:4‭-‬6)

* Palavra Final.

Em algum momento de nossa vida, seremos levados a jejuar.

Conforme disse no início desta mensagem: O jejum é um tempo de abstinência de alimentos ou água, que separamos com o propósito de consagração a Deus.

*Jamais faça do jejum um momento de religiosidade e hipocrisia!

Não faça jejum para alcançar salvação ou qualquer mérito diante de Deus.

* A salvação é pela graça de Deus.
(Efésios 2:8,9)

Que acima de tudo, observamos as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo:

"Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,  com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6:17‭-‬18)

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo.

Pastor Venilton de Jesus
prvenilton@gmail.com

Julho de 2020


13 comentários:

  1. Jesus Cristo, Paulo, Daniel e os grandes líderes da Bíblia, oraram com Jejuns.

    O jejum é uma prática comum entre quase todas as religiões mundiais.

    * Pergunto:
    Porque orar com Jejum?

    O jejum é um tempo de abstinência de alimentos ou água, que separamos com o propósito de consagração a Deus.

    * A palavra jejum no dicionário significa:

    "Abstinência de alimentos por espírito de mortificação: hoje é dia de jejum. Estar em jejum, não ter ainda comido nada no dia; fig. ignorar alguma coisa.
    Quebrar o jejum, fazer a primeira refeição do dia; comer alguma coisa que interrompa o jejum de preceito."

    "Sua origem é desconhecida, mas o costume de jejuar já desempenhou um papel importante nas práticas de todos os grandes grupos religiosos.

    ResponderExcluir
  2. Nosso Senhor Jesus Cristo, também orou com Jejum, antes de iniciar seu ministério na Judéia.

    "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome." (Mateus 4:1‭-‬2)

    2.1) No Sermão da montanha, Jesus Cristo ensinou a seus discípulos, como jejuar corretamente.

    "Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."
    (Mateus 6:17‭-‬18)

    ResponderExcluir
  3. Paulo, o apóstolo da graça de Deus, iniciou seu Ministério, com Jejum e Oração.

    "Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
    Ele perguntou: Quem és tu, Senhor?
    E a resposta foi:
    Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu."
    (Atos 9: 3‭-‬9)

    "Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu." (Atos 9: 9)

    ResponderExcluir
  4. Ao ser separado para o Ministério entre os gentios, Paulo e Barnabés, oraram com Jejuns.

    "Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
    E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."
    (Atos 13: 1‭-‬3)

    "Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."(Atos 13: 3)

    ResponderExcluir
  5. As credenciais de Paulo.

    "Fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas."
    (2 Coríntios 11:24-‬28)

    5.3) Esta passagem confirma que Paulo tinha o costume de jejuar.

    "Em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez." (2 Coríntios 11:27)

    * "Em Jejuns, muitas vezes..."

    ResponderExcluir
  6. O Jejum de Ester. (Três Dias)

    "O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo. Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer."

    www.respostas. com.br

    "Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. (Ester 4:15‭-‬16)

    ResponderExcluir
  7. Os Jejuns de Daniel.
    (Daniel 1:8-16)

    7.1) O Jejum de 10 dias.

    “Daniel tomou a resolução de não se contaminar com os alimentos do rei e com seu vinho. Pediu ao chefe dos eunucos para deles se abster."
    (Daniel 1:8-16)

    "Mas Daniel disse ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia confiado o cuidado de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: ‘Rogo-te, faze uma experiência de dez dias com teus servos: que só nos sejam dados legumes a comer e água a beber’.

    "Depois, então, compararás nossos semblantes com os dos jovens que se alimentam com as iguarias da mesa real, e farás com teus servos segundo o que terás observado”.
    (Daniel 1:8-16)

    "O despenseiro concordou com essa proposta e os submeteu à prova durante dez dias. No final desse prazo, averiguou-se que tinham melhor aparência e estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias da mesa real.
    Em consequência disso, o despenseiro retirava os alimentos e o vinho que lhes eram destinados e mandava servir-lhes legumes”.
    (Daniel 1:8-16)

    ResponderExcluir
  8. O Jejum de 21 dias.

    Daniel também fez um jejum de 21 dias, como demonstração de arrependimento, pelos pecados da nação de Israel.

    "Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza. Orei ao Senhor , meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos." (Daniel 9:3‭,4)

    "A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha, como hoje se vê; aos homens de Judá, os moradores de Jerusalém, todo o Israel, quer os de perto, quer os de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas transgressões que cometeram contra ti." (Daniel 9:7)

    "Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas.
    Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras." (Daniel 10:2‭,3)

    ResponderExcluir
  9. Este jejum de Daniel, envolvia uma grande Batalha Espiritual para libertação dos cativos de Israel.

    Após o jejum de Daniel, e o exílio de 70 anos na Babilônia teve fim.

    "No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos."
    (Daniel 9:2)

    * Ler (Jeremias 25:11)

    ResponderExcluir
  10. Após este jejum de Daniel, Esdras e Neemias também Jejuaram pela volta dos judeus a Palestina.

    * O jejum de Esdras.

    "Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso." (Esdras 8:21)

    * O jejum de Neemias.

    "Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: ah! Senhor , Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado."
    (Neemias 1:4‭-‬6)

    ResponderExcluir

  11. Em algum momento de nossa vida, seremos levados a jejuar.

    Conforme disse no início desta mensagem: O jejum é um tempo de abstinência de alimentos ou água, que separamos com o propósito de consagração a Deus.

    *Jamais faça do jejum um momento de religiosidade e hipocrisia!

    Não faça jejum para alcançar salvação ou qualquer mérito diante de Deus.

    * A salvação é pela graça de Deus.
    (Efésios 2:8,9)

    ResponderExcluir
  12. Que acima de tudo, observamos as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo:

    "Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."
    (Mateus 6:17‭-‬18)

    ResponderExcluir

  13. *Jamais faça do jejum um momento de religiosidade e hipocrisia!

    Não faça jejum para alcançar salvação ou qualquer mérito diante de Deus.

    * A salvação é pela graça de Deus.
    (Efésios 2:8,9)

    Que acima de tudo, observamos as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo:

    "Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6:17‭-‬18)

    ResponderExcluir