segunda-feira, 22 de abril de 2019

Grandes Orações da Bíblia 6. (Jabez)

Grandes Orações da Bíblia 6. (Jabez)

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
(1 Crônicas 4:9-10)

Introdução.

A oração de Jabez é composta de apenas dois versículos, e este personagem, nunca mais foi citado, nas páginas da Bíblia Sagrada.

Jabez era o filho mais desprezado em sua casa e se tornou o mais ilustre entre seus irmãos.

1) Jabez, foi alguém marcado pela dor.

O nome Jabez significa: Filho da minha dor ou o causador de todas as minhas dores.

Talvez a relação com sua mãe fosse péssima.

* No hebraico significa Jabez:
"Causador de sofrimentos."

Dependendo do tamanho da criança, alguns partos podem ser extremamente doloridos e em alguns casos, podem levar a mãe a óbito.

Jabez se tornou um um homem estigmatizado, pois onde que fosse, era lembrado e chamado por todos, como um causador de sofrimentos.

1) Jabez fez uma única  oração a Deus.

A oração pode muito em seus efeitos.

Uma única oração pode mudar sua vida e seu destino. Ex. O ladrão da cruz.


* Assim ensinou Tiago:

"Está aflito alguém entre vós? Faça orações. Está alguém contente? Cante louvores.
16. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode a súplica de de um justo por sua eficácia."
(Tiago 5: 13,16)

1.1) Jeremias também escreveu sobre a eficácia da oração.

(Jeremias 33: 3) "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes."

2) Alguns "fariseus" fazem  longas orações, no
intuito de impressionar as pessoas ou no objetivo de  serem vistos pelos homens.

* Jesus os classificou como hipócritas e fingidos!

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, pois devorais as casas das viúvas, sob pretexto de humildade, fazendo prolongadas orações; por isso sofrereis um juízo muito mais severo."
(Mateus 23:14)


3) A história de Jabez foi marcada por uma virada radical, advinda de uma simples oração:

Cansado de seus fracassos e de ser lembrado e como um causador de sofrimentos, Jabez fez uma oração simples, sincera  e eficaz.

Assim Jabez orou:

"Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
(1 Crônicas 4:10)

4) A oração de Jabez baseava-se em alguns desejos de seu coração:

4.1) Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras.

4.2) Que seja comigo a tua mão.

4.3)  E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição.

5) Tomara Deus me abençoe e me alargues as fronteiras.

Interiormente, Jabez não se conformava com a pequenez e com a falta de crescimento.

* Não é errado desejar seu crescimento e expansão.

O primeiro decreto liberado sobre o ser humano foi:

"Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."
(Gênesis 1: 28)

O nosso Deus é o Deus das grandes quantidades e das poderosas multiplicacões.

5.1) As medidas de Deus em suas promessas são absurdas:

(Gênesis 15: 5) "Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência."

5.2) Deus ainda anda procurando semeadores de estrelas!

* Abraão era um deles.

* Jabez era um semeador de estrelas.

* Confesso que também sou um semeador de estrelas, e alguém que traz dentro de si, o desejo pelas multidões.

6) O segundo ponto da oração de Jabez foi:

"Que seja comigo a tua mão."
(1 Crônicas 4:10)

Jabez orou pedindo que a companhia e a proteção de Deus, nunca o abandonasse.

Ele desejou a presença de Deus em sua vida.

6.1) Assim orou Moisés:

(Êxodo 33:13-15)
"Se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora que me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que eu ache graça aos teus olhos; e considere que esta nação é teu povo.
14. Respondeu-lhe o Senhor:
Eu mesmo irei contigo, e te darei descanso.
15. Então Moisés lhe disse:
Se tua presença  não for conosco, não nos faças subir deste lugar."

6.2) Que este seja o nosso desejo e a nossa motivação maior.

Ter Deus ao nosso lado, percebendo sua presença e seu agir, todos os dias de nossas vidas.

7) O último pedido de Jabez:

"E que Deus me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição."

* Este foi seu último pedido.

7.1) Deus atendeu todos os desejos de Jabez.

"E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
(1 Crônicas 4:10)

Palavra final:

Como Deus fez a Jabez, ele deseja fazer com cada um de nós.

Em qualquer ponto, dia ou lugar, Deus está pronto a atender seus pedidos!

Basta apenas que que você creia e ore com fé!

"Se creres verás a glória de Deus" (Joao 11:40)

Ele não mudou, seus princípios e valores são os mesmos!

Sua escala de valores continua a mesma, ou seja:

- Estrelas do céu, pó da terra e grãos da areia da praia!

Disse Jesus:

(Mateus 7: 7,8)
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
8. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á."

Receba esta palavra em nome de Jesus.

Amém.


6 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

A oração de Jabez é composta de apenas dois versículos, e este personagem, nunca mais foi citado, nas páginas da Bíblia Sagrada.

Jabez era o filho mais desprezado em sua casa e se torna o mais ilustre entre seus irmãos.

1) Jabez, alguem marcado pela dor.

O nome Jabez significa: Filho da minha ou o causador de minhas dores.

Blog do Pastor Venilton. disse...

3)A história de Jabez foi marcada por uma virada radical, advinda de uma oração:

Cansado de seus fracassos e de ser lembrado e como um causador de sofrimentos, Jabez fez uma oração simples, sincera e eficaz.

Assim Jabez orou:

"Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
(1 Crônicas 4:10)

Blog do Pastor Venilton. disse...

5.2) Deus ainda anda procurando semeadores de estrelas!

* Abraão era um deles.

* Jabez era um semeador de estrelas.

* Confesso que também sou um contador de estrelas e alguém que traz dentro de si, o desejo pelas multidões.

Blog do Pastor Venilton. disse...

6) O segundo ponto da oração de Jabez foi:

"Que seja comigo a tua mão."
(1 Crônicas 4:10)

Jabez orou pedindo que a companhia e a proteção de Deus, nunca o abandonasse.

Ele desejou a presença de Deus em sua vida.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O ultimo pedido de Jabez:

"E que Deus me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição."

* Este foi seu ultimo pedido!

7.1) Deus atendeu todos os desejos de Jabez.

"E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
(1 Crônicas 4:10)

Palavra final:

Como Deus fez a Jabez, ele deseja fazer com cada um de nós.

Em qualquer ponto, dia ou lugar, Deus está pronto a atender seus pedidos!

Basta apenas que que voce creia e ore com fé!

"Se creres verás a glória de Deus"
(Joao 11:40)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Que este seja o nosso desejo e a nossa motivação maior.

Ter Deus ao nosso lado, percebendo sua presença e seu agir, todos os dias de nossas vidas.