domingo, 1 de janeiro de 2017

Quando o PÚLPITO vira um PICADEIRO.



INTRODUÇÃO.

Eu estava eu assistindo um filme onde um palhaço aconselhava sua colega de circo, Já cansada do Picadeiro, a não largar a vida do circo.

Em meio ao diálogo, o mesmo disse algo que fez com que sua colega de palco, retornasse aos picadeiros.

* O que foi que o palhaço mais antigo disse a sua amiga quase desistente?

"NÃO PODEMOS LARGAR O PICADEIRO PORQUE JÁ NOS ACOSTUMAMOS AOS APLAUSOS POPULARES, E VOCÊ NÃO SOBREVIVERIA SEM ELES."


Concordando com o palhaço mais velho, aquela moça retornou suas atividades no picadeiro.

* Os aplausos populares podem nos embriagar!

1) QUANDO O PÚLPITO VIRA UM PICADEIRO, PREGADORES E PROFETAS, PASSAM A DEPENDER DA APROVAÇÃO POPULAR.

Desde que ouvi esta frase, começei a pensar em alguns excelentes pregadores, homens de grande eloquência no altar, que literalmente, levantam,  empolgam, e sacodem as multidões.

Estão com a agenda lotada, recebem vultuosas ofertas, viajam de um lado para o outro,  tentando atender a demanda de tantos convites que lhes chegam.

* Ouvi um deles dizer:
"Deus é fiel! Eu só tenho agenda para daqui há dois anos."

1.1) Isso também se aplica a alguns cantores do "Mundo Gospel."

* Alguns são verdadeiras "estrelas"de primeira grandeza.

Um deles, ao celebrar um contrato para um show Gospel, colocou como cláusula básica, uma garantia por parte dos organizadores de:  "lotação máxima da casa", caso contrário, o artista contratado não subiria ao palco.

2) Muito gente presente, não garante a presença de Deus em um local.

Certa vez, abri as portas da igreja para um grande evento gospel. 

Os organizadores exigiram igreja:

* Microfone X, Mesa de tantos canais, cabos novos, camarim com frutas e bufet, e entrada separada para os "artistas".

Por último proibiram a igreja de fazer qualquer tipo de filmagem, mesmo que fosse para divulgação interna.

2.1)  Teve muita gente naquele evento,  mas a nuvem  da presença de Deus não apareceu.

* Neste momento me lembrei do conselho do velho palhaço:

"NÃO PODEMOS LARGAR O PICADEIRO PORQUE JÁ NOS ACOSTUMAMOS AOS APLAUSOS POPULARES". 

3) UMA MENSAGEM IMPOPULAR.

Reconheço que esta é a mensagem mais Impopular que já preguei em toda minha vida.

Nada mais importa para mim, e sim, falar o que as pessoas precisam ouvir, ao invés  do que elas querem ouvir.

O homem de Deus fala o que Deus manda.

3.1) Em Atos, Paulo, diante da possibilidade da morte por causa da palavra de Deus disse:

"Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá, 23. senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. 24. mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 2O:22-24)

4) O SOFRIMENTO NOS  APERFEIÇOA.

Jesus Cristo, Jeremias, Paulo e todos os apóstolos sofreram muito e até pagaram com suas vidas,  pelo fato de falarem a verdade e pregarem a genuína verdade.

Escrevendo a seu filho Timóteo Paulo disse: 

"Todos os que querem viver piedosamente serão perseguidos."
(2 Tm.3:12)

Os 12 Apóstolos de Jesus foram martirizados.

* Em 64 dC Nero colocou fogo em Roma e culpou os Cristãos.


Policarpo, Bispo de Esmirna foi queimado vivo e adorou antes da execuçāo.


(Apocalipse: 2:9,10 ) "Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida."

5) JEREMIAS, O PROFETA DO CONTRA.

* Jeremias foi um dos profetas que mais sofreu na Bíblia.

* Por denunciar o pecado da nação, incluindo reis,pastores e profetas de seu tempo, ele foi preso, amarrado ao tronco, chicoteado, jogado na cisterna de lama e esbofeteado pelo sumo sacerdote Pasur.


5.1) Deus prometeu respaldar Jeremias.

"Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dem-lhes tudo quanto eu te ordenar; não desanimes diante deles, para que eu não te desanime diante deles. 18. Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. 19. E eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão;  porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar." (
Jeremias: 1. 17- 19)

* A garantia divina a Jeremias:

(Jeremias 1:19) "E eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão;  porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar."

* Deus sempre garante quem chama.

6) O SOFRIMENTO DE JESUS  CRISTO.

Jesus Cristo não era um vendedor de ilusões.

Desde o início de seu ministério sua convocação era clara:

"Larguem as redes e sigam-me.Farei de vocês pescadores de homens." (Mateus 4:19,20)

6.1) Jesus falou sobre tomar a cruz, renunciar tudo, aborrecer pai, mãe, mulher, irmãos, filhos, e até mesmo, a própia vida, para segui-lo. (Lucas 14:25-27,33)

"Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: 26. Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. 33. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. 
(Lucas 14:25-27,33)

7) HOJE EM DIA, NÃO ABORRECEMOS QUASE NINGUÉM.

* Somos amigos do mundo. 
(Tiago 4:4)

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; 15. e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2 Co.5:14,15)

* Temos que tomar a Cruz.
(Lucas 14:25-33)

Paulo disse:
"Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." (Fp.1:21)

7.1) Um grande confronto dos dias de hoje é:


Os terroristas radicais extremistas do Estado Islâmico dão a vida por uma causa inútil. 

E nós, os cristãos modernos?

Nós, os cristãos hodiernos, não aborrecemos nada, e não entregamos nada!

Não renunciamos nada!

Só pedimos, pedimos e pedimos!

O "Evangelho" de hoje é:
"Toma, recebe e vem promessa!"

7.2) Não lemos a bíbila. (João 5:39)             
* Não evangelizamos.

* Não entregamos um folheto.

Não trabalhamos para encher a Casa de Deus. (Lucas 14:23)

Desconhecemos o ide e Jesus Cristo. (Mateus 28:18-20)

"Hão de vé-lo aquekes que nunca tiveram notícias dele."
(Romanos 15:20,21)

8) PRECISAMOS SER SAL E LUZ.

Necessitamos abandonar o PICADEIRO E OS APLAUSOS!

* Chegar de viver um Cristinismo medíocre, focado na benção, na recompensa, e nos aplausos!👏 

"Busque o Aplauso do céu em sua vida." (Max Lucado)

* Palavra Final.

Vá para os becos e para as  praças.

* Entre nas casas!

Pregue a tempo e a fora de tempo

Seja hábil na palavra!

Seja modelo dos fieis.


Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura!

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo 

Pastor Venilton de
 Jesus.

prvenilton@gmail.com 

Visite o meu Blog

6 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

Estava eu assistindo um filme onde um palhaço aconselhava sua colega de circo(Já cansada do Picadeiro) a não largar o circo.

Em meio ao diálogo, o mesmo disse algo que fez com que sua colega de palco, retornasse aos picadeiros.

O que foi que o palhaço mais antigo disse a sua amiga quase desistente?

"NÃO PODEMOS LARGAR O PICADEIRO PORQUE JÁ NOS ACOSTUMAMOS AOS APLAUSOS POPULARES E VOCÊ NÃO SOBREVIVERIA SEM ELES."

Concordando com o palhaço mais velho, a moça retornou suas atividades no picadeiro.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Isso se aplica também aos cantores do "Mundo Gospel."

Alguns são verdadeiras "estrelas"de primeira grandeza.

Um deles, ao celebrar um contrato para um show Gospel,colocou como cláusula básica uma garantia por parte dos organizadores "lotação máxima da casa" caso contrário, o artista contratado não subiria ao palco.

Certa vez abri a igreja para um evento gospel com cantores e pregadores de renome.(Eu cometi este erro)

Exigiram de minha igreja:

Microfone X, Mesa Y, Mesa de tantos canais,cabos novos, camarim com frutas e bufet e entrada separada para os "artistas".

Por último proibiram a igreja de fazer qualquer tipo de filmagem, mesmo que fosse para divulgação interna.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Jesus falou sobre tomar a cruz, renunciar tudo,aborrecer pai, mae, mulher ,irmaos, filhos e até a própia vida para segui-lo.

Ler Lucas 14:25-27,33

"Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: 26. Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. 33. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. - Bíblia JFA


5) HOJE NÃO ABORRECEMOS NINGUÉM.

Somos amigos do mundo. (Tiago 4:4)

Desconhecemos (2 Coríntios 5:14,15)

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; 15. e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." - Bíblia JFA.

Hoje não entregamos mais nada.

Importãncia se mede com tempo e valores que estou dispostos a entregar.

Os terroristas radicais extremistas do Estado Islâmico dão a vida por uma causa inútil.

Nós,os cristãos hodiernos não aborrecemos nada e ninguém.

Não damos nada.

Só pedimos e pedimos.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Desconhecemos (Mateus 6:33)

Não lemos a bíbila.(João 5:39) (Sal 119:105)

Não evangelizamos.

Não entregamos um folheto.

Não trabalhamos para encher a Casa de Deus.(Lucas 14:23)

Desconhecemos o ide.
(Mateus 28:18-20)

(Romanos 15:20,21)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Seja sal e luz.

Abandone o PICADEIRO e os aplausos.

Pare de correr atras de recompesas, aplausos e picadeiros.

Busque o Aplauso do céu em sua vida.

Caia no mundo para pregar.

Vá para os becos e praças.

Entre nas casas.

Pregue a tempo e a fora de tempo

Venha para a Escola Dominical.

Seja hábil na palavra!

Ponha fogo na junta de bois e despeça-se para SEMPRE dos PICADEIROS.

Seja modelo dos fieis.

Blog do Pastor Venilton. disse...

QUANDO O PÚLPITO VIRA UM PICADEIRO, PREGADORES E PROFETAS, PASSAM A DEPENDER DA APROVAÇÃO POPULAR.

Desde que ouvi esta frase, começei a pensar em alguns excelentes pregadores, homens de grande eloquência no altar, que literalmente, levantam, empolgam, e sacodem as multidões.

Estão com a agenda lotada, recebem vultuosas ofertas, viajam de um lado para o outro, tentando atender a demanda de tantos convites que lhes chegam.