sábado, 11 de março de 2017

Apocalipse 12. (A mulher e o Dragão).


            Apocalipse  Capitulo 12


INTRODUÇÃO.

ESTA É MAIS UMA VISÃO revelada ao apóstolo João na ilha de Patmos.

Tenha em mente que após enviar sete cartas, a sete igrejas da Ásia, João recebeu o comando para subir e conhecer as coisas que em breve iriam acontecer. 

(Apocalipse 4:1)

O livro de Apocalipse é uma profecia composta por várias visões, subdivididas  em três tempos: 
Passado,Presente e Futuro.

Algumas vezes, as visões  que se sucedem, se movem nos três tempos.

1) A  MULHER E O DRAGÃO. 

(APOCALIPSE 12:1,2)

“ E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.(Apocalipse 12:1,2)             

Características desta mulher:
·      

  Está vestida de sol.
· 
 A lua está debaixo de seus pés.
·
 Tem uma coroa de doze estrelas sobre sua cabeça.
·
Estava grávida.
·         
Sofria tormentos antes de dar a luz.

2) TRES CORRENTES TEOLÓGICA SOBRE UMA MESMA PASSAGEM.

Alguns defendem que esta mulher  era Maria, a mãe de Jesus Cristo,esposa de José, o carpinteiro.

Outros afirmam que esta mulher  é uma tipologia da igreja de Jesus Cristo, também chamada Noiva ou esposa do Cordeiro.

A terceira corrente ensina que esta mulher representa a nação de Israel e suas doze tribos, sendo o filho que estava para nascer, aponta para  o messias prometido a Casa de Israel.

Eu, particularmente, acredito na terceira corrente, por ser ela amplamente calçada nas escrituras.

2.1) Em (Gênesis 3:14,15), Jesus é o descendente  da mulher,que esmagaria a cabeça da serpente.

“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

(Gênesis 3:14,15)

2.2) Isaías, profetizando sobre o nascimento de Jesus Cristo, disse que este  menino seria chamado de: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade,e Príncipe da Paz.

 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.” (Isaías 9:6,7)

3) O DRAGÃO VERMELHO. (APOCALIPSE 12:3-5)

“E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. 5 E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.” (Apocalipse 12:3-5)

ESTE DRAGÃO VERMELHO É O PRÓPRIO SATANÁS QUE NESTE CAPÍTULO 12 É CHAMADO DE ANTIGA SERPENTE, DIABO E DRAGÃO.

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”  (Apocalipse 12:7-9)

4) A REBELIÃO DE SATANÁS.

E A SUA CAUDA LEVOU APÓS SI A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS DO CÉU, E LANÇOU-AS SOBRE A TERRA...” (APOCALIPSE 12:4)

O versículo acima, remonta a um passado distante, antes mesmo que o homem fosse criado. 

Ele fala da rebelião de Lúcifer contra o Criador.

4.1) Outras passagens  da bíblia confirma  este fato.

“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá. 
(Ezequiel 28:13-19)

4.2) Outra passagem bíblica  confirma este fato.

“Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
(Isaías 14:12-15)

5) OUTRAS BATALHAS ANGÉLICAS CITADAS NA BÍBILA.

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.(Judas v.9)

Satanás disputou o corpo de Moisés para fazer do mesmo um instrumento de idolatria.

5.1) Daniel jejuou 21 dias por Israel e houve uma grande batalha no segundo céu.

“Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Daniel 10:12,13)

6) O PLANO DE DEUS COM O MESSIAS.

E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. (Apocalipse 12:5)

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.” 
(Salmos 110:1,2)

7) O DRAGÃO PERSEGUE A MULHER E OS DESCEN DENTES DE SEU FILHO.


E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
(Apocalipse 12:13-17)

O NASCIMENTO DE JESUS MARCOU A MORTE DE MILHARES DE INOCENTES,NA PESSOA DO REI HERODES QUE PREFIGURAVA ESTE ODIO DO DRAGAO CONTRA  O MESSIAS DE ISRAEL.

JEREMIAS 31:15 

MATEUS 2:16-18.

VOLTANDO AO QUE FALEI NO INÍCIO:

O mal odeia o bem.
O ímpio odeia o justo.
O imundo odeia o Santo.

HÁ UMA INIMIZADE ESTABELECIDA ENTRE A SEMENTE DA MULHER E A SERPENTE. (Gênesis 3:15)

“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
(Gênesis 3:14,15)

PALAVRA FINAL:

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

(Apocalipse 12:10-12)

PASTOR VENILTON DE JESUS


10 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

ESTA É MAIS UMA VISÃO revelada ao apóstolo João na ilha de Patmos.

Tenha em mente que após enviar sete cartas, a sete igrejas da Ásia, João recebeu o comando para subir e conhecer as coisas que em breve iriam acontecer.

(Apocalipse 4:1)

O livro de Apocalipse é uma profecia composta por várias visões, subdivididas em três tempos:
Passado,Presente e Futuro.

Algumas vezes, as visões que se sucedem, se movem nos três tempos.

Blog do Pastor Venilton. disse...

A MULHER E O DRAGÃO.

(APOCALIPSE 12:1,2)

“ E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.” (Apocalipse 12:1,2)

Características desta mulher:
·

Está vestida de sol.
·
A lua está debaixo de seus pés.
·
Tem uma coroa de doze estrelas sobre sua cabeça.
·
Estava grávida.
·
Sofria tormentos antes de dar a luz.

Blog do Pastor Venilton. disse...

TRES CORRENTES TEOLÓGICA SOBRE UMA MESMA PASSAGEM.

Alguns defendem que esta mulher era Maria, a mãe de Jesus Cristo,esposa de José, o carpinteiro.

Outros afirmam que esta mulher é uma tipologia da igreja de Jesus Cristo, também chamada Noiva ou esposa do Cordeiro.

A terceira corrente ensina que esta mulher representa a nação de Israel e suas doze tribos, sendo o filho que estava para nascer, aponta para o messias prometido a Casa de Israel.

Eu, particularmente, acredito na terceira corrente, por ser ela amplamente calçada nas escrituras.

2.1) Em (Gênesis 3:14,15), Jesus é o descendente da mulher,que esmagaria a cabeça da serpente.

“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

(Gênesis 3:14,15)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O DRAGÃO VERMELHO. (APOCALIPSE 12:3-5)

“E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. 5 E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.” (Apocalipse 12:3-5)

ESTE DRAGÃO VERMELHO É O PRÓPRIO SATANÁS QUE NESTE CAPÍTULO 12 É CHAMADO DE ANTIGA SERPENTE, DIABO E DRAGÃO.

“E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”
(Apocalipse 12:7-9)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A REBELIÃO DE SATANÁS.

“E A SUA CAUDA LEVOU APÓS SI A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS DO CÉU, E LANÇOU-AS SOBRE A TERRA...” (APOCALIPSE 12:4)

O versículo acima, remonta a um passado distante, antes mesmo que o homem fosse criado.

Ele fala da rebelião de Lúcifer contra o Criador.

4.1) Outras passagens da bíblia confirma este fato.

“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

Blog do Pastor Venilton. disse...

OUTRAS BATALHAS ANGÉLICAS CITADAS NA BÍBILA.

“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” (Judas v.9)

Satanás disputou o corpo de Moisés para fazer do mesmo um instrumento de idolatria.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Daniel jejuou 21 dias por Israel e houve uma grande batalha no segundo céu.

“Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Daniel 10:12,13)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O PLANO DE DEUS COM O MESSIAS.

“E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.” (Apocalipse 12:5)

“Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.”

(Salmos 110:1,2)

Blog do Pastor Venilton. disse...


O NASCIMENTO DE JESUS MARCOU A MORTE DE MILHARES DE INOCENTES,NA PESSOA DO REI HERODES QUE PREFIGURAVA ESTE ODIO DO DRAGAO CONTRA O MESSIAS DE ISRAEL.

JEREMIAS 31:15

MATEUS 2:16-18.

VOLTANDO AO QUE FALEI NO INÍCIO:

O mal odeia o bem.
O ímpio odeia o justo.
O imundo odeia o Santo.

HÁ UMA INIMIZADE ESTABELECIDA ENTRE A SEMENTE DA MULHER E A SERPENTE. (Gênesis 3:15)

“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
(Gênesis 3:14,15)

Blog do Pastor Venilton. disse...


“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”